sexta-feira, abril 13, 2012

Operação Saturação abordou 497 pessoas

O balanço das seis etapas da Operação Saturação, realizada pela Polícia Militar nos terminais de transporte coletivo de Goiânia, foi divulgado nesta tarde durante coletiva à imprensa, na Praça da Bíblica, concedida pelo tenente coronel Wesley Siqueira Borges,  comandante da operação. Segundo ele, o grande destaque o trabalho foi a satisfação do usuário quanto à presença de policiais dentro dos ônibus e nas plataformas, repassando dicas de segurança. Nas seis etapas, os policiais abordaram 497 pessoas.

Sobe para 111 o número de máquinas caça-níqueis apreendidas

Divulgação

A Polícia Militar, por meio da Operação Las Vegas, já apreendeu 111 máquinas caça-níqueis em Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Bonfinópolis. Hoje, em Aparecida de Goiânia, a PM apreendeu mais três máquinas caça-níqueis. Duas pessoas, responsáveis pelos estabelecimentos onde foram encontradas as máquinas, foram encaminhadas ao 4º Distrito Policial. As ações desencadeadas nas cidades atendem às exigências do Comando Geral da Polícia Militar para reforçar o combate aos jogos ilegais.

GoiásFomento e FCDL assinam convênio

A Agência de Fomento e a Federação das Câmeras de Dirigentes Lojistas do Estado assinam hoje às 20 horas um convênio no Teatro Rio Vermelho, no Centro de Convenções de Goiânia. O objetivo é tornar os CDLs do interior  agentes na divulgação e  na concessão das linhas de crédito da GoiásFomento . A assinatura do convênio será realizada durante a abertura  da 7ª Convenção do Comércio Lojista do Estado de Goiás. Este convênio visa facilitar o acesso dos lojistas do interior às linhas de crédito da GoiásFomento, destinadas às micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Bovino e bubalino para abate têm novas pautas

Já está em vigor nova pauta de valores referenciais para cobrança de ICMS de gado bovino e bubalino para abate comercializado em Goiás. A alteração decorre  de mudanças de parâmetro de peso por faixa etária, bem como na cotação da arroba. A quantidade de arrobas por faixa etária foi redefinida em função da movimentação de abate no Estado em 2011, nos estabelecimentos sobre inspeção federal e estadual, conforme informações do Ministério da Agricultura e da Agrodefesa quanto à quantidade de cabeças abatidas e seus respectivos pesos, por faixa etária.

Obra da Saneago interdita trânsito

Para dar continuidade às obras da Saneago de implantação do Interceptor Vaca Brava, a Agência Municipal de Trânsito (AMT) vai bloquear a avenida T-63 no trecho entre as avenidas T-5 e T-15. A pista será interditada às oito da manhã deste domingo, dia 15, e deve ser aberta no início da noite do mesmo dia.

De acordo com as recomendações da AMT, o motorista que vier do Setor Pedro Ludovico em direção à Praça Nova Suíça  deve fazer a conversão à esquerda na T-63 com a T-5. Daí segue até a Rua T-64, Avenida T-15 e faz a volta no Supermercado Pão de Açúcar retornando à T-63. Já para o condutor que vier na direção contrária, ao chegar no cruzamento da T-63 com a T-15, o fluxo será compartilhado (mão e contramão) em apenas uma pista.

O MUNDO EM SUA CASA 13/04/12

Reposição de aulas começa amanhã

A reposição das aulas na rede estadual de ensino começa amanhã. As aulas ministradas aos sábados não irão comprometer as férias de julho. As escolas que paralisaram suas atividades por 51 dias devem seguir até novembro com aulas aos sábados, respeitando a pausa em julho. As escolas que paralisaram as atividades parcialmente devem ampliar o horário das aulas com a reposição. O calendário de reposição foi definido por representantes da Secretaria da Educação, Ministério Público, Conselho de Educação e Sindicato dos Trabalhadores na Educação.

