sábado, fevereiro 02, 2013

Praça do Setor dos Funcionários terá piscina aquecida

Às 16 horas de hoje vai ser inaugurada a piscina com aquecimento da Praça de Esportes do Setor dos Funcionários, que fica na rua P-16. Nesta praça são oferecidas gratuitamente à população pela Agência Goiana de Esporte e Lazer aulas de natação e hidroginástica para crianças, adolescentes e adultos. Segundo a Agel, para a praça já existe um projeto de reforma em que estão incluídos os vestiários masculino e feminino com acesso para deficientes físicos, cerca de tela na quadra e campo de futebol society com grama sintética.

Sobre Todas as Coisas discute impunidade

Impunidade é o tema do Sobre Todas as Coisas, da  próxima segunda-feira, dia 4, na TBC News. Em discussão, o papel dos legisladores, da polícia, da Justiça e da sociedade quando o sistema é falho.  O programa Sobre Todas as Coisas, apresentado pelas jornalistas Susete Amâncio e Sheila Alencastro Veiga, é transmitido ao vivo, às 20 horas.

Jogo entre Goiás e Vila Nova terá policiamento reforçado

www.flavios.com.br/blog
A Polícia Militar vai intensificar o policiamento hoje em Aparecida de Goiânia, durante o jogo entre Goiás e Vila Nova. A medida foi anunciada pelo comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Silvio Benedito Alves. Além de aumentar a segurança nos seis terminais de ônibus localizados em Aparecida, o policiamento nos principais corredores será reforçado. Outra medida preventiva será uma atuação conjunta entre a PM e a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo. O serviço de inteligência da PM também estará monitorando as redes sociais para coibir encontros e depredação de lojas ou órgãos públicos. 

Faltará água em 17 bairros de Aparecida de Goiânia

A Saneago comunica que poderá faltar água hoje em 17 bairros de Aparecida de Goiânia, devido à execução de serviço emergencial que está sendo feito em uma bomba do Sistema Independência Mansões. Os bairros atingidos são: Nova Cidade, Bairro Independência Mansões, Jardim Riviera, Comendador Walmor, Jardim Rio Vermelho, Virgínia Parque, Setor dos Estados, Colina Azul, Setor Marista Sul, Cidade Livre, Jardim Monte Cristo, Setor Serra Dourada, Jardim Ipiranga, Parque Atalaia, Parque Itatiaia, Jardim Florença e Jardim Cristalino. O abastecimento será normalizado no decorrer deste sábado, dia 02. 

sexta-feira, fevereiro 01, 2013

O Mundo Em Sua Casa - 01-02-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

PM registra redução de crimes em Aparecida de Goiânia

A Polícia Militar fechou o mês de janeiro contabilizando redução dos índices de criminalidade em Aparecida de Goiânia. Comparando com o mesmo período do ano passado, o número de homicídios caiu 31,4%. Em janeiro deste ano, foram registrados 24 assassinatos contra 35 no mesmo período de 2012. Além da queda no número de assassinatos, também houve redução nos casos de roubo a comércio, pessoas, veículos e furtos.

De acordo com a análise criminal realizada pelo Segundo Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), o número de veículos roubados em Aparecida caiu de 101 para 83, uma queda de 27,8%. O roubo a comércio diminuiu de 80 para 74, caindo 7,5% e o roubo a pessoas recuou de 106 para 94, 11,3%. Casos de furto a residências também tiveram queda de 18,7%.

O comandante do Segundo CRPM, coronel Silvio Benedito Alves, realiza nesta manhã um balanço das ações desenvolvidas para combater a criminalidade em Aparecida de Goiânia. Os números e ações programadas para os próximos meses serão apresentados na sede do Segundo CRPM, que fica no Setor Garavelo, em Aparecida de Goiânia. 

Obras no Centro de Excelência devem ser retomadas em abril

www.agel.goias.gov.br
O presidente da Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel), José Roberto Athayde, se reuniu com o procurador do Ministério Público Federal, Raphael Perissé, com o objetivo de dar continuidade às obras do Centro de Excelência do Esporte, localizado no Centro de Goiânia. O projeto está parado há seis meses. A Agel garantiu dar em breve mais detalhes do projeto sobre a construção, enquanto o Ministério Público prometeu agilidade na burocracia dos documentos necessários.

Segundo o presidente José Athayde, o tempo de readaptação do projeto é o prazo ideal para que o período chuvoso na capital acabe. “As obras deverão começar após o período chuvoso, provavelmente em abril”, disse. As questões exigidas pelo procurador são relacionadas ao plano de obra e investimento financeiro.

Atualmente existem R$ 12 milhões disponíveis para a conclusão do Laboratório de Capacitação, recurso de uma parceria entre o Governo de Goiás e a Caixa Econômica Federal. “Nós temos o dinheiro e vamos buscar mais. A reunião foi importante, pois conseguimos nos entender com a procuradoria. De agora em diante, não haverá mais ofícios e burocracia, ou seja, daqui pra frente tudo será resolvido pessoalmente. Os engenheiros do governo poderão se reunir com os engenheiros do Ministério Público sempre que necessário e apresentar as soluções” enfatizou.

O presidente deixa claro que as exigências do MP não estão relacionadas a problemas com a obra. “Eles não estão questionando a obra. Eles pedem apenas mais detalhes, como o tipo de material utilizado, por exemplo. Sobre a parte construída, pedem que seja reavaliada, porque o tempo a deixou fora do padrão. Então o MP quer um relatório gerencial de como será feita essa recuperação”, esclareceu José Athayde.

