sexta-feira, maio 17, 2013

Goiás Conectado amplia acessos à internet


Goiás teve crescimento acima da média nacional em acessos à internet no período de 2005 a 2011. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e incluem pessoas acima de 10 anos. O estudo Acesso à internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal mostrou que o crescimento geral de internautas no País foi de 143,8%. Já no Estado de Goiás foi maior, chegando a 187%.

O detalhe é que o último ano do período incluído na pesquisa, 2011, coincidiu com o lançamento do programa Goiás Conectado – Banda Larga Popular, criado pelo Governo de Goiás através da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Desde sua criação, o programa ampliou em 150 mil o número de pontos de acesso à Internet no Estado. E, para a Sectec, a tendência é de que os números sejam ainda maiores nas próximas pesquisas, uma vez que o benefício foi expandido após esse período.

Outro dado que mostra Goiás em destaque na pesquisa está relacionado ao uso de aparelhos de telefonia móvel. O Estado aparece em segundo lugar, atrás apenas do Distrito Federal. Segundo o IBGE, em 2005, 2,02 milhões de goianos usavam telefone celular. O número saltou para 4,12 milhões em 2011.


Adiada a fiscalização de veículos placas finais 1 e 2

A Secretaria da Fazenda informa que foi alterado o Calendário Anual de Licenciamento, modificando o início da fiscalização para carros com placas finais 1 e 2. O calendário anterior previa a fiscalização efetiva a partir do dia 13 de maio. Com a mudança, caso não tenham feito o licenciamento em 2013, os proprietários de veículos com placas finais 1 e 2 não serão autuados antes do próximo dia 31 de maio. A alteração é válida para todo o Estado de Goiás, conforme portaria do Detran.

Parque estadual vai receber plantio de 55 mil árvores


A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançam o Projeto do Plantio Compensatório, das obras de duplicação da BR-060, em Goiás, no Parque Estadual Telma Ortegal. O evento será às 9 horas da próxima segunda-feira, dia 20.

O Parque Estadual Telma Ortegal, conhecido por abrigar o depósito definitivo dos resíduos radioativos do acidente com o Césio-137, será contemplado com o plantio de 55.281 mudas de espécies nativas do Cerrado em uma área de mais de 60 hectares. O plantio compensatório integra o programa de investimentos na ampliação, infraestrutura e atração de visitantes nos parques estaduais de Goiás.


quinta-feira, maio 16, 2013

Lei de Acesso à Informação completa um ano


A Lei de Acesso à Informação, que vigora desde 16 de maio de 2012, completa um ano nesta quinta-feira, dia 16. Ao longo desses 12 meses, a população goiana apresentou 571 requerimentos de informações, dos quais 546 já respondidos e outros 25 em andamento.

Para o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira, a Lei de Acesso à Informação representa uma forte contribuição para o fortalecimento da democracia e da República, na medida em que propõe a total transparência dos atos públicos, ensejando o controle dos mesmos pela sociedade, culminando com a sua adequação ao fim principal da administração, que é a realização do interesse público.

Os dados requisitados com base na LAI se referem a questões variadas, permeando todos os órgãos da administração estadual, mas os principais focos são referentes a servidores públicos, dados sobre projetos, programas e ações governamentais, compras e licitações, arrecadação e dados mais específicos sobre determinados órgãos como secretarias da Saúde, Educação, Segurança Pública, Agência Goiana de Habitação, Universidade Estadual de Goiás, Departamento Estadual de Trânsito e empresas como Celg e Saneago.

No período de vigência da lei, o prazo médio para oferta de respostas ficou em 17 dias, enquanto a LAI estabelece prazo de 30 dias. Os pedidos de informações se referem a questões variadas, permeando todos os órgãos da administração estadual, mas os principais focos são referentes a proventos pagos a servidores públicos, dados sobre projetos, programas e ações governamentais, gastos públicos, arrecadação, contratos e convênios firmados e dados mais específicos sobre determinados órgãos.

