quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Goiás recebe pesquisadores da França

Até esta quarta-feira (20), os pesquisadores Nelly Bencomo e Nikolaos Georgantas, do Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria), da França, participam em Goiânia do Workshop de Pesquisa Brasil/Universidade Federal de Goiás (UFG) – França/Inria. A missão científica é a primeira dentro do acordo firmado no ano passado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o instituto francês para financiar visitas de pesquisadores brasileiros à França e dos pesquisadores franceses a Goiânia.
 
Durante a visita, os pesquisadores franceses aprofundam as discussões com os professores Fábio Moreira Costa e Ricardo Couto Antunes da Rocha, do Instituto de Informática (INF) da UFG, que tiveram projeto selecionado e aprovado pela Fapeg por meio do Edital 04/2012. Participam ainda do workshop, doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Instituto de Informática. O projeto recebeu fomento de R$ 44,9 milhões da fundação e deve ser desenvolvido em dois anos, em cooperação com os pesquisadores franceses. Estão previstas duas missões francesas a Goiás e duas missões dos pesquisadores goianos à França.
 
A presidente da Fapeg, Maria Zaíra Turchi, participou da abertura do workshop, destacando a importância da parceria com a instituição francesa. Segundo declarou, a Fapeg vai buscar ampliar os acordos internacionais para incluir, além das missões, projetos conjuntos de pesquisa científica. "Em ações como esta, o programa de pós-graduação ganha muito, a universidade ganha muito e o Estado de Goiás também ganha muito", acentuou.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário