quinta-feira, julho 26, 2012

Vapt Vupt atende em horário especial nesta sexta-feira (27)


As unidades do Vapt Vupt  vão funcionar em horário especial nesta sexta-feira (27) por conta do feriado consagrado à fundação da Cidade de Goiás. As unidades de todo o Estado funcionarão por cinco horas, mesmo horário do sábado (28), dependendo do local. Em Goiânia, as unidades dos shoppings Araguaia, Banana,  de Campinas, Central do Servidor e Praça da Bíblia atenderão das 7 às 12 horas. Já as unidades dos shoppings Buena Vista e Cidade Jardim, das 8 às 13 horas. Em Aparecida de Goiânia, o Vapt Vupt do Garavelo atenderá das 7 às 12 horas e o do shopping Buriti, das 9 às 14 horas.


Inscrição ao Festival Sesi Canta Cerrado vai até 3 de agosto

Festival de música promovido pelo Sesi Goiás, o Sesi Canta Cerrado recebe inscrições até o próximo dia 3 de agosto. O festival é voltado para composições inéditas e será realizado de 24 a 26 de agosto de 2012, contemplando todos os gêneros e estilos da música popular brasileira. O objeto do certame é promover e valorizar a produção musical no estado, revelar novos talentos e promover o intercâmbio e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes e poetas. O festival vai distribuir R$ 6 mil para os três primeiros colocados e produzir um CD com os oito finalistas. Mais informações e inscrições pelo site http://www.sesigo.org.br/cantacerrado/site/inicio.


Produção agrícola impulsiona geração de empregos em Goiás

Condições climáticas favoráveis, bons preços no mercado e crescimento da área plantada impulsionam o crescimento da produção agrícola em Goiás e geram emprego no setor do agronegócio no Estado.  Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, publicados nesta semana, o agronegócio foi o segundo setor que mais gerou empregos em Goiás durante o primeiro semestre de 2012. Os dados mostram um aumento de 1,74% no saldo de empregos gerados, com a abertura de 1.606 novos postos. O diferencial do setor, segundo o analista de Mercado da  Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Pedro Arantes, é uma mão de obra que agora tende a se tornar cada vez mais qualificada e permanente.

Vapt Vupt Móvel atende na cidade de Goiás

Os moradores da cidade de Goiás e região são atendidos hoje e amanhã pelos serviços do Vapt Vupt Cidadania, parceria do Vapt Vupt Móvel, da Segplan, e do Balcão de Direitos, da Secretaria de Cidadania e Trabalho. Os atendimentos, das 8 às 17 horas, são realizados no Colégio Estadual Professor Augusto Perillo, Bairro João Francisco. Entre os serviços estão a emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho; inscrição de CPF; emissão de Passaporte do Idoso, Renda Cidadã e guias e certidões em geral; corte de cabelo; orientações em processos judiciais; palestras do Banco do Povo e Escola sem Drogas (SSPJ), além de atividades de entretenimento. 

Começa hoje exposição da PM

Começa hoje, às 20 horas, a Exposição 154 anos Polícia Militar, com os  artefatos que representam cada uma das unidades da instituição. A mostra estará aberta das 10 às 22 horas até o dia 29 de julho, no Flamboyant Shopping Center e  integra a programação de aniversário da Polícia. Amanhã haverá concurso hípico da PM. 

O Mundo Em Sua Casa - 26-07-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.


Goiás volta a ser capital do Estado

A cidade de Goiás passa a ser capital simbólica do Estado hoje e amanhã. O governador Marconi Perillo inicia o dia às 8 horas em visita ao Mercado Municipal. Às 10 horas está marcada a instalação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, seguida da entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, na Praça do Coreto. Às 14 horas, o governador visita o Poder Judiciário e o Ministério Público. Às 15h15, vai ele ao Lago das Acácias e depois ao Balneário Cachoeira Grande. Às 16 horas, ele assina atos e entrega benefícios a entidades filantrópicas, no Palácio Conde dos Arcos. A transferência da Grande Loja Maçônica será às 18 horas. Às 20h30 haverá um show com o cantor Almir Sater, na Praça de Eventos. Amanhã, Marconi terá despachos internos e regressa a Goiânia ao meio dia.

