sexta-feira, março 16, 2012

Recadastramento biométrico entra na reta final

Nenhum esquema especial de atendimento aos retardatários foi montado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última semana do recadastramento biométrico dos eleitores de Goiânia. No fim de semana as centrais de atendimento não abrem. As unidades de Vapt Vupt localizadas em Campinas, na Praça da Bíblia, no Banana Shopping e no Shopping Araguaia atendem no sábado, mas apenas eleitores que fizeram agendamento prévio. Até as 16 horas de hoje ainda havia cerca de 9 mil vagas para os que pretendem agendar a troca do título, procedimento obrigatório para as eleições deste ano na capital. O prazo para o recadastramento termina dia 23, sexta-feira.

Governo vai contratar concursados e incrementar a receita

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), vai contratar 297 servidores da área da saúde, que vão substituir o mesmo número de temporários e comissionados. A medida será tomada nos demais concursos que ainda estão dentro do prazo de validade. Segundo o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, depois de resolvidas as demandas anteriores, serão anunciados os concursos para este ano. O governo pretende oxigenar o serviço público com a contratação de concursados e ao mesmo tempo buscar a captação de recursos e incremento de receita em 40 órgãos do Estado.

Casos de dengue recuam 45,27% em Goiás

Divulgação
Os casos notificados de dengue em Goiás caíram 45,27%, em comparação com o ano passado. De 1º de janeiro a 10 de março de 2012, foram registrados 7.837 contra 14.322 no mesmo período de 2011. Ainda não foi registrada nenhuma morte provocada pela doença este ano. Em 2011, no mesmo período, quatro pessoas morreram.  Os dados são do último Boletim Epidemiológico, que acaba de ser divulgado pela  Secretaria da Saúde.

O Mundo Em Sua Casa - 16-03-12.

O Mundo Em Sua Casa, é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.
Confira os destaques da edição desta Sexta-Feira, 16 de março, do Programa O Mundo Em Sua Casa:
  • Vamos cobrir duas trocas de comando em unidades da Polícia Militar, em Goiânia.
  • Nossas equipes vão acompanhar também a posse dos novos secretários municipais e presidentes de agências na prefeitura da Capital.
  • Saiba também quais as novidades na Balada Responsável. As blitze vão ser ampliadas no interior do Estado.
  • Acompanhe ainda os detalhes sobre a saída do PC do B da base de apoio do prefeito Paulo Garcia.
  • No O Mundo Em Sua Casa desta sexta-feira, vamos falou ao vivo da Operação Saturação da Polícia Militar em várias regiões de Goiânia e sobre as propostas de gestão do novo presidente do CREA-GO, que toma posse hoje.

Programa de Enfrentamento às Drogas realiza primeira reunião

O Programa Estadual de Enfrentamento às Drogas, coordenado pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), realizou nesta manhã sua primeira oficina de trabalho. O objetivo é iniciar a elaboração dos projetos e fazer a definição de custos, recursos e prazos. O evento aconteceu no auditório do 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Durante a reunião, foi apresentado documento contendo as políticas públicas e programas federais com interface ao Programa, que podem possibilitar a captação de recursos da União para a implementação de ações e projetos na área de enfrentamento às drogas em Goiás.  O acompanhamento será feito dentro da metodologia de gerenciamento de projetos, que foi detalhada na oficina de trabalho.

O Programa Estadual de Enfrentamento às Drogas conta com a participação de representantes das Secretarias da Saúde, Cidadania e Trabalho, Educação, Segurança Pública, Gestão e Planejamento, Polícias Civil e Militar, Agel e Agsep. Seus focos são a prevenção ao uso, tratamento, reabilitação e reinserção social dos usuários de álcool e outras drogas; e  ainda a repressão ao tráfico de substâncias entorpecentes no Estado de Goiás.

No último dia 5, o governador Marconi Perillo assinou Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público visando a execução de ações de enfrentamento às drogas. As ações do Programa Estadual de Enfrentamento às Drogas estão previstas no Plano de Governo de Goiás e no Plano Plurianual (PPA 2012-2015). Uma delas é a instalação de Centros de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeqs). O primeiro Credeq será construído em Aparecida de Goiânia. Também estão previstas unidades em Rio Verde e Caldas Novas.

