sexta-feira, maio 10, 2013

15ª edição do Bananada começa na segunda


Nesta segunda-feira (13), tem início a 15ª edição do Festival Bananada, que comemora os 15 anos de estrada com uma diversificada programação que inclui, além de uma extensa gama de shows, festival de gastronomia, exposição de arte, debates e palestras. A partir da sexta-feira, dia 17, o Bananada invade o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) com dois palcos que receberão 26 shows. Nos intervalos, discotecagem de qualidade para não deixar ninguém parado.

Tudo isso no já consagrado formato Quanto Vale o Show?, no qual o público paga o valor que acha justo para ver os shows, entre 5 e 100 reais.

Apresentado pela Petrobras, o 15º Festival Bananada dá sequência à tradição de valorizar os destaques da cena independente local e apresentar projetos de destaque nacional e internacional.


Final de semana com madrugadas frias e nebulosas


O sábado (11), será mais um dia que amanhecerá frio, com formação de nevoeiros e predomínio de sol no decorrer do dia em todo o Estado de Goiás. Em Goiânia a previsão é de formação de nevoeiros em alguns pontos próximos a lagos e rios. No decorrer do dia o sol predominará. A umidade relativa do ar estará em torno dos 30% à tarde. A temperatura mínima será de 16ºC e a máxima poderá atingir os 31ºC à tarde.

No domingo (12), quando se comemora o Dia das Mães, o dia amanhecerá com sol em todo o Estado de Goiás, mas à tarde a nebulosidade poderá aumentar em parte da Região Oeste e poderão ocorrer chuvas esparsas. Na capital o sol estará predominando no decorrer do dia, mas a madrugada ainda deverá ser fria e com ocorrência de nevoeiros. A umidade relativa do ar atingirá valores em torno dos 30%. A temperatura mínima será de 17ºC na madrugada e a máxima não deverá passar dos 31ºC à tarde.

A segunda-feira (13), será de sol e poucas nuvens em todo o Estado de Goiás. Em Goiânia a previsão é a mesma do Estado. O menor valor de umidade relativa do ar deverá ser de 30% na parte da tarde. A temperatura mínima deverá ficar em torno dos 17ºC na madrugada e a máxima, por volta dos 31ºC à tarde. A previsão é do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec.

Ouvidoria-Geral do Estado vai atender população de Águas Lindas no Governo Junto de Você


A Ouvidoria-Geral do Estado, ligada à Controladoria-Geral do Estado, irá atender presencialmente a população de Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, durante a realização da edição do Governo Junto de Você – Governo Itinerante entre os dias 16 e 19 de maio na cidade. No balcão de atendimento da Ouvidoria-Geral do Estado, as pessoas poderão fazer reclamações, elogios, sugestões, denúncias e pedidos de informações sobre as atividades do Governo do Estado.

A Ouvidoria-Geral do Estado é um canal de comunicação direta com o governo e pode ser acionada pelo telefone 0800-62-15-13; pelo e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br; pelo site www.cge.go.gov.br; e também no Vapt Vupt do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, localizado na Praça Cívica, em Goiânia.



quinta-feira, maio 09, 2013

Governador faz convocação para movimento contra reforma do ICMS


O governador Marconi Perillo convocou líderes políticos, sindicais e de trabalhadores para um debate sobre a reforma do ICMS, que está em tramitação no Congresso Nacional. A reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 9, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Ao final do evento, o governador convocou os presentes a se dedicarem com todas as suas forças para levarem uma multidão para a manifestação que será realizada em Brasília  na próxima quarta-feira, dia 15, contra a reforma do ICMS.

Estiveram presentes, além do governador Marconi Perillo, o vice-governador José Eliton, os deputados federais Carlos Alberto Leréia, Roberto Balestra, Ronaldo Caiado e Magda Monfatto; deputados estaduais, os secretários de Educação, Thiago Peixoto, da Fazenda, Simão Cirineu, da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, e da Casa Civil, Vilmar Rocha; prefeitos; o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Cleudes Baré e presidentes da Faeg, Fieg, Acieg, Fecomércio e entidades representativas dos trabalhadores.

