sexta-feira, agosto 03, 2012

Seagro alerta sobre uso abusivo de agrotóxicos


Goiás usa 20% mais agrotóxicos em relação aos outros estados brasileiros e ocupa o primeiro lugar em uso na agricultura, despertando a atenção para o tema. Das culturas, o pimentão é o principal produto, sendo que, em busca do lucro rápido, produtores chegam a usar mais do que o recomendado. A afirmação, em tom de preocupação, é do supervisor de Segurança Alimentar da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro), Nirlan Arruda de Abreu. "Se orientarmos quanto ao uso correto dos defensivos, vamos ter alimentação adequada e saudável", disse, logo depois de deixar reunião que debateu o assunto, hoje pela manhã.

Para Nirlan Arruda, a redução do nível de agrotóxico nos alimentos e o incentivo à produção orgânica são temas urgentes, que mereceram, inclusive, espaço nas discussões da Rio+20. "Por isso, começamos a orientar os agricultores familiares quanto à produção de orgânicos, já que o grande produtor de soja, por exemplo, não despertaria interesse", diz, ao acrescentar que é necessário, além do incentivo, assistência técnica mais efetiva no campo da produção de orgânicos. Participaram da reunião na Seagro representantes da Vigilância Sanitária, União de Produtores da Ceasa (Uniap), Associação das Donas de Casa e igrejas.


Lançado em Goiás o Vapt Vupt do Empresário


Em uma iniciativa inédita no país, foi lançado nesta manhã o Vapt Vupt Central do Empresário, um novo conceito de atendimento ao empreendedor goiano que busca formalizar seu negócio. Parceria firmada entre o Governo do Estado e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), Sebrae e Prefeitura de Goiânia, permitiu que se disponibilizasse, em um mesmo espaço, os serviços necessários para o registro de uma empresa. O novo Vapt Vupt está localizado na sede da Acieg, na capital (Rua 14, nº 50, Setor Oeste), e compõe a 27ª unidade da rede de pronto atendimento ao cidadão instalada no Estado.


Saúde divulga selecionados para bolsa de estudos

A Secretaria da Saúde divulga os nomes dos servidores  selecionados para as bolsas de estudo a cursos técnicos e superior. As bolsas serão concedidas por Instituições conveniadas à Secretaria. Ao todo, 19 servidores foram contemplados,  17 para nível técnico e dois para nível superior. A homologação final do resultado sairá na próxima segunda-feira, após a análise de interposição de recursos. Confira a lista aqui.

Gofashion será lançado hoje no Palácio das Esmeraldas

O lançamento do Gofashion, evento que busca reposicionar a moda produzida em Goiás no ranking nacional de competitividade, será lançado hoje às 17 horas, no Salão Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas. O Gofashion será realizado de 8 a 10 de agosto, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O lançamento hoje, que terá a presença da presidente da OVG, Valéria Perillo, contará também com uma palestra sobre processo criativo, ministrada pelo estilista e diretor de criação Jum Nakao, conhecido internacionalmente. O evento também irá arrecadar roupas para doação. Segundo o diretor executivo do Gofashion, Marcelo Safadi, outro importante objetivo do evento é a aproximação dos confeccionistas com profissionais da moda recém-chegados ao mercado, para profissionalizar cada vez mais a moda feita no Estado. 

Cresce 148% o número de transplantes em Goiás

O número de transplantes realizados em Goiás pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 148%, em relação ao primeiro quadrimestre de 2011. Em Goiás existem seis equipes de transplantes credenciadas, uma central de transplantes e três Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). Houve uma melhoria da infraestrutura, especialmente a capacitação de equipes para o contato com as famílias dos possíveis doadores, incentivo financeiro aos hospitais e na sensibilização da população. Na última segunda-feira, dia 30, foi anunciada parceria entre o Ministério da Saúde e o Facebook para incentivar a doação de órgãos no País.

O Mundo Em Sua Casa - 03-08-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.



Sistema de emissão de NF-e terá alterações

A Secretaria da Fazenda informa que em outubro estarão disponíveis para teste, com entrada em vigor prevista para novembro, alterações referentes ao sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).  São mudanças que interessam ao contribuinte no momento de preenchimento do documento fiscal.

Dentre as alterações destacam-se maior controle nas operações realizadas com combustível, validação de operações envolvendo a Zona Franca de Manaus e compatibilização de regras de validação da NF-e com a Escrituração Fiscal Digital. 

Saneago comunica falta de água em Aparecida de Goiânia

A Saneago comunica que, devido ao rompimento de uma adutora de grande porte, faltará água nos seguintes bairros de Aparecida de Goiânia: Setor Cidade Livre, Colina Azul, Bairro Independência, Marista Sul, Nova Cidade, Virgínia Park, Jardim Riviera, Rio Vermelho, Parque Hayala, Conde dos Arcos, Comendador Walmor, Bairro Independência Mansões, Jardim Florença, Setor dos Estados, Jardim Cristalino, Jardim Ipiranga, Parque Itatiaia e Setor Serra Dourada. Equipes da Saneago estão trabalhando no local e a previsão é que o abastecimento esteja normalizado hoje à tarde.