Importância

A Lei de Acesso à Informação é mais um instrumento legal de ampliação da transparência no poder público em todos os níveis. Ela deu sequência a uma série de normativas e leis que, nos últimos 15 anos, vêm aperfeiçoando as formas de divulgação dos dados gerados pela administração pública. Alguns desses mecanismos são a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei Complementar nº 131 de 2009 e, finalmente, a própria LAI que, além de determinar a prática da transparência ativa (divulgação espontânea de dados públicos em sítios e portais governamentais), também regulou os pedidos de informações mediante requerimentos formais, com prazo para oferta das respostas.

No primeiro ano de vigência da lei houve muitos avanços no âmbito do Poder Executivo Estadual. Foram criados espaços padronizados nos sítios e portais dos diversos órgãos com disponibilização das principais informações básicas do governo e das respectivas pastas, todos identificados com logomarca da Lei de Acesso.

Também foi remodelado, ampliado e modernizado o Portal da Transparência do Governo de Goiás (www.transparencia.go.gov.br) com o acréscimo de grande volume de informações e dados do poder público. Antes da LAI, os órgãos já dispunham de sítios e portais, mas os conteúdos não apresentavam os padrões de transparência que passaram a ser exigidos com a implementação da normativa.

O Governo do Estado também estruturou em meio eletrônico um sistema no qual as pessoas podem formalizar os requerimentos de dados. Além disso, implantou o telefone 0800 621513 para facilitar o acesso ao poder público, incluindo a formalização de requerimento de dados e, ainda, o atendimento presencial no Vapt Vupt do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Em breve o serviço estará disponível nas demais unidades do Vapt Vupt na capital e no interior.


Goianésia terá ambulatório médico de especialidades


GOIANESIA TERA AMBULATORIO MEDICO DE ESPECIALIDADESA implantação de uma unidade do Ambulatório Médico de Especialidades em Goianésia será anunciada às 15 horas desta sexta-feira, dia 17, pelo governador Marconi Perillo, durante entrega de benefícios ao município. Esses ambulatórios são centros de diagnóstico e orientação terapêutica que reúnem em um só lugar várias especialidades médicas, para atendimento aos pacientes encaminhados pela rede básica de saúde.



Procon Goiás discute reajuste de coletivo

PROCON GOIÁS DISCUTE REAJUSTE DE COLETIVO O Procon Goiás recebeu nessa semana representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp) para discutir possíveis transtornos que podem surgir com o reajuste da tarifa do transporte coletivo.

A medida de precaução faz referência à possível falta de vale transporte nos pontos credenciados pelo Setransp, o que irá causar prejuízo para o consumidor que precisa do transporte coletivo para se locomover.

O valor do reajuste será definido durante uma reunião na tarde desta quinta-feira, dia 16, e caso o consumidor encontre problemas no momento da compra do bilhete, pode se dirigir a sede do Procon Goiás ou a alguma das unidades de atendimento do Vapt Vupt, nos quais o órgão de defesa do consumidor possui guichês.

OVG doa 120 mil cobertores para população carente e entidades sociais

O programa Goiás Sem Frio, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), inicia nesta sexta-feira, dia 17, a distribuição de 120 mil cobertores para municípios e entidades sociais goianas. A solenidade que marca o início da entrega do benefício será no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, às 8 horas, com a presença da presidente da OVG, Valéria Perillo.
Idealizado pela OVG em parceria com o Governo do Estado, o programa tem como objetivo garantir às pessoas de baixa renda mais conforto e proteção contra as baixas temperaturas registradas em Goiás nesta época do ano, sobretudo durante a madrugada.
Nesta edição foram investidos R$ 1, 362 milhão para a compra dos cobertores. A distribuição  irá contemplar moradores dos 246 municípios goianos e instituições sociais cadastradas na Organização das Voluntárias de Goiás.
A solenidade de início das entregas terá a participação de representantes de entidades sociais, prefeitos e primeiras-damas. A OVG vai fazer a entrega dos cobertores diretamente às instituições de Goiânia. Os demais municípios ficarão encarregados da distribuição à população e entidades beneficiadas.

quarta-feira, maio 15, 2013

Goianos dizem não à unificação do ICMS em Brasília


O vice-governador José Eliton declarou nesta quarta-feira, dia 15, em Brasília, durante marcha contra a proposta que tramita no Congresso Nacional proposta pelo governador Marconi Perillo que Goiás não pode aceitar a aprovação do projeto de lei que unifica a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 7% para 4%, o que acabaria com a possibilidade de ofertar incentivos fiscais para atrair novas empresas e indústrias para Goiás.