Segplan divulga convocados da Saúde

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) divulga hoje a relação contendo os nomes dos 297 convocados do concurso da Secretaria da Saúde realizado em 2010. Com a divulgação da lista, serão agora feitos os procedimentos técnicos para a convocação e o envio dos nomes para a publicação no Diário Oficial do Estado pela Casa Civil. Também se encerra o chamamento dessa seleção pública, cuja validade é até 2 de julho de 2012.

Ontem foram publicadas no Diário Oficial as listas dos soldados do Corpo de Bombeiros e dos professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) também convocados em concursos promovidos pela administração anterior. Clique aqui para conferir a listagem.

quinta-feira, março 15, 2012

Dilma Rousseff vem a Goiás para acelerar obra da Ferrovia-Norte Sul

Mantovani Fernandes-GoiasAgora
A presidente da República, Dilma Rousseff, disse em entrevista, no canteiro de obras da Ferrovia Norte-Sul, no município de Goianira, que a ferrovia será concluída em seu governo. A presidente disse que seu objetivo é destravar obras federais em todo o País e que pretende também deixar projetos prontos para a extensão da ferrovia até o Rio Grande do Sul. A presidente esteve reunida com 35 pessoas, num dos barracões do canteiro de obras da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, responsável pela obra. Participaram de reunião o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, os governadores Marconi Perillo (GO), Siqueira Campos (TO) e empresários do consórcio responsável pela construção da ferrovia.

Destaques do Programa O Mundo Em Sua Casa 16 de Março de 2012

Confira os destaques da edição desta Sexta-Feira, 16 de março, do Programa O Mundo Em Sua Casa:

  • Amanhã vamos cobrir duas trocas de comando em unidades da Polícia Militar, em Goiânia.
  • Nossas equipes vão acompanhar também a posse dos novos secretários municipais e presidentes de agências na prefeitura da Capital.
  • Saiba também quais as novidades na Balada Responsável. As blitze vão ser ampliadas no interior do Estado.
  • Acompanhe ainda os detalhes sobre a saída do PC do B da base de apoio do prefeito Paulo Garcia.
  • No O Mundo Em Sua Casa desta sexta-feira, vamos falar ao vivo da Operação Saturação da Polícia Militar em várias regiões de Goiânia e sobre as propostas de gestão do novo presidente do CREA-GO, que toma posse hoje.


O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado às 7 da manhã na Rádio Brasil Central e RBC FM.

Governo retoma obras rodoviárias

O Governo estadual anuncia na próxima segunda-feira, 19, às 14 horas, no auditório da Agetop, a retomada dos programas Rodovida nas modalidades Reconstrução e Urbano. As obras abrangem 42 trechos para serem reconstruídos, 12 trechos que vão ser construídos (nove que já estavam em andamento e outros três que serão iniciados) e a recuperação de ruas e avenidas em 133 municípios.

Publicada lista de aprovados dos Bombeiros e UEG

O Governo de Goiás publicou no Diário Oficial de hoje o decreto de nomeação de 292 soldados do Corpo de Bombeiros Militar e 98 aprovados para o Magistério Público Superior da Universidade Estadual de Goiás. Com a convocação, o Governo cumpre o compromisso de nomear os aprovados em concursos nos dois órgãos e convocá-los imediatamente, para que possam assumir os postos de trabalho e atender a população do Estado. Os nomeados devem agora acessar o site www.segplan.go.gov.br  e clicar no link Nomeação e Posse para baixar as informações e documentação necessárias.

Procon divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2011

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon Goiás divulgou hoje o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, referente ao ano de 2011. O documento faz um balanço sintético  de 78.250 reclamações atendidas pelo órgão ao longo do ano passado. De acordo com a superintendente do Procon, Darlene Araújo, o órgão registrou as principais queixas nas áreas de alimentação, assuntos financeiros, habitação, produtos, saúde, serviços essenciais e serviços privados. A telefonia celular liderou a temática de queixas, seguida por computação e informática e televisores. Questões relacionadas à garantia de produtos comprados envolveram 56% das reclamações.

Ranking 

Entre os problemas mais reclamados, a grande queixa (56%) esteve relacionada a problemas com garantia, seguida por cobranças indevidas e crédito consignado. Segundo o levantamento, as dez  empresas que obtiveram mais reclamações foram, respectivamente: LG Electronics de São Paulo LTDA; Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA; Fujioka Eletro Imagem S/A Gyn; NovoMundo Móveis e Utilidades LTDA; Ricardo Eletro Divinópolis LTDA; Banco BMG SA; Carrefour Comércio e Indústria LTDA; 14 Brasil Telecom Celular S/A (Brasil Telecom GSM); Globex Utilidades S/A e Virgínia Surety Companhia de Seguros do Brasil.

