sexta-feira, março 01, 2013

Catedral das Artes exibe filmes goianos

A Catedral das Artes, ponto de cultura com o apoio da Secult Goiás, abre às 20 h desta sexta-feira (1), a exposição de cartazes ilustrando a sétima arte produzida em Goiás. Na ocasião será exibido o curta-metragem Quilombo do Mesquita, de Luiz Valentim, e o longa Visões de Doroth, de Eudaldo Guimarães. O evento tem entrada franca. A Catedral das Artes fica na Rua Campo Verde, nº. 15, Setor Santa Genoveva.
 
O documentário de Luiz Valentim, Quilombo do Mesquita, foi realizado em 2012. O filme mostra a luta de um povo que briga para manter suas tradições e a posse da terra, onde a cultura do marmelo é um marco centenário dessa comunidade.
 
Também produzido em 2012, Visões de Doroth é uma trama de ficção sobre duas amigas inseparáveis.  Denise sonha em ser modelo. A moça vê suas expectativas se tornarem reais quando conhece um famoso cinegrafista que aceita ajudá-la. Já Doroth, sensual e atraente, vive cercada de estranhos pressentimentos e medos de que um "ser invisível" a rodeia.
 
Visões de Doroth é o 13º filme do projeto Cinema Para Todos, criado em 2001 pelo cineasta Eudaldo Guimarães. O projeto consiste em produzir filmes de baixo orçamento, utilizando atores anônimos e sem experiência. A obra tem no elenco as atrizes Andréia Faleiros, Bruna Coutinho e Willian Spalla.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 01-03-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Delegada apresenta à imprensa desfecho do caso Valério Luiz

A delegada Adriana Ribeiro apresenta hoje a conclusão das investigações do assassinato do cronista esportivo Valério Luiz. A entrevista coletiva à imprensa, às 10 horas, contará com apresentação gráfica visual e será no gabinete do delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, na Secretaria de Segurança Pública e Justiça (SSPJ), no Setor Aeroviário, em Goiânia. 

HDT conclui adequação da Central de Depósito de Resíduos Sólidos

O Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) concluiu a adequação da sua Central de Depósito de Resíduos Sólidos, local onde são depositados os resíduos comuns e infectantes  produzidos na unidade. A reforma, que custou R$ 87 mil, foi executada com recursos oriundos do contrato celebrado entre o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e o governo estadual para a gestão do HDT. As adequações da central foram feitas para atender a normatização vigente (Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária nº 306/04), que determina que todo estabelecimento de saúde que gera resíduos deve armazená-los em local específico e em abrigo externo, para depois ser coletado pela empresa de coleta pública competente.

A regularização do depósito de resíduos sólidos contemplou os seguintes pontos: isolamento completo da central, impedindo a entrada de animais e pessoas não autorizadas; instalação de pontos de água em todas as áreas do abrigo; instalação de portões de acesso com largura que permite o acesso para carros de coleta, conteiners e veículos coletores; revestimento do ambiente com material liso, lavável e de fácil higienização, com abertura para ventilação na parte superior e com tela de proteção contra insetos; troca do piso, que foi substituído por material liso, impermeável e lavável; adequação do ralo, da iluminação, da ventilação e da exaustão no interior do abrigo; construção de local para a higienização dos carrinhos de transporte dos resíduos e conteiners e pavimentação da área de acesso do caminhão de coleta.

As obras de reforma, que duraram aproximadamente 30 dias e foram executadas pela empresa Verte Construtora, seguiram todas as normas técnicas recomendadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do HDT. Os trabalhos foram constantemente acompanhados por especialistas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), fiscais de saúde pública e de outros órgãos de fiscalização do governo estadual e também pela auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Goiás (SRTE-GO), Jacqueline Carrijo. O abrigo externo funcionará até a construção de um novo abrigo de resíduos, já aprovado pela Vigilância Sanitária, previsto no projeto de reforma e ampliação do HDT que foi anunciado no dia 10 de janeiro deste ano pelo governador em exercício José Eliton, durante visita à unidade. Segundo a Agetop, a licitação para o início das obras – que vão custar R$ 7 milhões – deve ser finalizada em março.