Prorrogada inscrição para cursos do CEP Basileu França

O CEP em Artes Basileu França informa que o prazo para as inscrições para os diversos cursos oferecidos pela instituição vão até segunda-feira, dia 30.  O prazo iria expirar na sexta-feira, dia 27, mas foi prorrogado devido ao feriado, que foi transferido de quinta para sexta.  Os interessados podem se inscrever na secretaria da instituição amanhã  ou na segunda-feira, sempre em horário comercial. Há vagas para os cursos de Arte Dramática, Artes Visuais, Artes Circenses, Dança, Música e Arte Educação. Para se matricular em qualquer segmento do curso de Música, os interessados precisam saber ler partitura. 

Coral da Vila Vida da OVG abre vagas

O Coral Luz e Vida do Centro de Convivência de Idosos Vila Vida, da Organização das Voluntárias de Goiás, está com inscrições abertas para novos integrantes. São 30 vagas para pessoas com idade acima de 60 anos. O coral tem ensaios sempre às terças-feiras, das 14h30 às 16h30, e a participação é gratuita. Os interessados podem procurar o Serviço Social da Vila Vida pelo telefone 3201-9542 para mais informações.  


Comando de Missões Especiais fecha cerco ao crime

Lailson Damasio
Com o foco em missões extraordinárias, o Comando de Missões Especiais tem conquistado vitórias no combate a criminalidade em todo o Estado. Por meio das unidades especializadas a Polícia Miltar tem fechado o cerco nas fronteiras goianas. Desde o início do ano foram apreendidas mais de duas toneladas de maconha, 31 quilos de cocaína e 4,8 mil comprimidos de ecstasy.

quarta-feira, julho 25, 2012

Cidade de Goiás vai receber obras do governo estadual

A cidade de Goiás, Patrimônio Histórico da Humanidade, receberá obras nas áreas de turismo e infraestrutura. Entre os benefícios estão a construção do Terminal Turístico Balneário Cachoeira Grande, a ampliação e revitalização do Lago das Acácias, a implantação de infraestrutura no distrito de Buenolândia e na Colônia de Uvá, a pavimentação asfáltica e galerias pluviais no Setor Papyrus e a pavimentação asfáltica no Setor Tempo Novo. O anúncio das obras será feito amanhã, quando a antiga Vila Boa volta a ser sede da capital, simbolicamente.

Reportagens do Programa O Mundo Em Sua Casa


Confira algumas reportagens que a equipe de radiojornalismo das Rádios Brasil Central AM e RBC FM estão preparando para o Programa O Mundo Em Sua Casa:

Justiça Federal conclui audiências de testemunhas e réus da Operação Monte Carlo: Carlos Cachoeira mais uma vez preferiu o silêncio.

PM amplia ações de controle à criminalidade em Aparecida de Goiânia.

Anvisa libera duas marcas de próteses de silicone que estavam com vendas suspensas no Brasil.

DNIT e prefeitura de Aparecida de Goiânia firmam parceria para construção de viaduto na BR-153.

Governo de Goiás transfere capital para Cidade de Goiás durante dois dias.

Mais detalhes, você acompanha durante a programação e na edição do OMESC desta quinta-feira, 26 de julho.

O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado, às 7 da manhã, na Rádio Brasil Central e RBC FM.

Aos 50 anos de carreira, Milton Nascimento tem parte da discografia relançada


Comemorando 50 anos de carreira (e 70 de idade), o cantor e compositor Milton Nascimento ganha a partir deste mês a reedição em CD de 20 álbuns de sua discografia. A empreitada está sendo lançada pela Editora Abril e coincide também com as comemorações dos 40 anos do Clube da Esquina, movimento musical mineiro que Milton Nascimento ajudou a projetar (e do qual também se beneficiou musicalmente).


A coletânea, cujos discos terão edição semanal e vendidos em banca de jornal, cobre apenas parte da discografia de Milton, indo de seu álbum inaugural de 1967 (um LP homônimo que trazia algumas de suas canções mais conhecidas - "Travessia", "Canção do Sal" e "Morro Velho") até 1986 (com "A Barca dos Amantes"). Apesar de preencher uma lacuna na discografia do artista, a coletânea deixa de fora álbuns marcantes no mesmo período retratado, como, entre outros, o "estrangeiro" LP "Native Dancer" (gravado com o jazzista norte-americano Wayne Shorter) e "Missa dos Quilombos", um libelo afro-religioso.