O próximo passo é aguardar a liberação do MP para início das obras, que devem durar aproximadamente oito meses. “O projeto do Centro de Excelência é a revitalização do Ginásio Rio Vermelho. O Parque Aquático atual vai ser demolido. Construiremos também um laboratório de iniciação esportiva para atletas de ato rendimento, além do Estádio Olímpico”, explicou.

Eliminação das águas das chuvasRecentemente, três bombas de sucção, instaladas por uma equipe técnica da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), eliminaram as águas das chuvas que se acumulavam no pátio das obras do Centro de Excelência. O trabalho, que é realizado ininterruptamente, conseguiu baixar no período de cinco dias o nível da água, escoada para a rede  pluvial.

Após este trabalho emergencial de retirada das águas das chuvas, a Agetop instalará uma bomba elétrica que será disparada automaticamente quando a água for empossada e atingir determinado nível. Conforme laudos dos técnicos da Vigilância Sanitária, que realizam inspeções rotineiras no local, em nenhum momento foi constatada a presença do mosquito transmissor da dengue nas águas empoçadas.

Obras da Ferrovia Norte-Sul serão reiniciadas

Henrique Luiz-Assessoria
O governador Marconi Perillo recebeu ontem a confirmação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, da retomada das obras da Ferrovia Norte-Sul. Marconi cumpriu extensa agenda em Brasília, visitando três ministérios: Transportes, Minas e Energia e Cidades. Para a audiência com o ministro dos Transportes, o governador levou temas prioritários, com destaque para a retomada das obras da Norte-Sul e a conclusão das obras nas BRs 060, 070 e 080, bem como a mudança no traçado da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia.

A confirmação da retomada das obras da Ferrovia Norte-Sul foi dada na tarde de ontem, em Brasília, ao governador Marconi Perillo, pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. 

Para a audiência com o ministro dos Transportes, o governador levou temas prioritários, com destaque para a retomada das obras da Norte-Sul e a conclusão das obras nas BRs 060, 070 e 080, bem como a mudança no traçado da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. Marconi discutiu ainda com o ministro a construção de três eclusas nas usinas de Cachoeira Dourada, São Simão e Itumbiara (Emborcação), o que permitiria a melhoria e a consolidação da hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê, ligando Goiás ao Porto de Santos (SP).

Em relação à Ferrovia Norte-Sul, o ministro garantiu que os entraves jurídicos que existiam no ano passado –  com relação às desapropriações, licenças ambientais e complementações de projetos executivos – foram superados. Segundo Marconi, o ministro dos Transportes deve vir a Goiânia na próxima terça-feira para reunião com construtores da Ferrovia, quando discutirá o cronograma de  retomada das obras.

O ministro garantiu também a superação dos questionamentos do TCU em relação ao preço dos dormentes e à licitação do trecho entre o túnel de Anápolis ao pátio do Porto Seco. Também vão participar da reunião, além de representantes do Governo Estadual, os presidentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), João José dos Santos, da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, a empresa responsável pela construção da Norte-Sul e o superintendente Regional do DNIT, Riumar dos Santos.

Mudança de traçadoO governador discutiu ainda com o ministro a mudança no traçado da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. Marconi relatou a Sérgio Passos que a rodovia transformou-se numa grande avenida, com grande fluxo de veículos que trafegam pela capital. O ministro garantiu que a obra consta de um cronograma de prioridades, entregue à presidente Dilma Rousseff. A obra do contorno de Goiânia envolveria ações conjuntas dos governos federal, estadual e municipal.

Ainda sobre as BRs, o Governo do Estado faz gestões pela conclusão das obras de duplicação da BR-060 (Goiânia-Jataí), a conclusão de um trecho de 25 quilômetros da BR-070 passando por Itaguari e Cocalzinho, uma rodovia idealizada no governo de Juscelino Kubitschek e que liga Brasília a Cuiabá. Marconi também buscou informações a respeito das obras da BR-080, que liga a BR-153 a Luis Alves.

Por fim, o governador tratou com o ministro dos Transportes das obras de construção da hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê,  que requer a construção de eclusas em hidrelétricas goianas. O ministro apresentou ao governador um relatório completo do plano de investimentos de R$ 90 milhões. Marconi está concluindo agora a agenda em Brasília  com audiências nos ministérios de Minas e Energia e Cidades.

quinta-feira, janeiro 31, 2013

O Mundo Em Sua Casa - 31-01-13.

O Mundo Em Sua Casa é oprograma de radiojornalismo de maior tradição do centro-oeste brasileiro

Complexo Prisional apresenta nova indústria

A Agência Goiana do Sistema de Execução Penal apresenta à imprensa daqui a pouco, às 9 horas, a mais nova indústria que passa a operar com mão de obra carcerária na Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. A indústria de blocos e canaletas já está em operação e foi aberta em parceria com a empresa Gramacho, de São Paulo. Serão produzidas 7,5 mil peças/dia de blocos e canaletas, utilizados na construção civil. 

Tolerância zero para motorista que desrespeita Lei Seca

Eduardo Ferreira / Goiás Agora
Tolerância zero para motorista que desrespeita Lei Seca. Essa é a tônica da nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito, em vigor desde ontem, que regulamenta o cumprimento da  Lei Seca. Até mesmo um bombom recheado de licor poderá levar o motorista a ser enquadrado na Lei Seca, de acordo com a Resolução 432, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada ontem no Diário Oficial da União. Isso porque o índice limite de álcool tolerado no teste do bafômetro (foto) de 0,10 foi reduzido para 0,05 miligramas por litro de ar. No exame de sangue em que o índice era de 2 decigramas por litro de sangue, o rigor foi ainda maior, se o resultado for maior do que zero, o motorista será enquadrado. O Detran irá intensificar a fiscalização e, durante o Carnaval, as blitze da Balada Responsável  vão atuar em 13 cidades, sobretudo as que recebem maior fluxo de turistas. 