Reforma do ICMS

O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) interestadual é um tributo cobrado pelos estados brasileiros quando ocorre a circulação de mercadorias (vendas e transferências) nas operações internas dos estados e, também, quando o produto passa de um estado para o outro (operações interestaduais). “Os estados do Sul e Sudeste utilizaram dos mesmos instrumentos que utilizamos hoje para se industrializarem. Hoje nós queremos da União o respeito que merecemos. Essa é uma bandeira de todos nós, e vamos caminhar juntos para vencermos mais essa batalha. Essa é uma discussão do Brasil que queremos”, pontuou José Eliton.



AGDR vai pavimentar povoado de Vila Borba

A Agência Goiana de Desenvolvimento Regional vai executar obras de pavimentação asfáltica no povoado de Vila Borba, no Nordeste Goiano. O convênio para a realização do serviço foi assinado nesta quinta-feira, dia 9, pela presidente da Agência, Lêda Borges de Moura e pelo prefeito de Colinas do Sul, Iran do Lago Ferreira, que responde pela administração do povoado.

FONTE:  http://www.goiasagora.go.gov.br/agdr-vai-pavimentar-povoado-de-vila-borba/

Sefaz vai conferir vendas do Simples

A partir de agora a Secretaria da Fazenda vai disponibilizar para os contabilistas o cruzamento de informações enviadas pelas administradoras de cartão de crédito (valor das operações com cartões de crédito/débito das empresas) com as informações declaradas pelo próprio contribuinte inscrito no regime Simples Nacional.

Informações quanto às discrepâncias de valores declarados aparecerão na página do Contabilista, dentro do site da Sefaz, para que os contribuintes sanem as irregularidades detectadas antes de serem notificados. A não regularização das pendências implica no não reconhecimento da espontaneidade, o que pode gerar autuações.


Previsão de nevoeiro na madrugada desta 6ª feira


A previsão do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec é de uma sexta-feira (10), com predomínio de sol em todo o Estado, mas poderão ocorrer nevoeiros na madrugada, principalmente em áreas de serra e próximas a lagos e rios. Em Goiânia também haverá sol durante o dia e nevoeiro à noite. A umidade relativa do ar estará em torno dos 20% à tarde, a temperatura mínima em 16ºC na madrugada e a máxima não deverá passar dos 32ºC à tarde.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/previsao-de-nevoeiro-na-madrugada-desta-6a-feira/


Agetop realiza nesta sexta-feira licitação para construção do Hugo 2


A Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop) realiza nesta sexta-feira (10), a licitação das obras de construção do Hospital de Urgências da Região Noroeste (Hugo 2), a ser edificado no km 4 da GO-070, no Setor Santos Dumont, na saída para Inhumas. Os projetos arquitetônico, hidráulico e elétrico do Hospital seguem padrões de construção de unidades hospitalares modernas e funcionais, para dotar a unidade de estrutura ideal de atendimento médico e ambulatorial.

Após a homologação do resultado da concorrência, do tipo menor preço, o processo segue para assinatura de contrato e posterior ordem de serviço para início da obra, num terreno de 137 mil metros quadrados. O novo Hospital atenderá a Região Noroeste da capital, desafogando o grande número de atendimentos realizados em hospitais públicos, como o Hugo, no Setor Pedro Ludovico.

Com área a ser construída de 27,7 mil metros quadrados e com custo de R$ 57,5 milhões assegurados pelo Tesouro Estadual, o Hugo 2 será destinado a atendimentos de serviços médicos de urgência, emergência e queimaduras, terá 360 leitos, cinco pavimentos com enfermarias para internação, 40 leitos de UTIs, heliponto, 1.000 vagas para estacionamento, auditório para 150 lugares e 10 leitos de observação, entre outras dependências.