Número de homicídios cai 41% em Goiânia

Julho foi o mês com o menor número de homicídios em Goiás, desde maio do ano passado. Em Goiânia, a quantidade de crimes de morte foi a menor desde fevereiro. Os dados são da Gerência de Análise de Informações da Secretaria da Segurança Pública e Justiça. Durante o mês de férias, a queda no número de assassinatos em Goiás chegou a 24% no comparativo com junho. Em Goiânia, o recuo foi ainda maior, de aproximadamente 41%. 

Vapt Vupt Central do Empresário será inaugurado hoje

O Governo de Goiás vai inaugurar hoje o Vapt Vupt Central do Empresário, na Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), iniciativa pioneira no País. Entre os objetivos está a redução do tempo e dos custos na abertura de empresas, além de agilidade na resolução de entraves entre empresas e órgãos governamentais.

Com a estruturação da Central do Empresário estarão disponíveis, em um só local, os seguintes serviços: registro de empresas, licenciamento do Corpo de Bombeiros, uso do solo, emissão de nota fiscal, corte de conciliação e arbitragem, consultorias, educação empresarial, financiamentos,  alvará de licença e funcionamento provisório e cadastro Micro Empreendedor Individual (MEI).


Seduc divulga Mostra Nacional de Robótica

A Secretaria da Educação está divulgando a realização da Mostra Nacional de Robótica  a partir do dia  17 de outubro,  em Fortaleza (CE). Os estudantes do ensino fundamental, médio, técnico ou superior de qualquer instituição pública ou privada podem se inscrever e submeter seus trabalhos para avaliação até o dia 1º de setembro, pelo site http://www.mnr.org.br. Os alunos poderão ser contemplados com bolsas de iniciação científica do CNPq por um ano, além de auxílio financeiro para participação na mostra presencial, menções honrosas e certificados especiais. Os trabalhos também serão publicados no acervo do evento. Mais informações pelo e-mail organizacao@mnr.org.br e pelo por telefone (15) 3238-3404.

Aberta inscrição ao prêmio de Educação Fiscal

Escolas estaduais, municipais, universidades e demais instituições que desenvolvam projetos voltados para a Educação Fiscal têm até o próximo dia 15 para se inscreverem ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal. As três melhores iniciativas receberão prêmios de até R$ 15 mil. As inscrições devem ser feitas pelo site www.premioeducacaofiscal.com.br. O regulamento também pode ser visto no mesmo site. A informação é da Secretaria da Educação, adiantando que dados adicionais podem ser solicitados pelo telefone (61) 3328.1486.

quinta-feira, agosto 02, 2012

A história de músicos brasileiros que fizeram sucesso cantando em inglês


Escorados na febre "beatlemaníaca" dos anos 60/70, não foram poucos os cantores e bandas do Brasil que fizeram sucesso fazendo músicas em inglês. Alguns deles, como Maurício Alberto Kaiserman (ou simplesmente Morris Albert), chegaram de fato a experimentar um relativo estrelato até internacional. Mas a maioria conseguiu chegar às paradas de sucesso aqui mesmo, se apresentando em clubes, festas e integrando trilhas de novelas. 


Muitos deles arrebanharam uma boa base de fãs que, distantes do eixo Rio-SP, acreditavam tratar-se de artistas estrangeiros. Morris Albert foi o mais exitoso da turma, mas não o único. Com a balada "Feelings", lançada em 1974, Albert vendeu mais de 100 milhões de cópias do disco que a trazia. Ainda que se saiba que a cifra soma as vendas de três décadas, o número impressiona. Fábio Jr. é o maior sucesso nacional que emergiu dessa fase. Antes, ele se apresentava com o nome de Mark Davis e cantava canções como “Don´t Let me Cry”. 


Outros nomes marcantes desse período são os grupos Light Reflections (de "Tell me Once Again") e Pholhas (de "She Made me Cry") e ainda os cantores Malcolm Forest, Pete Dunaway, Steve MacLean e José Pereira da Silva Neto, o Chrystian, da dupla sertaneja com o irmão Ralf. Antes de virar sertanejo-romântico, Chrystian foi só romântico em inglês e emplacou um de seus hits da época na novela Cavalo de Aço (1973) com a faixa ''Don't Say Goodbye''. 


Essa história cheia de detalhes e curiosidades está recuperada no livro "Hits Brasil - Sucessos Estrangeiros Made in Brazil", do historiador paulista Fernando Carneiro de Campos. O livro foi lançada há pouco de forma independente. 
Mais informações em www.clubedeautores.com.br

Crer discute implantação de prontuário eletrônico


O Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo (Crer) realiza na próxima quarta-feira, dia 8, um ciclo de palestras gratuitas para discutir os aspectos éticos e legais do Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP, que é um arquivo digital contendo todo o histórico do paciente. O evento terá início às 8 horas, no auditório Valéria Perillo. O Crer é uma das primeiras unidades do Estado a certificar a utilização do prontuário eletrônico. Estarão presentes representantes do Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.