O diretor de operações do Detran, coronel Sebastião Vaz (foto), afirma que os motoristas deverão ter cautela. E que apesar do endurecimento, os que forem flagrados pelo bafômetro, com índice superior ao permitido em lei por motivos particulares, poderão apresentar defesa. "A pessoa que for enquadrada e que depois, durante o processo de suspensão da CNH, apresentar uma justificativa, como por exemplo, o uso de um medicamento com teor de álcool ou alguma substância psicoativa, poderá dentre os meios de oportunidade de defesa que tem, prover um recurso. Mas a orientação é que se for dirigir, nenhum bombom de licor pode ser ingerido", alerta.

Após a mudança ocorrida na Lei Seca, vigente desde o dia 21 de dezembro de 2012, condutores que apresentarem sinais notórios de embriaguez  são autuados em flagrante. Olhos avermelhados, hálito de álcool, fala exaltada e  desequilíbrio ao andar são alguns desses sinais. O motorista vai responder por infração gravíssima (sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação), prevista no Artigo 165, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e deverá pagar a multa de R$ 1.915,10. Este valor foi dobrado também no fim do ano passado. Em casos de reincidência, em um período de um ano, a multa chegará ao dobro - R$ 3.830,80.

A resolução não altera a concentração de álcool que caracteriza crime de trânsito: quando o bafômetro marcar quantidade igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar. Já nos exames de sangue, a concentração limite permanece de seis decigramas por litro de sangue. Diante de tais circunstâncias, o condutor é encaminhado à delegacia e a pena é detenção de seis meses a três anos, multa, e suspensão do direito de dirigir.

Balada ResponsávelO Programa Balada Responsável (foto) completa hoje 1 ano e 4 meses. Mais de 250 mil motoristas goianos foram abordados e mais de 46 mil  se submeteram aos testes do bafômetro, desde o dia 30 de setembro de 2011, quando a iniciativa foi criada. "Os números apontam que estamos no caminho certo. Já há um processo de conscientização das pessoas, principalmente da Região Metropolitana", avalia Vaz.

Ele  acrescenta ainda outros dados, revelando também que os motoristas estão sendo responsabilizados pela prática irresponsável de associar o álcool à direção, acabando com aquela sensação de impunidade que prevalecia na sociedade. As comissões de pontuação e de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran reúnem atualmente 23 mil processos. Desses, 16 mil são por embriaguez ao volante. Nove mil pessoas foram notificadas por infringir os artigos 165 ou 306 do CTB e 1.141 foram penalizadas com a suspensão do documento por um ano.

CarnavalNeste feriado prolongado de Carnaval, as equipes da Balada Responsável  levarão a operação  para 13 cidades de 8 a 13 de fevereiro. Além de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo, Anápolis, Pirenópolis cidade de Goiás, Jaraguá, Goianésia, Caldas Novas, Aruanã, Porangatu e Uruaçu vão receber 350 policiais militares e servidores do Detran. Eles atuarão em duas frentes: educação para o trânsito, visitando bares e restaurantes e na fiscalização.  

Aulas do ensino médio tempo integral começam dia 4

A Secretaria da Educação reuniu cerca de 400 profissionais para promover uma jornada de 40 horas semanais, preparatória para o início do Ensino Médio em tempo integral, na próxima segunda-feira, dia 4. Foram aprofundados conhecimentos sobre a política pedagógica e o modelo de gestão das novas escolas. Quinze unidades educacionais estão oferecendo oito mil vagas da modalidade de tempo integral.

O evento de quatro dias contou com a participação do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE) e de alunos egressos de projeto semelhante desenvolvido em Recife. Os jovens estiveram durante dois dias detalhando ações do programa, como o Protagonismo Juvenil e o Projeto de Vida. Os professores participaram de diversas oficinas temáticas que discutiram o modelo de gestão, disciplinas eletivas, tutoria, prova diagnóstica e orientação de estudos. Todos os itens serão trabalhados durante o ano com os alunos do ensino médio de tempo integral.

De acordo com o superintendente do Centro de Ensino em Período Integral/Novo Futuro, Marcelo Ferreira da Costa, a formação dos professores das escolas de tempo integral será contínua, ao longo do ano letivo. Desde o segundo semestre do ano passado, as unidades que integram o projeto vêm sendo preparadas.

Os 15 colégios da rede estadual que passam a funcionam exclusivamente oferecendo Ensino Médio em tempo integral são: Pedro Xavier Teixeira, Professor Pedro Gomes, José Carlos de Almeida, Juvenal Pedroso, Professor Joaquim Carvalho Ferreira, Pré-Universitário, Lyceu de Goiânia e Carlos Alberto de Deus, em Goiânia; Colégio Estadual Dr. Genserico Gonzaga Jaime, de Anápolis; Colégio Estadual Zulca Peixoto de Paiva, de Cristalina; Colégio Estadual Polivalente Dr. Tharsis Campos, de Catalão; Colégio Estadual Sylvio de Mello, de Morrinhos; Colégio Estadual Dom Veloso, de Itumbiara; Colégio Estadual Cecília Meirelles, de Aparecida de Goiânia; e Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, de Inhumas. 