A partir do levantamento das empresas mais reclamadas (674 no total), o Procon averiguou ainda as dez que menos atenderam às reivindicações dos consumidores. São elas, respectivamente: LG Electronics de São Paulo LTDA; Digibras Industria do Brasil S/A; LG Electronics da Amazônia LTDA; Tim Celular S/A; Americel S/A (Claro); Semp Toshiba S/A; 14 Brasil Telecom Celular S/A (Brasil Telecom GSM); Positivo Informática S/A; B2W - Companhia Global do Varejo e Brasil Telecom S/A (Oi). 


Dilma e Marconi vistoriam obras da Ferrovia Norte-Sul

Eduardo Ferreira/Goiás Agora
A presidente Dilma Rousseff foi recepcionada em Anápolis esta manhã pelo governador Marconi Perillo (foto) para uma vistoria nas obras do Ramal da Ferrovia Norte-Sul no território goiano. Após percorrer cinco quilômetros da ferrovia num Auto de Linha, um veículo ferroviário de pequeno porte, entre os túneis 1 e 2, Dilma encontrou-se com engenheiros e técnicos responsáveis pelas obras para receber um briefing da evolução dos trabalhos. A expectativa é que o trecho de 496 quilômetros da Norte-Sul entre a divisa com o Estado de Tocantis e o Ramal de Anápolis seja concluído em julho deste ano. De Anápolis, a presidente seguiu para Goianira.

Balada Responsável deve chegar a mais 20 cidades

O Detran conta agora com mais  20 novos kits completos com bafômetros e  outros materiais necessários para a realização das blitze da Operação Balada Responsável. Com isso, a fiscalização deve ser levada a outras 20 cidades.  Perto de completar seis meses, a Operação Balada Responsável registra 30% de queda nos índices de acidentes de trânsito em Goiânia. Até ontem, 19.612 motoristas fizeram o teste do bafômetro e 67 foram presos em flagrante. Mais de 4, 6 mil multas de trânsito foram aplicadas, além da apreensão de veículos, e de Carteiras de Habilitação.

Blitz apreende 14 mil caixas de cerveja

Fiscais da Gerência de Arrecadação e Fiscalização da Sefaz e da Delegacia Regional de Fiscalização de Morrinhos apreenderam na madrugada de hoje duas carretas com quase 14 mil caixas de cerveja com 12 latas, de duas marcas diferentes. A primeira abordagem foi às 3h30 no trevo de Rio Quente e uma hora depois, os fiscais abordaram o outro veículo, na GO-139, em Marzagão.
A bebida, adquirida em São Paulo, tinha apenas nota fiscal eletrônica para pessoa física, mas a quantidade era incompatível com o consumo e estava sem o recolhimento do ICMS da substituição tributária devido ao Estado de Goiás. Os fiscais descobriram que as cervejas dos dois veículos teriam como destino uma empresa de Goiânia, que vai ser investigada pela Sefaz em parceria com a Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária.
Segundo o responsável pela Agenfa de Caldas Novas, Marcos Rogério, a mercadoria está avaliada em mais de R$ 242 mil e o ICMS sonegado é superior a R$ 65 mil. Já a multa pode chegar a R$ 173 mil. A mercadoria ficará apreendida até que alguém se responsabilize pelo imposto.

Presidente Dilma Rousseff chega a Anápolis

A presidente Dilma Rousseff acaba de chegar a Anápolis em sua primeira visita oficial a Goiás. O helicóptero aterrissou e Dilma entrou no vagão do Túnel 1, seguindo cinco quilômetros até o vagão do trem Alto de Linha, no Túnel 2, onde está sendo recepcionada pelo governador Marconi Perillo, autoridades e imprensa. A presidente está acompanhada da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e do ministro de Transportes, Paulo Sérgio Passos. Logo em seguida, Dilma Rousseff sobrevoa de helicóptero as obras da Ferrovia Norte-sul até a cidade de Goianira, passando pelo entroncamento de Ouro Verde.O Túnel 2 fica na entrada de Anápolis.