Em seu discurso, José Eliton se mostrou preocupado com a aprovação do projeto, que pode “arrasar” a economia goiana. “Caso esse projeto que tramita no Congresso Nacional seja aprovado, nós teremos a criação de dois países. O Brasil rico e próspero no Sul e Sudeste, e o Brasil atrasado e subdesenvolvido no Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, afirmou o vice-governador.

Estudo apresentado pelo secretário estadual da Fazenda, Simão Cirineu, apontou que Goiás perderia R$ 2,54 bilhões em sua receita por ano com a aprovação da unificação do ICMS e o fim dos incentivos fiscais. José Eliton disse que os goianos mostraram sua preocupação e acreditam na sensibilidade do Congresso e da presidente Dilma Rousseff para evitar a unificação do ICMS.
“Por isso viemos aqui. É Goiás mostrando sua força, sua voz, fazendo com que o Brasil nos escute a dizer que nós não queremos nada mais do que aquilo que achamos justo, que é o direito de crescer”, enfatizou José Eliton. A comitiva goiana foi recebida no Senado pelo presidente da Casa, Renan Calheiros e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.

Proposta

O ICMS é o percentual aplicado no valor do imposto arrecadado pela circulação de mercadoria e prestação de serviços de transporte. Com a proposta, os goianos que foram nesta quarta-feira a Brasília alegam que os produtos fabricados em Goiás chegariam às outras regiões sem condições de ter um valor competitivo. Segundo a comitiva goiana, o mesmo aconteceria com o que é produzido no Nordeste e Norte do Brasil.

A nova alíquota do ICMS seria de 4% para todos os Estados, sem possibilidade de criação de incentivos fiscais para atrair novas empresas, como tem feito o Governo de Goiás. A proposta prevê a criação de um Fundo de Compensação do ICMS, do qual o Estado receberia R$ 1,375 bilhão, o que é considerado insuficiente pelo governador Marconi Perillo para compensar as perdas com a queda da arrecadação que aconteceria com a aprovação da proposta no Congresso.

Pelo atual projeto, Goiás, Pernambuco, São Paulo, Rondônia, Paraíba, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina e Espírito Santo teriam suas receitas reduzidas. Mas há uma variação no valor repassado pelo Fundo de Compensação a cada estado, o que pesaria mais na conta de Goiás, Espírito Santo e Santa Catarina. Os dados são do estudo apresentado pela Secretaria de Estado da Fazenda.

Agrodefesa negocia redução da idade vacinal do rebanho bovino


A Agrodefesa negocia junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento a redução da idade vacinal do rebanho bovino goiano, já para a próxima etapa de vacinação contra a febre aftosa, que acontece em novembro. “Estamos em negociação com o Governo Federal para que a gente possa, dentro do avanço normal do controle sanitário do rebanho goiano, tentar, a partir de novembro, diminuir a idade do rebanho a ser vacinado”, afirma o  dirigente da Agrodefesa, Antenor Nogueira. Atualmente o rebanho todo é vacinado em maio, e em novembro somente animais de até 24 meses.

“Nós fizemos recentemente uma proposição, com exposição de motivos ao Ministério da Agricultura, solicitando para novembro de 2013 a diminuição da idade vacinal apenas para animais de até 12 meses”,  defende Antenor Nogueira, fato que, segundo ele, vai resultar em uma economia muito grande para o produtor rural do Estado. Além disso, é  mais um passo importante para que o Estado tente chegar em 2014 como área livre de aftosa sem vacinação.