HGG faz campanha de orientação sobre lúpus

Referência no tratamento para a rede pública contra lúpus, o Hospital Alberto Rassi (HGG) realiza, nesta sexta-feirA (10), ação em comemoração ao dia mundial de conscientização sobre a doença. A partir das 9 horas, a médica reumatologista Eleusa Fleury Taveira ministrará palestra aos pacientes no ambulatório do hospital. A atividade está sendo promovida em parceria com a Sociedade Brasileira de Reumatologia.


Governo Itinerante leva inúmeros serviços a Aparecida de Goiânia




O primeiro dia de atendimento no Governo Itinerante na região do Garavelo foi considerado bastante produtivo. Mais de 7.500 procedimentos foram realizados a quem procurou pelos serviços gratuitos do Governo de Goiás.

Vários serviços estão disponíveis a população gratuitamente:

- Emissões e 2ª via de documentos pessoais CPF e RG;

- Assistência jurídica gratuita;

- Exames oftalmológicos, vacinações contra influeza e hepatite, palestras sobre prevenção a doenças e higienização bucal .

No ranking dos mais procurados estão os serviços de saúde (exames oftalmológicos, vacinação, prevenção do câncer de boca, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e outros). Foram mais de 2.300 procedimentos. Polícia Civil, Bombeiros, Secretaria de Educação, Defensoria Pública, OVG e Secretaria de Cidadania vêm logo depois em número de atendimentos. Juntamente com UEG, Juceg, Banco do Povo, Sesi/Senai, Tribunal de Justiça e Ministério do Trabalho realizaram mais de 2.200 procedimentos.
Além desses, os serviços rápidos do Vapt Vupt somaram 3.010. O total geral, portanto, é de 7.532 procedimentos.



Pistas do aeroporto serão liberadas em junho

O presidente da Infraero, Gustavo Vale, disse ontem ao governador Marconi Perillo que no dia 9 de junho as pistas do Aeroporto Santa Genoveva serão liberadas para a volta de todos os vôos cancelados durante a reforma. Nessa data, então, o aeroporto voltará a funcionar para pouso e decolagem também no período noturno.Gustavo disse ainda que o projeto do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia foi validado pela Infraero. A empresa recebeu nesta quarta-feira, dia 08, o orçamento do novo aeroporto do Consórcio Odebrecht/Via Engenharia, responsável pelas obras.O presidente da Infraero e o governador já estão solicitando audiência com o ministro do TCU, Raimundo Carrero, relator do processo, para a entrega oficial do projeto. Em seguida, o TCU realizará os estudos necessários para, em conjunto, definir o valor final do acordo entre as partes e o reinício das obras.

quarta-feira, maio 08, 2013

OVG recebe alimentos na troca por ingressos para final do Goianão

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) será beneficiada com a arrecadação de alimentos no primeiro jogo da final do Campeonato Goiano de Futebol, entre Goiás e Atlético, no próximo sábado (11), às 16h, no Estádio Serra Dourada. As trocas de produtos alimentícios e notas fiscais por ingressos serão realizadas nesta quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de maio, na Serrinha (Av. Edmundo Pinheiro de Abreu, nº 721, no Setor Bela Vista), e no Estádio Antônio Accioly (Av. Perimetral, nº 291, em Campinas), em ambos locais das 9 às 17h. A Federação Goiana de Futebol (FGF) vai disponibilizar 10 mil ingressos para a troca nesta primeira partida da final do Goianão.
 
Para obter a entrada o torcedor precisa apresentar R$ 200 em notas fiscais emitidas no Estado de Goiás em 2013 e doar um quilo de alimento não perecível, que deve ser necessariamente arroz, feijão, macarrão ou óleo de cozinha. Os alimentos arrecadados na promoção são distribuídos às instituições sociais cadastradas na OVG. A iniciativa faz parte da Campanha Nota Show de Bola, uma parceria entre a OVG, a FGF e Governo do Estado. O segundo confronto entre as equipes será no dia 19 de maio, às 16 horas, no Serra Dourada, evento no qual também serão arrecadados alimentos para a Organização.
 