Presidente Dilma Rousseff chega a Anápolis

A presidente Dilma Rousseff acaba de chegar a Anápolis em sua primeira visita oficial a Goiás. O helicóptero aterrissou e Dilma entrou no vagão do Túnel 1, seguindo cinco quilômetros até o vagão do trem Alto de Linha, no Túnel 2, onde está sendo recepcionada pelo governador Marconi Perillo, autoridades e imprensa. A presidente está acompanhada da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e do ministro de Transportes, Paulo Sérgio Passos. Logo em seguida, Dilma Rousseff sobrevoa de helicóptero as obras da Ferrovia Norte-sul até a cidade de Goianira, passando pelo entroncamento de Ouro Verde.O Túnel 2 fica na entrada de Anápolis.

UEG de Ceres faz seleção de docente

A UEG de Ceres está com as inscrições abertas para o processo simplificado de contratação de um professor em regime de contrato temporário. A unidade precisa de um docente para lecionar na graduação de Sistemas de Informação nas disciplinas de Sistemas de Informação, a Profissão e a Sociedade; e Eletricidade e Lógica Digital. Os interessados podem fazer a inscrição até a próxima segunda-feira, dia 19, na sala da Comissão Especial para Processo Seletivo Simplificado, que fica na Rua Lucas Marcelino do Santos, Qd.34, Lt.03, Setor Curumim. A seleção prevê avaliação curricular e prova didática no dia 23 de março. O resultado final será publicado em 29 de março.

Mais informações pelo telefone (62) 3925-8020 ou pelo edital 

Operação Saturação vai ao Eixo Anhanguera


A Polícia Militar realiza amanhã das 8  às 17 horas, a Operação Saturação, em oito terminais do Eixo Anhanguera: Novo Mundo, Praça da Bíblia, duas plataformas no Centro: Praça do Bandeirante e Jóquei Clube, Lago das Rosas, Praça A, Dergo e Padre Pelágio. O comandante da operação, tenente-coronel Wesley Siqueira Borges, adianta que mais 50 militares fardados e um número não revelado do serviço de inteligência estarão nos terminais.
O objetivo da Operação Saturação é capturar foragidos da Justiça, traficantes de drogas e batedores de carteira. Pedintes e usuários de drogas também serão abordados e receberão orientação sobre programas sociais e de tratamento. Ainda segundo Borges, a operação pretende proporcionar "sensação de segurança aos usuários do Eixo" e, dependendo dos resultados, pode ser estendida a outros terminais da Grande Goiânia. 

Seduc simplifica processo de avaliação dos alunos


As escolas da rede estadual devem simplificar o registro das avaliações formativas para que os pais possam entender melhor como está o aprendizado dos seus filhos. Instrumentos de avaliação com valorações diferentes geram confusão para quem não está familiarizado com o sistema, dificultando a comunicação entre escola e pais. Essas orientações foram passadas pela Secretaria da Educação aos tutores pedagógicos, durante reunião na semana passada.
O novo sistema é simples. As escolas são orientadas a avaliar as provas, trabalhos, participação em seminários, pesquisas, relatórios e outros instrumentos com notas de 0 a 10 e fazer a média aritmética. Com isso, não haverá hegemonia de um instrumento sobre o outro, ou pesos diferentes para cada atividade. Os pais vão compreender melhor o processo de avaliação com essa nova forma de registro da aprendizagem ao longo dos bimestres.
A Secretaria da Educação entende que para os pais é mais fácil entender uma nota 8 numa prova que vale 10, do que uma nota 1,6, por exemplo, num instrumento que vale 2. E depois, ao final, com instrumentos de pesos diferentes, há que se fazer a média ponderada. O Núcleo de Orientação Pedagógica ressalta ainda que as avaliações dos estudantes, sempre numa perspectiva formativa, também têm caráter de diagnóstico para que sejam feitas intervenções específicas a fim de que todos os alunos aprendam com qualidade.
Essas avaliações formativas não são feitas de forma isolada a cada bimestre.  Ao contrário, elas permitem aos professores e à escola observar o aluno continuamente. Se na aplicação do primeiro instrumento o estudante não tiver um bom resultado, o professor, com o apoio do coordenador pedagógico, deve propor ações e novas estratégias a fim de auxiliar este e os demais alunos.