Comum acordo

Antenor Nogueira afirma que já solicitou ao secretário da Agricultura de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima, uma reunião, com todos os órgãos que têm interesse na vacinação, para debater o assunto. Segundo ele, há a necessidade de que todos os setores econômicos envolvidos estejam em comum acordo. “O Governo de Goiás quer tirar a vacinação, mas é preciso ver se o setor econômico ligado à pecuária quer também, já que vamos ter muitos ganhos, mas, por outro lado,  vamos ter algumas peculiaridades e exigências que terão que ser cumpridas; e é preciso saber se há interesse da iniciativa privada em cumprir tudo isso”, conclui o presidente.


Sefaz divulga pauta fiscal para vários produtos

Entra em vigor nova pauta de valores referenciais para cobrança de ICMS de produtos dos grupos algodão, feijão, milho, amendoim, soja, trigo, cana-de-açúcar, sorgo, milheto e gado suíno comercializados em Goiás. Levantamento da Secretaria da Fazenda constatou que o preço do algodão em caroço tipo 6 passou de R$ 24,40 para R$ 31,57, variação de 29,39%. O algodão em pluma teve variação média de 20,32%, ficando o preço do tipo 41 em R$ 67,19. O caroço de algodão passou de R$ 0,54 para R$ 0,85 o quilo.

O feijão amarelo, aporé, branco, caupi, carioquinha, emgopa, pérola e roxo subiu 8,73%. O feijão preto registrou queda de 2,52%, enquanto os rajado, rosinha e jalo subiram 33,33%, 4,08% e 14,29%, respectivamente. Os preços da saca de 60 quilos ficaram em R$ 217,15 para feijão do tipo amarelo, aporé, carioquinha, emgopa, pérola e roxo. E em R$ 209,39 o branco, R$ 152 o caupi, R$ 240 o rajado e o jalo, R$ 255 o rosinha e R$ 129,16 o preto.

Enquanto isto, o milho debulhado na saca de 60 quilos passou de R$ 24,75 para R$ 22,05 o preço médio, redução de 10,91%. A saca de 25 quilos do amendoim em casca passou de R$ 49,31 para R$ 34,46, preço no produtor. O quilo do amendoim no atacado, em casca, passou de R$ 3,97 para R$ 3,76, redução de 5,29% e o descascado passou de R$ 5,53 para R$ 5,26, queda de 4,88%.

A saca de 60 quilos da soja passou de R$ 55,56 para R$ 48,99 e o quilo de R$ 0,93 para R$ 0,82, redução de 11,83%. A tonelada do trigo foi cotada em R$ 645,88, que, comparado ao preço anterior de R$ 608,85, registrou alta de 6,08%.

A cana de açúcar foi cotada em R$ 60,90 a tonelada, a saca de 60 quilos do sorgo em R$ 19,69 e do milheto em R$ 15,44. Isto em comparação aos preços anteriores de R$ 62,86, R$ 17,18 e R$ 20,13, respectivamente. O suíno para abate passou de R$ 3,57 para R$ 3,19 o quilo.

Pode faltar água em Alexânia

A Saneago informa que pode faltar água em Alexânia nesta quarta e na quinta-feira,  15 e 16. O sistema teve  que ser desligado para os técnicos colocarem em operação o novo modelo de abastecimento, que vai aumentar a vazão de 33 para 60 litros por  segundo, solucionando o problema da falta de água no município. O fornecimento  será totalmente normalizado na sexta-feira (17). A Saneago solicita a compreensão de todos e alerta para o uso comedido de suas reservas domiciliares.

Implantação de organizações de procura de órgãos é tema de curso


Profissionais de saúde dos hospitais públicos de Goiás participam de 17 a 19 próximos do curso para implantação de Organizações de Procura de Órgãos (OPO). Disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o evento conta com o apoio da Central de Transplantes, órgão da Secretaria da Saúde e será realizado no auditório do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo.