Tecnoleite Complem 2012 começa dia 22 em Morrinhos

Com a meta de promover o desenvolvimento e o crescimento da cadeia de lácteos em Goiás, a Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (Complem) realiza de 22 a 24 de agosto a Tecnoleite Complem 2012. A feira, que será realizada na Feira Coberta de Morrinhos, conta com apoio logístico da Seagro e da Emater e tem como objetivo ampliar a difusão de informações e de práticas que promovam a otimização do trabalho na cadeia produtiva leiteira em Goiás. O evento também vai expor produtos e tecnologias que promovem o aperfeiçoamento de métodos destinados ao aumento da produção e da produtividade.

Comitê da Copa classifica centros de treinamento em Goiás


Goiânia foi a única cidade do Centro-Oeste a entrar na primeira lista do Comitê Organizador Local (COL) de classificação de Centro de Treinamento de Seleções (CTS). Projetando a Copa do Mundo de 2014, Goiás conseguiu classificar três CTS, que são o Estádio Serra Dourada, o CTT do Atlético, no Urias Magalhães, e o Complexo da Serrinha, do Goiás Esporte Clube.


A lista, divulgada ontem pelo COL, ainda não é definitiva. Mas os três CTS goianos continuarão listados, o que, para o presidente da Goiás Turismo, Aparecido Sparapani, é motivo de "grande orgulho". “Para Goiás, é um motivo bastante especial porque faz com que a gente firme contatos maiores com as embaixadas, seleções e confederações envolvidas na Copa do Mundo”, explica.

Monomotor faz pouso de emergência na Leste-Oeste

Um avião monomotor fez um pouso de emergência no final agora de manhã, na Avenida Leste Oeste, no Bairro Goyá, em Goiânia.  Os bombeiros foram acionados às 10 horas para atender a ocorrência. Segundo informações preliminares, há duas pessoas a bordo da aeronave. 

Goiânia recebe mostra Dialetos

Divulgar novos talentos do Centro-Oeste e valorizar a produção de artes plásticas da região é a intenção da mostra Dialetos, que chega a Goiânia hoje. A exposição tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), da Secretaria de Cultura de Anápolis e da Fundação de Cultura de Mato Grosso Sul. Em Goiânia o público pode conferir as obras até o dia 6 de setembro, na Galeria de Arte Frei Confaloni, localizada na Rua 4, Edifício Pathernon Center, no Centro da Capital.

Juarez Barbosa fecha para balanço hoje

A  Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa fecha para balanço nesta quinta-feira e em função disso o atendimento aos usuários fica suspenso hoje. A direção pede a compreensão de todos e informa que as atividades serão retomadas amanhã. 

PM divulga balanço de ações em Aparecida de Goiânia

Em sete meses, a Polícia Militar realizou 84 mil abordagens, vistoriou 52 mil veículos, realizou 529 prisões em flagrante e recuperou 721 veículos roubados em Aparecida de Goiânia. Segundo balanço apresentado na manhã de hoje, foram recapturados 96 foragidos da Justiça e retiradas 85 armas ilegais de circulação. Durante as abordagens e operações deflagradas em diferentes bairros do município, policiais militares recuperaram ainda 721 veículos com registro de furto e roubo.

O Mundo Em Sua Casa - 02-08-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.



Entra em vigor reajuste de passagens intermunicipais

Começou a vigorar ontem o reajuste tarifário para o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros do Estado de Goiás. O reajuste, fixado em um percentual de até 4,98%, foi aprovado pelo Conselho Regulador da AGR, na Resolução n° 456/2012, publicada no Diário Oficial no dia 31 de julho. Com a resolução, o preço mínimo da passagem fica fixado em R$ 4,26. Mas apenas as empresas que não estiverem inadimplentes com a Agência, ou seja, que tiverem pago a Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização de serviços públicos (TRCF) e outros débitos, podem aplicar o reajuste. Até o momento, apenas duas empresas puderam aplicá-lo. O último reajuste para o transporte rodoviário intermunicipal ocorreu em julho de 2011.

Sefaz esclarece sobre mudanças para autopeças

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou o reajuste da Margem de Valor Agregado (MVA) para as redes concessionária e independente a partir de hoje. A Sefaz informa que não foi alterada a alíquota do ICMS e acredita que o impacto para o consumidor será mínimo, pois o reajuste incluído na Margem do Valor Agregado já era praticado há tempos pelo mercado. Em Goiás a substituição tributária na rede varejista de autopeças foi adotada em 1º de junho de 2011.

Governo amplia atendimento de demandas da população

A Ouvidoria Geral do Estado foi estruturada para receber pedidos de informação, elogios, críticas, sugestões e denúncias.  Em julho foi alcançado o número recorde de 703 manifestações da população. O secretário-chefe da CGE, José Carlos Siqueira, destaca que o governo tem se esforçado para oferecer respostas aos requerimentos de informações apresentados com base na Lei de Acesso à Informação (LAI). Para entrar em contato com a ouvidoria o cidadão pode utilizar o telefone 0800 621513, os sites dos diversos órgãos com link para a Ouvidoria, o e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br, e pode ainda comparecer ao Vapt Vupt, no térreo do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica cresce 14%

A emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) registrou um aumento de 14% no primeiro semestre deste ano em comparação com o período anterior, segundo levantamento da coordenação de Documentários Fiscais da Secretaria da Fazenda.  Isso representa um acréscimo em torno de  quatro milhões de documentos fiscais emitidos a mais pelos contribuintes goianos, de janeiro a julho deste ano. O total de notas fiscais eletrônicas, emitidas no período, foi de 33 milhões de documentos de segmentos econômicos como indústria, comércio e atacadistas, dentre outros. No Estado, 36.787 contribuintes já emitem a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Pianistas goianas se apresentam na Áustria

O secretário de Assuntos Internacionais, Elie Chidiac, está representando o Estado de Goiás no Festival Internacional da Música, em Salzburg, na Áustria. O secretário esteve reunido ainda com o professor e diretor de uma das maiores universidades de artes e músicas do mundo, a Escola Superior de Música Mozarteum, para tratar de intercâmbio cultural e artístico com o Centro de Artes Basileu França. Segundo o secretário  Elie Chidiac, pianistas goianas se apresentaram no Hellbrunn Palace, onde Mozart tocou, num concerto para mais de 200 pessoas.

PGE disponibiliza seis vagas para pós-graduação


O Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado  está ofertando seis vagas remanescentes para cursos de pós-graduação lato sensu. São três vagas  para Direito Tributário no IBET e outras três para Direito Civil e Processo Civil na Atame. Os interessados devem procurar o Cejur até a próxima segunda-feira, dia  7. O valor do curso será custeado pelo Centro de Estudos Jurídicos, ficando apenas a matrícula a cargo do solicitante. Os interessados em curso de pós-graduação em outra área ou em outra entidade deverão comunicar ao Cejur para análise da demanda. As vagas são destinadas aos Procuradores do Estado.

Plano Safra foca nos agricultores do Nordeste goiano


Este ano, o Plano Safra da Agricultura Familiar  terá  foco nas famílias de agricultores de baixa renda da Região Nordeste de Goiás. Serão atendidas 1.400 famílias de 11 municípios da região. Os critérios de acesso ao crédito são: ser agricultor familiar, ter até quatro módulos fiscais de terra e  renda bruta máxima de R$ 160 mil por ano. Para o secretário da Agricultura,  Antônio Flávio Camilo de Lima, a parceria para a difusão e execução do Plano Safra  viabiliza recursos para quem precisa e contribui com o desenvolvimento econômico e social do Estado.

PAI será lançado na próxima semana

O Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI) será lançado na quarta-feira da próxima semana, dia 8, às 10 horas, no Oliveira´s Place, em Goiânia.  O PAI contém os 40 programas prioritários do Governo de Goiás com a descrição de suas fontes de recursos. No plano, estarão especificadas as ações positivas que o Governo vai implementar para acelerar o desenvolvimento econômico e social do Estado, além dos processos para desburocratizar os procedimentos licitatórios, orçamentários e financeiros. 

Semarh divulga análise da qualidade da água

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos divulgou a análise da qualidade da água em diversos pontos do Estado, no mês de julho. As amostras foram colhidas em 20 pontos do Lago Cana Brava, em Minaçu, e também em pontos estratégicos de São José dos Bandeirantes, no Rio Araguaia; no Rio das Almas, em Pirenópolis; no Lago de Serra da Mesa; em Aruanã e no Rio Vermelho. Do total, 18 análises consideraram boa a qualidade da água. O destaque foi para a amostra colhida em Serra da Mesa, no município de Uruaçu, cuja água foi considerada de ótima qualidade, com 86,577 pontos.

quarta-feira, agosto 01, 2012

Reportagens do Programa O Mundo Em Sua Casa


Confira algumas reportagens que a equipe de radiojornalismo das Rádios Brasil Central AM e RBC FM estão preparando para o Programa O Mundo Em Sua Casa:

Governador Marconi Perillo assina ordem de serviço para finalização da pista de carga do aeroporto de Anápolis

Secretaria de Segurança reúne associações militares para contestar possível “Operação Tartaruga” na PM

Secretário Estadual de Saúde será anfitrião de Encontro Nacional de Secretários Municipais de Saúde, evento que será realizado em Goiânia

Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos realiza monitoramento da qualidade da água e do ar em diversos pontos do estado

Agência Goiana de Esporte e Lazer faz reforma no autódromo de Goiânia


Mais detalhes, você acompanha durante a programação e na edição do OMESC desta quinta-feira, 2 de agosto.

O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado, às 7 da manhã, na Rádio Brasil Central e RBC FM.

Corpo de Bombeiros ensina prevenção de acidentes com crianças

Uma campanha de prevenção de acidentes com crianças no ambiente doméstico será lançada às 8 horas da próxima segunda-feira (6) pelo Corpo de Bombeiros, no 8º Batalhão Bombeiro Militar, no Parque Amazônia. 


O evento, que vai até o dia 11, contará com minicursos e palestras gratuitas sobre  engasgamentos, quedas, choques elétricos, envenenamentos e intoxicações, queimaduras e afogamentos, entre outros. As palestras serão realizadas em áreas de concentração de pessoas, como shoppings, grandes terminais de ônibus, praças etc.


Nas últimas semanas uma série de acidentes envolvendo crianças teve grande repercussão em Goiás. O que mais chocou foi que, na maioria dos casos, medidas simples de segurança poderiam ter evitado os acidentes. 