Os CDs reproduzem capas originais e trazem textos com detalhes da vida e obra de Milton Nascimento, artista carioca de carreira construída em Minas Gerais (entre Três Pontas, terra natal dos pais adotivos, e Belo Horizonte). Para comemorar os marcos festivos de carreira, Nascimento vem realizando neste ano um show especial que tem passado por várias cidades no Brasil e exterior.


Secretaria de Educação planeja ações pedagógicas para segundo semestre


Reunião promovida pela Secretaria da Educação nesta quinta e sexta-feira vai definir o Plano de Ações do segundo semestre da rede estadual de ensino. O evento, que reunirá diretores dos Núcleos Pedagógicos das 40 subsecretarias regionais de Educação, será realizado na Cidade de Goiás, em homenagem à transferência simbólica da capital. 

O encontro também auxiliará na discussão de questões relacionadas ao processo de avaliação dentro das escolas estaduais, aos currículos e ao trabalho pedagógico. Entre os assuntos abordados destacam-se o Sistema de Avaliação Educacional do Estado, a realização das mostras pedagógicas regionais e a instituição do currículo bimestral nas escolas.

A secretaria informa que o Plano de Ações para o segundo semestre deste ano será construído coletivamente. Os tutores pedagógicos serão responsáveis pela definição dos objetivos, metas, ações, estratégias, responsabilidades, acompanhamento e avaliação de resultados do plano para a regional.

Feriado de quinta é transferido para sexta-feira

O Governador Marconi Perillo, no uso de suas atribuições constitucionais, prorrogou em um dia útil o feriado de 26 de julho de 2012, consagrado à fundação da Cidade de Goiás. Através do Decreto nº 7681, de 25 de julho, o feriado desta quinta-feira será transferido para a sexta-feira, dia 27.

No dia 26, o Poder Executivo funcionará simbolicamente na Cidade de Goiás, onde o Governador despachará regularmente com o seu secretariado e as demais autoridades que lhe são diretamente subordinadas, ficando, no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional, o feriado desta data, previsto no art. 346, incico II, alínea "a", da Lei nº 10.460, de 22 de fevereiro de 1988, transferido para o dia 27 do fluente mês.

 

IPVA de veículos com placa final 6 vence no dia 1º

No próximo dia 1º vence o prazo para o pagamento da terceira parcela ou cota única do IPVA de veículos com placa final 6. Na data também vence a segunda parcela do imposto de veículos com placa final 7. Os proprietários  que não receberam o boleto pelo Correio podem se dirigir aos postos do Vapt Vupt em Goiânia e cidades do interior para obter o documento.

Campanha contra dengue vai vistoriar 1,1 mil escolas


Começa nesta quarta, a campanha "Dengue não tira férias", que irá vistoriar os focos de dengue nas escolas públicas e particulares, faculdades, creches e Cmeis. A equipe de agentes de combate a endemias irá até o dia 31 deste mês a cerca de 1,1 mil estabelecimentos.

A campanha alerta para a importância da continuidade das ações de prevenção à dengue no período seco e no retorno as aulas ou ao trabalho. O foco da ação é eliminar criadouros do Aedes aegypti, fazendo a manutenção e a limpeza dos locais preferenciais do mosquito, como caixas e caneletas de passagem de água, canos, vasos sanitários sem uso, tanques, bandeja do ar condicionado, ralinhos e outros.

Fonte: Rádio Brasil Central AM 1270Khz

Antenas de telefonia móvel serão desligadas por descumprimento de legislação ambiental


Para implantação de estações de rádio base (antenas de emissão de sinal) é necessário licenciamento ambiental. Conforme a apuração de técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) existe em Goiânia mais de 130 locais com antenas irregulares por não possuírem licença ou licença com prazo de validade vencido. Como as empresas não se adequaram as exigências, a Amma irá desligar a partir da próxima semana as estações de rádio base irregulares.

De acordo com o coordenador do Núcleo Técnico de Apoio da Amma, Adriano Paixão, as empresas foram avisadas das pendências que deveriam ser regularizadas e dado prazo para regularizar a situação. As operadoras com pendência são a Tim, Oi, Vivo e Claro com aproximadamente 130 torres irregulares como informa Adriano. “Nosso intuito é que as operadoras atendam a legislação ambiental e preste um serviço adequado à população”, diz. 
 