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Inscrições a mestrado da UEG seguem até sexta-feira (1)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG está com inscrições abertas até esta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, ao Processo Seletivo para ingresso no curso de Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado (Renac), para as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar, oferecido na UEG de Ciências Exatas e Tecnológicas. O curso é gratuito, sendo cobrada apenas a inscrição ao processo seletivo.
 
Para esta primeira turma são oferecidas 19 vagas, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa do curso: Processos e Produtos Ambientais e Impactos nos Recursos Naturais. O horário de funcionamento da Secretaria do Renac é das 8 às 12 horas e das 13h30 às 16h30. O interessado deve se inscrever pessoalmente, por procuração ou pelos Correios (via Sedex) no endereço: BR-153, nº 3.105, Fazenda Barreiro do Meio, Caixa Postal 459, CEP 75001-970, Anápolis (GO).
 
 

Goiás recebe comitiva italiana

Goiás recebe a visita de uma comitiva italiana esta semana. O grupo pretede realizar investimentos no Estado. Em reunião com o secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, representantes do Instituto Italiano Meccano discutiram a viabilidade da implantar um centro de inovação e pesquisa para o setor automotivo em Goiás.
 
Os italianos vão conhecer as plantas da Mitisubishi e da John Deere, além de visitarem as micro, pequenas e médias empresas âncoras do setor metal-mecânico instaladas no município de Catalão. Nesta quinta-feira (31), está prevista visita à Anápolis, onde está instalada a montadora  Hyundai.
A intenção é implantar um centro de serviços semelhante ao Meccano, que atua na Itália em parceria com organizações científicas, empresas, universidades e entidades voltadas à pesquisa. O Instituto Meccano é especializado no fomento e no acompanhamento da aplicação de novas tecnologias na indústria metal-mecânica e já orientou a implantação de quatro centros semelhantes no Brasil.
 
O crescimento do setor em Goiás despertou o interesse do instituto europeu. A expansão da unidade da Mitsubishi em Catalão, que pretende dobrar a produção atual de veículos nos próximos dois anos, e a previsão de ampliação da Hyundai em Anápolis, contribuíram ainda mais para despertar o interesse do instituto.
 
Durante a reunião na Sectec foram discutidas opções de linhas de crédito para viabilizar a implantação do instituto e foi feito um levantamento das demandas do setor metal-mecânico em Goiás. "Os ganhos de produtividade resultantes da atuação do Meccano demonstram a importância de termos uma unidade em Goiás", alegou Mauro Faiad.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 30-01-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Goiás terá o primeiro Parque Tecnológico do Centro-Oeste

O pedido de Credenciamento Provisório do primeiro Parque Tecnológico de Goiás foi assinado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, neste início de ano. A proposta apresentada à Sectec estabelece a construção do empreendimento no município de Anápolis, em área próxima ao Distrito Agro-Industrial de Anápolis (Daia). O consórcio privado responsável pelo Parque Tecnológico de Anápolis já adquiriu a área para a construção do empreendimento e deve começar as obras do complexo ainda neste semestre.

Segundo o secretário Mauro Faiad, o Parque deve atrair R$ 1 bilhão em investimentos e gerar 10 mil empregos. "Goiás terá o primeiro Parque Tecnológico do Centro-Oeste, graças à modelagem adotada, que, apesar de rigorosa no estabelecimento dos critérios para a consolidação do empreendimento, agiliza os investimentos", disse o secretário.

O Credenciamento Provisório terá validade de dois anos, prorrogável por uma única vez por mais 12 meses. Com a assinatura do termo, a Sectec inclui o empreendimento no Programa Goiano de Parques Tecnológicos (PGTec), criado em 2011 pelo Governo de Goiás. Com o Credenciamento Provisório, o consórcio privado responsável pelo empreendimento terá de cumprir uma série de exigências para receber o Credenciamento Definitivo.

Entre as exigências estão a constituição de uma entidade gestora do Parque Tecnológico sem fins lucrativos, com modelo de gestão adequado à realização de seus objetivos e com capacidade técnica e financeira comprovadas. A entidade responsável pelo Parque também terá de apresentar, entre outras providências, o projeto urbanístico-imobiliário de ocupação da área, o projeto de ciência, tecnologia e inovação e o estudo de viabilidade econômica, financeira e ambiental do empreendimento.

PGTecO Programa Goiano de Parques Tecnológicos (PGTec) foi criado pelo Governo de Goiás sob a gestão da Sectec com a finalidade de incentivar a implantação de parques tecnológicos no Estado. O programa tem como objetivo implementar novas tecnologias e investimentos em pesquisa.  O PGTec vem promover a cultura de inovação, competitividade e capacitação empresarial, estimulando a geração de riquezas a partir da agregação de empresas de base tecnológica e instituições de pesquisa e desenvolvimento, de natureza pública ou privada, que irão desenvolver atividades intensivas em ciência, tecnologia e inovação.

Segplan aplica prova de desempenho

Os servidores da Segplan participam de um ciclo de avaliações de desempenho hoje e amanhã, a partir das 9h30. A medida visa o aprimoramento profissional. A avaliação é individual e busca promover a atualização e a capacitação do servidor. A medida é adotada por 11 estados brasileiros. 