Segundo o Ministério da Saúde, 67% das crianças de zero a dez anos se acidentam dentro da própria casa. Embora exista o conforto do lar, uma casa pode esconder vários perigos. Especialistas apontam que a cozinha é a grande vilã dentro do lar, por ser um local que reúne vários riscos. 
Mais informações: (62)  3201-2030

Goiás vai implantar um dos maiores programas de saneamento rural do País

A fim de proteger os mananciais hídricos de Goiás, o Governo do Estado vai promover a instalação de fossas sépticas biodigestoras em 100 mil propriedades rurais. Considerado um dos maiores programas de saneamento rural do País, suas instalações vão começar pelas propriedades rurais próximas ao reservatório do João Leite e também nas que se localizam ao longo de toda extensão do Rio Meia Ponte. O custo total para a instalação dos equipamentos em todas as 100 mil localidades é estimado em R$ 25 milhões.

Educação Fiscal retoma atividades nas escolas

O Grupo de Educação Fiscal Estadual retoma hoje suas atividades de visita na rede estadual de ensino.  O primeiro de uma série de encontros pedagógicos do semestre vai acontecer no Colégio da Polícia Militar Ayrton Senna,  no Jardim Curitiba,  a partir das 9 horas. Serão ministradas palestras com o objetivo de disseminar conteúdos do Programa Nacional de Educação Fiscal e preparar novos multiplicadores. A ideia é formar um grupo de Educação Fiscal no colégio, permitindo que professores e alunos discutam os temas de cidadania.

O Mundo Em Sua Casa - 01-08-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.



Autódromo é preparado para grandes eventos

O Autódromo Internacional de Goiânia  vai ter  toda a  pista recuperada ainda neste segundo semestre. De acordo com o gerente da Agel, Fernando Fagundes, são  realizados estudos da reforma com a troca da capa asfáltica, para que o audródromo receba grandes eventos nacionais e internacionais. Recentemente, foi criado um posto de atendimento ao público, pintura geral,  reformas dos portões e a troca do  sistema de iluminação. O autódromo ainda está aberto para a prática de  caminhada ou de bicicleta. 


Seminário de Direitos Humanos será amanhã

O 2º Seminário Estadual de Direitos Humanos começa nesta quinta-feira, dia 2, às 19 horas, no Auditório do Tribunal de Justiça, no Setor Oeste, em Goiânia. O evento é realizado pela Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública e Justiça. A programação começa com palestra do secretário João Furtado, com o tema  Rede Integrada de Ações sobre Drogas – Uma nova perspectiva.   A delegada-geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi, vai falar sobre Violência contra Crianças e Adolescentes, e o  secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson, sobre Direitos Humanos e a Cultura de Paz. 

HGG apresenta balanço positivo

Com apenas quatro meses à frente da administração do Hospital Geral de Goiânia (HGG), a OS Idtech apresentou aumento no número de procedimentos realizados. Dados estatísticos mostram que houve 21,09% de aumento no número das cirurgias realizadas e de 12,85% nos exames processados, no período. As cirurgias adiadas ou suspensas registraram redução de 12,85%.

Lumière divulga campanha de doação de órgãos


Começa nesta sexta-feira, dia 3 de agosto, a divulgação do vídeo da campanha de doação de órgãos -  Um herói de verdade nunca morre -  uma iniciativa da Secretaria  da Saúde, nas salas dos cinemas Lumière, em Goiânia. O cinema  é parceiro da SES e divulga gratuitamente a campanha. O vídeo já esteve em exibição nas telonas entre 29 de junho e 5 de julho, no filme Sombras da Noite, e de 6 a 12 de julho, no filme O Espetacular Homem Aranha. 

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o Brasil bateu recorde ao registrar 13,6 doadores por milhão de população,  já no primeiro quadrimestre do ano de 2012. A meta era prevista para 2013. No primeiro quadrimestre de 2012 foram realizados 7.993 transplantes, um crescimento de 37% comparado ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.842. A Região Norte registrou aumento de 109% e a Região Centro-Oeste teve 103%.

Projeto visa abastecer Araguaia com espécies nativas de peixes

O governo do Estado, por meio da Semarh, vai construir em Luiz Alves o primeiro Centro de Reprodução de Peixes da Bacia do Rio Araguaia. O chamado projeto "Isca Viva" vai abastecer o rio com espécies nativas, como surubins, caranhas, matrinchãs, piaus, jaraquis e pirarucus, com ênfase nas espécies utilizadas na pesca esportiva e peixes forrageiros “iscas vivas”, a serem repassados a baixo custo para as comunidades ribeirinhas e colônias de pescadores. O investimento total para a execução do "Isca Viva" é de R$ 2,6 milhões.

Saúde apresenta novo sistema de informações do SUS

A capital goiana sediou ontem reunião com profissionais de saúde dos municípios goianos para apresentar a utilização do novo sistema de informações eletrônicas do Sistema Único de Saúde, o E-SUS. A nova ferramenta tem a finalidade de conferir celeridade, precisão e confiabilidade aos dados referentes ao SUS.

O Ministério da Saúde se baseia nos dados registrados no sistema para implantar suas ações de políticas públicas de grande e médio porte como campanhas de vacinação, de distribuição de medicamentos e realização de exames. Sua operacionalização depende da alimentação de dados feitos pelos municípios, que devem transferir informações consolidadas em um período de tempo predeterminado.