 
Fonte: Rádio Brasil Central AM 1270Khz

Atendimento ao Cidadão inscreve até sexta-feira


Servidores interessados em fazer o curso de Atendimento ao Cidadão, oferecido pela Escola de Governo em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), podem se inscrever até sexta-feira, dia 27 pela internet, no endereço www.segplan.go.gov.br. A pré-inscrição deve ser confirmada na Escola de Governo de 6 a 20 de agosto. O curso será realizado de 4 a 24 de setembro na modalidade a distância, com carga horária de 20 horas, e vai abordar atitudes e comportamentos do servidor diante das solicitações do público.

O Mundo Em Sua Casa - 25-07-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.


Vapt Vupt Móvel chega amanhã à cidade de Goiás


Os moradores da cidade de Goiás e região serão atendidos amanhã e sexta-feira, dia 27, pelos serviços do Vapt Vupt Cidadania, parceria do Vapt Vupt Móvel, da Segplan, e do Balcão de Direitos, da Secretaria de Cidadania e Trabalho. Os atendimentos serão das 8 às 17 horas, no Colégio Estadual Professor Augusto Perillo, Bairro João Francisco. Entre os serviços oferecidos estão a emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho; inscrição de CPF; emissão de Passaporte do Idoso, Renda Cidadã e guias e certidões em geral; corte de cabelo; orientações em processos judiciais; palestras do Banco do Povo e Escola sem Drogas (SSPJ), além de atividades de entretenimento. 

Fiscais da Semarh apreendem mais de 800 quilos de peixe no Rio Araguaia

As equipes de fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estão em seis pontos estratégicos que dão acesso ao Rio Araguaia. Em quatro semanas, elas percorreram 700 quilômetros do rio, abordaram 2.357 veículos e embarcações e visitaram 63 acampamentos. No que se refere a apreensões, foram apreendidos 831 quilos de pescado e 20 quilos de jacaré. O trabalho de monitoramento e conscientização dos turistas na região começou em maio, foi intensificado na última semana de junho e deve durar até o início de agosto.

Agrodefesa autua sojicultores que infringem vazio sanitário

Nos primeiros 20 dias de inspeção do vazio sanitário, a Agrodefesa realizou 509 fiscalizações e lavrou sete autos de infração relativos a 1.310 hectares de lavouras onde  foram encontradas plantas voluntárias de soja. A gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Rossana Serrato, reconhece que o número de produtores que infringem as normas do vazio sanitário é pequeno, mas adverte que, ainda assim, é o suficiente para colocar em risco todo o esforço de controle da ferrugem, devido à grande facilidade de disseminação do fungo. O vazio sanitário começou em 1º de julho e vai até o dia  30 de setembro.

terça-feira, julho 24, 2012

Reportagens do Programa O Mundo Em Sua Casa



Confira algumas reportagens que a equipe de radiojornalismo das Rádios Brasil Central AM e RBC FM estão preparando para o Programa O Mundo Em Sua Casa:

Campanha contra dengue vai vistoriar mais de mil escolas, faculdades, creches e CMEIs de Goiânia

Servidores federais em greve realizam mais um protesto

Dia do Motorista é comemorado com palestras e ações educativas em Goiás

IFG está com inscrições abertas para cursos de educação de jovens e adultos

Caixa Econômica Federal começa a pagar abono do PIS/Pasep

Vacinação contra Hepatite B alcança um dos melhores índices dos últimos anos

Sefaz celebra parceria com ANP para fiscalizar qualidade dos combustíveis

AGSEP comemora um ano de funcionamento do projeto Módulo de Respeito

Mais detalhes, você acompanha durante a programação e na edição do OMESC desta quarta-feira, 25 de julho.

O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado, às 7 da manhã, na Rádio Brasil Central e RBC FM.



Semana Mundial de Amamentação mostrará benefícios do leite materno


Amamentar hoje é pensar no futuro. Esse é o tema da Semana Mundial de Amamentação, que será realizada de 1º a 7 de agosto na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e no Hospital Materno Infantil, em Goiânia. Além das unidades do Estado, simultaneamente acontecerão atividades nos municípios para marcar a data.  

A abertura da campanha será no dia 1° de agosto, às 9h, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, com distribuição de material informativo e orientações sobre os benefícios que o leite materno oferece para a criança. A recomendação técnica do Ministério da Saúde é de que a amamentação seja a alimentação exclusiva do bebê até o sexto mês de vida e continuada depois junto com alimentos saudáveis até os dois anos de idade. 

