sexta-feira, março 02, 2012

Ouvidoria acelera resposta a demandas da população

Do total de 487 manifestações registradas mês passado, 60% já receberam resposta da Ouvidoria Geral do Estado, empenhada em dar resposta mais rápida às questões e denúncias apresentadas pela população. Nos dois primeiros meses do ano, a Ouvidoria recebeu 1.212 demandas de populares contra a média de 220 mensais ao longo de 2011. Segundo o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, o bom desempenho é consequência do esforço dos técnicos da Ouvidoria, que montaram força-tarefa junto aos órgãos estaduais.

Curso ensina consumidor a controlar orçamento doméstico

O Procon Goiás oferece amanhã, 3, às 9 horas, um curso gratuito de Educação Financeira e Planejamento do Orçamento Doméstico, em sua sede administrativa na Rua 8, no Centro de Goiânia. O curso, com duração de duas horas, vai orientar o consumidor das principais situações que podem gerar o endividamento e ensinar como se livrar dessas contas, que acabam tirando o sono de muitos consumidores. Como o cartão de crédito é um dos principais vilões que levam ao endividamento, o curso vai demonstrar como o hábito de efetuar o pagamento mínimo, em apenas três meses, já é suficiente para um total descontrole financeiro.

Bombeiros controlam incêndio em Anápolis

O Corpo Bombeiros de Anápolis, com ajuda da Brigada de Incêndio do Porto Seco Centro-Oeste, controlou o incêndio no depósito de uma empresa de cartonagem que está sendo instalada no DAIA. Trinta bombeiros e oito viaturas de salvamento e combate a incêndios foram deslocados para o local. Apesar das chamas, ninguém ficou ferido. Esse depósito tinha cerca de 300 mil quilos de aparos de espuma e o prejuízo é avaliado de R$ 300 a R$ 500 mil. Na ocorrência foram usados 100 mil litros de água.

Sábado é aniversário da RBC AM e FM


Neste sábado, dia 3 de março, a Rádio Brasil Central (RBC) AM completa 62 anos. Não por coincidência, nascia no mesmo dia, 23 anos depois, em 1973, a versão FM da RBC. Se a Rádio Brasil Central – nascida Rádio Jornal Brasil Central - surgiu no dial dos aparelhos de rádio com o nobre destino de ajudar a causa da transferência da capital do Brasil para o Planalto Central, a FM foi a primeira na Frequência Modulada (FM) de Goiânia. A partir daí, as duas rádios – unidades da Agecom - estiveram presentes nos fatos mais significativos em Goiás e no País.
O locutor Luiz Pimenta Neto,que trabalhou com Jerônimo Coimbra Bueno para a criação da AM, ganhou como prêmio o privilégio de ser o locutor a anunciar no dia 3 de março de 1950 que a partir dali estava no ar a 1.270, Rádio Brasil Central AM. Na 90,7 FM, a tarefa coube à locutora Cleusa Jaques. O então operador de áudio Aluísio Fleury, hoje coordenador de Programação da AM e FM, lembra da emoção de ter sido ele a “soltar a fita de rolo” com a voz de Cleusa Jaques anunciando: “Entra agora no ar, em caráter experimental, a Rádio FM Brasil Central”. Fleury, conta sem esconder a emoção, que foi contratado especialmente para trabalhar como operador da FM. “Assim, o aniversário da rádio é também o meu de tempo de trabalho aqui”, celebra.
 