Pesquisa revela alta satisfação no atendimento hospitalar

 O governador Marconi Perillo, acompanhado do secretário de Saúde, Antônio Faleiros (foto), apresentou ontem, durante reunião no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, a primeira avaliação da atuação das Organizações Sociais (OSs) em sete hospitais do Estado: Crer, Hurso, HGG, Huana, HDT, HMI e Hugo. A avaliação é resultado de uma pesquisa realizada pelo instituto Serpes em cada uma das unidades hospitalares geridas por este novo conceito de administração. O trabalho científico avaliou dez itens durante entrevista com 1,3 mil pacientes ou acompanhantes.

Na avaliação do atendimento por parte dos médicos e da efetividade dos exames feitos no hospital, por exemplo, o Crer, Hurso, HGG e Huana alcançaram mais de 90% de satisfação. No item que avaliou a limpeza do hospital, Hurso, Crer, HGG, Huana, Hugo e HDT tiveram 90% ou mais de satisfação. A satisfação com a estrutura física da unidade ficou superior a 90% no Crer, Hurso e Huana. A segurança do hospital recebeu 90% ou mais de satisfação no HGG, Huana, Hurso, Crer e Hugo. Foram avaliados ainda o atendimento por parte dos enfermeiros, por parte dos recepcionistas e a qualidade da água servida na unidade.

Marconi Perillo (foto) destacou que o resultado positivo não pode servir de acomodação para as OSs e que o Governo busca oferecer à população um atendimento que chegue bem perto de 100% de satisfação, como acontece com as unidades do Vapt Vupt. “Quando da decisão de implantação do conceito de administração hospitalar por Organizações Sociais, nós já tínhamos a experiência com o Crer e com o Hospital de Urgências de Anápolis. Agora temos experiências que vão se consolidando em outros cinco hospitais públicos do Estado. Esse resultado altamente positivo não pode servir de acomodação. Pelo contrário. Nós temos que alcançar nos hospitais os resultados que nós temos nos Vapt Vupts, ou seja, muito próximo de 100% de aprovação.”

Na avaliação de Marconi, o alto índice de satisfação identificado na pesquisa revela que o Governo acertou ao tomar a decisão de transferir a gestão dos hospitais para OSs. “O alto índice de satisfação apurado pela pesquisa Serpes nos alegra muito enquanto governo, porque é o atestado de que o conceito adotado por nós de mudança radical na gestão dos hospitais está dando certo. Muita coisa ainda precisa ser melhorada, mas, o mais importante, é que as mudanças estão em curso. Nos hospitais antigos que tinham problemas crônicos em relação ao atendimento, a melhoria é visível."

O governador afirmou que as mudanças que vieram com a gestão dos hospitais por OS são muito significativas. Como exemplo, citou que os procedimentos para reformas de infraestrutura e consertos de equipamentos agora são bem mais rápidos e ágeis; houve um barateamento em relação aos custos de vigilância, limpeza e alimentação; além de uma maior rapidez na compra de insumos, como medicamentos. “A principal mudança é a pouca burocracia que reflete numa maior agilidade dos procedimentos”, afirmou.

Marconi enumerou, entre as mudanças que estão em curso, a construção da nova UTI do Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) e a terceira ampliação do Crer. “Quando nós construímos o Crer, na década passada, ele tinha uma área construída de 11 mil m². Com esta terceira ampliação, o Crer vai chegar a 35 mil m². E é um hospital reconhecido por todos como de excelência na área de reabilitação e readaptação.”

De acordo com o governador, recursos do Estado já estão sendo assegurados para que seja feita uma ampliação do HDT e dos demais hospitais. Para diminuir a pressão que existe principalmente sobre o Hugo, Marconi esclareceu que duas providências são vitais: a solução definitiva para a administração do Huapa e a construção do Hugo II, na região noroeste da capital. “As obras do Hugo II só não começaram ainda porque há uma liminar sobre a desapropriação da área onde o hospital será construído, na GO-070. Resolvida essa parte, a gente deflagra imediatamente o processo de licitação e começa as obras. Este hospital também será gerido por OS. O Hurso já está realizando um atendimento de excelência na região Sudoeste do Estado e o Huana atende a região onde está inserido, ajudando a diminuir as pressões sobre os grandes hospitais.”

Em relação ao impasse na transferência da gestão do Huapa para Organização Social, Marconi afirmou que o Governo está tentando um entendimento entre as duas OSs que disputam a administração para que, finalmente, uma OS assuma o hospital e ele funcione plenamente. O governador aproveitou o encontro com os representantes das OSs para parabenizar pelos resultados altamente satisfatórios registrados até agora e anunciou que pretende estudar uma maneira de premiar, com dinheiro, os hospitais que alcançarem os melhores resultados. O valor do prêmio deverá ser investido no próprio hospital vitorioso do certame. 

Mais dois servidores completam a diretoria do Ipasgo

Dando cumprimento à  promessa do governador Marconi Perillo de entregar, gradativamente, a direção do Ipasgo aos servidores, foram nomeados na manhã de ontem os dois últimos diretores.  Eduardo Alves Cardoso, presidente do Sindicato dos Servidores da Agetop,  assume a chefia de Gabinete, e Rogério Cândido da Silva, presidente do Sindicato dos Funcionários do Fisco, será  diretor de Saúde. A presidência do órgão já havia sido entregue a um representante indicado pelo Fórum Goiano em Defesa dos Servidores Públicos e Serviços Públicos, Francisco Taveira Neto. Completam ainda a  equipe  os diretores de Assistência, Sebastião Ferro, e de Gestão, Planejamento e Finanças, Fausto Pontes.