Durante a Semana Mundial de Amamentação, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realizará atividades educativas com várias palestras. Na sexta feira (3), durante todo o dia, profissionais estarão no estande da unidade de saúde, no shopping Araguaia, distribuindo material informativo e orientando futuras mães. O objetivo da superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (SPAIS) da Sescretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), é alertar de forma simples quanto à importância da amamentação e esclarecer que criança amamentada cresce com saúde.

Filmes do Fica serão exibidos em Bonito (MS)


Os filmes premiados na Mostra Competitiva da 14ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2012), juntamente com as obras que receberam prêmios na 10ª Mostra ABD, serão exibidos na programação do 13º Festival de Inverno de Bonito, em Mato Grosso do Sul.

A iniciativa marca o início do Fica Itinerante deste ano, projeto que todos os anos leva os filmes vencedores do festival para exibições públicas em todo o Brasil. Em Bonito, o Fica Itinerante estará no Cinema Auditório Kadiwéu nos dias 26, 27 e 28 de julho.O Festival de Inverno de Bonito será aberto nesta quarta-feira, 25. A programação completa do evento está no site www.festivaldebonito.com.br.

Os interessados em locar os filmes premiados no Fica 2012 para exibições públicas devem entrar em contato com a equipe do escritório do Fica, pelo telefone (62) 3223-1313


Transferência simbólica da capital de Goiás será na quinta-feira

A transferência simbólica da capital para a Cidade de Goiás acontece nesta quinta-feira (26). A agenda do governador Marconi Perillo começará às 8 horas, com uma visita ao Mercado Municipal. Às 10 horas será a instalação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, seguida da entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, na Praça do Coreto. Às 14 horas, Marconi visita o Poder Judiciário e depois o Ministério Público. Às 15h30, ele assina atos favorecendo municípios e entrega benefícios a entidades filantrópicas, no Palácio Conde dos Arcos, sede do governo à época em que Vila Boa era a capital de Goiás. Às 20h30 haverá um show com o cantor Almir Sater, na Praça de Eventos do Rio Vermelho. O regresso do governador a Goiânia está marcado para a manhã de sexta-feira (27).

Operação Frete faz mais de 40 autuações

O balanço parcial da Operação Frete, realizada desde o dia 1º de julho último, pela Gerência de Arrecadação e Fiscalização da Receita,  revela que já foram lavrados 44 autos de infração pela falta de recolhimento do frete ou pelo recolhimento de valor inferior no transporte de grãos. Somadas, as autuações chegam a R$ 112 mil. O ICMS sonegado e a multa chegam a  R$ 20 mil. Mais de 60% das apreensões foram realizadas no posto fiscal JK, em Itumbiara. A operação da Sefaz prossegue até o próximo dia 31.

Prorrogadas inscrições para curso de enfermagem

Foram prorrogadas as inscrições para o processo seletivo que irá preencher 150 vagas do curso técnico de nível médio em Enfermagem que será realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia através do Centro de Educação Profissional Sebastião de Siqueira. O prazo deveria ter terminado na última sexta-feira.  Com a prorrogação, os interessados poderão se inscrever até o dia 10 de agosto de 2012. As provas do processo seletivo, de Língua Portuguesa, Matemática e Biologia, serão realizadas dia 19 de agosto e a publicação do resultado dias 28 a 30 de agosto. O início das aulas está previsto para o dia 10 de setembro. 

Para a inscrição no curso de Enfermagem é necessário que os interessados tenham concluído o Ensino Médio ou estejam cursando o último ano deste nível de ensino ou equivalente. Também é exigido que o interessado tenha idade mínima de 16 anos até o ato da matrícula. As aulas vão acontecer no turno noturno e serão ministradas na Unidade Descentralizada de Educação Profissional, sediada no Colégio Estadual Lyceu, situada à Rua 21, nº 10, Centro, Goiânia. As inscrições, no valor de R$ 50,00, são realizadas pela internet, no site CEP Sebastião de Siqueira.


Mais informações para os interessados no curso: (62) 3201-39 37 ou 39 38.


O Mundo Em Sua Casa - 24-07-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.


PM comemora aniversário com extensa programação

A Polícia Militar completa 154 anos no próximo sábado, dia 28. As comemorações de aniversário seguem até o dia 7 de agosto. Hoje, às 20 horas, haverá apresentação da Banda Sinfônica da PM no Centro Cultural Oscar Niemeyer. 
 