Resultado positivo na Operação Temporada Araguaia 2012

Com mais de 2,3 mil abordagens feitas com objetivos de prevenção e fiscalização durante a última temporada de férias no Rio Araguaia, os fiscais visitaram 63 acampamentos, apreendendo quase uma tonelada de pescado (831,4 kg) e 20 kg de carne de jacaré. As irregularidades geraram multas no valor total de R$ 2 milhões. Todo o pescado apreendido foi doado a instituições como creches, asilos e hospitais das cidades em que se encontram os postos de fiscalização.

terça-feira, julho 31, 2012

Exposição reúne trabalhos de artistas do Centro-Oeste


Divulgar talentos emergentes do Centro-Oeste e valorizar a produção de artes plásticas da região é a intenção da mostra "Dialetos", que chega a Goiânia na próxima quinta-feira (2), na Galeria de Arte Frei Confaloni. A exposição tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), da Secretaria de Cultura de Anápolis e da Fundação de Cultura de Mato Grosso Sul. O público pode conferir as obras até o dia 6 de setembro. A Galeria Frei Confaloni localiza-se à Rua 4, Edifício Pathernon Center, no Centro de Goiânia. Mais informações: (62) 3201-4695

Central de Medicamentos Juarez Barbosa interrompe atendimento na quinta-feira (2)


A Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa não vai atender seus usuários na próxima quinta-feira (2), pois estará fechada para balanço. A direção da unidade pede pela compreensão de todos e informa que as atividades serão retomadas normalmente no dia seguinte, sexta-feira (3). 
Mais informações pelo telefone: (62) 3201 3784 

Reportagens do Programa O Mundo Em Sua Casa

Confira algumas reportagens que a equipe de radiojornalismo das Rádios Brasil Central AM e RBC FM estão preparando para o Programa O Mundo Em Sua Casa:

Secretarias estadual e municipal de Saúde de Goiânia abrem Semana da Amamentação

Polícia Rodoviária Federal apresenta balanço da Operação Férias: número de acidentes é maior do que o mesmo período do ano passado

Bombeiros alertam para risco de queimadas

Greve de servidores e professores altera calendário de matrículas na UFG

Metrobus reforma banheiros e áreas de terminais e plataformas do Eixo Anhanguera

Redes estadual e municipal de Educação retomam as aulas

Crianças que nascem acima da média de peso aumentam risco de câncer de mama nas mães

Mais detalhes, você acompanha durante a programação e na edição do OMESC desta quarta-feira, 1º de agosto.

O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado, às 7 da manhã, na Rádio Brasil Central e RBC FM.

O Mundo Em Sua Casa - 31-07-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.



Instituto Mauro Borges abre inscrições para bolsistas

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) abre inscrições para seleção pública de candidatos a bolsa pesquisa para o projeto Matriz Insumo-Produto Regional, subprograma de Apoio a Redes de Pesquisa (ProRedes). Serão concedidas duas bolsas,  uma para assistente de pesquisa I, sendo exigido curso superior em economia ou estatísticas, e outra para auxiliar de pesquisa para universitários no 7º período de curso superior na mesma área. O valor da bolsa é de R$ 1,5 mil para assistente de pesquisa e de R$ 700,00 para auxiliar de pesquisa, com duração prevista de 12 meses. As inscrições estarão abertas até o dia 13 de agosto, às 17h30. O interessado deve preencher formulário disponível no site da Segplan.

Avenidas e ruas no Jardim Goiás interditadas até amanhã

Avenidas e ruas no Jardim Goiás, em Goiânia, estão interditadas até amanhã, dia 1º de agosto, das 20 horas até às 5h30 da madrugada. A interrupção, para a construção da adutora Celg/Alfhaville, afeta a  Avenida Olinda, Travessia do Viaduto do Estádio Serra Dourada, a Avenida Fued José Sebba e a Rua 32. São quase 1,3 mil metros de tubulação para melhorar o abastecimento de água na região do Paço Municipal até o Condomínio Alfhaville.  Agentes da AMT orientam os motoristas durante a passagem pelos locais. 

IPVA de veículos com placa final 6 vence no dia 1º

Na próxima quarta-feira, 1º,  vence o prazo para o pagamento da terceira parcela ou cota única do IPVA de veículos com placa final 6. Na data também vence a segunda parcela do imposto de veículos com placa final 7. Os proprietários  que não receberam o boleto pelo Correio podem se dirigir aos postos do Vapt Vupt em Goiânia e no interior para retirar o documento.

Curso de prevenção às drogas tem 5 mil vagas para educadores

A Secretaria da Educação conseguiu junto ao Ministério Público de Goiás, cinco  mil vagas para servidores da rede estadual de ensino participarem do 5º Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O objetivo é capacitar e estimular os profissionais a criarem medidas de prevenção e combate ao uso de drogas dentro das escolas. Os interessados têm até hoje para se inscreverem pelos sites www.educadores.senad.gov.br e www.security.cespe.unb.br/cadastro. Em todo o Brasil,  a meta é formar 70 mil educadores, alcançando 14 mil escolas. Os participantes devem ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudos e atividades. Todos receberão kits didáticos e um diploma de curso de extensão universitária com carga horária de 180 horas. 