Resolução do Contran deixa Lei Seca mais rigorosa

www.cepam.pe.gov.br
Foi publicada no Diário Oficial de hoje a Resolução nº 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deixa a Lei Seca mais rigorosa, pois não permite nenhuma quantidade de álcool no sangue do condutor. Pela resolução, qualquer concentração de bebida alcoólica no organismo do motorista deve gerar autuação, no mínimo, administrativa.

Com a publicação, a margem de tolerância de um decigrama por litro de ar expelido do pulmão fica extinta. Agora, se o condutor fizer o teste do etilômetro e o aparelho detectar valor igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar, ele será autuado conforme o Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já nos exames de sangue a tolerância é zero.

Na autuação administrativa, o condutor terá que pagar multa no valor de R$ 1.915,30 (podendo dobrar em caso de reincidência), terá a CNH recolhida e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista, devidamente, habilitado.

A resolução também estabelece que, caso seja constatado pelo bafômetro valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro) ou se o exame de sangue marcar resultado igual ou superior a 6 (seis) decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L), o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de seis meses a três anos de detenção.

O diretor de Operações do Detran-GO, coronel Sebastião Vaz, afirma que a resolução é um avanço, pois aperta o cerco aos motoristas que insistem em colocar vidas em risco ao dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. A publicação também traz orientações para os agentes de trânsito no que se refere aos novos valores e admissão de novas provas, como o depoimento do policial, testes clínicos e outros testemunhos, para provar a embriaguez do motorista.

terça-feira, janeiro 29, 2013

Matrícula da 2ª chamada da UEG termina nesta quarta-feira (30)

Começou nesta terça-feira (29) e vai até amanhã (30) o período de cadastramento e matrícula para os candidatos classificados em segunda chamada no Processo Seletivo 2013/1 e do Sistema de Avaliação Seriado (SAS 2010/3), da UEG. A lista com os convocados pode ser conferida no site da UEG, no link Editais de Graduação.
 
No ato da matrícula, que deve ser realizada na unidade universitária para a qual o candidato foi aprovado, devem ser levadas duas fotos 3x4 e duas cópias autenticadas ou acompanhadas do original dos seguintes documentos: Certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio; Histórico escolar correspondente ao certificado ou diploma apresentado; RG; CPF; Certidão de nascimento ou casamento; Título de eleitor, acompanhado do último comprovante de votação, se maior de 18 anos; Certificado de reservista para o sexo masculino e maior de 18 anos.
 
Para os candidatos classificados pelo sistema de cotas é exigido documento que comprove o enquadramento no grupo que escolheu. Os aprovados para o curso de Educação Física ainda têm de levar laudo médico atestando  condições de realizar atividades físicas, de acordo com o edital do Processo Seletivo 2013/1 e do SAS 2010/3.
 
Os alunos classificados nesta etapa que não atenderem o prazo perdem automaticamente a vaga. Ela será destinada a uma terceira chamada, caso seja necessário, que, de acordo com o edital dos dois processos seletivos, será divulgada no dia 4 de fevereiro. O início das aulas na UEG está previsto para o dia 18 de fevereiro.
 
 

Corpo de Bombeiros lança campanha "Sangue Herói"

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás lança nesta quinta-feira (31), a campanha Sangue Herói 2013. A solenidade de abertura da ação será às 8 horas, no Hemocentro de Goiás, que fica na Avenida Anhanguera, 5.195, Setor Coimbra, na capital. O objetivo é estimular a doação de sangue antes do Carnaval. A campanha, idealizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e Hemocentro, faz parte da Operação Carnaval 2013 dos Bombeiros, que aposta mais uma vez nas ações preventivas.
 
Os bombeiros darão o exemplo e serão doadores de sangue para o Hemocentro em uma doação coletiva. Os militares também estarão empenhados em conseguir o maior número possível de doações voluntárias. Panfletos explicativos serão distribuídos em pontos estratégicos da Região Metropolitana. A meta é sensibilizar os goianos para o que a Corporação chama de maior operação de salvamento do Estado.
 
Neste período do ano, as doações de sangue no Hemocentro caem. O estoque baixo pode prejudicar o fornecimento de bolsas de sangue para os hospitais da rede pública e unidades de saúde em Goiânia e no interior. A preocupação é ainda maior com a chegada do Carnaval, quando aumenta a demanda devido aos acidentes. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. Com o apoio da população, os bombeiros acreditam que é possível garantir o estoque de bolsas de sangue durante o período de carnaval em Goiás.
 
Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter entre 16 e 67 anos de idade (o menor de idade somente acompanhado do responsável legal e assinatura de um termo de consentimento); e ter peso acima de 50 kg.
 
 

Semarh intensifica fiscalização no Araguaia durante carnaval

A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vai intensificar o trabalho de fiscalização de carnaval, no período de 7 a 14 de fevereiro. Segundo a gerente de Combate à Degradação Ambiental da Semarh, Tatiane Santiago, o objetivo é coibir a captura, armazenamento, o transporte e o comércio irregular da pesca no Vale do Araguaia e seus afluentes.
 
Ela ressalta que serão realizadas blitzen terrestres e aquáticas. Haverá fiscais em cinco postos fixos: Santa Fé, Aruanã, Rio Tesoura, Bandeirantes e Rio Verdinho e também em pontos estratégicos, em que os fiscais sairão dos postos e se deslocarão pelo rio. Uma equipe da Semarh vai trabalhar também na Serra da Mesa. A operação de carnaval contará com, aproximadamente, 25 fiscais ambientais.
 