Goiás e DF discutem gestão dos resíduos sólidos

A implantação do Consórcio Integrado de Gestão dos Resíduos Sólidos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) foi tema de reunião nesta tarde, na Secretaria do Governo do Distrito Federal. O secretário das Cidades,  Igor Montenegro, que participou do encontro, disse que serão montados grupos de trabalho, envolvendo os municípios goianos que fazem para da Ride, onde será criado um modelo tecnológico e de gestão dos resíduos sólidos.

quinta-feira, abril 12, 2012

Marconi negocia liberação de repasses da Eletrobrás para a Celg

Henrique Luiz-Assessoria

As negociações entre o Governo do Estado e o Ministério das Minas e Energia para resolver os últimos impasses que restam na finalização do acordo entre a Eletrobrás e a Celg ganharam uma nova rodada na manhã de hoje. O governador Marconi Perillo reuniu-se com o ministro Edison Lobão na sede do Ministério de Minas e Energia para discutir os últimos pontos que ainda faltam, principalmente de pendências na esfera de transferência de funcionários.

Fruteiras do Cerrado é destaque em Semana Tecnológica

Começa na próxima terça-feira, 17, a 1ª Semana Tecnológica sobre Fruteiras do Cerrado no município de Silvânia. O objetivo do evento é apresentar a potencialidade da região para o Estado e a possibilidade de aproveitamento sustentável desses frutos. A programação contará com um dia de  palestras e três dias de minicursos, além da exposição dos produtos dos cursos. A Semana Tecnológica é uma promoção da Emater, Seagro, Fundanter, Ubec/Centaf e outros parceiros. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. O evento vai até  sexta-feira, 20. Para inscrições: Emater de Silvânia: (62) 3332-1420

Reportagens do Programa O Mundo Em Sua Casa

Confira algumas reportagens que a equipe de radiojornalismo das Rádios Brasil Central AM e FM estão preparando para o Programa O Mundo Em Sua Casa: 
  • Governador Marconi Perillo participa da posse do Conselho Estadual de Educação.
  • Secretaria Estadual da Educação anuncia pagamento dos pontos cortados dos professores em greve. O dinheiro virá na folha deste mês.
  • Programa Minha Casa, Minha Vida vai beneficiar 119 municípios goianos. O Governador Marconi Perillo participou da solenidade em que a Presidenta Dilma Rousseff anunciou os investimentos.
  • Setor canavieiro anuncia expansão da área plantada da safra de cana.
  • Agehab começa a entregar escrituras a famílias da Vila Mutirão.   

Mais detalhes, você acompanha durante a programação desta sexta-feira e na edição do OMESC deste sábado, 14 de abril. O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado às 7 da manhã na Rádio Brasil Central e RBC FM.

Goiás vai construir 4.885 unidades habitacionais

Sérgio Willan-Assessoria

A presidente Dilma Roussef anunciou hoje as 119 cidades goianas selecionadas pelo  Programa Minha Casa Minha Vida Sub-50.  O Minha Casa Minha Vida 2 faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e terá investimentos de cerca de R$ 72,5 bilhões em todo o Brasil até 2014. Em Goiás serão construídas 4.885 unidades habitacionais. O Governo de Goiás garante contrapartida do Cheque-Moradia para reforçar a construção das casas. A Região Centro-Oeste foi contemplada com 11.222 moradias.

Prorrogado prazo para avaliação de gerentes

A Escola de Governo prorrogou para a próxima semana o prazo para realização da segunda etapa da Avaliação de Desempenho dos Gerentes Meritocratas devido a problemas técnicos no acesso ao sistema. As fichas e questionários de avaliação podem ser preenchidos até o próximo dia 19 e o envio no dia 20.

Participam do processo os gerentes aprovados no terceiro processo de seleção por capacitação e mérito que são avaliados pelos seus chefes imediatos (superintendente, diretor, reitor). Nesta etapa, o avaliador preenche a ficha de avaliação de acordo com o desempenho do avaliado (gerente) no período de 12 de março a 11 de abril. O gerente (avaliado) também preenche questionário de avaliação referente ao mesmo período. As fichas e questionários devem ser acessados no link www.segplan.go.gov.br/avaliacaomeritocracia3.