 

Procon dá dicas para presente do Dia das Mães

Roupas, calçados, cestas de café da manhã, flores, perfumes e joias. São muitas opções de presente para o Dia das Mães. Para ajudar na escolha certa e mais econômica, o Procon pesquisou os preços de 43 itens, em 27 lojas de Goiânia, de 25 de abril e 6 de maio, em shoppings e lojas de rua.
 
O resultado foi impressionante. A variação dos valores ultrapassou 1.000%. Foi o caso do brinco de argola de ouro que pode custar de R$ 49,90 a R$ 645,84. Diferença de 1.194%. Um par de sapatilhas apresentou variação de 397,49%, de R$19,90 a R$99. Um vaso de orquídeas pode custar até 92,86% a mais, oscilando de R$70 a R$135.
 
O gerente de Pesquisa e Cálculo do órgão, Gleidson Tomaz, afirma que é importante o consumidor saber até quanto pretende gastar para comprar o presente da mãe, para não comprometer o orçamento e acabar se endividando. "É interessante que ele faça uma pesquisa de preços, procure um produto que possa pagar à vista e quem sabe,  conseguir até algum desconto. Outra dica é evitar parcelar a compra de um produto a longo prazo", pondera.
 
Antes de escolher o presente, que pode não agradar as mães, os consumidores devem saber se o lojista faz a troca. O lojista não é obrigado a trocar um produto por cor ou tamanho. Quando for dada essa opção, o consumidor pode pedir para que o comerciante faça uma anotação na nota fiscal ou na etiqueta. Aí sim, o lojista será obrigado a cumprir o que foi acordado", alerta.
 
Gleidson alerta também sobre uma prática abusiva que está sendo adotada por lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que é a garantia estendida, cobrada sem o conhecimento do cliente. "Isso é crime e o fornecedor pode pegar de dois a cinco anos de cadeia. O consumidor deve verificar, ainda dentro da loja, se a garantia estendida do produto está na nota fiscal. Se constatada a irregularidade, deve imediatamente acionar o Disque Denúncia do Procon pelo telefone 151", orienta.
 
Em relação às formas de pagamento, o Procon orienta que os comerciantes não são obrigados a operar com formas de pagamento, mas caso aceite cheques e cartão de crédito ou débito não poderá impor restrições, como valor mínimo para transações nem tempo mínimo de abertura de conta corrente. Essa prática também deve ser denunciada.
 
Outra dica é que quem deixar para comprar o presente da mãe na última hora, em função da grande procura, além de enfrentar tumulto, a tendência é pagar mais caro. Os preços dos produtos podem subir.  A pesquisa completa do Procon está disponível no site: www.procon.go.gov.br.
 
 

Defensoria garante assistência jurídica no Governo Itinerante

A comunidade de Aparecida de Goiânia vai contar com assistência jurídica gratuita da Defensoria Pública do Estado de Goiás a partir desta quarta-feira, dia 8, até sábado, dia 11, durante o Governo Itinerante na região. Seis servidores do órgão farão atendimento jurídico para quem precisar resolver questões envolvendo divórcio, pensão alimentícia, guarda de crianças, regularização fundiária, entre outras.
Em Aparecida, as tendas do Governo Itinerante foram instaladas na Avenida dos Ipês, quadra AC-3, Jardim Lisboa (ao lado do estacionamento do Shopping Portal Sul). O defensor público-geral do Estado, Cleomar Rizzo Esselin Filho, explica que a presença da Defensoria no Governo Itinerante amplia o acesso à assistência jurídica a mais cidadãos e cidadãs que dependem deste serviço para terem seus direitos garantidos.
Na última edição do Governo Itinerante, realizada na região Noroeste de Goiânia, a Defensoria Pública atendeu a 310 pessoas e realizou 40 audiências para resolução das questões consensuais, em parceria com o Poder Judiciário e Ministério Público, entre outros benefícios. Com a maior divulgação do programa, a expectativa é de que esses números sejam ainda maiores nesta edição.

terça-feira, maio 07, 2013

Inscrições abertas para cursos de línguas do Bolsa Futuro


Os cursos de qualificação em Inglês e Espanhol do Bolsa Futuro estão com inscrições abertas até o dia 24 de junho ou até o limite de preenchimento do dobro das vagas ofertadas. será realizado o sorteio das 6.200 vagas disponíveis, sendo 5.259 para o curso de Inglês e 800 vagas para Espanhol, todas de livre concorrência.