Semana Mundial de Amamentação começa amanhã

A Semana Mundial de Amamentação será realizada de 1º a 7 de agosto. Em Goiânia, a campanha acontece na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e no Hospital Materno Infantil, unidades da Secretaria da Saúde.  A intenção é esclarecer as mães sobre os benefícios que o leite materno oferece para os bebês. Durante o evento, serão repassados materiais informativos e orientações. A recomendação técnica do Ministério da Saúde é que a amamentação seja a alimentação exclusiva do bebê até o sexto mês de vida e deve continuar, juntamente com alimentos saudáveis, até os dois anos de idade. 


Balada Responsável poderá ser permanente no interior

Eduardo Ferreira/Goiás Agora
O Detran divulgou na tarde de ontem a Operação Férias, ação que consiste na atuação da Balada Responsável nos principais destinos turísticos do Estado, além da Região Metropolitana de Goiânia. A Operação foi realizada neste mês de julho em 15 cidades, sendo 10 no interior e cinco na Região Metropolitana. Foram abordadas 19.617 pessoas; 675 carteiras de motorista apreendidas e realizados 8.078 testes de bafômetros. A coletiva aconteceu na sede do Detran (foto).


segunda-feira, julho 30, 2012

Aulas da rede estadual reiniciam nesta quarta-feira (1º)


A partir desta quarta-feira, dia 1º de agosto, tem início o segundo semestre do ano letivo de 2012 nas 1095 escolas da rede estadual de educação. De acordo com o subsecretário Metropolitano de Educação, professor Marcelo Ferreira de Oliveira, todas as unidades iniciam a segunda etapa do ano letivo com a “Semana da Acolhida”. 


“Como o próprio nome revela, durante esta semana toda a programação da escola estará voltada para receber os alunos de volta às atividades”, informou. De acordo com o subsecretário, em Goiânia 130 escolas retomam as atividades na quarta-feira. Todas elas estão executando o programa “Nossa Escola”, que prevê reparos e reformas emergenciais nas unidades, com valores que variam de R$ 100 mil a R$ 150 mil, cujo uso é definido pelo Conselho Escolar.

Uso de defensivos é intensificado no Brasil

Os produtores rurais brasileiros estão usando mais defensivos em suas lavouras. Apesar do expressivo crescimento da área cultivada com sementes transgênicas, tecnologia que promete reduzir o uso de químicos na produção agrícola, as vendas desses produtos aumentaram mais de 72% entre 2006 e 2012 - de 480,1 mil toneladas para 826,7 mil toneladas -, segundo dados do Sindag, sindicato que representa fabricantes de defensivos no país.


No mesmo período, a área cultivada com grãos, fibras, café e cana-de-açúcar cresceu menos de 19%, de 68,8 milhões para 81,7 milhões de hectares, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Isso significa que o consumo médio de agrotóxicos, que era pouco superior a 7 quilos por hectare, em 2005, passou a 10,1 quilos em 2011 - um aumento de 43,2%. 


Entre as principais classes de produtos, as vendas de fungicidas foram as que mais cresceram. Entre 2006 e 2011, o uso anual do produto destinado a combater doenças como a ferrugem da soja mais que triplicou, de 56 mil para 174 mil toneladas. As vendas de inseticidas avançaram quase 84%, de 93,1 mil para 170,9 mil toneladas. Já as entregas de herbicidas, químico usado no combate a ervas daninhas, alcançaram 403,6 mil toneladas - um aumento de 44% em relação às 279,2 mil toneladas registradas em 2006.

.

Fonte: www.valor.com.br 

Jataí vai sediar "Oficina de Vigilância Epidemiológica"


A Secretaria da Saúde promove nos dias 1º e 2 de agosto mais uma "Oficina de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde". Desta vez, o curso será realizado no município de Jataí. O objetivo é capacitar e sensibilizar os agentes comunitários para ações de vigilância epidemiológica nos agravos de tuberculose, hanseníase, hepatites virais, doenças transmitidas por alimentos, doenças exantemáticas, leishmaniose, leptospirose, profilaxia da raiva, hantavirose, influenza A, coqueluche e dengue. A expectativa é capacitar 130 profissionais em Jataí. A primeira oficina foi realizada em Morrinhos, nos dias 18 e 19 deste mês, com a participação de 76 agentes comunitários de saúde.


CEP Basileu França inscreve até hoje

O Centro Profissionalizante em Artes Basileu França recebe inscrições até hoje para diversos cursos oferecidos. Os interessados devem se dirigir à secretaria do instituto em horário comercial. São oferecidas vagas para cursos de Arte Dramática, Artes Visuais, Artes Circenses, Dança, Música e Arte Educação. Para se matricular em cursos de Música é preciso saber ler partitura. Antes de realizar a inscrição, é necessário conferir no mural da escola os segmentos artísticos disponíveis, o conteúdo programático das provas, o dia e o horário das aulas. O valor da taxa de inscrição é R$ 5,00. O CEP Basileu França fica na Avenida Universitária, número 1.750, Setor Universitário, em Goiânia. 