O Mundo Em Sua Casa - 12-04-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do centro-oeste brasileiro.

Educação vai pagar pontos cortados

A Secretaria da Educação vai fazer o pagamento integral dos pontos cortados dos professores que aderiram à paralisação ao longo dos meses de fevereiro e março, em parcela única a ser creditada na folha de abril. O pagamento foi condicionado ao início da reposição de aulas na rede estadual, marcado para o próximo sábado, dia 14. A folha de abril deve ser paga até o dia 30 deste mês.

Operação Sallus volta às ruas de Goiânia hoje


A Operação Sallus da Polícia Militar será retomada hoje nas regiões Central e Sul de Goiânia. O alvo são moradores de rua, que devem apresentar documentos pessoais durante a abordagem. Pessoas sem identificação serão encaminhadas à Gerência de Identificação da Polícia Técnico-científica, para coleta de impressões digitais. A medida é para localizar foragidos da Justiça. Durante a operação, a Secretaria Municipal de Assistência Social oferecerá tratamento aos dependentes químicos e assistência aos desabrigados. Na última operação realizada foram identificados 39 moradores de rua.

Secretaria de Saúde treina servidores para campanhas de vacinação


Servidores das regionais da Secretaria da Saúde e técnicos das Vigilâncias em Saúde dos 246 municípios goianos participam nesse momento de seminário de preparação para as campanhas de vacinação contra influenza (gripe comum) e poliomielite (paralisia infantil). O treinamento acontece durante todo o dia, até as 18 horas, no Augustus Hotel (Avenida Araguaia, 702, Centro de Goiânia). No ano passado, Goiás ficou em primeiro lugar no resultado final da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

Segplan conhece programa do Governo da Bahia


Uma equipe técnica da Secretaria de Gestão e Planejamento  está  na Bahia, hoje e amanhã,  para conhecer o Programa de Qualidade do Gasto Público, adotado por aquele Estado em 2007. O objetivo é buscar informações relacionadas à definição de indicadores e à sistemática de monitoramento e avaliação de desempenho. As informações servirão de subsídio para o desenvolvimento do acordo de resultados a ser assinado pelos órgãos governamentais de Goiás. Integram a equipe da Segplan os superintendentes de Gestão e Resultados, Rivael Pereira; de Orçamento de Despesa, Gilson Valério do Amaral; e a gerente de Indicadores e Avaliação de Desempenho, Rúbia Prado.

Abrigo do Estado não receberá mais crianças a partir de maio

A Secretaria de Cidadania e Trabalho informa que o abrigo Condomínio Sol Nascente, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, não irá receber mais crianças a partir do dia 1º de maio. A decisão, de acordo com o secretário Henrique Arantes, tem o intuito de evitar a perda de controle do atendimento dado às crianças que já vivem no local.

O Condomínio Sol Nascente atente crianças de 0 a 12 anos vítimas de abandono e maus-tratos que aguardam decisões judiciais. A instituição de acolhimento é gerida pelo Estado, mas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, já deveria ter sido transferida para o município. Foram feitas várias tentativas de transferir a gestão para a Prefeitura, mas os processos não foram concluídos.

Hoje se encontram no abrigo 45 crianças, embora a instituição tenha capacidade para atender 60 crianças. A intenção não é fechar e sim não receber mais crianças, porque, indiscriminadamente, o atendimento ficaria prejudicado.O condomínio possui 107 funcionários, sendo que os mesmos já estão tendo dificuldades para atender essas crianças, principalmente aquelas que ficam no berçário e que exigem uma grande demanda de pessoas para cuidar delas.


quarta-feira, abril 11, 2012

Exportações goianas atingem marca histórica de US$ 635 milhões

A balança comercial de Goiás apresentou saldo positivo de US$ 129,350 milhões em março deste ano. As exportações cresceram 22,8% em relação ao mesmo período de 2011. Os principais produtos exportados foram a soja (51,1%) carnes (9,9%), ferroligas (8,2%), açúcar (6%), couros e derivados (4,1%). A China foi o principal destino das exportações goianas. As exportações goianas evoluíram 12,5% de janeiro a março deste ano em relação ao mesmo período de 2011, acumuladas em US$ 1,396 bilhão. Já as importações recuaram 0,37%, fechando o período em US$ 1,203 bilhão. Os dados foram apresentados pelo secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy.