Segplan convoca aprovados da Saúde

A Secretaria da Gestão e Planejamento (Segplan) vai convocar nesta sexta-feira, dia 16, os 297 aprovados no concurso da Secretaria da Saúde realizado em 2010. A lista contendo os nomes dos convocados será publicada no site da Segplan.
Segundo o secretário Giuseppe Vecci, há dias o Governo do Estado já havia acertado com o Ministério Público a convocação dos aprovados na Saúde. O chamamento acontece agora devido à necessidade da elaboração, por parte da Secretaria da Saúde, da relação dos 297 trabalhadores temporários que serão substituídos pelos concursados.
“Este é o propósito do Governo para todos os órgãos, de forma a não onerar ainda mais a folha de pagamento e não descumprirmos a Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirma Vecci. Após a divulgação da lista dos aprovados na Saúde, serão feitos os procedimentos técnicos para a convocação e o envio dos nomes para a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) pela Casa Civil.
Outros concursos 
O governador Marconi Perillo assinou ontem decreto de nomeação de 292 bombeiros aprovados no último concurso. Nos próximos dias serão divulgadas a relação dos nomeados e as informações do dia e local para a apresentação de documentos.
No final de fevereiro foi divulgada a lista dos 96 professores aprovados no concurso da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O processo está na Casa Civil para assinatura do governador. Na última sexta-feira, dia 9, foi divulgada a relação dos 103 aprovados em concurso da Secretaria da Educação. Nesse caso, estão sendo feitos os procedimentos técnicos para o envio dos nomes dos professores para a Casa Civil.

quarta-feira, março 14, 2012

OVG entrega mil cadeiras de rodas a instituições sociais

Mil cadeiras de rodas produzidas por reeducandos do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia vão ser entregues pela presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, a instituições sociais e hospitais cadastrados na Organização. A solenidade  está marcada para as 15 horas de amanhã, na sede da OVG, à Rua T-44 número 249, no Setor Bueno. A produção envolveu 36 reeducandos e é fruto de convênio firmado pela OVG com a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal em maio do ano passado.

Destaques do Programa O Mundo Em Sua Casa 15 de Março de 2012

Confira os destaques da edição desta Quinta-Feira, 15 de março, do Programa O Mundo Em Sua Casa:
  • Governador acompanha visita da Presidenta Dilma Rousseff em Anápolis e Goianira. Nossa equipe vai fazer a cobertura completa das duas solenidades.
  • PROCON divulga o ranking das empresas que mais desrespeitam o consumidor – saiba quais são em nossos programas.
  • Você é a favor da inclusão de alunos especiais na rede de ensino? A Lei de Diretrizes e Base da Educação garante esse direito, mas na prática a inclusão ainda não existe em sua plenitude.
  • Secretaria da Fazenda notifica mais de 46 mil contribuintes que não entregaram a nota fiscal eletrônica.
  • AGM está incentivando os municípios a criar conselhos municipais anti-drogas.
  • Vamos acompanhar também mais uma sessão da Câmara Municipal de Goiânia em dia de votações importantes.
O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado às 7 da manhã na Rádio Brasil Central e RBC FM.

Estados não sedes da Copa se reúnem em Goiânia

Os 15 estados brasileiros que não vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 têm reunião marcada para a próxima terça-feira, dia 20, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, a partir das 9 horas. O evento é uma realização do Governo de Goiás por meio Goiás Turismo e conta com a parceria da Federação Goiana de Futebol e da Agel. Durante o encontro, os estados vão apresentar o que têm feito para melhorar a infraestrutura de suas cidades, além de debater as possibilidades de capacitar os centros de treinamentos para receber uma das 32 seleções estrangeiras. Cinco governadores já confirmaram presença. A organização espera também os ministros do Turismo e do Esporte, além de Ronaldo Fenômeno, que deve vir representando o Comitê da Copa.

Procon divulga lista das empresas com mais reclamações

O Procon divulga às 8h30 de amanhã os nomes das empresas que tiveram mais reclamações em 2011. O cadastro apresenta um panorama geral dos atendimentos realizados, bem como o número de reclamações atendidas e não atendidas, além do percentual de reclamações registradas. O documento também estará disponível no site www.procon.go.gov.br.  A divulgação será feita pela superintendente Darlene Araújo, na nova sede do Procon, na Rua 8 nº 242, Edifício Torres, no 1º andar, no Centro de Goiânia.

O Mundo Em Sua Casa - 14-03-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do centro - oeste brasileiro. @RBCAMFM

Time Goiás Paraolímpico vai apoiar atletas com deficiência


O presidente do Comitê Paraolímpico, Andrew Parsons, esteve ontem com o presidente da Agência Goiana de Esporte e Lazer( Agel), José Roberto de Athayde, para discutir ajustes para assinatura do convênio do projeto Time Goiás Paraolímpico. O objetivo é contemplar os melhores atletas com deficiência do Brasil, a fim de prepará-los para os Jogos Paraolímpicos de Londres, de 2012. O projeto tem validade até julho de 2013 e poderá ser renovado para o ciclo Paraolímpico seguinte, de  2014 a 2016.