A AM, que em 1962 mudou o nome para Rádio Brasil Central, desde o início operava em ondas curtas (OC), ondas tropicais (OT) e ondas médias (OM) e AM. A estrutura, considerada uma das melhores do País, atraía técnicos de rádios como Globo e Tupi,  que vinham conhecer os equipamentos de última geração utilizados aqui. Fernando Cosac, supervisor da RBC AM, fala com orgulho da Rádio estar entre as quatro maiores do Brasil e chegar a vários países pelas Ondas Curtas. “Ainda hoje recebemos cartas de ouvintes da Finlândia, China, Japão, Alemanha, Itália e Canadá, entre vários outros”.
Mas nem sempre as histórias das duas rádios foram marcadas por alegrias. Na noite de 2 de outubro de 1997, um grande incêndio destruiu as rádios e parte da Televisão Brasil Central. Equipamentos, estrutura e muito da memória das emissoras foram definitivamente danificados e perdidos. Depois disso, a rádio funcionou durante algum tempo de forma improvisada. Mas aos poucos retomou sua antiga vocação e, em 2000, a RBC FM consolidou a programação eclética, ouvida até os dias de hoje na 90,1.
Em 2004, novos estúdios foram inaugurados. Com uma equipe de jornalismo entre as mais respeitadas, a Rádio Brasil Central mantém há 40 anos no ar o Mundo em Sua Casa, um dos noticiosos de maior audiência no Estado. Na cobertura jornalística da AM, constam ainda, além da campanha pela transferência da capital, as festividades de inauguração de Brasília; e em 1961, quando ela se juntou à Rádio Guaíba, de Porto Alegre, na campanha em favor da posse de João Goulart.
Estão também no rol das divulgações em primeira mão feitas pela equipe da AM o assassinato do presidente John Kennedy e, em âmbito nacional, o pronunciamento do então governador Mauro Borges. Foi pelos microfones da AM que Mauro Borges anunciou que não cederia ao golpe militar de 1º de abril de 1961. A campanha pelas Diretas Já, a morte de Tancredo Neves, o acidente radiológico com o Césio 137 e a visita do papa João Paulo II, estão na história recente das coberturas da RBC.
No esporte a equipe é considerada tradicional na transmissão de eventos. O Escrete de Ouro, equipe de radialistas esportivos da Rádio, transmitiu diretamente da Itália a Copa de 1990 entre outros eventos e campeonatos importantes mundialmente importantes de outras modalidades. Foi também a primeira rádio goiana a transmitir diretamente do exterior um evento: o campeonato mundial masculino de basquete, em 1974, na Cidade do México.

Agenda de Gestão Municipal será lançada na 2ª-feira

Governo do Estado, por meio da Segplan, lança na segunda-feira, dia 5, às 14 horas, a Agenda de Gestão Municipal, na nova sede da Associação Goiana dos Municípios, em Goiânia. Para o  secretário Giuseppe Vecci, não se pode imaginar o desenvolvimento do País ou do Estado isolado do desenvolvimento dos municípios. A Agenda de Gestão Municipal é um conjunto de ações do governo estadual de apoio e cooperação técnica aos municípios.

Procon notifica TIM por causa de falha no serviço

Uma equipe de fiscais do Procon se dirige neste momento à sede da empresa TIM, em Goiânia, para autuar a operadora de telefonia móvel, depois de ter recebido várias ligações pelo telefone 151 de consumidores reclamando sobre os problemas no serviço. A falha no sistema de transmissão ocorreu no início da manhã de hoje, sendo identificada por volta das 6h30, e só foi normalizada às 9h14.

O Mundo Em Sua Casa - 02-03-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojoranalismo de maior tradição do Centro-oeste brasileiro. @RBCAMFM

Prefeitura entrega à população o trigésimo parque de Goiânia

Parque possui uma área de 76 mil metros quadrados com pista de caminhada, bicicletário, duas estações de ginástica, academia ao ar livre, entre outros pontos para atividades.
A Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e em parceria com a empresa Toctao Rossi Engenharia, inaugura neste sábado, dia 3, às 16 horas, o Parque Municipal Bernardo Elis, localizado entre as Avenidas dos Alpes, Milão e Berlim, na divisa entre os Setores Celina Park e Novo Horizonte. O evento terá a presença do prefeito Paulo Garcia e participação musical de Gilberto Correia e do flautista Gilson Mundin. 
Para o presidente da Amma, Pedro Henrique Gonçalves Lira, o parque é um marco, pois a cidade passa a contar com 30 parques espalhados por todas as regiões da capital. "Com a unidade de conservação, moradores da Região Sudoeste passam a ter uma melhor qualidade de vida com espaço para lazer, contemplação, prática de esportes e preservação da natureza", pontua. 
"Temos grande satisfação em promover mais este espaço de bem-estar para Goiânia. Pautados pelo nosso compromisso com os projetos de vida da população local e o cuidado de gerar melhorias nas regiões em que atuamos", afirma o diretor da Toctao Rossi, Frederico Kessler. 
O parque possui uma área de 76 mil metros quadrados com pista de caminhada, bicicletário, duas estações de ginástica, academia ao ar livre, um belvedere, caminhos internos, dois parques de madeira para as crianças, estacionamento e uma ponte de madeira construída sobre o Córrego Macambira. 
A Área de Preservação Permanente do Córrego Macambira também foi reflorestada como forma de recuperar a vegetação e a função ambiental, apresentando características naturais. Em toda extensão da unidade de conservação, foram plantadas mudas de espécies nativas do Cerrado. 

