sexta-feira, agosto 16, 2013

Pré-natal masculino será realidade em Goiânia



Eles vivem em média sete anos  menos que as mulheres. São mais susceptíveis a sofrer de vários tipos de câncer (pulmão, pele e estômago) e mais vulneráveis ao envolvimento com drogas e violência. Para atrair esse público ao consultório médico e investir na prevenção, a coordenação da área técnica de Saúde do Homem da Secretaria da Saúde (SES-GO) implanta nesta sexta-feira, dia 16, às 12h30, no Distrito Sanitário Noroeste – Centro de Saúde da Família Curitiba III, a primeira capacitação para implementar os serviços de pré-natal masculino em Goiás.
O objetivo é sensibilizar cerca de 30 profissionais de saúde que vão se reunir para elaborar práticas de abordagem aos homens que acompanham as gestantes aos serviços de saúde. “Queremos “pescar” esse paciente para que ele busque a prevenção por meio de orientações que nós ofereceremos. Isso na medida em que ele virá acompanhado da mulher ao serviço de saúde”, diz Maria Vitória Evangelista, psicóloga e coordenadora da área técnica de Saúde do Homem da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS).
A orientação é que esse pai possa ser entrevistado por um técnico ou agente de saúde que irá convencê-lo a realizar, também, exames de rotina (hemogramas, aferição de pressão arterial, colesterol, trigliceres, glicose e sífilis). “A ideia é incluir esse grupo na rede de atenção básica de Saúde”, diz Maria Vitória.
Política Nacional
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi criada em agosto de 2008. O Ministério da Saúde, em parceria com as esferas estaduais que compõem o SUS, chamou atenção para a população masculina em relação às mulheres. Entre as doenças que mais matam esse grupo estão: câncer (de pele, pulmão, estômago, esôfago e próstata); AVC (derrame); infarto; diabetes e hipertensão.
A política foi criada tendo em vista que o Sistema de Saúde do Brasil tem priorizado programas de atenção à criança, ao adolescente e às mulheres, e mais recentemente aos idosos. Porém, a atenção aos quatro grupos populacionais não é suficiente para tornar o País saudável. Os homens na faixa etária entre 20-59 anos representam 27% da população

quinta-feira, agosto 15, 2013

Cine Cultura exibe premiados do Fica 2013

O Cine Cultura exibe, a partir desta sexta-feira, dia 16, os filmes vencedores do 15º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, O Fica 2013. Serão nove produções exibidas com entrada franca até o próximo dia 22. Um dos destaques da mostra é o documentário Serra Pelada – A Lenda da Montanha de Ouro, do cineasta carioca Victor Lopes, escolhido como a melhor produção cinematográfica exibida no festival. O média-metragem Ortobello, dos cineastas Gianluca Marcon e Marco Landini, é outro destaque entre os premiados. O documentário italiano mostra o cotidiano em torno de uma horta comunitária da cidade de Bolonha, cultivada por idosos.

A mostra dos filmes premiados traz, entre outros, o curta A Galinha Que Burlou o Sistema, do brasileiro Quico Meirelles; o média norueguês Wind of Change, dirigido por Julia Dahr; o longa israelense Zevel Tov e o curta Dona Romana e o Grande Eixo da Terra, do goiano Paulo Rezende. As produções serão exibidas em duas sessões diárias: de segunda a sexta às 19 e  às 21 horas e aos sábados e domingos às 17h30 e às 19h30.



quarta-feira, agosto 14, 2013

Trechos urbanos da BR-153 serão iluminados

Ao tomar conhecimento de um protesto feito nesta quarta-feira, dia 14, por moradores contra a falta de providências das autoridades do município para resolver o problema de escuridão no trecho da BR- 153, na zona urbana de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, o governador Marconi Perillo determinou à Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas que solicite, imediatamente, ao Dnit, autorização para elaborar e executar um projeto de iluminação em toda a extensão dessa parte da rodovia federal.

A Agetop, a partir da determinação do governador, já definiu que o sistema de iluminação que implantará ao longo de todo o trecho urbano goianiense e aparecidense da BR-153 seguirá o mesmo alto padrão de qualidade do projeto que já implantou na nova Rodovia dos Romeiros (GO-060, entre a capital e Trindade) e na duplicação da GO- 070 (Goiânia–Inhumas), com características especiais como alta capacidade de iluminação e blindagem contra os roubos frequentes de fiação elétrica.