A programação comemorativa foi aberta no último sábado, dia 21, com torneio de futebol society. Na quarta-feira, dia 25, será realizado culto em ação de graças aos 154 anos da Polícia Militar. A celebração será 19h30 na Assembleia de Deus, em Campinas. A partir das 20 horas da quinta-feira, dia 26, haverá exposição de artefatos que representam cada unidade da PM. A mostra estará aberta das 10 às 22 horas até o dia 29 de julho, no Flamboyant Shopping Center. De 27 a 29 de julho ocorrerá concurso Hípico da Polícia Militar. O evento será no Regimento de Polícia Montada Engenheiro Ary Ribeiro Valadão Filho. E também no domingo, dia 29, a Banda Sinfônica da PM se apresentará às 19 horas na Praça Dom Emanuel, em Anápolis.

No dia 3, às 19 horas, haverá solenidade militar na Academia de Polícia Militar, Setor Leste Universitário, em Goiânia. No dia 6 de agosto, às 20 horas, ocorrerá sessão solene em comemoração ao aniversário da PM na Assembleia Legislativa. Encerrando a programação, no dia 7, a Câmara Municipal da capital faz sessão solene às 20 horas.

Estádio Serra Dourada é aberto a visitantes


Eduardo Ferreira/Goiás Agora
O Estádio Serra Dourada (foto) entra no roteiro turístico de Goiânia, passando a receber  visitantes de diferentes Estados, do interior  e até mesmo moradores da capital. A visita que é gratuita, pode ser realizada de segunda à sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. É preciso antes, fazer o agendamento  pelo telefone (62) 3201-6085. A medida foi possível com a instauração da Comissão de Fiscalização do Patrimônio do Estádio. O Estádio foi inaugurado em 1975 e é uma das unidades da Agência Goiana de Esportes e Lazer.

Goiás leva nove atletas paraolímpicos a Londres

Nove atletas paraolímpicos de Goiás foram convocados para os Jogos Paraolímpicos de Londres, que vão acontecer de 29 de agosto a 9 de setembro. Na Delegação Brasileira Londres 2012, formada por mais de 300 pessoas, sendo 182 atletas, estarão os atletas goianos Ítalo Gomes (Proesporte) da natação; Jane Karla Rodrigues (Proesporte) e Iranildo Spíndola do tênis de mesa; Tito Sena (Proesporte) do atletismo; Josilene Alves Ferreira do hauterofilísmo e Ádria Silva, Gabriela Marchi, Graciana Alves e Jaine Batista da seleção brasileira de vôlei sentado. Na comitiva também estão os técnicos João Vieira Jr do halterofilismo e Joachin Gogel do tênis de mesa, além de José Fernandes da Silva, dirigente pela Confederação Brasileira de Basquete.

De acordo com o presidente da Agel, José Roberto de Athayde Filho, a convocação demonstra que o trabalho e o incentivo às práticas esportivas do Estado dão resultados. “Isso comprova a força e desenvolvimento do esporte paraolímpico no Estado, colocando mais uma vez, Goiás no cenário mundial dos esportes. Isso comprova o reconhecimento do trabalho e da dedicação deles ao esporte. Parabéns aos atletas”, ressaltou.

Jovens Embaixadores inscreve até início de agosto

Iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o Programa Jovens Embaixadores 2013 está com as inscrições abertas até o dia 5 de agosto. Estudantes do ensino médio das escolas da rede pública podem pleitear uma vaga na seleção, que levará estudantes brasileiros para passar três semanas nos Estados Unidos. Os pré-requisitos são  fluência na língua inglesa, ter de 15 a 18 anos e um histórico escolar exemplar. Para preencher a ficha de inscrição, basta clicar aqui.

Os selecionados embarcam em janeiro de 2013 para Washington, onde conhecerão o funcionamento de instituições públicas e privadas. A visita também contempla escolas e organizações não governamentais. Os estudantes serão divididos em grupos e viajarão pelo país divulgando a cultura brasileira, assistindo a aulas e  hospedados por famílias norte-americanas. O programa Jovens Embaixadores é desenvolvido desde 2002. O objetivo é contemplar alunos que são destaques na rede pública, ao promover o contato com a cultura norte-americana.