Capacitação
O Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) foi revisado e atualizado em janeiro deste ano pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde do hospital em parceria com o SCIH e o Sesmt. A unidade também contratou um profissional especializado para assumir a responsabilidade técnica da execução do plano. O PGRSS contempla o Programa de Educação Continuada previsto na RDC Anvisa nº306/04, o que significa que todos os colaboradores do hospital serão capacitados e orientados permanentemente sobre os riscos e procedimentos adequados em relação ao gerenciamento dos resíduos, de forma a prevenir a ocorrência de erros. Além disso, em razão da adequação da Central de Depósito de Resíduos Sólidos do hospital, os trabalhadores terceirizados da unidade - que são responsáveis pelo transporte do lixo até o seu acondicionamento final - já passaram por um treinamento em caráter emergencial.

Lixo Hospitalar
Em um ambiente hospitalar, os resíduos sólidos comumente produzidos são os resíduos biológicos contaminados, objetos perfurocortantes, peças anatômicas, produtos químicos, tóxicos e materiais perigosos (solventes, formaldeídos), vidros vazios, caixas de papelão, papéis de escritório, plásticos descartáveis e resíduos alimentares. O manejo sanitariamente adequado destes resíduos é fundamental para a manutenção da qualidade ambiental e da saúde dos profissionais que trabalham nos locais geradores e/ou que manuseiam este tipo de produto. O gerenciamento inadequado desses resíduos determina impacto negativo no ambiente e disseminação de doenças. Nesse contexto, o gerenciamento torna-se um passo fundamental para minimizar os impactos.

quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Concursos podem ser revalidados caso não exista falha

As provas dos sete concursos destinados a cargos no Estado, e que foram suspensas, poderão ser revalidadas caso seja comprovado que não houve irregularidade. O anúncio foi feito pelo governador Marconi Perillo na manhã desta quinta-feira (28). Os certames relativos a vagas para o Instituto Mauro Borges, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Polícia Militar (soldado e oficial) e Polícia Civil (escrivão e delegado) foram suspensos temporariamente.
 
"O que a gente quer é que haja transparência e absoluta lisura em relação a esse episódio", afirmou o governador. Na ocasião, também relatou que esteve em contato ontem (27) com o reitor da UEG, Haroldo Reimer, e com o secretário de Segurança Pública e Justiça, Joaquim Mesquita, e pediu rapidez na apuração do caso.
 
"O reitor imagina que tenha sido realmente falha técnica. O Governo do Estado achou por bem cancelar temporariamente, porque não podemos correr o risco de termos um certame realizado e depois ser anulado. Espero que seja sinceramente uma falha técnica, mas que se chegarmos a conclusão de que houve crime em relação a esses gabaritos, as pessoas envolvidas serão rigorosamente punidas. Eu não tenho dúvidas a esse respeito", explicou Marconi.
 
O governador justificou a suspensão alegando que entre manter um certame que poderia estar maculado ou cancelá-lo temporariamente, é preferível tomar uma decisão mais drástica do que prosseguir no erro. "Eu espero que esse assunto seja rapidamente resolvido e espero que os concursandos tenham o menor prejuízo possível", concluiu.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 28-02-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Governo recebe concurseiros da Segurança Pública

O governador Marconi Perillo solicitou esta manhã ao chefe de gabinete, João Furtado, que receba uma comissão de candidatos dos concursos da Polícia Civil e Militar que tiveram as provas suspensas por  suspeitas de irregularidades. Marconi anunciou que pediu rapidez da Polícia Civil na apuração do fato para que não hajam prejudicados. Segundo ele, a orientação pela suspensão temporária foi tomada com o objetivo de melhor apurar a validade do certame. Marconi anunciou que caso seja detectada fraude, todos os envolvidos serão severamente punidos. 

Semarh apresenta balanço positivo da fiscalização da piracema

Durante os quatro meses de fiscalização da piracema (temporada em que os cardumes sobem até as cabeceiras dos rios para desova e reprodução), a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) apreendeu mais de meia tonelada de pescado e dois mil metros de redes. A piracema, que começou em 1º de novembro do ano passado e terminou hoje, foi  acompanhada por fiscais da Semarh. Durante este período, a pesca fica restrita, sendo permitida apenas a pesca científica e para subsistência, com cota de três quilos por pescador e para consumo no local.