Discussões marcam Conferência de Meio Ambiente hoje

A 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente acontece durante todo o dia de hoje e amanhã,  no Hotel Serra de Goyaz, na Avenida Paranaíba, no Centro, na capital. O evento teve abertura na noite ontem no Centro de Convenções e contou com a presença de autoridades e da sociedade em geral, lotando o Teatro Lago Azul.
Até as 18 horas de hoje haverá discussões e plenárias. Com o tema Cerrado Rio+20 Economia Verde no Contexto da Economia Sustentável, delegados e a sociedade discutem diversos assuntos já debatidos desde o ano passado, quando foram realizadas as conferências regionais em 11 cidades (Aruanã, Ceres, Rio Verde, Itumbiara, Catalão, Porangatu, Iporá, Luziânia, Posse, Cavalcante e Goiânia).
O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Vilela, vai visitar os grupos de discussão na tarde de hoje enquanto os presentes vão debater assuntos como Agroextrativismo; Política Estadual de Resíduos; Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); Unidade de Conservação e ICMS Ecológico; Comitês de Bacias Hidrográficas e Participação Democrática.
As discussões não param por hoje. Amanhã continuam até as 18 horas. A 3ª Conferência é uma fase preparatória para a Convenção das Nações Unidas, que terá como tema Rio+20 e vai acontecer em junho deste ano.  Segundo a superintendente executiva da Semarh, Jacqueline Vieira, a preparação vai ajudar para que todos entendam melhor sobre os diversos assuntos quando chegarem na Convenção.

Saneago lança obra hoje em Cezarina

O Governo lança hoje, às 15h30, mais uma obra da Saneago. Desta vez o município beneficiado será Cezarina, que fica na Região Sul do Estado, a 64 quilômetros de Goiânia. A meta é investir na cidade R$ 9.779.939,66, recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da própria Saneago. Estão previstas a implantação de 23 mil metros de rede coletora de esgoto e a construção de uma estação elevatória, uma casa de controle e uma Estação de Tratamento com duas lagoas.
Com a obra, o acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgotos vai saltar de 62% para 77% da população, possibilitando mais de 1,5 mil ligações domiciliares que vão beneficiar os setores Maria Franco, Boa Vista, Conjunto Habitacional Iris Resende Machado, Jardim das Acácias, Centro, Setor Central, Vila Cândida, Elza Amaral e Agenor Oliveira.

Cadastramento biométrico recomeça na 2ª-feira

O recadastramento biométrico dos eleitores de Goiânia fica suspenso de hoje a domingo. O trabalho vai ser retomado na segunda-feira, dia 5. O TRE vai atender aos eleitores até o dia 23 de março nas centrais das avenidas Mutirão, 4ª Radial e  Anhanguera, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. Já as unidades dos Vapt Vupt vão atender mediante agendamento, que começa a ser feito na segunda-feira.

Só 2% da população tem acesso à serviços de saúde de qualidade.

Apenas 2% da população brasileira têm acesso a serviços de saúde públicos de qualidade. A informação é do Ministério da Saúde. Segundo índice de desempenho do Sistema Único de Saúde, lançado hoje, o país tem a pontuação de 5,4 em qualidade e acesso ao SUS. A nota vai de zero a dez. A ferramenta avalia os serviços oferecidos no Brasil. Entre as capitais, o Rio de Janeiro ficou com a pior nota.

Bombeiros e Samu assinam convênio logo mais

O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) assinam hoje um convênio de cooperação técnica para agilizar o resgate aéreo em Goiânia e Região Metropolitana. O documento vai ser oficializado às 9 horas, durante simulado operacional no pátio do Comando de Operações de Defesa Civil, ao lado do Ginásio Goiânia Arena. O convênio vai fortalecer o serviço aeromédico prestado pelos bombeiros que já conta com um helicóptero e agora vai ser reforçado por 15 médicos e dez enfermeiros do Samu.