O convênio prevê ajuda de custo de aproximadamente R$ 1 milhão, que poderá ser utilizado para o suporte aos atletas e treinadores, aquisição de materiais esportivos e gastos com viagens nas competições. A Agel está como parceira no projeto e vai avaliar, controlar e executar ações de apoio aos atletas de alto nível, vinculados ao Estado de Goiás. Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, Goiás é o terceiro Estado a aderir ao projeto.

Sefaz começa a notificar contribuintes

A Secretaria da Fazenda dá início hoje à notificação de contribuintes que deixaram de entregar documentos fiscais eletrônicos nos últimos cinco anos. Serão enviadas 46 mil correspondências postais. A omissão gera multa formal que varia de R$1.070,80 a R$2.977,48, para cada tipo de arquivo e mês omitido. A multa pode chegar a 1% sobre o valor das operações ou prestações realizadas no período correspondente. Os contribuintes que não estão enquadrados no Simples foram dispensados de entregar os arquivos do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços e a Declaração Periódica de Informação (DPI).

Leilão de veículos arrecada mais de R$ 200 mil


O leilão de veículos inservíveis do Governo, realizado na semana passada, em Goiânia, arrecadou R$ 206,6 mil com a venda de 64 lotes de veículos, com 47 carros e 34 motos, além de dois lotes de sucatas. Esse valor representa um ágio de 44% acima do total previsto pela Secretaria de Gestão e Planejamento. Um novo leilão de veículos já está sendo preparado para maio.

Do valor arrecadado com o leilão – R$ 206,6 mil - serão deduzidas as despesas da realização do evento. Outra parte vai para o Fundo de Capacitação do Servidor e de Modernização do Estado de Goiás. Já o montante relativo a veículos pertencentes a autarquias e fundações será entregue às mesmas e os valores arrecadados com a venda dos bens pertencentes a órgão da Segurança Pública serão destinados ao Fundo Estadual de Segurança Pública.

terça-feira, março 13, 2012

Sobre Todas As Coisas passa a ser reprisado aos sábados

A partir desta semana o Sobre Todas As Coisas poderá ser visto também às 19 horas dos sábados, na reprise do episódio da segunda-feira anterior. Desde a estréia, em 9 de agosto de 2010, a atração que aborda comportamento e vida cotidiana vai ao ar às 20 horas das segundas-feiras. Em atendimento a sugestões e pedidos de internautas que participam do programa pelo e-mail, sobretodasascoisastv@hotmail.com e pelo twitter, @sobretodas, a Diretoria da TBC decidiu reprisá-lo uma vez na semana.

Destaques do Programa O Mundo Em Sua Casa 14 de Março de 2012

Confira os destaques da edição desta Quarta-Feira, 14 de março, do Programa O Mundo Em Sua Casa:

  • COWPARADE – Exposição de vacas (imitações), artistas locais e estudantes da rede municipal vão pintar esculturas.
  • Vamos à Câmara Municipal acompanhar votações.
  • Siameses separados no Hospital Materno Infantil recebem alta nesta quarta-feira.
  • OVG oferece 500 vagas em cursos profissionalizantes.
  • Preço do pão francês vai subir – Saiba porque
  • Ao vivo no O Mundo Em Sua Casa – DETRAN fala sobre problema que suspende emissão de CNH em todo país. 

O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado às 7 da manhã na Rádio Brasil Central e RBC FM. 

Norte de Goiás desponta como novo polo produtor de mel

Vinte e três municípios da Região Norte de Goiás contam com excelentes floradas nativas e grande potencial para a produção de mel silvestre. Diante disso, as gerências de Pesquisas Agropecuárias e de Assistência Técnica e Extensão Rural estão estudando as possibilidades de fomento da criação de abelhas na região. A ideia da Emater é construir um projeto que possibilite captar recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Econômico e Fundos de Fomento em Pesquisas para dar resposta às demandas dos apicultores.