Tatiane lembra que o período de Carnaval está coincidindo neste ano com a época da piracema, período em que os cardumes sobem até as cabeceiras dos rios para desova e reprodução. Há a restrição da pesca, ficando permitida somente as pescas científica e para subsistência, com cota de três quilos por pescador para consumo no local. A piracema segue até 28 de fevereiro.
 
Durante a piracema fica proibido também o uso de qualquer tipo de material predatório, limitadas as quantidades de peixes embarcados, assim como obediência rigorosa ao tamanho mínimo de captura. O descumprimento destas condições sujeita o infrator à multa, apreensão do material de pesca, embarcação e processo administrativo. Segundo Tatiane, todo pescado irregular apreendido é doado para instituições como asilos, creches, hospitais, no município onde foi apreendido. Ela enfatiza que a população também pode ajudar e denunciar qualquer crime ambiental pelo telefone: 0800-646-2112.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 29-01-13


O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Segplan esclarece dúvidas de ex-servidores da Caixego

Até a primeira quinzena de março, a Segplan  vai divulgar a instrução normativa que norteará a recontratação dos ex-servidores da Caixa Econômica Estadual, a Caixego, extinta pelo Governo Federal em 20 de setembro de 1990. Um grupo de trabalho de técnicos da pasta já está elaborando as normas, conforme prevê a lei  aprovada pela Assembleia Legislativa,  no fim do ano passado. A medida estipula que os ex-servidores da Caixego sejam recontratados pelo Governo do Estado. 

Defesa Civil intensifica fiscalização a boates e casas de show

A Defesa Civil se reúne hoje com o comando da Região Metropolitana da Capital para definir medidas para intensificar a fiscalização de boates e casas de show antes da chegada do Carnaval. A fiscalização vai levar em conta o número de pessoas que podem ser recebidas nos estabelecimentos, a existência de extintores bem localizados, sistema de combate a incêndio, saídas de emergência sinalizadas e profissionais treinados para situações de perigo. A Defesa Civil orienta que o consumidor pode denunciar pelos telefones 192 e 193 sobre locais que não respeitam as medidas de segurança. Não foram divulgados ainda a hora nem o local da reunião.

Atividades marcam os 20 anos do Parque Altamiro de Moura Pacheco

A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vai promover atividades em comemoração aos 20 anos do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). A primeira delas é a apresentação da peça teatral O Contador de Histórias do Cerrado, para alunos de escolas públicas e particulares de Goiás.  O evento acontece às 15 horas do próximo dia 1º, no Peamp. O objetivo da Semarh é mostrar aos jovens a necessidade de mudar os hábitos e a importância da biodiversidade, em favor da preservação ambiental.

No dia 2 de fevereiro acontece a plantio de mudas pelo parque e no domingo, dia 3, é o momento de inaugurar a trilha de mountain bike. Segundo o titular da Semarh, Leonardo Vilela, a intenção é implantar trilhas de mountain bike em todos os 11 parques estaduais. Para Vilela, a iniciativa é uma forma de, além de incentivar a prática do esporte, estimular os cidadãos a conhecerem melhor os parques, a flora e a fauna, o que ajuda a preservá-los. 

Governo vai investir R$ 25 mi no atendimento a menores infratores


Ângela Scalon/Goiás
Agora O atendimento ao menor infrator em Goiás vai ganhar reforço com o investimento de R$ 25 milhões na construção e reforma de unidades sócio-educativas. O anúncio foi feito pelo secretário de Cidadania e Trabalho, Henrique Arantes, durante uma reunião na tarde de ontem, realizada na sede da pasta. Além disso, os servidores que atuam diretamente com o adolescente privado de liberdade vão receber, junto ao salário, uma gratificação pelo trabalho de risco.
Segundo o secretário, as cidades que vão receber essas novas unidades, além de Goiânia, são: Caldas Novas, São Luís de Montes Belos e Rio Verde. Para Arantes, o objetivo do Estado é ser referência no tratamento do menor infrator. “Apesar de Goiás ser um dos estados com melhor atuação em medidas sócio-educativas, o atendimento ainda deixa a desejar por conta da própria legislação. Não podemos ficar atrás e devemos fazer  tudo para sermos o melhor do País nesse sentido”.
A exemplo da gratificação paga aos agentes prisionais, que desempenham um trabalho de risco nas penitenciárias, o secretário afirmou que é também necessário conceder o benefício aos servidores que atuam nas unidades sócio-educativas. O valor será pago junto ao salário e cerca de 700 funcionários da pasta serão contemplados.
Outro ponto citado na reunião foi a ampliação do Programa Jovem Cidadão, de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, destinado a jovens de 16 e 17 anos. Segundo Arantes, neste ano haverá o dobro de vagas – de 2.3 mil para 4.6 adolescentes assistidos. “Se antes conseguíamos chegar a 180 municípios atendidos, poderemos agora oferecer o programa em todo o Estado. Além disso, nos locais onde já é realizado, teremos condições de aprimorar o atendimento”.
Melhorias
Além dos anúncios destinados ao setor de cuidado com menores infratores, Arantes listou o que será colocado em prática na secretaria para melhorar as condições gerais de trabalho. Entre as novidades, estão a aquisição de novos móveis, equipamentos de informática e sinal de internet mais veloz. Para o secretário, as melhorias demonstram o reconhecimento pelo bom trabalho desempenhado pela pasta, com número recorde de atendimentos a cada ano. “A Secretaria é de extrema importância. Atendemos justamente pessoas que necessitam de ajuda, carentes, em vulnerabilidade, risco ou desempregadas. São trabalhos de grande relevância social”. Confira o balanço das ações da Secretaria de Cidadania e Trabalho.