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Redução de ICMS para optantes do Simples Nacional

Foi publicado no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (25) o Decreto nº 7.806, de 20 de fevereiro, que regulamenta a lei que reduz em 5 pontos percentuais a alíquota de ICMS das empresas optantes pelo Simples Nacional. Com isso, o percentual passa de 17 para 12%.
 
A redução beneficia contribuintes dos setores de autopeças, ração animal, material de construção, acabamento, bricolagem e adorno, material elétrico e colchões. A mudança foi proposta pela Secretaria da Fazenda e corresponde aos anseios da Fecomércio e Acieg. "Várias medidas foram adotadas no governo para atender os micro e pequenos empresários desde o início da adoção da substituição tributária", frisou o secretário da Fazenda, Simão Cirineu.
 
Ele ainda citou a elevação do teto de faturamento anual do Simples para R$ 3,6 milhões no ano passado, representando aumento de 50% em relação ao teto anterior de  R$ 2,4 milhões e a adoção de menor Índice de Valor Agregado (IVA) na operação interna e prazo maior, de até 40 parcelas para pagar o ICMS do estoque. Para o contribuinte normal o pagamento do estoque é feito em 24 parcelas.
 
 

OVG divulga cursos com mais de 400 vagas

As Oficinas Educacionais Comunitárias (OECs) da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de capacitação profissional para pessoas de 14 a 29 anos. São oferecidas mais de 400 vagas. A OEC Norte Ferroviário, que fica ao lado do Terminal Rodoviário de Goiânia, está recebendo inscrições em Modelagem e Estética e Beleza. São oferecidas 60 vagas para cada curso, das quais 30 no período da manhã e 30 à tarde. As aulas começam dia 25 de março e terminam em 8 de abril.
 
Na OEC Novo Mundo são 25 vagas para Panificação no turno matutino e 25 no vespertino, com início em 15 de abril. O curso de Garçom/Garçonete abriu 15 vagas em cada turno, com início também em 15 de abril. A unidade também oferece 25 vagas em Informática no período da manhã e outras 25 vagas à tarde, com início em 17 de abril.
 
A OEC Cândida de Morais oferece 15 vagas de manhã e 15 à tarde no curso de Arte Culinária, 15 vagas em Modelagem de manhã, 25 no curso de Cabeleireiro de manhã e 25 à tarde, 40 vagas em Informática pela manhã e mais 40 vagas à tarde, além de 02 vagas no curso de Manicure/Pedicure à tarde. As aulas começam dia 25 de março.
 
Para fazer a matrícula nas Oficinas, o candidato precisa apresentar cópias do RG, do CPF, comprovante de endereço e uma foto 3x4 recente.
 
 

Polícia inspeciona hipermercado em Goiânia

A Delegacia Estadual de Defesa do Consumidor inspeciona neste momento o supermercado Carrefour, da Avenida T-9, em Goiânia, para apurar  fraude no peso e  na data de fabricação de alguns produtos da área de frios. A suspeita é que as irregularidades ocorram em todo o País, uma vez que, segundo a Polícia Civil, o sistema de rotulagem  é  ligado à matriz da empresa em São Paulo. A inspeção é acompanhada por um perito da Polícia Técnico-Científica.

terça-feira, fevereiro 26, 2013

Goiânia sedia encontro de jovens empreendedores

Goiás sedia encontro nacional de jovens empreendedores a partir desta quarta-feira (27). O evento acontece até 1º de março, em Goiânia, e conta com o apoio da Secretaria de Indústria e Comércio.
 
A expectativa é reunir jovens dos 27 estados brasileiros para discutir assuntos relacionados aos ramos empresarial e acadêmico, com foco voltado para o jovem empreendedor. A finalidade é debater ações, projetos e assuntos estratégicos para o fomento à cultura empreendedora em Goiás e no País.
 