Inscrições ao ICJ vão até 30 de abril

Até o dia 30 de abril as escolas públicas podem se habilitar ao programa de Iniciação Científica Júnior, lançado pela Fapeg. Pela primeira vez, estudantes e professores da educação básica, das escolas públicas municipais, estaduais e federais podem participar de projetos de pesquisas científicas em Goiás. A participação é uma oportunidade de aproximação com o trabalho de pesquisadores das universidades e de outras instituições científicas. Além de despertar o interesse de alunos e professores, o programa propicia também, o acesso ao sistema nacional de pesquisa. Para saber sobre a inscrição e mais detalhes do ICJ, clique aqui.


Projeto de servidor é recomendado pela Aneel

O gestor de Finanças e Controle da Sefaz, Moacyr Augusto da Silva Salomão, teve seu projeto de compensação financeira dos recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica aprovado e recomendado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto estipula que o poder público passe a comercializar os recursos hídricos em mega watts/hora, ao invés de apenas considerar o fluxo financeiro, gerando ganho financeiro e ausência de riscos. O modelo goiano foi aprovado pela Aneel e passou a ser recomendado para outros Estados. Com esse projeto, o servidor conseguiu o primeiro lugar no concurso de projetos realizado pelo Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás.

Agrodefesa apreende 1,5 tonelada de produtos irregulares

Fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária apreenderam uma tonelada e meia de queijo e leite nos municípios de Pirenópolis e Cocalzinho de Goiás. Parte do produto estava armazenada em laticínio irregular, sem registro da Agrodefesa e o restante estava sendo transportado em temperatura inadequada em veículo sem sistema de refrigeração. Alguns produtos ainda estavam com rótulos sem registro. A operação resultou em uma das maiores apreensões de derivados lácteos na região.

O Mundo Em Sua Casa - 13-03-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do centro-oeste brasileiro.

OVG promove palestra sobre voluntariado


O Centro Goiano de Voluntários, unidade da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), promove hoje às 15 horas, palestra para formação de voluntários, no  auditório da Organização, no Setor Bueno. Pessoas que queiram atuar no voluntariado, bem como representantes de instituições interessadas em ter voluntários no apoio às suas atividades, vão receber informações sobre a legislação que rege a atividade e orientação sobre o serviço. Após a formação, o Centro encaminha os voluntários para instituições cadastradas. O principal objetivo é promover a cultura do voluntariado e incentivar a população a dedicar parte de seu tempo à promoção do bem-estar de pessoas que precisam de auxílio.

Assaltantes morrem em confronto com a polícia


Uma quadrilha de oito integrantes explodiu um caixa eletrônico da Agência do Banco do Brasil na cidade de Inaciolândia, a 306 quilômetros de Goiânia, por volta das 2h30 da madrugada de hoje. Houve tiroteio entre os bandidos e policiais militares e civis. Durante o confronto, três assaltantes morreram no local e  um policial civil levou um tiro de raspão na perna. Os  outros bandidos fugiram e as buscas prosseguem na região.

Cidadania e Trabalho promove vacinação


A Secretaria de Cidadania e Trabalho dá início amanhã à sua campanha de vacinação para que os servidores lotados no órgão possam atualizar seus cartões de vacinas. Até dia 22 vão ser oferecidas doses da Dupla Adulto (contra difteria e tétano), Dupla Viral (contra rubéola e sarampo), Febre Amarela e Hepatite “B”. A campanha começa amanhã às 9 horas pelos servidores do Centro de Internação para Adolescente, no Setor Marista, e do Centro de Internação Provisório, no Jardim Europa, todos em Goiânia.

segunda-feira, março 12, 2012

Secretária do MinC virá a Goiânia

Está agendado para abril encontro de representantes da Secult-Goiás e dos Pontos de Cultura de Goiás com a secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollenberg. Na reunião que acontecerá em Goiânia, serão colocados os pontos debatidos na última sexta-feira, dia 9, com representantes de 12 pontos de Cultura de Goiás, em Aparecida de Goiânia. Segundo o gerente de Projetos Especiais da Secult Goiás, João Luiz Prestes, na ocasião foram debatidos a prorrogação até 2014 do Convênio dos Pontos de Cultura; o pagamento pelo MinC da segunda parcela dos recursos para as unidades; a Teia dos Pontos de Cultura do 14º Fica; e o próprio encontro com a secretária Márcia Rollenberg. 