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Polícia apresenta resultado da Operação Fecha Estado

A Operação Fecha Estado foi iniciada no dia 18 de janeiro de 2013 e encerrada ontem. No período a Polícia Rodoviária Estadual intensificou os bloqueios e abordagens nas diversas rodovias do Estado. O comandante do Policiamento Rodoviário, coronel Viveiros, salienta que o policiamento rodoviário consiste na recaptura de foragidos da Justiça, na busca de veículos roubados/furtados, combate ao tráfico de drogas, atendimento a acidentados e fiscalização rodoviária, visando tirar de circulação veículos irregulares, condutores embriagados, etc.
 
O resultado da Operação Fecha Estado foi satisfatório. O material apreendido está orçado em aproximadamente 5 quilos de pasta base de cocaína, o que equivale a 55 mil pedras de crack, além de maconha e cocaína. O material apreendido está orçado em aproximadamente R$ 250 mil. O coronel Viveiros informa que a fiscalização continua em todo o Estado.
 
 

Pesquisadores recebem apoio para eventos científicos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulgou os resultados das chamadas públicas de apoio à participação e à realização de eventos científicos no mês de fevereiro. Além dos organizadores do 3º Seminário de Estágio da Licenciatura em Química (III Seliq), receberão o fomento dois pesquisadores que irão participar de um simpósio internacional no Rio de Janeiro e uma pesquisadora que participará de evento na Universidade do México.
 
O apoio financeiro ao 3º Seliq  foi proposto pela pesquisadora Nyuara Araújo da Silva Mesquita por meio do edital Nº 17/2012 de realização de eventos científicos de abrangência nacional ou internacional no Estado de Goiás. O evento receberá R$ 2,9 mil e será realizado em Goiânia.

Os pesquisadores Frederico Martins Alves da Silva e Zenon José Gusman Nunez Del Prado, que participam do International Symposium on Dynamic Problems in Mechanics, receberão R$ 2,1 mil e R$ 1,7 mil respectivamente. O fomento à participação dos pesquisadores neste evento que será realizado em Búzios, no Rio de Janeiro, foi possível por meio da seleção pública Nº 16/2012 de apoio à participação em eventos científicos e ou tecnológicos no País ou no exterior.
 
Também na mesma chamada pública Nº 16/2012, a Fapeg contemplou a pesquisadora Rosani Moreira Leitão com R$ 5 mil. Ela participa do evento La Interculturalidad em la Formacion Social y Educativa: Una perspectiva de los Posgrados, que será realizado na Universidade do México.

Os dois editais, que abrangem eventos científicos dos três primeiros meses de 2013, foram lançados de forma a garantir a ininterrupção do programa em fluxo contínuo de divulgação da produção científica de Goiás iniciado pela Fapeg no segundo semestre de 2012.  Foram destinados para as duas chamadas públicas R$ 195 mil do Tesouro Estadual, R$ 75 mil para participação e R$ 120 mil para a realização de eventos científicos. Para a participação em eventos são financiados auxílios individuais de até R$ 5 mil para eventos internacionais e de até R$ 3 mil para os nacionais. Para a realização de eventos, o proponente poderá solicitar custeio de até R$ 20 mil.
 
Os editais estão disponíveis no site da Fapeg. A solicitação de fomento para eventos no mês de março deve ser feita do dia 1º até o dia 11 de fevereiro. As propostas devem ser encaminhadas à Fundação por doutores vinculados a instituições de ensino superior ou de ciência, tecnologia e inovação sediadas em Goiás.
 
 

Aparecida de Goiânia terá Restaurante Cidadão

Depois da capital, Aparecida de Goiânia é a cidade com maior população do Estado. Para apoiar e facilitar a vida dos trabalhadores da cidade, a Organização das Voluntárias de Goiás tem dois grandes projetos: a construção de seis Centros de Educação Infantil do Criança Cidadã e de um Restaurante Cidadão. O restaurante vai funcionar na Avenida Lago das Garças, no Jardim Tropical, próximo ao Terminal do Setor Garavelo e deve ser inaugurado neste primeiro semestre. O Restaurante Cidadão de Aparecida vai servir 1.500 refeições por dia a R$ 1 cada.

O Mundo Em Sua Casa - 28-01-13.

O Mundo em Sua Casa debateu sobre a DENGUE em Goiás.

Começa ano letivo na rede estadual

As escolas estaduais vão ter este ano, entre outras novidades, currículo unificado e bimestralizado. 
O subsecretário metropolitano de Educação Marcelo Ferreira de Oliveira, em entrevista coletiva que deu hoje às 7h30, no Colégio Estadual Polivalente Tributário Henrique Silva. Falou sobre o início das atividades  nas escolas públicas estaduais e sobre a consolidação das medidas do plano de reforma educacional, o Pacto pela Educação.

Adesão ao Simples Nacional termina dia 31

Termina na próxima quinta-feira, dia 31, o prazo para as microempresas e empresas de pequeno porte solicitarem adesão ao Simples Nacional a partir de 2013. O pedido deve ser feito no site da Receita Federal. A Sefaz também tem um link para o portal do Simples. Podem solicitar adesão as empresas com inscrição no CNPJ há mais de seis meses e faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Goiás tem hoje mais de 88.700 empresas incluídas no regime simplificado de pagamento de tributos.