Alunos da UEG participam de Congresso de Engenharia Agrícola

Os acadêmicos do Curso de Engenharia Agrícola da UEG de Santa Helena participam de hoje até a próxima quinta-feira, dia 28, do 26º Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Agrícola, promovido pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. O encontro reúne  cerca de 600 participantes, entre estudantes e profissionais, para discutir o tema Inovações na Engenharia Agrícola,  em palestras e minicursos.
 

Programa Melhor em Casa é referência nacional

O programa Melhor em Casa, desenvolvido em  Planaltina de Goiás, em parceria com a Regional Entorno Norte, da Secretaria da Saúde, foi considerado pelo Ministério da Saúde como referência nacional. Em sua execução, são oferecidos tratamentos domiciliares a pacientes que apresentam sequelas deixadas por Acidente Vascular Encefálico e outros traumas que demandam assistência contínua. 

segunda-feira, julho 23, 2012

Reportagens do Programa O Mundo Em Sua Casa


Confira algumas reportagens que a equipe de radiojornalismo das Rádios Brasil Central AM e RBC FM estão preparando para o Programa O Mundo Em Sua Casa:

Depoimentos de Carlos Cachoeira e testemunhas da Operação Monte Carlo movimentam Justiça Federal em Goiás. O bicheiro chegou à capital goiana nesta segunda-feira (23)

Deputados e senadores da CPMI do Congresso acompanham os interrogatórios na Justiça Federal

Helicóptero do Corpo de Bombeiros agiliza resgate de vítimas de acidentes

Cresce número de vasectomias feitas pelo SUS

Semarh faz balanço parcial da Operação Férias: os turistas estão mais conscientes

Frio faz aumentar sintomas de artrose

Crise financeira pode levar Santas Casas a fechar as portas

Infectologistas alertam para os sintomas da Herpes-zóster: uma simples bolha acompanhada de dor pode ser sinal da doença


Mais detalhes você acompanha durante a programação e na edição do OMESC desta terça-feira, 24 de julho. 

O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado, às 7 da manhã, na Rádio Brasil Central e RBC FM.

Superagos quer abrigar estande da Agricultura Familiar


Se depender dos organizadores, a agricultura familiar de Goiás terá espaço reservado na 11ª Convenção e Feira de Produtos, Serviços e Tecnologia para Supermercados (Superagos 2012), que será realizada no Centro de Convenções de Goiânia de 19 a 21 de setembro. A afirmação é do superintendente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), João Bosco Pinto de Oliveira, que esteve nesta segunda-feira (23) na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro) para pedir ao secretário Antônio Flávio Camilo de Lima apoio à realização do evento. 

A edição deste ano da Superagos pretende integrar também as panificadoras, iniciativa que pode redundar na abertura de novos mercados para a agricultura familiar no Estado. A Superagos 2012 pretende reunir o comércio varejista, atacadista e franquias. Serão quase 200 expositores, numa feira aberta a empresários no período de 14 h às 22 horas. Mais informações no site www.agos.com.br/superagos

Sebrae capacita cidadãos goianos no exterior


Com a finalidade de orientar cidadãos goianos que trabalham no exterior, ou que já retornaram ao Estado, a aplicar corretamente os recursos obtidos lá fora, o Sebrae, em parceria com a Secretaria de Assuntos Internacionais, vai oferecer um curso de capacitação em investimentos para esse público.

Orientações sobre gestão de negócios, tendências de mercado e melhores oportunidades de investimentos serão repassadas por meio de plataformas virtuais de educação à distância. O objetivo é garantir o sucesso de negócios e investimentos que podem trazer emprego e renda para o Estado.


Caixa reduz juros e amplia prazo de financiamento para material de construção


A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira (23) a redução das taxas de juros e a ampliação do prazo do "Construcard", linha de financiamento de materiais de construção. As alterações no produto fazem parte do programa "Caixa Melhor Crédito", de redução de juros de financiamentos no banco.

Com a nova redução, a taxa mínima do "Construcard" passa de 1,96% para 1,40%, e a máxima, de 2,35% para 1,85%, dependendo do prazo escolhido pelo cliente. Antes limitado a 60 meses, o prazo de pagamento do produto foi estendido para até 96 meses, podendo o cliente optar por ter seis meses de carência para execução da obras.

Disponível para os clientes desde 1998, nos últimos cinco anos o "Construcard" já beneficiou mais de 1,2 milhão de  famílias, com volume de financiamentos de cerca de R$ 15 bilhões nesse período. Para 2012, a Caixa ainda dispõe de R$ 5 bilhões para esta linha de crédito.