Lei vai beneficiar fabricantes de extintores

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de Lei que estende benefícios fiscais do setor automobilístico às indústrias fabricantes de extintores de incêndio descartáveis de polímero de engenharia (plásticos), para uso em automóveis. O objetivo é trazer para Goiás empresas que geram valor agregado significativo aos seus produtos e consolidar o parque industrial do setor produtivo do Estado. O incentivo fiscal consiste na concessão de crédito outorgado relativo ao ICMS. Ele será concedido à empresa que tenha projeto aprovado pelo Produzir e faça termo de acordo de regime especial com a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Vice-presidente da Juceg representa Goiás na Redesim

O vice-presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Alexandre Caixeta, vai representar Goiás na Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legislação de Empresas e Negócios (Redesim).A indicação foi do secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, em resposta à solicitação do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando da Maia Pimentel. A Redesim é um sistema informatizado que integra os órgãos públicos envolvidos no registro de empresas como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda e Prefeituras Municipais. Por meio da rede, as instituições propõem ações e normas para diminuir a burocracia dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas.

Agrodefesa recebe novos veículos

Ângela Scalon/Goiás Agora
Agrodefesa acaba de receber dez veículos que serão utilizados como escritórios móveis para monitoramento e fiscalização no trânsito de animais e vegetais em Goiás. Os veículos, modelo Van Iveco,  vão complementar o trabalho dos 23 postos fixos da agência. A entrega foi realizada pelo vice-governador, José Eliton de Figueiredo Junior, garantindo  que os veículos  vão melhorar todo o sistema que envolve a agricultura goiana. Ele representou o governador Marconi Perillo, na solenidade realizada na Praça Cívica, em Goiânia. 

Operação Mão de Ferro combate crimes ambientais

As nove equipes que compõem a Operação Mão de Ferro estão em campo para combater a degradação ambiental no Nordeste de Goiás. A operação reúne fiscais da Semarh e do Ibama, além de promotores de Justiça, juízes e policiais do Batalhão Ambiental, do COE e do Graer. Serão três dias de busca pelos responsáveis por crimes ambientais, como desmatamento, comércio ilegal de madeira, carvão e areia.

O Mundo Em Sua Casa - 11-04-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do centro-oeste brasileiro. @RBCAMFM

Escolhida Organização Social que vai administrar HDT


A Secretaria da Saúde  publicou hoje o resultado preliminar do chamamento público para escolha da Organização Social que irá gerenciar e executar as ações e serviços de saúde do Hospital de Doenças Tropicais (HDT). O primeiro colocado foi o Instituto Sócrates Guanaes, da Bahia. De acordo com o cronograma, o prazo para interposição de recursos vai de 12 a 17 de abril e o resultado final deve ser homologado no próximo dia 20. 

SSPJ e Ministério Público discutem Operação Monte Carlo

O secretário da Segurança Pública e Justiça, João Furtado de Mendonça Neto, se reúne logo mais, às 9 horas, com representantes do Ministério Público Estadual para discutir o andamento das investigações internas envolvendo servidores citados na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Também participam da reunião os titulares das Corregedorias da SSPJ-GO, Polícia Militar e Polícia Civil. Após a reunião, que será realizada no  gabinete do secretário, os participantes estarão disponíveis para prestar  esclarecimentos à imprensa.