O gerente da Central de Transplantes, Luciano Leão, informa que o curso será ministrado por professores da Life’s Donor, empresa especializada na qualificação para a operacionalização de transplantes e terá aulas práticas e teóricas. “Em Goiás, está sendo implantada a OPO no Hugo e já foram pactuadas mais duas para os hospitais de Urgências de Aparecida de Goiânia e de Anápolis, seguindo normas do Ministério da Saúde”, diz.

Durante os três dias serão apresentados temas como: legislação em doação e transplante, entraves éticos e jurídicos, diagnóstico de morte encefálica, manutenção de potenciais doadores e entrevista familiar, entre outros. Para as aulas práticas será disponibilizada uma UTI com bonecos, simulando situações reais do passo a passo da doação de órgãos.

A Organização de Procura de Órgãos (OPO) funciona com o objetivo de apoiar e executar as atividades relacionadas à doação de órgãos e tecidos, para identificar potenciais doadores e acompanhar todo o processo da doação. “A OPO se soma à Central de Transplantes, contribuindo com o nosso objetivo de ampliar cada dia mais a captação de órgãos no Estado de Goiás”, ressalta Luciano Leão.

Marcha contra unificação do ICMS reúne 20 mil pessoas em Brasília


O governador Marconi Perillo comandou o protesto contra a reforma do ICMS nesta quarta-feira, dia 15, em Brasília, em frente ao Congresso Nacional. Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas participaram da marcha contra a unificação do ICMS, entre prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores, líderes sindicais, empresários e trabalhadores. “Nós estamos aqui a favor do emprego, de jovens que não teriam essa oportunidade sem os incentivos fiscais e sem as políticas de atração de empresas que criamos em Goiás. Nós tivemos os melhores números na geração de empregos, no crescimento industrial e do PIB”, salienta Marconi Perillo.


Segunda Conferência Regional do Meio Ambiente acontece nesta 6ª feira


A segunda Conferência Regional do Meio Ambiente acontece em Rio Verde nesta sexta-feira, dia 17. O objetivo é discutir com a sociedade civil e autoridades sobre a implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Essas conferências regionais são reuniões preparatórias para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será em setembro deste ano, em Goiânia. A partir da Conferência Estadual, serão selecionados 40 delegados para a Conferência Nacional do Meio Ambiente, nos dias 24 e 25 de outubro, em Brasília.