O programa é  desenvolvido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec). 

O processo de inscrição é todo feito pela internet, no site www.ead.go.gov.br ou através de link no site da Secretaria de Ciência e Tecnologia: www.sectec.go.gov.br. Os requisitos para a inscrição são: idade mínima de 16 anos até o ato de matrícula; Ensino Fundamental ou o equivalente EJA concluído ou no último ano; e a disponibilidade para frequentar duas vezes semanais nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Governo de Goiás assina protocolo de irmandade com Sudão

Foi assinado ainda há  pouco, no Palácio das Esmeraldas, um protocolo de irmandade entre o Governo de Goiás e uma delegação do Sudão. O protocolo visa o desenvolvimento de um trabalho comum de cooperação nas áreas da saúde, educação, ciência, agricultura, cultura, turismo e esportes. A assinatura ocorreu durante um almoço no Salão Dona Gercina Borges, do Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, onde o governador Marconi Perillo saudou a comitiva africana e apresentou sua equipe de governo. 



Governo vai implantar Vapt Vupt em Itauçu

O secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, anunciou nesta terça-feira (07), em Itauçu, o início das obras de readequação do prédio onde será implantado o Vapt Vupt na cidade. O anúncio foi feito durante a entrega à prefeitura local de uma retroescavadeira, adquirida pelo Governo do Estado.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/governo-vai-implantar-vapt-vupt-em-itaucu/



OVG participa do Governo Itinerante em Aparecida de Goiânia.

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) vai participar da segunda edição do Governo Itinerante com atendimentos odontológico, distribuição de benefícios, recebimento de solicitações, orientações sobre o  Bolsa Universitária e  formação de voluntários.  O Governo Itinerante  será realizado de 8 a 11 de maio, no pátio do Shopping Portal Sul, GO-040, Km 06, próximo ao Terminal Garavelo.  O atendimento à população será das 8 às 17 horas.


UEG divulga pré-selecionados do Prouni.


A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UEG divulga a relação dos empreendimentos pré-selecionados ao  Programa de Incubadoras da Universidade Estadual de Goiás (PROIN.UEG). Essa iniciativa oferece infraestrutura básica para funcionamento e um conjunto de suportes operacionais, administrativos, estratégicos e tecnológicos aos projetos que serão incubados.

Os selecionados devem enviar a documentação pessoal e da empresa, como especificado no edital de seleção. O prazo vai até sexta-feira, dia (10). Após isso, irá ocorrer um curso para elaboração do Plano de Negócios. A participação dos integrantes dos empreendimentos pré-selecionados é obrigatória. O curso será realizado nos dias 13 e 14 de maio, na sede do Proin, em Anápolis. O Plano de Negócio será o documento final para avaliação na última etapa do Processo de Seleção, nos dias 10 e 11 de junho.