O Mundo Em Sua Casa - 30-07-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.



Saúde promove evento sobre Hepatite Viral

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre os riscos da Hepatite Viral, a Secretaria da Saúde promove a partir das 8h30 de hoje um evento no Senac do Setor Aeroporto, na capital Goiânia. Estão previstas palestras, distribuição de materiais educativos e de doses da vacina contra a doença.

Nos últimos seis anos, foram registrados 8.780 casos da doença. A vacina é aplicada em três doses, que estão disponíveis no Sistema Único de Saúde para todas as pessoas menores de 30 anos. Também é recomendada a imunização, independente da faixa etária, para manicure, podólogo, usuários de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas, hemofílicos, portadores de HIV, entre outras.

 

Inscrições aos cursos de Inglês do Bolsa Futuro foram prorrogadas

Os interessados em fazer o curso de Inglês que será ministrado através do programa Bolsa Futuro terão um prazo maior para se inscrever. As inscrições foram prorrogadas até o dia 9 de agosto. No dia 17 serão divulgados os nomes dos alunos aprovados e as aulas começam no dia 27. O calendário de inscrições do curso de Espanhol não teve alteração. São 2.400 vagas no curso de Inglês que atenderá inicialmente 5 municípios: Goiânia, Anápolis, Catalão, Caldas Novas e Pirenópolis. O curso terá 160 horas-aula, sendo 100 horas em formato presencial as outras 60 a distância. Poderão participar da seleção os goianos de qualquer nível econômico que tenham concluído o Ensino Médio. A prioridade é para os trabalhadores das cadeias produtivas ligadas ao turismo, tendo em vista a previsão de crescimento no número de turistas estrangeiros no Estado em função da Copa de 2014 no Brasil.


Campeonato de Motovelocidade acontece no próximo dia 12

O Autódromo Internacional de Goiânia sedia, no dia 12 de agosto, a 5ª Etapa do Campeonato de Motovelocidade, a partir das 10 horas. É esperada a participação de 100 pilotos de Goiás e Brasília e os ingressos serão vendidos a R$ 10 na entrada da praça esportiva. Já no próximo final de semana, dias 4 e 5 de agosto, vão acontecer treinos livres para carros (no sábado) e para motocicletas (no domingo), sempre das 8 às 18 horas. O Autódromo é uma unidade da Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel).


Goiânia terá 95% de seu esgoto tratado até final de 2013

De acordo com o governador Marconi Perillo, até o final do ano que vem Goiânia terá aproximadamente 95% de seu esgoto coletado e tratado.  A previsão é de que sejam investidos dois R$ 2 bilhões em tratamento de esgoto sanitário até o final de 2014, em obras que já estão em andamento, em todas as regiões do Estado. 

A UEG de Porangatu recebe artigos e resenhas até amanhã

A UEG de Porangatu recebe até amanhã, dia 31,  artigos e resenhas, de caráter inédito, para compor o primeiro número da Revista de Geografia – Élisée, que a universidade lança já no próximo mês. Podem participar acadêmicos, professores e pesquisadores com produção nas diversas áreas da Geografia e áreas afins como História, Economia, Ciências Sociais, entre outras. A Élisée será editada pelo colegiado do curso de Geografia. As normas de publicação estão no site (http://www.prp.ueg.br/revista/index.php/elisse) e os textos devem ser encaminhados para o e-mail revistaelisee@yahoo.com.br


Jovens Embaixadores inscreve até dia 5 de agosto

Iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o Programa Jovens Embaixadores 2013 está com as inscrições abertas até o dia 5 de agosto. Estudantes do ensino médio das escolas da rede pública podem pleitear uma vaga na seleção, que levará estudantes brasileiros para passar três semanas nos Estados Unidos. Os selecionados embarcam em janeiro de 2013 para Washington, onde conhecerão o funcionamento de instituições públicas e privadas. A visita, que inclui em seu roteiro escolas e organizações não governamentais, tem como objetivo contemplar alunos que são destaques na rede pública, ao promover o contato com a cultura norte-americana. Os pré-requisitos são  fluência na língua inglesa, ter de 15 a 18 anos e um histórico escolar exemplar. Clique aqui para preencher a ficha de inscrição.

SIC promove cursos e palestras para crédito produtivo

A Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, através da Superintendência de Microempresas, vai realizar quatro cursos e palestras destinados à habilitação dos tomadores do programa Crédito Produtivo da SIC. As atividades serão ministradas do dia 30 de julho até o dia 1º de agosto, das 18h30 às 22h30, nas cidades de Quirinópolis, Catalão, Valparaíso e em Goiânia. O curso será Plano de Negócios Para Empreendedores/Crédito Produtivo da SIC e a palestra Benefícios Disponíveis Parra Microempresas, Empreendedores Individuais e Empresários em Geral

PAI será lançado dia 7

O Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI) será lançado no próximo dia  7. A data foi definida hoje durante reunião entre o governador Marconi Perillo e o secretariado, na cidade de Goiás. O plano é um conjunto de ações positivas que serão implantadas para acelerar o desenvolvimento econômico e social de Goiás. São 40 programas, que terão prioridade, nas áreas de infraestrutura, economia, gestão, comunicação e na área institucional.