Seleção de filmes do 14º Fica começa hoje

Um encontro na tarde desta segunda-feira, 9, na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), marcou a primeira reunião da comissão responsável pela seleção dos filmes que serão exibidos no 14º Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), a ser realizado na cidade de Goiás de 26 de junho a 1º de julho.
O secretário de Cultura, Gilvane Felipe, deu a  largada aos preparativos para esta que é considerada a principal etapa do festival: a seleção das obras que irão concorrer na mostra competitiva do evento. Gilvane pediu ânimo e critério nas análises e disse estar confiante neste grupo de profissionais, indicados por pessoas de credibilidade e representatividade no meio cultural.
A seleção das obras inscritas no 14º Fica começa nesta quarta-feira, 11, no Cine Cultura (unidade da Secult), com sessões diárias das 8 às 22 horas, restritas ao júri, numa jornada que deverá se estender pelos próximos 30 dias. A previsão é de que o júri assista a mais de 100 horas de exibição de filmes nacionais e estrangeiros, dos mais diversos gêneros, entre ficção, animação, documentários e séries televisivas. Os jurados têm até o dia 10 de maio para avaliar e escolher as produções.
A comissão do júri de seleção é coordenada por Geórgia Cynara, professora do curso de Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e integrada por Patrícia Mousinho, bióloga e ambientalista; Itamar Borges, produtor cultural; Rafael Parrode, crítico, curador e programador de festivais de cinema; e Rodrigo Cássio, professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG).

terça-feira, abril 10, 2012

Genarc de Porangatu prende traficantes de maconha e cocaína

O Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) de Porangatu prendeu em flagrante, por tráfico de drogas e associação para o tráfico, na última sexta-feira, dia 06, Eliedson Rodrigues de Souza, 28 anos, Leidiomar Martins de Souza, também conhecido por "Preto", 20 anos, e Flávio Gonçalves Ferreira, 19 anos.Com o trio foram apreendidos cinco quilos de maconha e meio quilo de pasta base de cocaína, além de sete dolinhas de crack e um automóvel.

Sectec anuncia integração à MetroGyn

Wagnas Cabral

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) anunciou hoje, juntamente com o governador do Estado, Marconi Perillo e a Universidade Federal de Goiás (UFG), a integração entre os órgãos do Governo e a MetroGyn, uma rede de fibra ótica de altíssima velocidade destinada ao tráfego de dados, voz e vídeo. A entrada do Estado no sistema vai assegurar eficiência e economia de recursos no processamento dos serviços públicos.

Sefaz apresenta números parciais da arrecadação tributária de 2012

Eduardo Ferreira/Goiás Agora

Em coletiva na manhã de hoje, secretário de Estado da Fazenda, Simão Cirineu Dias (foto), apresentou números da receita tributária de Goiás, relativos ao primeiro trimestre de 2012. Em números absolutos, embora a arrecadação de tributos tenha diminuído em relação a 2011, o secretário considera o cenário positivo, já que o ano anterior apresentou receitas extraordinárias da ordem de R$ 400 milhões, em virtude dos programas de recuperação de crédito. Segundo ele, a perspectiva de investimento para este ano é da ordem de R$ 1 bilhão.

Procon divulga as 50 empresas campeãs de reclamação

O Procon divulga os nomes das 50 empresas com maior número de reclamações registradas em março. Em primeiro lugar e pela terceira vez consecutiva está o  Banco Cruzeiro do Sul, de empréstimo consignado com desconto na folha de pagamento.  A relação mostra que as instituições financeiras foram as grandes vilãs do consumo, acompanhadas das lojas de  telefones celulares. Desta vez, o serviço de telefonia fez as pazes com os consumidores.  A lista pode ser conferida no site www.procon.go.gov.br

O Mundo Em Sua Casa - 10-04-12

Confira algumas reportagens que a equipe de radiojornalismo das Rádios Brasil Central AM e FM preparou para o Programa O Mundo Em Sua Casa: 
  • Sefaz divulga balanço da receita do 1º trimestre do Governo do Estado.
  • Governador lança projeto de integração de 31 órgãos estaduais na plataforma tecnológica MetroGyn.
  • Ministra da Igualdade lança projeto para construir casas para comunidades quilombolas de Aparecida de Goiânia.
  • Faeg realiza maior leilão de gado de corte do país.
  • Missão de empresários portugueses conhece potencialidades do Estado.
  • Saneago faz parceria com restaurantes para fomentar campanha “Olho no Óleo”.
Mais detalhes, você acompanha durante a programação desta terça-feira e na edição do OMESC desta quarta-feira. O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado às 7 da manhã na Rádio Brasil Central e RBC FM.