 

Campanha contra a dengue atua em Goiânia

A Campanha de Prevenção e Combate à Dengue, do Governo de Goiás, chega ao Setor Goiânia 2, no próximo sábado, dia 2 de março, a partir das 8h. O ponto de concentração é a Igreja Ministério Atos 2:39 (na Av. Boulevard, Q.31, Lt. 3 e 4).
 
O objetivo da campanha é recolher todos os tipos de resíduos que possam contribuir para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Participam e apoiam a ação a Secretaria da Saúde, a Secretaria de Articulação Institucional, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Saneago.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 26-02-13.

Detran Goiás, divulga fiscalização do transporte escolar na Paraíba

O trabalho de fiscalização do transporte escolar implantado pelo Detran é referência nacional. A convite do procurador-geral da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o diretor de Operações do órgão, coronel Sebastião Vaz, e o gerente de Fiscalização e Segurança, Major Márcio Vicente, ministram palestra hoje sobre a vistoria do transporte escolar, no Centro Universitário de João Pessoa (PB).

Durante o evento, com a participação do governador Ricardo Coutinho (PSB), será assinado um Termo de Ajuste de Conduta entre o Detran  e o Ministério Público da Paraíba para que seja iniciada lá a fiscalização do transporte escolar nos moldes do que ocorre em Goiás. No início de janeiro, representantes do Ministério Público e do Detran da Paraíba visitaram o Detran de Goiás para conhecer o trabalho de vistoria do transporte escolar, desenvolvido em parceria com o Ministério Público Estadual. Na ocasião, os visitantes enfatizaram que, no interior da Paraíba, o transporte escolar ainda é muito precário.

Em 2012, o Detran vistoriou mais de quatro mil veículos em todo o Estado de Goiás. Durante o procedimento, são observadas as documentações de condutores e veículos e as condições de segurança. Para transportar estudantes, o motorista deve ter CNH categoria D, ter mais de 21 anos, ter feito curso específico e apresentar Certidão Negativa de Antecedentes Criminais.

O Comentarista Esportivo Mané de Oliveira Foi Assaltado.

O comentarista esportivo Mané de Oliveira, pai do cronista esportivo assassinado Valério Luiz, foi assaltado quando saia de uma panificadora no setor Bueno. O bandido armado levou o seu carro, um Toyota Corolla, o celular e documentos. Ele já se dirigiu à delegacia de furtos e roubos para registrar a ocorrência.

Saúde inicia projeto de cadastramento de servidores

Começou, às 8 horas, o treinamento para representantes de Recursos Humanos que vão auxiliar no projeto de Cadastramento dos Servidores da Secretaria da Saúde. O evento será no auditório da Sest/SUS, localizado na Rua 26, s/nº, no Bairro Santo Antônio, em Goiânia. A iniciativa intitulada Servidor da Saúde, apresente-se visa obter informações estratégicas dos servidores que integram a pasta para, com isso, promover a modernização da gestão de pessoas. O cadastramento de todos os servidores deve ser realizado até 30 de abril. Com isso, a pasta espera atualizar dados e facilitar o trabalho voltado ao seu servidor. 

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Embaixadores árabes visitam Goiás para conhecer as potencialidades do Estado

O Governo de Goiás recebe nesta semana 18 embaixadores de países árabes que virão conhecer as potencialidades do Estado, a economia goiana, estudar investimentos e possibilidades de intercâmbio. No encontro do governo com os visistantes, estarão presentes também o subsecretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, o chefe do Departamento do Oriente Médio e Ásia Central, ministro Carlos Martins Ceglia, dois conselheiros do Ministério das Relações Exteriores e um secretário.
 
A comitiva será recepcionada pelo secretário de Assuntos Internacionais, Elie Chidiac, nesta quarta-feira (27) à noite e, na quinta-feira (28), participa de um seminário a ser promovido pelo Governo do Estado, fechado para os embaixadores árabes, ministros brasileiros e secretários de governo. No período da manhã será concedida entrevista coletiva, às 9h45. Após o almoço, patrocinado pelo governo, os embaixadores vão conhecer uma emissora de televisão da capital e encerram o dia participando de um seminário na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Na sexta-feira, dia 1º, os embaixadores vão conceder mais uma entrevista coletiva, e às 10h30 vão conhecer a PUC Goiás. O local das duas entrevistas coletivas ainda não foi definido.
 