Goiás se mobiliza contra a unificação do ICMS

Foto Ângela Scalon
O governador Marconi Perillo afirmou, durante entrevista coletiva em Anápolis nesta terça-feira, dia 14, que toda a população de Goiás está sendo mobilizada para a marcha a Brasília contra a unificação do ICMS que acontece nesta quarta-feira, dia 15. “Estamos mobilizando o Estado inteiro, estamos contando também com o apoio da área empresarial, da Adial Brasil e do Fórum Empresarial. E eu tenho certeza que será um bom movimento e que vai chamar a atenção das pessoas em relação à manutenção dos empregos e à manutenção do desenvolvimento aqui no Estado”. A marcha vai protestar contra a reforma do ICMS que está em tramitação no Congresso Nacional. O evento será realizado a partir de 10 horas, em frente ao Palácio do Planalto e depois segue para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Em Anápolis, durante o evento de doação de uma área do Estado à prefeitura, para a construção de um parque ambiental, o governador disse que está animado com a notícia de que a Comissão Mista do Senado adiou a reunião para a discussão sobre o Fundo de Compensação do ICMS. “Nós estamos mais animados, mas é muito importante a presença de todo mundo em Brasília para mostrar nossa força, nossa preocupação e até nossa indignação ante a possibilidade de termos essa reforma que vai prejudicar de morte Anápolis e o Estado de Goiás”, salienta.
Secretaria da Fazenda
Projeção da Secretaria da Fazenda aponta que Goiás perderia com a reforma do ICMS, somente no primeiro ano de implementação das mudanças, o equivalente a R$ 2,6 bilhões. Segundo o secretário da Fazenda, Simão Cirineu, o governo federal ainda não decidiu se para ou continua com a proposta. “O governo poderia parar com a proposta porque com o avanço dela, alguns estados perderiam dinheiro. Goiás é um exemplo, porque ele vende mais para fora do que recebe. Ele perde quando cai a alíquota de 12% para 4%. Acontecendo isso, o governo federal introduziria a Fundo de Compensação para complementar o financiamento das empresas e da infraestrutura, o que não está garantido. Isso não é bom para Goiás porque nossas empresas vão perder competitividade e elas poderão sair do Estado”, opina.
Associação Comercial e Industrial de Goiás
A presidente da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), Helenir Queiroz, acredita que a proposta de reforma do ICMS bate de frente com o crescimento econômico e industrial de Goiás. “Essa reforma vai aumentar os tributos, vai encarecer o preço do produto final para o consumidor com o fim dos incentivos fiscais. As empresas não vão mais se instalar nos estados emergentes, mas sim nos maiores centros consumidores. Imagina se nós perdermos as grandes indústrias que estão aqui. Olha a quantidade de empresas que vivem de fazer negócios com essas grandes empresas. Uma estimativa inicial mostra que em menos de três anos nós teremos liquidado cerca de 400 mil empregos, se essa proposta for aprovada”, destaca. Helenir acredita que a reforma vai beneficiar apenas os estados mais ricos da federação, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Secretaria da Indústria e Comércio
O Governo de Goiás vem liderando todo o processo de resistência à reforma do ICMS. A afirmação é do secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, que completa dizendo que “essa reforma não foi discutida no ambiente do desenvolvimento. Nós ficamos totalmente ausentes dos impactos que a reforma poderia ocasionar ao desenvolvimento regional e das economias menos desenvolvidas do País, que são as do Norte, Nordeste e Centro-Oeste”. O secretário convida toda a população do Estado de Goiás a participar da marcha a Brasília, para que sejam mantidos os empregos e o crescimento da economia goiana. “Essa não é uma briga de governo, de partido, é uma briga da população do Estado, que entende que está sendo prejudicada com milhares de empregos colocados em risco e com investimentos que estão sendo colocados em xeque”, finaliza.

terça-feira, maio 14, 2013

Agehab entrega 122 moradias em Águas Lindas


No Governo Itinerante em Águas Lindas, que se realiza desta quinta até domingo, 16 a 19, no atendimento da Agência Goiana de Habitação (Agehab) serão entregues 122 Cheques Mais Moradia, modalidade reforma, a famílias moradoras do município. O benefício foi pleiteado pela Associação de Moradores do Vivenda. São 300 cheques-reforma para essa comunidade, no valor total de R$ 300 mil – R$ 1 mil por família. Desse total, 105 foram liberados pelo Governo de Goiás no ano passado. Agora, no Governo Itinerante serão liberados mais 122. E os 73 restantes, depois da aprovação dos cadastros.

Governo regulariza imóveis de 877 famílias de Goianésia


A Secretaria das Cidades (Secidades) autorizou a regularização fundiária de 877 imóveis em Goianésia (Jardim Esperança, Bairro Amigo e Bairro Covoá), com investimento de R$ 200 mil. Para regularizar os terrenos, o secretário das Cidades, João Balestra, assinou nesta terça-feira, dia 14, um documento chamado Manifestação de Conveniência e Oportunidade, que precisa também ser subscrito pelo secretário de Planejamento, Giuseppe Vecci. “O processo ficou parado somente por três dias na nossa secretaria e será encaminhado, ainda hoje, para a Segplan, para que eles também assinem a sua manifestação e assim, a encaminhem para a Agehab”, explicou o gerente de Políticas Fundiárias, Wilson Costa Ferreira.