Saúde concede coletiva sobre Campanha contra a Influenza

A Campanha de Vacinação contra a Influenza segue até sexta-feira, dia 10. Goiás conseguiu atingir apenas 70% de cobertura vacinal dos grupos prioritários da campanha, e para sensibilizar o público-alvo sobre a importância de se prevenir contra três tipos de vírus da gripe, a gerente de Imunização e Rede de Frios, Clécia Vecci, concede entrevista coletiva nesta terça-feira, dia 7, às 9 horas, no Cais do Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.
Dados parciais mostram que dos 246 municípios goianos, apenas 65 conseguiram alcançar a homogeneidade na imunização. Os grupos desta campanha são formados por idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres em resguardo, presidiários, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas.
Em Goiás, os percentuais mais baixos de procura são os de trabalhadores da saúde (65%) e de idosos (69%).
Essas são as Manchetes do programa O Mundo Em Sua Casa de hoje 06/05/13:
- Começa julgamento de acusados pela morte de PC Farias;
- OAB vai discutir redução da maioridade penal;
- Franceses se manifestam contra casamento homossexual;
- Paul McCartney realiza apresentação histórica em Goiânia;
- DETRAN alerta sobre a lei seca no show de hoje;
- Goiás e Atlético vão fazer a final do Goianão;
 


segunda-feira, maio 06, 2013

CMAC Juarez Barbosa não atende nesta terça-feira

A Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (CMAC) informa que nesta terça-feira, dia (07), estará fechada para balanço.  A unidade estará de portas abertas, atendendo normalmente, na quarta-feira, dia (08).  A direção da Central ainda esclarece que os atendimentos acontecem sempre com hora marcada, uma vez que são agendados com antecedência.


Ainda é baixo o número de pessoas vacinadas contra Influenza


A Campanha de Vacinação contra a Influenza termina nesta sexta-feira (10), e Goiás atingiu apenas 70% de cobertura dos grupos prioritários.


A meta é vacinar 80% das 906.358 pessoas que compõem os grupos.

Os grupos elegíveis para a vacinação contemplam idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres que tenham dado à luz recentemente (45 dias), presidiários, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que neste ano terão que apresentar prescrição médica para receber a vacina. 


Vai faltar água em oito bairros da Região do Jardim Guanabara

A Saneago irá fazer a limpeza e desinfecção no Reservatório do Jardim Guanabara nesta terça-feira, dia 7, das 8 às 13 horas. Em função desse serviço, faltará água nos bairros: Vale das Serras, Condomínio Aldeia do Vale, Jardim Guanabara, Residencial Felicidade, Asa Branca, Parque dos Eucaliptos, Vila Santa Cruz e Chácara Nossa Senhora da Piedade.

O fornecimento de água tratada será normalizado gradualmente, a partir da madrugada da próxima quarta-feira, dia 8.


Jardim América fica sem água nesta terça

A Saneago comunica que devido à interligação da rede de abastecimento de água na Rua C-27, quadra 18 e instalação de registro na Avenida Canadá, quadra 466, no Setor Jardim América, o abastecimento de água, nesta terça-feira, dia 7, ficará comprometido a partir das 6 horas. A situação deverá ser normalizada no início da noite do mesmo dia. A Saneago solicita a compreensão de todos e pede que a população faça uso comedido de suas reservas domiciliares de água tratada

Mais de 400 PMs fazem segurança no show de Paul

São esperadas mais de 50 mil pessoas no show de Paul McCartney, logo mais, no Estádio Serra Dourada, aqui em Goiânia. Para isso, mais de 400 policiais estão escalados para garantir a segurança do público ansioso para curtir a apresentação da Turnê Out There! O Batalhão de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) também estão envolvidos no esquema de segurança. O major da PM, Clauber Andrade, orienta os participantes do show para que optem por uma condução alternativa ou, em último caso, façam lotação em carros de amigos, diminuindo o montante de carros no trânsito local.
O Corpo de Bombeiros também fica em alerta com mais de 80 oficiais, distribuídos em seis viaturas de resgate. Já foi feita uma vistoria prévia do projeto da turnê, fiscalizando a segurança dos profissionais envolvidos e das pessoas que irão assistir ao show. Outra vistoria foi realizada neste domingo para certificar a estrutura do palco montado. Lembrando que a entrada de menores de 16 anos só será permitida, se comprovadamente estiverem acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais, que deverão permanecer no local do evento enquanto o menor estiver presente. Na turnê mundial Out There! serão apresentadas algumas das músicas mais admiradas pelos fãs, incluindo parte do repertório de sua carreira solo, período do Wings e, é claro, da época dos Beatles.