Os representantes dos governos árabes vão estudar a possibilidade de investimentos no Estado de Goiás, além da ampliação das relações nas áreas de saúde, educação (intercâmbio), infraestrutura e turismo. Segundo Elie Chidiac, o Governo de Goiás pretende ampliar a pauta de exportações para os países árabes. "Nós estamos vendo nos últimos dias que a União Europeia e os Estados Unidos estão selando um acordo de mercado comum. Isso deve dificultar nossas exportações para esses mercados. Felizmente o Brasil tem os países não tradicionais, como os asiáticos, árabes, da África e o Leste Europeu como maiores destinos dos seus produtos; com isso o País conseguiu passar pela crise mundial. O Brasil tem que buscar esses novos mercados, diminuindo o impacto que deve acontecer sobre os nossos produtos com o estabelecimento desse novo mercado comum e é isso o que Goiás está fazendo", destaca.
 
 

Fapeg vai aplicar R$ 13,5 milhões em inovação tecnológica

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) obteve aprovação do seu projeto no Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Programa Tecnova, do governo federal, e vai aplicar R$ 13,5 milhões em recursos de subvenção econômica para inovação tecnológica em microempresas e empresas de pequeno porte sediadas no Estado de Goiás. A Fapeg lançará o edital para a seleção das empresas a serem contempladas com a subvenção no Tecnova para Goiás, o Tecnova-GO.
 
Dos R$ 13,5 milhões destinados à subvenção às empresas, R$ 9 milhões são da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e R$ 4,5 milhões da Fapeg. Os subsídios serão destinados a áreas prioritárias para o desenvolvimento de Goiás, como as de tecnologia da informação e comunicação, da biotecnologia e nanotecnologia, de fármacos e medicamentos, energias alternativas, agronegócio e outras.
 
Além de subvencionar projetos de inovação nas microempresas e empresas de pequeno porte, o Tecnova prevê, ainda, numa Ação Transversal, recursos no valor de R$ 1,3 milhão para a divulgação do programa, capacitação de empresas e melhoria da infraestrutura da Fapeg, sendo R$ R$ 900 mil da Finep e R$ 450 mil da Fapeg.
 
Subvenção
Com os recursos destinados à subvenção nas microempresas e empresas de pequeno porte, a Fapeg deverá contemplar 45 projetos. Cada projeto será subvencionado com recursos variando de R$ 120 mil a R$ 400 mil. De acordo com a presidente da Fundação, Maria Zaíra Turchi, com mais essa ação de subvenção, o Governo de Goiás reconhece a importância das microempresas para o desenvolvimento do Estado. "Apoiando essas empresas que realizam projetos de pesquisa para inovarem seus produtos, estaremos contribuindo para consolidar, cada vez mais, a cultura de inovação e fortalecendo a interlocução das empresas com as instituições de ensino superior e de ciência, tecnologia e inovação", disse Zaira Turchi.
 
Entre os critérios para a seleção das propostas, serão observados a abrangência do projeto, o impacto do produto no mercado e a importância para a sociedade; o grau de inovação em relação a outras soluções existentes; a viabilidade técnica; a experiência e qualificação do coordenador técnico do projeto e equipe; e a adequação ao orçamento. Os recursos deverão ser liberados em parcelas. Os projetos serão desenvolvidos no decorrer de 24 meses.
 
Para executar o programa Tecnova-GO, a Fapeg conta com a parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás que vai contribuir na divulgação do programa e na capacitação em planos de negócios dos empresários de microempresas e empresas de pequeno porte. A Secretaria de Indústria e Comércio vai auxiliar no processo de inserção dos produtos inovadores no mercado. À Goiás Fomento caberá participar do processo de avaliação e seleção das propostas, empregando sua experiência na avaliação de viabilidade econômica e financeira das empresas.
 