Polícia procura fugitivos do 1º DP de Goiânia

A Polícia tenta recapturar os cinco detentos que fugiram da cela do 1º DP, no Centro de Goiânia, por volta das 18 horas de ontem, durante a forte chuva. Com um cabo de rodo e uma vasilha de plástico, em menos de duas horas, os presos cavaram um buraco a partir da latrina da carceragem e conseguiram ter acesso ao fundo da delegacia. Eles então pularam o muro para a 1ª Academia de Polícia Civil que está desativada. A fuga foi na troca de turno do agente carcerário. Dentro da cela, com capacidade para oito detentos, havia outros dois homens que permaneceram no local. O delegado do 1º DP, Izaías Araújo, disse que a estrutura do prédio tem cerca de 20 anos, a situação é crítica e que outras sete celas foram interditadas pela Justiça.

Ipasgo orienta prestadores do interior do Estado

Técnicos do Ipasgo percorrem o interior do Estado, a partir de hoje, para mostrar o funcionamento do Siodonto, sistema desenvolvido para emissão de guias e acompanhamento de procedimento de odontologia no instituto. Haverá também um treinamento sobre Técnica de Digitalização de Imagem. Os dois procedimentos foram adotados no início do ano como forma de agilizar o atendimento dos serviços do Ipasgo. Como surgiram dúvidas, especialmente entre os prestadores do serviço do interior do Estado, a direção decidiu elaborar uma agenda com o treinamento. A agenda de cursos começa hoje, em Formosa, no auditório da Câmara Municpal. Os próximos treinamentos acontecem em Jataí, dia 17; Catalão, dia 20; Itumbiara, dia 24; Ceres, dia 27 e Iporá no dia 3 de maio.

Redes sociais são fontes de informação para a PM

As redes sociais estão entre as principais fontes de informação da Polícia Militar, principalmente, quando o assunto é a atuação das torcidas organizadas. De acordo com o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Márcio Queiroz, o twitter e o facebook estão sendo usados para marcar encontros e brigas mas, antes disso, disseminar provocações, como falar mal da torcida adversária, dos jogadores, da equipe técnica e do desempenho dos jogadores em campo. Além de monitorar as redes sociais, outra providência importante adotada pela PM é pedir à Justiça responsabilização dos torcedores, com base no Estatuto do Torcedor. 

segunda-feira, abril 09, 2012

Marconi ressalta desenvolvimento do agronegócio na Tecnoshow

Lailson Damasio-Assessoria

O governador Marconi Perillo e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho prestigiaram hoje a abertura de uma das maiores feiras de tecnologia rural do Centro-Oeste e da América Latina, a Tecnoshow Comigo, realizada no Centro Tecnológico Comigo de Rio Verde.  No evento, o governador destacou a importância do agronegócio para o País, lembrando que Goiás aparece como um dos maiores produtores e exporta para 200 países e que eventos como a Tecnoshow mostram ao Brasil o que há de mais atual em tecnologia rural.

Reportagens do Programa O Mundo Em Sua Casa

Confira algumas reportagens que a equipe de radiojornalismo das Rádios Brasil Central AM e FM estão preparando para o Programa O Mundo Em Sua Casa: 
  • Sefaz divulga balanço da receita do 1º trimestre do Governo do Estado.
  • Governador lança projeto de integração de 31 órgãos estaduais na plataforma tecnológica MetroGyn.
  • Ministra da Igualdade lança projeto para construir casas para comunidades quilombolas de Aparecida de Goiânia.
  • Faeg realiza maior leilão de gado de corte do país.
  • Missão de empresários portugueses conhece potencialidades do Estado.
  • Saneago faz parceria com restaurantes para fomentar campanha “Olho no Óleo”.

Mais detalhes, você acompanha durante a programação desta terça-feira e na edição do OMESC desta quarta-feira. O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado às 7 da manhã na Rádio Brasil Central e RBC FM.