Defensorias buscam recursos junto ao BNDES

Defensores gerais de vários outros Estados têm encontro amanhã, no Rio de Janeiro, para discutir a criação de uma linha de financiamento junto ao BNDES destinada a investimentos e estruturação da Defensoria Pública no Brasil. Goiás será representado pelo Defensor Geral do Estado de Goiás, João Paulo Brzezinski. A pauta integra a II Reunião Extraordinária do Fórum Geral do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais de 2012, que acontece das 10 às 18 horas na sede da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
A Defensoria de Goiás funciona há quase um ano e busca parcerias para ampliar o atendimento tanto na capital quanto no interior do Estado. Apesar de ainda estar em fase de estruturação já atende a uma demanda crescente. Até janeiro deste ano, o órgão protocolou mais de 33 mil ações judiciais, sem nenhum custo para quem é beneficiado pelo serviço.

quinta-feira, março 01, 2012

HDT não atende amanhã pacientes da Grande Goiânia

O Hospital de Doenças Tropicais começa a atualizar nesta noite as fichas de acompanhamento terapêutico dos pacientes da Grande Goiânia. Por isso, o atendimento amanhã será feito  apenas para pacientes HIV, em uso de tratamento antiretroviral, provenientes de cidades do interior de Goiás e de outros Estados. O trabalho volta à normalidade na segunda-feira, dia 5.

Vinte e três turmas da UEG colam grau hoje e amanhã

Vinte e três turmas de várias unidades da Universidade Estadual de Goiás colam grau hoje e amanhã. Em Formosa colam grau hoje, em cerimônia única, as turmas dos cursos de História, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.  De Uruaçu, as turmas de Ciências Contábeis e História. E, de Inhumas, a turma de Pedagogia. Amanhã, na cidade de Goiás, colam grau os alunos de Matemática; Anápolis, Biologia; Itapuranga, Geografia; Iporá, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática; Silvânia, Licenciatura em Informática e Goianésia, Sistemas de Informação. E, ainda, os alunos dos cursos de Redes de Computadores e Produção Sucroalcooleira de Mineiros e os de Pedagogia e História de Pires do Rio.

Agetop licita obras do Rodovida Manutenção

A Agetop vai licitar amanhã, às 9 horas, obras do programa Rodovida Manutenção. O programa executará as demandas de conservação rotineira e preventiva nas rodovias (tapa-buracos, recapeamento, limpeza de pista, pontes e bueiros, roçagem e outros), bem como intervenções maiores (recomposição de aterro; remoção de barreira; proteção de aterros; reparo de bueiros e recomposição de guarda-corpo de pontes). No total, foram apresentadas 222 cauções pelas empresas que participarão da concorrência de 34 lotes, o que dá uma média de 6,5 propostas por lote, investimento de R$ 800 milhões, ao longo de 30 meses, que será o tempo de duração dos contratos.

Tomate agroecológico chega a Goiás

A produção de tomate de mesa sem agrotóxico está nos planos da Emater. Para alcançar esse objetivo, a instituição passou a integrar o Sistema de Produção de Tomate de Mesa Ecologicamente Cultivado, o Tomatec, de divulgação das técnicas para  extensionistas, produtores e  prefeitos goianos. Entre as vantagens do sistema estão a irrigação por gotejamento, produto mais saudável, mais resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade.

Centro Ita e Alaor de Pirenópolis será inaugurado hoje

O Centro de Cultura Ita e Alaor de Pirenópolis será inaugurado hoje, às 17 horas, com a presença da presidente da OVG, Valéria Perillo. Os trabalhos de reforma contaram com o apoio do Governo de Goiás, da Prefeitura de Pirenópolis e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A obra, inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), recebeu investimento de R$ 484,5 mil. O prédio foi restaurado e adequado para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais (música, pintura e dança).

O Mundo Em Sua Casa - 01-03-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do centro - oeste brasileiro. @RBCAMFM

Hugo abre nova turma de Residência Médica

O Hospital de Urgências de Goiânia abre hoje mais uma turma de Residência Médica. Para marcar o início do novo grupo está sendo realizada, neste momento, uma solenidade no auditório do hospital. São 22 novos residentes em seis especialidades: Ortopedia e Traumatologia, Neurologia, Cardiologia, Geriatria, Clínica Médica e Cirurgia Geral. Desde 1997 o Hugo está credenciado para realizar residência médica. Até o momento o hospital já formou 196 especialistas.