Assim que o processo chegar à Agência Goiana de Habitação (Agehab), será feito o levantamento topográfico e socioeconômico das famílias da região. Serão beneficiadas 541 famílias no Jardim Esperança, 300 no Bairro Amigo e 36 no Bairro Covoá.


segunda-feira, maio 13, 2013

Governador fala sobre marcha contra unificação do ICMS


Sobre a marcha para Brasília contra a unificação do ICMS, que acontece na próxima quarta-feira (15), o governador Marconi Perillo afirmou em entrevista coletiva, concedida nesta segunda-feira (13), que o Estado inteiro está sendo mobilizado e que conta com o apoio do setor empresarial neste protesto. “Estamos mobilizando o Estado inteiro, estamos contando também com o apoio da área empresarial, da Adial Brasil e do Fórum Empresarial; e eu tenho certeza que será um bom movimento e que vai chamar a atenção das pessoas em relação à manutenção dos empregos e à manutenção do desenvolvimento aqui no Estado”. 

A marcha  protesta contra a reforma do ICMS que está atualmente em tramitação no Congresso Nacional. O evento será realizado a partir de 10 horas, em frente ao Palácio do Planalto e depois segue para o Supremo Tribunal Federal (STF). Os prefeitos, presidentes de entidades representativas dos empresários e trabalhadores goianos já se comprometeram a levar uma multidão a Brasília.

Para o governador e para o setor empresarial goiano, a reforma, que prevê redução das alíquotas de ICMS, prejudica muito o Estado. Segundo Marconi, a projeção da Secretaria da Fazenda é de que Goiás perderia, somente no primeiro ano de implementação das mudanças, o equivalente a R$ 2,6 bilhões.



Caetano faz show no CCON


A nova turnê de Caetano Veloso, com seu mais recente álbum Abraçaço, chega a Goiânia no dia 1º de junho, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).

No show, a faixa que dá nome ao disco, Abraçaço, é acompanhada de uma performance de Caetano e os integrantes da Banda Cê, parceira dele no espetáculo. Todos se reúnem para um abraço coletivo.

Depois dos shows de Maria Bethânia e Paul McCartney, no início do mês, mais uma grande estrela da música, se apresenta em Goiânia. Segundo Nasr Chaul, chefe do gabinete gestor do CCON, o cantor e compositor Caetano Veloso exigiu um espaço para dançar. O repertório terá músicas dançantes e, por isso, o teatro não terá cadeiras em frente ao palco. Conforme Chaul, o pré-contrato já foi enviado e será assinado com a chegada de uma equipe do cantor a Goiânia, para inspecionar o palco da apresentação.

Alteração de ICMS é tema de reunião


O secretário da Fazenda, Simão Cirineu Dias, relatou nesta segunda-feirA (13), aos delegados fiscais e gerentes da Receita o andamento das discussões no Congresso Nacional que visam alterar o ICMS a partir de 2014. Ele disse que Goiás terá perda de arrecadação com a unificação das alíquotas em 7% e 4%. A única mudança favorável no “pacote” elaborado pelo Governo Federal está no projeto que altera os juros das dívidas dos Estados e permite a troca do indexador.

Ele disse ainda que a votação pode ser paralisada temporariamente, porque o governo não aprovou as alterações feitas pelos relatores na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e na Comissão Mista da Câmara. “Acompanhamos a discussão de perto para tentar incluir emendas que beneficiem o Estado, caso não seja possível manter as alíquotas em 12% como estão atualmente”.

A reunião mensal, convocada pelo superintendente da Receita, Glaucus Moreira, tem por objetivo verificar o trabalho da fiscalização em cada uma das 12 delegacias regionais. Os presentes apresentam seus problemas e propõem soluções para aperfeiçoar o trabalho. Também foram feitas recomendações ao fisco pelas Gerências de Informações Econômico-Fiscais, de Recuperação de Créditos e de Arrecadação e Fiscalização, jurisdicionadas à Receita.


Governo reduz juros do Crédito Produtivo

O secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, anunciou na tarde desta segunda-feira, dia 13, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), a redução da taxa de juro dos empréstimos do Crédito Produtivo da Secretaria da Indústria e Comércio (SIC), de 0,5% ao mês para 0,25% ao mês. “O governo se antecipou ao anunciar a redução da alíquota de juros do crédito produtivo para 3% ao ano, atendendo assim um pleito da Associação Comercial e da Federação do Comércio, além de outras instituições ligadas aos micro e pequenos empreendedores, para que eles possam ter mais acesso ao crédito, com menos burocracia e juros competitivos”, explica Baldy. A presidente da Acieg, Helenir Queiroz, participou do evento.


Goiás quer fechar negócios com países do Norte africano

O secretário para Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Elie Chidiac, participou de missão comercial no Marrocos, Tunísia e Argélia entre os dias 24 de abril e 2 de maio. Ele afirma que a viagem teve como fim a prospecção de negócios nos três países do Norte da África. O estreitamento de laços é motivado pela visita de 18 embaixadores árabes no Estado de Goiás no mês de março. Segundo Elie, o ministro da Agricultura e da Pesca Marítima do Marrocos, Aziz Akhannouch, convidou o governador Marconi Perillo a participar do Salão Internacional da Agricultura naquele país, um dos maiores eventos mundiais da área.

Governo assina parceria com CEF para crédito rural

O governador Marconi Perillo e o secretário da Agricultura, Antônio Flávio, assinaram termo de parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), na manhã desta segunda-feira, dia 13, durante solenidade de abertura do 68ª Exposição Agropecuária de Goiás. O objetivo dessa parceria é atuar na área de crédito rural, fomentando o desenvolvimento de Goiás para toda a cadeia do crédito rural, do micro, médio e grande agronegócio. O atendimento ao produtor já acontece em estande da Caixa durante a Exposição Agropecuária, que segue até o final de maio.

Lançamento da colheita de cana-de-açúcar será na sexta

A abertura oficial da Safra de Cana-de-Açúcar 2013/14 no Estado de Goiás está marcada para a próxima sexta-feira, dia 17, às 10 horas. O evento será em Santa Helena de Goiás, na Usina Cambuí, nova unidade do Grupo Vale do Verdão, que será inaugurada no mesmo dia. Para a temporada 2013/14, a cultura deve continuar em ritmo de expansão. A previsão é que haja um acréscimo na área de cerca de 408 mil hectares, o que equivale a 4,8% em relação à safra 2012/13.
Goiás está entre os estados com maior crescimento de área plantada: 101,1 mil hectares. O avanço se deve, sobretudo, à expansão de novas áreas de plantio das usinas já em funcionamento. Embora haja instabilidade climática em algumas regiões produtivas, no primeiro trimestre, a perspectiva de crescimento é de 5,9% no rendimento da cultura. O primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta produtividade média brasileira estimada em 73,5 mil quilos por hectare, superior à safra 2012/13, que foi de 69 mil quilos (mesma área).

Embaixadores participam da abertura oficial da 68ª Exposição Agropecuária de Goiás

Uma delegação formada pelos embaixadores no Brasil, da Argélia, Cazaquistão, Bélgica, Benin e Malásia participa nesta segunda-feira, dia 13, à 10 horas, da abertura oficial da 68ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás.  O secretário para Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Elie Chidiac, recepciona os diplomatas. O motivo da visita é conhecer uma das maiores feiras de agronegócio do País, com destaque para produtos e animais em exposição que demonstrm as potencialidades da economia goiana.
De acordo com Elie, a ida ao Parque de Exposições Agropecuárias do Setor Nova Vila é uma oportunidade de fechar futuros negócios com esses países. “O Estado de Goiás está se consolidando cada vez mais  na agropecuária e precisa ampliar as fronteiras comerciais com outros países. A abertura de novos mercados é muito importante, uma vez que com a crise econômica mundial estamos observando que a China e a Rússia estão diminuindo as importações de commodities agrícolas, especialmente soja e carne, o que certamente irá afetar os produtores rurais goianos. Por isso, a nossa exposição agropecuária, que mostra a qualidade dos nossos produtos, poderá atrair o interesse e investimentos de outros países”, analisa.