 

Goiás terá 50 mil vagas de capacitação pelo Pronatec

O Governo do Estado de Goiás assinou hoje termo de adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e prefeituras. A solenidade foi no auditório Mauro Borges Teixeira, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O objetivo é conseguir a adesão dos 128 municípios goianos que ainda não aderiram ao programa.
 
"Esta data é uma data muito significativa por conta do esforço de todos nós no sentido da erradicação da fome, da miséria e da pobreza, mas também o esforço pela qualificação da mão de obra", ressaltou o governador Marconi Perillo. No Pronatec, o Governo Federal repassa os recursos, o Estado coordena e capacita as prefeituras, que por sua vez executam os programas. Os cursos ofertados são discutidos em mesas de pactuação (em que se reúnem empresários, unidades educacionais, representantes da área do trabalho e assistência social) realizadas nos municípios e definidos a partir da demanda do mercado de trabalho da região.
 
O secretário da Cidadania e Trabalho, Henrique Arantes, destacou que a função do Pronatec é qualificar o cidadão para o mercado de trabalho. Ele lembrou que Goiás gera cerca de 120 mil vagas de emprego por ano, número acima da média nacional. Os alunos do Pronatec são aqueles que integram o Cadastro Único, do qual participam pessoas de baixa renda, desempregados e pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda. Também são atendidos alunos do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos); pessoas com deficiência; jovens em medidas socio-educativas; povos indígenas; comunidades quilombolas; familias de assentados; soldados das forças armadas; familias do campo (agricultura familiar); pessoas que trabalham com cultura; com turismo; e que trabalham em Arranjos Produtivos Locais (APL).
 
De acordo com o secretário de Ciência e Teconologia, Mauro Faiad, serão ofertadas cerca de 50 mil vagas para capacitação em 500 cursos. "O Pronatec se soma a diversas ações do Governo do Estado para preparar a  mão de obra goiana para os bons empregos e os melhores salários", avaliou. Ele ressaltou que as vagas serão direcionadas para a formação que tenha como significado atender a demanda do setor produtivo. "Em cada região os cursos ofertados estarão de acordo com a vocação e a realidade econômica dos municípios. Nós vamos preparar o goiano para que ele fique na sua região, se qualifique e tenha acesso aos bons empregos", completou.
 
O diretor de Inclusão Produtiva Urbana da Secretaria Extraordinária para a Superação da Extrema Pobreza, Luiz Muller, explica que o programa formou 267 mil pessoas em 2012. A meta de vagas preenchidas em 2013 já passa de 700 mil e em Goiás há 47 mil vagas já disponíveis, pactuadas nos municípios. "Estamos vinculando uma oportunidade de melhoria das condições de vida para as pessoas dos programas sociais, mas por outro lado, é também uma oportunidade para que o  empresariado tenha trabalhadores de fato qualificados", explicou.
 
Os cursos são gratuitos ao trabalhador. O aluno recebe R$ 3 por hora, para custeio com transporte e alimentação. O Governo Federal paga R$ 10 por hora/aula por aluno às instituições de ensino. O material didático também está incluso. Não é necessária contrapartida financeira dos estados ou municípios. O que é exigido dessas duas esferas é a mobilização dos trabalhadores.
 
Além da profissionalização, o programa prevê parcerias com empresários. Desse modo, após passarem pela capacitação os trabalhadores são empregados automaticamente. Exemplo disso são as obras da Ferrovia Norte/Sul. Nas regiões onde está sendo construída a ferrovia serão ofertados cursos definidos a partir do perfil exigido pelas construtoras. Atualmente 118 municípios goianos aderiram o Pronatec.
 
 

Inscrições para patrocínio da Lei Goyazes seguem até quinta-feira (28)

As inscrições para novos projetos do Programa Estadual de Incentivo à Cultura - Lei Goyazes terminam nesta quinta-feira (28).
 
Para se inscrever, o interessado deve elaborar um projeto de produção cultural. Os documentos estão disponíveis no link: http://www.secult.go.gov.br/post/ver/140813.
 
As inscrições são feitas no setor de Protocolo da Secult, que funciona durante a semana, das 8h às 17h30, no Centro Cultural Marieta Telles Machado, n° 02, Praça Cívica, Centro de Goiânia/GO.