IPVA para carros de Goiás com placa final 3 vencem hoje

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) informa que hoje (quinta-feira, 1º), vence a segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os veículos com placas de finais 1 e 2. Nesta quinta vence também o pagamento da primeira parcela do imposto para os carros e motociclistas de placas com final 3.
FONTE:  Comunicação Setorial - Sefaz

Recadastramento biométrico será suspenso de 6ª a domingo.

O processo de recadastramento biométrico em Goiânia foi prorrogado até o dia 23 de março. O anúncio foi feito na tarde de ontem pela juíza eleitoral e coordenadora da biometria em Goiânia, Maria Umbelina Zorzetti. Até hoje, todos os postos de atendimento funcionam normalmente. De amanhã a domingo, os servidores terão um recesso e o trabalho só recomeça na segunda-feira, dia 5, e de forma mais lenta, já que os pontos extras serão extintos. Saiba mais

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Prestador que não emitir guias de exames será bloqueado pelo Ipasgo

A partir de amanhã,  dia 1º, os consultórios, clínicas e hospitais da Grande Goiânia que não  se credenciaram para ter acesso à emissão de guias de exames laboratoriais e de imagem do Ipasgo terão os serviços bloqueados. A medida foi adotada no início do mês, como forma de facilitar a vida do usuário do Ipasgo Saúde, melhorando a qualidade do serviço oferecido pelo órgão. O prestador que não cumprir essa exigência mínima será bloqueado pelo Ipasgo até a normalização da situação.  Na próxima segunda-feira, dia 5, a mesma regra começa a valer para os prestadores de serviço que atuam no interior do Estado.

Recadatramento biométrico é prorrogado até o dia 23

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás acaba de confirmar que, para Goiânia, o prazo para o recadastramento biométrico foi prorrogado até o dia 23 de março. Segundo o TRE, 80% dos eleitores da capital já foram recadastrados. A prorrogação tem a finalidade de atender os 20% restantes.
Desde o início da semana o TRE Itinerante está instalado em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira e atendendo, em média, 5 mil eleitores por dia.


Exportação de carne suína para a China renderá 450 milhões de dólares

A expectativa de receita com a exportação de carne suína para a China, neste ano, é de U$ 450 milhões. A estimativa é da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que vistoriou e credenciou, junto ao Ministério da Agricultura, as 158 granjas responsáveis pelo fornecimento da carne à BR Foods, empresa exportadora. O primeiro carregamento de carne de porco do Brasil para a China saiu no início da tarde de hoje de Rio Verde, Região Sudoeste de Goiás. Ao todo, serão enviadas ao longo do ano 160 mil toneladas de carne, com certificação sanitária,  para o país asiático.

Balcão do Passageiro vai atender usuário o Eixo-Anhanguera

A Metrobus criou mais um serviço para atender os usuários do Eixo-Anhanguera, o Balcão do Passageiro. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 20h30, aos sábados das 5h30 às 19h30 e aos domingos das 5h30 às 12h30, nos terminais Padre Pelágio e Novo Mundo. Por esse canal de comunicação a empresa oferece informações do sistema, recebe sugestões e reclamações, que são encaminhadas à Ouvidoria da Metrobus. A Metrobus vai implantar o serviço nos outros três terminais (Praça da Bíblia, Praça A e Dergo). O presidente da Metrobus, Carlos Maranhão, informa que, de acordo com a necessidade, alguns terminais contarão com mais balcões.

Alunos da rede pública podem se candidatar a bolsas nos EUA

Alunos da rede pública têm até o dia 2 de março para se inscreverem no programa de seleção de bolsas de estudo nos Estados Unidos promovido pela Global Citizens of Tomorrow. As inscrições estão sendo feitas diretamente no site da associação (www.afs.org.br). Serão selecionados oito alunos da rede pública, nascidos entre 31 de março de 1994 e 1º de agosto de 1997. O estudante precisa estar cursando o ensino médio sem ter sido reprovado em nenhuma série, possuir notas acima de 8 e ter inglês intermediário ou avançado. Os selecionados terão as despesas custeadas para emissão do visto americano, ajuda de custo de US$ 120 dólares/mês, passagem aérea, hospedagem e alimentação em casa de família voluntária no decorrer de um ano.