Simão Cirineu fala sobre a receita do Estado amanhã

O secretário da Fazenda, Simão Cirineu Dias, atende a imprensa amanhã, às 10h30, para apresentar os números da receita tributária obtida pelo Estado no primeiro trimestre de 2012 (janeiro a março). É a primeira vez que ele fala sobre os números da arrecadação deste ano. Em meados de janeiro, o secretário apresentou balanço resumido das receitas e despesas de 2011. A coletiva será na sede da Sefaz, na sala de reuniões, térreo, bloco A.

Sobre Todas as Coisas discute a relação do ser humano com a tecnologia

O programa Sobre Todas as Coisas de hoje levanta o questionamento sobre a relação da sociedade atual com as novas formas interacionais promovidas pelo avanço tecnológico. Celulares, tablets, computadores pessoais e outros equipamentos que permitem a interação têm se tornado a principal forma de comunicação entre eles? Como ficam aqueles que não estão inseridos nesse mundo altamente tecnológico e cada vez mais distante do contato real das pessoas? O programa, que é reprise, vai ao ar às 20 horas no canal 13, na TV Brasil Central.

Reposição de aulas começa neste sábado

Começa no próximo sábado, dia 14, a reposição das aulas na rede estadual de ensino. As aulas ministradas aos sábados não irão comprometer as férias de julho. As escolas que paralisaram suas atividades por 51 dias devem seguir até novembro com aulas aos sábados, respeitando a pausa em julho. As escolas que paralisaram as atividades parcialmente devem ampliar o horário das aulas com a reposição. A questão deve ser definida com a Subsecretaria Regional de Educação. O calendário de reposição foi definido por representantes da Secretaria da Educação, Ministério Público, Conselho de Educação e Sindicato dos Trabalhadores na Educação.

O Mundo Em Sua Casa - 09-04-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do centro-oeste brasileiro.

Cai o número de acidentes nas rodovias estaduais

Operação Semana Santa realizada pela Polícia Rodoviária Estadual  apresenta saldo positivo, com a redução de 28% nos acidentes, em comparação ao mesmo período de 2011. Houve também uma queda significativa no quantitativo de feridos, o equivalente a 46%, e 25% menos mortes.  Nos quatro dias de feriado prolongado foram  102 acidentes nas rodovias estaduais, com 54 feridos e 3 mortos. Quatro motoristas foram flagrados bêbados ao volante. Também foram apreendidos 104 veículos e 62 CNH´s, além de 4.901 multas. 

Restaurantes e padarias são parceiros do Olho no Óleo

Proprietários de restaurantes, padarias e lanchonetes estão se cadastrando no programa Olho no Óleo, lançado pela Saneago. Com a entrega do óleo usado, o proprietário recebe um bônus em forma de crédito na fatura de água e esgoto, referente à quantidade acumulada. Alguns já receberam quase R$ 100 de desconto na conta de água. Outra vantagem é não deixar a cozinha suja com a gordura já utilizada e, principalmente, não contaminar o meio ambiente.

Semarh discute reflexos do novo Código Florestal

O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Umberto Machado de Oliveira, participa amanhã do Dia da Integração do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), o antigo Cefet, em Goiânia. Às 19h30 ele ministra palestra sobre o Código Florestal e Seus Reflexos para os alunos dos cursos de tecnologia do Campus de Goiânia. A intenção é abordar as consequências da nova legislação para as áreas de Geomática, Transportes e Construção Civil. 

Inscrições ao 14º Fica terminam hoje

Termina hoje o prazo de inscrição de filmes para o 14º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que se realiza na cidade de Goiás de 26 de junho a 1º de julho. As inscrições ficam abertas até as 18 horas desta segunda-feira. O formulário e outras informações estão no site do Fica. Todos os filmes recebidos são avaliados por um júri especializado e os selecionados são exibidos durante o festival e concorrem a prêmios. O Fica é um dos maiores festivais de cinema ambiental do mundo e já é tradicional no calendário cultural brasileiro, com uma programação que inclui além de cinema, debates, oficinas, mostras, palestras e shows artísticos