Primeiras bases do Comando de Divisas começam a funcionar em de abril

A Polícia Militar prepara 60 homens para integrar as bases do Comando Operacional de Divisas (COD), que serão instaladas em Caçu, Aporé, Chapadão do Céu, Santa Rita do Araguaia, Aragarças e Piranhas. Estes municípios fazem divisa com o Mato Grosso, que é rota tradicional para a entrada de armas e drogas vindas de outros países, como Bolívia e Paraguai. Os policiais que atuarão nas bases recebem treinamento específico para atuação em divisas e terão armamento, viaturas e equipamentos especiais para a missão. A previsão é de que as primeiras bases comecem a funcionar em abril e, até o final do ano, a Secretaria de Segurança espera totalizar  15 unidades do COD em todo o Estado.

Estados que não terão jogos da Copa se reúnem em Goiânia

Está marcado para 20 de março o primeiro encontro dos 15 Estados brasileiros que não vão sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. O evento, que é uma realização do Governo de Goiás, faz parte do cronograma de ações da Goiás Turismo para este ano e conta com a parceria da Federação Goiana de Futebol (FGF) e da Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel). Durante o encontro, os Estados vão apresentar o que têm feito para melhorar a infraestrutura de suas cidades, além de debater as possibilidades de capacitar os centros de treinamentos para receber uma das 32 seleções estrangeiras em treinamento. A abertura do evento será às 9 horas, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Mais de 88 mil empresas goianas estão no Supersimples

Desde que o prazo foi aberto pela Receita Federal, em janeiro último, o Simples Nacional ganhou a adesão de 3.963 micros e pequenas empresas em atividade em Goiás. Isto foi possível porque, neste ano, por determinação do governador Marconi Perillo, passou a vigorar no Estado o teto de faturamento anual das empresas de R$ 3,6 milhões - o mesmo nacional.  Agora são 88.073 as empresas goianas no Supersimples.

O Mundo Em Sua Casa - 12-03-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo do sistema de Rádios Brasil Central e de maior tradição no centro - oeste brasileiro. @RBCAMFM

Técnicos escolares devem se apresentar hoje


Os técnicos escolares aprovados no Processo Seletivo da Secretaria da Educação devem se apresentar hoje na respectiva subsecretaria para reunião com os coordenadores, dando início à atividade. Para conferir a lista dos aprovados, divulgada na última sexta-feira, basta clicar aqui. O Processo Seletivo foi realizado em três etapas. Foram oferecidas 145 vagas para todas as 38 subsecretarias regionais de Educação.

Agetop retoma duplicação da GO-040


A Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) retomou os trabalhos para a conclusão da duplicação e das vias marginais da GO-040, na saída de Goiânia para Aragoiânia, em uma extensão de 7,6 quilômetros. No local também serão executados os serviços complementares do viaduto que passa sobre a rodovia, no Setor Madre Germana. As obras estavam paralisadas em decorrência do período chuvoso. Máquinas e equipamentos começaram a ser mobilizados e a previsão é que até o final desta semana esteja em ritmo normal de trabalho.
Serão investidos R$ 10,3 milhões nesta obra, recursos provenientes do Tesouro Estadual. Estão previstos os serviços de recuperação das pistas duplas a partir da intersecção da GO-040 com o Anel Viário, em Aparecida de Goiânia; construção das vias marginais para tráfego local; duplicação de mais 1,4 mil  metros da rodovia e conclusão da passagem sob o viaduto no Setor Madre Germana.

Agsep realiza curso para agentes de segurança


A Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep) realiza às 8 horas de hoje a aula inaugural do primeiro Curso de Formação dos Grupos de Operações Regionais (Gore), presidida pelo titular do órgão, Edemundo Dias. A abertura será no auditório da Secretaria de Segurança Pública e Justiça (SSPJ). O Gore terá a participação de 75 agentes de segurança prisional que desenvolvem atividade de escolta nas regionais. Além disso, os alunos receberão treinamento para auxiliar nas ações de intervenção durante as crises dentro de unidades prisionais. O curso segue até o dia 23 deste mês.

Gordinhos e felizes é tema do Sobre Todas As Coisas


O desafio de ser feliz estando acima do peso considerado ideal pela sociedade e pela medicina é o assunto que está na pauta do Sobre Todas As Coisas que vai ao ar às 20 horas de hoje. O programa, apresentado pelas jornalistas Susete Amâncio e Sheila Alencastro Veiga, é veiculado ao vivo pela Televisão Brasil Central, canal 13 na rede aberta de televisão. Internautas participam pelo e-mail, sobretodasascoisastv@hotmail.com; twitter, @sobretodas e também com postagens no sobretodasascoisastv@blogspot.com