Caravana das Cidades começa 3ª-feira

A primeira cidade a receber o projeto Caravana das Cidades é Mineiros, no dia 6 de março. A Secretaria das Cidades vai realizar o projeto em 30 municípios goianos. O objetivo é promover o Programa Cidades Sustentáveis. A programação termina no mês de junho, nos dias 13 e 14, em Goiânia. O evento vai realizar audiências públicas e oficinas de trabalho com os temas: Observatórios da Mobilidade e Saúde Humanas,Zoneamento Agroeconômico EcológicoPlano Estadual e Municipal de Saneamento Ambiental e Políticas Públicas de Habitação de Interesse Social.

Rodovida Reconstrução será retomado em abril

Com a aproximação do final do período chuvoso, a Agetop programou para o dia 2 de abril a retomada das obras do grupo um do Programa Rodovida Reconstrução. Dos 2.081 quilômetros, 526 foram concluídos de outubro a dezembro do ano passado. Os 1.555 quilômetros restantes vão ser reconstruídos ainda neste primeiro semestre.

Prefeitura de Goiânia realizará o 7º Casamento Comunitário

Cerca de 1,2 mil casais participaram no último dia 25 de um curso preparatório onde assistirão a palestra sobre "Convivência Familiar", ministrada pelo psicoterapeuta Rafael Santos
Cerca de 1,2 mil casais de Goiânia aguardam ansiosos o próximo dia 9, quando a Prefeitura realiza, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o 7º Casamento Comunitário, que será realizado na Feira da Estação de Goiânia, as 18 horas. Eles participaram no último sábado de um curso preparatório realizado no pátio da Semas.
A cerimônia ecumênica, que irá selar a união civil e religiosa dos casais, será comandada por representantes da Igreja Católica, dos evangélicos e espíritas. Na oportunidade, também será montado um espaço de beleza para as noivas e um estúdio fotográfico, onde os recém-casados poderão registrar esse momento tão importante.

Convivência familiar
A secretária Célia Valadão, titular da Semas, esteve na abertura do curso e agradeceu o empenho e incentivo do prefeito Paulo Garcia para a realização de mais um Casamento Comunitário. O objetivo do curso foi o de preparar os casais para essa importante etapa da vida humana. Para isso, a Semas ofereceu uma palestra sobre "Convivência Familiar", ministrada pelo psicoterapeuta Rafael Santos, com o intuito de preparar os nubentes para a convivência familiar e incentivar o diálogo entre o casal e os filhos para que vivam em harmonia.

Além de jovens casais, o casamento comunitário é também uma ótima oportunidade para pessoas que há alguns anos já compartilham a vida a dois e têm a chance de formalizar sua união civil.
ServiçoAssunto: 7º Casamento Comunitário
Data: 9 de março, sexta-feira
Horário: 18h
Local: Feira da Estação, Praça do Trabalhador, Centro

O Mundo Em Sua Casa - 29-02-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do centro-oeste brasileiro. @RBCAMFM

OVG renova Bolsa Universitária

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) se reúne hoje com universitários de Pires do Rio e Rubiataba para renovação do Bolsa Universitária. Às 19 horas a reunião é no auditório da Fasug de Pires do Rio, destinada a estudantes dessa instituição de ensino. Também às 19 horas a OVG se reúne com os bolsistas da Facer de Rubiataba. O beneficiário deve chegar com 30 minutos de antecedência e estar em posse de caneta, número de inscrição, dos comprovantes de contrapartida do semestre anterior. As reuniões de renovação são realizadas semestralmente.

Último dia de inscrição para Lei Goyazes

Hoje é o último dia para os interessados em obter recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura -  Lei Goyazes inscreverem novos projetos culturais. As propostas devem ser entregues ao Setor de Protocolo da Secult, localizado no prédio do Centro Cultural Marieta Telles, na Praça Cívica, em Goiânia, até as 17 horas.  Os documentos e os formulários necessários para a inscrição estão disponíveis no site da Secretaria da Cultura, link Lei Goyazes. A secretaria informa que este será o único período de inscrição para o ano de 2012. Este ano, o Governo de Goiás vai destinar R$ 5 milhões para os projetos aprovados na Lei Goyazes, que tem o objetivo de incentivar e apoiar a produção cultural e artística do Estado e democratizar o acesso à cultura.