Cerca de 11 mil renovam benefícios do Bolsa Universitária em Goiânia

Foto:Eduardo Ferreira
Cerca de 11,3 mil acadêmicos de Goiânia e Aparecida de Goiânia renovam o benefício do Bolsa Universitária nesta semana. A renovação acontece inclusive nesta quarta-feira, dia 14, no Centro de Convenções. O procedimento verifica os alunos que continuam com a mesma situação socioeconômica, atualiza os dados e, na reunião presencial, checa se cada um dos estudantes faz parte do banco de dados do programa e precisa do benefício. Caso essa situação não seja comprovada, o benefício é repassado a outro estudante de baixa renda.
A acadêmica do 6º período de Direito Bruna Carolina de Deus Santos, de 19 anos, é uma das beneficiárias que realizam a renovação. Ela destaca a importância do programa. “Sem essa Bolsa, não teria como eu estar estudando. E é um sonho para mim prestar um concurso e ter uma condição de vida melhor”, afirma. Bruna comenta que conhece várias pessoas que, graças à Bolsa Universitária, puderam garantir estabilidade financeira e melhor qualidade de vida.
Essa também é a busca de Ronaldo Justiniano de Almeida, de 26 anos. Beneficiário do Bolsa Universitária, ele cursa o 4º período de Biologia na Uni-Anhanguera. O pai não possui trabalho fixo e é ele que basicamente tem que auxiliar nas despesas da família. A dificuldade para custear o ensino superior era tamanha que ele teve que fazer um curso técnico, para tentar pagar a faculdade. “Mesmo assim eu vi que não conseguia”, afirma. Por meio da bolsa, ele pode custear os estudos e realizar seu sonho.
A partir do ingresso na universidade, Ronaldo já começa a fazer planos para o futuro. Ele acredita que ao concluir o curso, portas irão se abrir e ele conseguirá encontrar um bom emprego na área. O mesmo ocorre com Valquíria Félix de Oliveira, de 35 anos, que cursa o 7º período de Direito. A três semestres para concluir a faculdade, ela espera melhorar profissionalmente e conseguir um emprego melhor.
O programa permitiu a Ronaldo realizar seu sonho. Foto: Eduardo Ferreira
O programa permitiu a Ronaldo realizar seu sonho. Foto: Eduardo Ferreira
Valquíria integra o grupo de 130 mil estudantes beneficiados desde a criação do Bolsa Universitária, em 1999. Pessoas que sem o auxílio do governo não teriam a menor chance de concluírem o ensino superior. Uma parcela da população que proporcionará por meio do conhecimento melhoria de vida para sua família. O programa contempla com bolsas integrais estudantes com renda bruta familiar de até três salários mínimos e parciais a alunos com renda bruta familiar de até seis salários mínimos.

segunda-feira, agosto 12, 2013

Bairros de Goiânia e Aparecida ficam sem água na quarta-feira

A Saneago avisa que por causa de manutenções programadas para troca de registros em adutoras vai faltar água tratada em 26 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia nesta quarta-feira, dia 14, das 6 às 12 horas. A normalização do serviço deve ser gradual, com a recuperação total do abastecimento de água ocorrendo ao longo da madrugada da próxima quinta-feira, dia 15.

Os bairros afetados na capital são: Conjunto Itatiaia, Goiânia 2, Residencial Morada dos Ipês 1 e 2, Residencial Morada dos Sonhos, Sítio de Recreio São Geraldo, Residencial Atalaia, Residencial Campus, Residencial Morada do Bosque, Residencial Nossa Morada, Residencial São Geraldo, Village Atalaia, Vila Maria Rosa, Jardim Pompeia, São Judas Tadeu, Chácara Retiro, Parque Bom Jesus (parcial), Vila Rosa, Faiçalville (parcial), Jardim Atlântico (parcial). Em Aparecida de Goiânia os setores afetados são: Cidade Vera Cruz 2, Conjunto Santa Fé, Vila Mariana, Bairro Hilda, Condomínio Jardins Mônaco, Condomínio Jardins Viena.

FONTE:  http://www.goiasagora.go.gov.br/bairros-de-goiania-e-aparecida-ficam-sem-agua-na-quarta-feira/