Fonte:http://www1.caixa.gov.br/imprensa/imprensa_release.asp?codigo=6912109&tipo_noticia=


Mais de 87 mil já foram atendidos na Operação Turista Seguro

A Operação Férias Turista Seguro 2012 dos bombeiros atendeu 28.029 pessoas em seu terceiro fim de semana. A maioria dos atendimentos foi para orientações sobre ações preventivas de segurança, foco principal da operação. Nos seis postos montados na beira do Rio Araguaia, em Britânia e na Chapada dos Veadeiros, foram registradas 37 ocorrências de resgate, três de incêndio e 20 de busca e salvamento. Desde o início da Operação Férias, dia 29 de junho, os bombeiros já atenderam um público de 87.467 e nenhuma morte foi registrada.

BC lança semana que vem notas de R$ 10 e R$ 20 da segunda família do real

O Banco Central (BC) lança hoje as cédulas de R$ 10 e R$ 20 da segunda família do real. Em dezembro de 2010, o BC já havia lançado as cédulas de R$ 50 e R$ 100, da segunda família. Na época, a instituição informou que o lançamento era necessário para dar às cédulas recursos gráficos e elementos antifalsificação mais modernos. As notas de R$ 2 e R$ 5 serão lançadas em 2013, ainda sem data definida.

De acordo com o BC, a segunda geração de cédulas do real terá circulação simultânea com as cédulas antigas, que serão substituídas à medida do envelhecimento natural das notas.

 Fonte: Rádio Brasil Central AM 1270Khz

O Mundo Em Sua Casa - 23-07-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.


Atletas goianos participam do Sul Americano de Basquete

Atletas goianos embarcam hoje para o Rio Grande do Sul para representar o Estado no 16º Encontro Sul Americano de Basquete, em Novo Hamburgo (RS). A Agência Goiana de Esportes e Lazer  patrocina a ida dos atletas. O objetivo da competição é contemplar atletas das categorias de base. O encontro de basquete é uma realização da Sociedade de Ginástica de Novo Hamburgo, Federação Gaúcha de Basquete e da Federação Internacional de Basquetebol.

Detran lança novo portal virtual hoje

Será disponibilizado hoje o novo Portal Virtual do Detran-GO, que está hospedado no endereço www.detran.goias.gov.br. Por meio dele será possível realizar 15 serviços como consulta de dados do veículo, pontuação na carteira, data de vencimento do licenciamento, emissão de boletos de multas e impostos, entre outros. Sua concepção levou em consideração a acessibilidade, qualidade no atendimento e transparência nas informações. Além disso, é possível consultar um amplo conteúdo sobre legislação de trânsito.

Atendimentos odontológico e oftalmológico a alunos começam em agosto

A Secretaria de Educação de Goiás informa que a prestação de serviços odontológicos e oftalmológicos aos alunos da rede pública estadual começa em agosto. Os estudantes terão atendimentos oftalmológico e odontológico em três consultórios itinerantes. De acordo com a Secretaria, os estudantes atendidos que pelo consultório oftalmológico  e forem diagnosticados com algum problema visual, já sairão do local com os óculos. 

Atendimento ao Cidadão inscreve até dia 27


Servidores interessados em fazer o curso de Atendimento ao Cidadão, oferecido pela Escola de Governo em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública, podem se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 27 pela internet (www.segplan.go.gov.br). A pré-inscrição deve ser confirmada na Escola de Governo de 6 a 20 de agosto. O curso será realizado de 4 a 24 de setembro na modalidade a distância, com carga horária de 20 horas. O conteúdo do curso vai abordar atitudes e comportamentos do servidor diante das solicitações do público.

Última semana de inscrição ao Lavoura Comunitária

Até a próxima sexta-feira, dia 27, estão abertas as inscrições para o Programa Lavoura Comunitária safra 2012/2013. A Secretaria de Agricultura informa que este ano as inscrições não serão prorrogadas e devem ser feitas nos escritórios da Emater, nos municípios onde serão plantadas as lavouras. Somente as associações que estão em funcionamento regular há no mínimo cinco anos podem participar do programa. As associações e prefeituras que têm pendências relacionadas às safras anteriores devem comparecer à Seagro. Clique aqui e confira os documentos para a inscrição.