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Farmácia do HDT não atenderá na sexta-feira

A direção do HDT avisa aos pacientes que buscam remédios na unidade que a farmácia ambulatorial não estará atendendo na sexta-feira, dia 2. Neste dia o mobiliário estará sendo trocado. Por causa disto, apenas serão atendidos pacientes do interior. Aqueles que moram na Região Metropolitana de Goiânia devem buscar os medicamentos antes ou depois de sexta-feira. As informações são do diretor-geral do hospital, Boaventura Braz de Queiroz.

Balanço do recadastramento biométrico é tema de coletiva

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Gilberto Marques Filho e a juíza Eleitoral e coordenadora da biometria em Goiânia, Maria Umbelina Zorzetti, recebem a imprensa às 16 horas de amanhã, na sede do TRE, na Praça Cívica,  para uma coletiva sobre o balanço do recadastramento biométrico. Até o final da manhã de hoje, 720 mil eleitores - o que representa 79,15% do eleitorado de Goiânia - haviam feito o recadastramento biométrico. Nos últimos dias, uma média de 10 mil eleitores/dia têm procurado  os nove postos de atendimento do TRE, sendo que pouco mais de 8 mil conseguem fazer o recadastramento.

Inscrição ao Prêmio Jovem de Cultura só até amanhã

Os interessados em participar do Prêmio Jovem de Cultura têm até amanhã para se inscrever diretamente no site do MinC. Este ano, vão ser concedidos R$ 5 milhões em prêmios de R$ 9 mil para cada iniciativa selecionada. Jovens de 15 a 29 anos de todo o País, que trabalham com ações culturais nas categorias comunicação; articulação e mobilização cultural; cultura e tecnologia; pesquisa, acervo e diálogos intergeracionais; formação cultural; produção e expressão artística e cultural; intercâmbios e encontros culturais; cultura e sustentabilidade  podem se inscrever. A iniciativa conta com apoio da Secretaria da Cultura de Goiás.

Novo prédio da Delegacia da Sefaz vai melhorar atendimento à população

A Secretaria da Fazenda inaugurou hoje a nova sede da Delegacia Regional de Fiscalização de Goiânia. Durante a solenidade o secretário da Fazenda, Simão Cirineu Dias, destacou a importância do combate à sonegação fiscal para aumentar os investimentos em áreas carentes do Estado. A unidade inaugurada hoje  é responsável pela arrecadação e fiscalização tributária de 32 municípios. Com a mudança, o contribuinte será melhor atendido.

Goiás ultrapassa R$ 2 bi em contratações de financiamento

Os resultados das atividades doFundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) relativos ao exercício de 2011 foram apresentados na manhã de hoje no Salão Dona Gercina Borges Teixeira, do Palácio das Esmeraldas. Em Goiás, o fundo fez mais de R$ 2 bilhões em contratações apenas no primeiro ano do governo Marconi Perillo. O número de empregos gerados também aumentou em comparação ao  ano passado, e a taxa de inadimplência diminuiu colocando Goiás como o estado do Centro-Oeste de menor índice de saldo devedor de contratados.

O Mundo Em Sua Casa - 28-02-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do centro-oeste brasileiro. @RBCAMFM

TRE define amanhã se vai prorrogar o prazo para o recadastramento biométrico.

O Tribunal Regional Eleitoral define amanhã se vai prorrogar o prazo para o recadastramento biométrico. A decisão está nas mãos da juiza Maria Umbelina Zozertti que vai informar seu posicionamento sobre o assunto durante entrevista coletiva nesta quarta-feira. Até agora 78% do eleitorado está regular perante a Justiça Eleitoral. A meta é alcançar os 80% de eleitores recadastrados.

CNJ muda regras para facilitar reconhecimento de paternidade

O processo de reconhecimento de paternidade ficou mais simples e ágil com uma norma editada na semana passada pelo Conselho Nacional de Justiça, o CNJ. A partir de agora, mãe ou filho maior de idade pode procurar cartório de registro civil mais próximo para pleitear a localização do pai. A única condição é que nenhum pedido de reconhecimento de paternidade tenha sido feito à Justiça. A ideia é que o processo não passe mais pelo Ministério Público quando a solução for simples.