terça-feira, fevereiro 19, 2013

Lançado plano para melhorar qualidade da água do João Leite



Assessoria
Órgãos estaduais, instituições não-governamentais e representantes dos sete municípios que compõem a bacia do João Leite lançaram na tarde de ontem, no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o plano de trabalho do Programa Produtor de Água do Ribeirão João Leite. Será desenvolvido a partir do próximo mês e durante todo o ano de 2014, quando deverá ser implementado o Projeto Produtor de Água no João Leite.

 O projeto, segundo explicações da Secretaria das Cidades, propõe estratégias para o aumento da disponibilidade e a melhoria da qualidade da água da bacia do Ribeirão João Leite, utilizada para o abastecimento público de Goiânia. Também  inclui um modelo de incentivo financeiro aos proprietários rurais que aderirem ao projeto, especialmente por meio de pagamento por serviços ambientais, remunerando pela manutenção das estruturas de recuperação, conservação e preservação ambiental implantadas nas propriedades rurais.

O Plano de Trabalho prevê várias metas e ações, dentre elas programas de educação ambiental, edital de adesão, elaboração dos contratos para propostas, reconstituição de matas ciliares e áreas degradadas. A bacia do João Leite abrange uma área de 761 quilômetros quadrados, com aproximadamente 130 quilômetros de extensão, entre sete municípios: Goiânia, Anápolis, Nerópolis, Ouro Verde de Goiás, Goianápolis, Campo Limpo e Terezópolis de Goiás. Ao todo, a bacia envolve 719 propriedades rurais, sendo que  40 quilômetros  têm  de alto a médio potencial erosivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário