sexta-feira, outubro 26, 2012

O Mundo Em Sua Casa - 26-10-12.


O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Disque Detran não funciona nesta sexta-feira

Disque Detran 154 está suspenso hoje. É que a sede da entidade responsável pelo call center, a Adfego, está passando por reforma. De acordo com a entidade, a obra já dura cerca de 90 dias e foi tocada sem a interrupção dos serviços. Porém, neste momento, a paralisação é necessária para que a ela seja concluída. O teleatendimento será retomado na próxima segunda-feira, dia 29. O Disque Detran funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 19 horas, e disponibiliza aos usuários consultas sobre veículos, multas, Carteira Nacional de Habilitação e outras informações dos serviços prestados pelo Detran. 

Inscrições para Mostra de Talentos da Seduc terminam hoje

As inscrições para a 5ª Mostra de Talentos da Secretaria da Educação podem ser feitas até  as 11 horas de hoje, na sala do Departamento de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet) ou pelos telefones (62) 3201-4155 e (62) 3201-4153. O evento visa valorizar a autoestima do profissional da educação e proporcionar a interação entre os colegas de trabalho, além de buscar talentos da música, dança, teatro e trabalhos manuais.

Marconi busca em São Paulo novos investimentos para Goiás

Henrique Luiz/Asse-gov
O governador Marconi Perillo esteve ontem em São Paulo com executivos da Google,  Anfavea, Mitsubishi, Suzuki, Fiat, Hyundai, Cahngan, Great Wall e BioNovis. Durante todo o dia, Marconi visitou os empresários na busca de aproximar as expectativas de expansão das empresas com as possibilidades de investimento e de desenvolvimento geradas no Estado de Goiás.

Acompanhado dos secretários de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy; Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci; Educação, Thiago Peixoto, e Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, o governador discutiu com o presidente da Google no Brasil, Antonio Luiz Shuch, a possibilidade da participação da empresa no processo de desenvolvimento de tecnologias da informação em Goiás, prosseguindo conversas que já manteve com a Google durante visita que fez à sede da empresa em recente visita aos Estados Unidos.

Marconi e comitiva visitaram também o 27º Salão do Automóvel de São Paulo e aproveitaram para estreitar o relacionamento com executivos das montadoras que estão expondo seus carros no evento. O governador se encontrou com o diretor-presidente da Mitsubishi no Brasil, Robert Rittcher, com o diretor-geral da LAM SA – Latin America Motors, Robert Someya, que coordena os interesses da Suzuki e da Hyundai no Brasil, e ainda com o presidente da Fiat e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea –, Cledorvino Bellini, e o vice-presidente, Mauro Marcondes Machado.

Durante a visita ao Salão do Automóvel, Marconi se encontrou ainda com o gerente geral da Great Wall Motors para o Brasil, Tony Fu. A todos eles, o governador apresentou as potencialidades de Goiás, falou do boom de desenvolvimento que o Estado experimenta, tendo um crescimento bem acima da média nacional e oferecendo boas oportunidades de investimento.

A comitiva goiana encontrou-se ainda com o diretor presidente do laboratório BioNovis, Odnir Finotti, e o governador deixou claro o interesse de trazer para Goiás um laboratório da empresa, que é especializada em biotecnologia e está entre os quatro maiores do País.

PM realiza Operação Saturação logo mais

A Polícia Militar realiza hoje, a partir das 8 horas, a Operação Saturação – Terminais, intensificando o policiamento nos terminais de ônibus de Goiânia. Os trabalhos vão começar no Dergo e serão finalizados às 16 horas, na Praça da Bíblia. Desde o início dessa ação, foram presos 11 foragidos da Justiça e na última edição foi apreendida uma arma de fogo em poder de menores de idade, dentro de um ônibus. 

quinta-feira, outubro 25, 2012

Sectec e Universidade da Virgínia do Norte discutem intercâmbio

Uma delegação da Universidade da Virgínia do Norte (Nova), Estados Unidos, será recebida pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad. O encontro acontecerá às 9h30 de amanhã (26), quando irão discutir os termos do acordo do programa de intercâmbio entre a instituição norte-americana e universidades de Goiás.

A reunião  é resultado da missão comandada pelo governador Marconi Perillo aos Estados Unidos, no final de setembro, quando se encontrou com o vice-presidente da Universidade, Paul Mc Veigh, em Washington.

O acordo entre a universidade norte-americana e o Governo de Goiás prevê o ingresso de alunos de diversas áreas em cursos de aperfeiçoamento na Nova. Os termos do Programa de Intercâmbio prevê 100 bolsas por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras, do Ministério da Educação.

Às 11h está marcada outra reunião da delegação, junto com representantes da Sectec e da Secretaria da Indústria e Comércio. Desta vez, o encontro será com dirigentes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, das universidades Federal, Estadual e Católica de Goiás, além  do Instituto Federal de Goiás, Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec), dentre outros. A Funtec engloba Fieg, Faeg, IFG, UFG, Sebrae, Sectec e Unievangélica.


Programa Segundo Tempo pretende beneficiar mais de 6 mil crianças

A Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel) está finalizando o projeto de reimplantação do Programa Segundo Tempo em Goiás. Serão 63 municípios beneficiados com o projeto, que prolonga a jornada escolar a partir de atividades esportivas feitas em um turno fora dos horários de aulas. O programa atenderá 6.300 crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 e 17 anos.

Para o presidente da Agel, José Roberto de Athayde Filho, o Segundo Tempo ajudará a formar cidadãos com uma mentalidade coletiva e contribuirá para reduzir o número de crianças e jovens em situação de risco social. O prazo de vigência é de 26 meses de atividades, com convênio bianual e com 68 professores capacitados para fazer o acompanhamento de todos os convênios e parcerias, além de 63 estagiários.

O Programa Segundo Tempo é idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades esportivas e de lazer realizadas no contra-turno escolar. De acordo com o Ministério, isso colabora para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde, desenvolvimento intelectual e humano, além de assegurar o exercício da cidadania.


Palestra discute riscos do sódio, açúcar e farinha

O Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) promove amanhã (26), às 10 horas, palestra com o tema: Perigos do Sódio, Açúcar e Farinha Para a Saúde.

O tema será ministrado pela nutricionista Giselle de Freitas. O evento comemora o Dia da Alimentação, festejado em 16 de outubro. A palestra faz parte dos encontros temáticos realizados mensalmente pela unidade.

A escolha do tema é sempre relacionada ao contexto das atividades do Laboratório, Saúde e Segurança no Trabalho e/ou datas comemorativas do mês de referência. A escolha do tema alimentação vai ao encontro das ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. O órgão estabeleceu um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos, começando por massas instantâneas, pães e bisnaguinhas.

O objetivo é reduzir o consumo excessivo de sal, que está associado a uma série de doenças crônicas como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e outros. A redução do sódio integra o fórum de alimentação saudável e mostra a preocupação com os padrões alimentares dos brasileiros.


Acompanhe os assuntos que a equipe de radiojornalismo está produzindo para "O MUNDO EM SUA CASA" deste sábado (27)

- Secretaria Estadual de Educação encerra segundo prazo para confirmação de matrículas de alunos da rede

- Parceria entre Polícia Militar e taxistas aumenta índice de recuperação de carros roubados e de abordagens a suspeitos

- Sindilojas oferece cursos e encaminhamentos para serviços temporários de fim de ano

- Aberta em shopping de Aparecida feira de novas tecnologias

- Municípios são obrigados a criar comissões técnicas de transição

- Bancos cobram dos clientes trifas que são proibidas pelo Banco Central

FONTE: Equipe de Radiojornalismo da RBC

Parceria entre SSPJ e PF vai criar força-tarefa no combate ao crime

A Secretaria de Segurança Pública e Justiça está firmando parceria com a Polícia Federal para a realização de forças-tarefas. O objetivo é unir forças para que, juntas, as polícias estadual e federal combatam crimes como o roubo a caixas eletrônicos, narcotráfico e tráfico internacional de armas.

De acordo com o titular da Pasta, João Furtado Neto, essas forças-tarefas são inspiradas no modelo americano em que agências de segurança se integram no combate de um determinado crime.


Código de Emergência auxilia na recuperação de veículos

A recente parceria entre a Polícia Militar e os taxistas tem gerado bons resultados. Em 13 dias de funcionamento do código de emergência, que integra o programa Comunidade Alerta, foram recuperados seis veículos roubados/furtados e realizadas abordagens em passageiros com atitude suspeita. Cinco veículos foram recuperados nas primeiras 48 horas.

"Essa é uma estratégia de aproximação com os taxistas que estamos adotando para que eles sejam segmentos dos olhos da Segurança Pública na nossa capital", afirma o subcomandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Wesley Siqueira. Os taxistas integram a Rede de Apoio à Segurança (RAS).

O código de emergência permite que os taxistas acionem a PM em caso de atitudes suspeitas de passageiros dentro do veículo. Na noite do último domingo (21), um taxista acionou a PM por meio do código ao desconfiar do passageiro. O veículo foi abordado e a polícia detectou que o homem possuía ficha policial. Ele foi liberado, pois não estava armado nem tentou cometer crimes. "Foi muito importante a atuação do taxista ao avaliar o comportamento suspeito do passageiro. Caso ele não tivesse denunciado, talvez o passageiro pudesse atacar o taxista. Com a intervenção da PM, apesar de não haver a prisão, foi garantida a segurança do taxista", explica o tenente-coronel.


Previsão de chuva em Goiânia

A previsão do tempo em Goiânia, nesta quinta-feira (25), é de pancadas de chuva durante a tarde ou a noite. A temperatura fica entre 22º e 34º.

Amanhã (26), sexta-feira, a mínima é de 23º e a máxima de 33º, com possibilidade de chuva.


O Mundo Em Sua Casa - 25-10-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Renovação de matrícula, para os alunos veteranos das Escolas Estaduais, termina dia 29

A Secretaria da Educação alerta que antecipou o período de renovação de matrícula dos alunos que já integram a rede. O Termo de Renovação de Matrícula deve ser assinado e entregue até a próxima segunda-feira, dia 29.  A renovação deve ser feita exclusivamente para os estudantes veteranos na rede pública estadual. Para os novatos, será aberto outro prazo. O processo é bastante simples: basta que os pais respondam ao formulário enviado pela escola e o encaminhem juntamente com uma cópia do comprovante de residência. 

Governo do Estado investe em obras na Capital

Na programação de investimentos do governo de Goiás, áreas como Habitação, Saneamento, Saúde e Infraestrutura tiveram prioridade de execução na Capital do Estado. Somente na área do Saneamento, além da construção da Estação de Tratamento de Água no sistema João Leite, o governo estadual investiu R$ 26,5 milhões na obra para resolver o problema de falta d’água enfrentado pelos moradores da região Sudoeste de Goiânia, durante os períodos de estiagem.

Graças à intervenção do governo, em 2013 a região não sofrerá com falta de água no período de seca. As obras consistem em um booster (reservatório de onde a água é bombeada), uma adutora e uma elevatória novos, que ampliam em 400 litros por segundo o fornecimento de água para a região, além da ampliação de dois reservatórios que abastecem a região.

É importante destacar que, antes da obra entrar em funcionamento, todos os anos, entre junho e setembro, época de estiagem, os moradores da região sofriam com falta de água. Já a nova adutora (estação responsável por transportar a água até os reservatórios) tem 800 milímetros de diâmetro e quatro mil metros de extensão. A estrutura que recebe essa água é o novo Booster Adélia, que tem capacidade de fornecer 1.000 litros por segundo, o que representa 400l/s a mais que a instalação antiga. A Elevatória Atlântico/Garavelo também faz parte da obra e foi expandida para fornecer 600l/s, o que representa um aumento de 200l/s no fornecimento de água.

O Centro Reservatório Atlântico, que também fornece água para a região sudoeste, foi ampliado e agora tem capacidade para 20 milhões de litros, dobrando a sua capacidade inicial. Outro reservatório que foi expandido para resolver o problema de fornecimento de água foi o Reservatório Garavelo, que tinha capacidade para cinco milhões de litros e pode armazenar agora oito milhões.

Habitação
No Residencial Real Conquista, o governo de Goiás construiu e entregou, em 2011, 330 unidades habitacionais, na região Sudeste de Goiânia (saída para Aragoiânia). O investimento foi de R$ 8 milhões e 250 mil, dos quais R$ 5 milhões e 250 mil de recursos estaduais, por meio do Cheque Mais Moradia. Com a entrega destas casas, o governo de Goiás concluiu os módulos VII e VIII do bairro, que abriga famílias vindas do processo de desocupação do Parque Oeste Industrial. Até 31 de dezembro deste ano, o governo entrega mais 395 unidades habitacionais no módulo IX do setor, completando o projeto do bairro, com 2.400 unidades habitacionais. Também em parceria com a Caixa, o investimento total na construção deste módulo é de R$ 12 milhões, sendo R$ 8 milhões do Estado e R$ 4 milhões da Caixa.

Também por determinação do governador Marconi Perillo, a Agehab assumiu as obras de construção do Residencial João Paulo II, já regularizado, em uma área de 10 alqueires (nas proximidades da BR-153, saída para Anápolis, ao lado do Vale dos Sonhos) adquirida pelo Estado, com investimento total de R$ 22,7 milhões – sendo R$ 12 milhões do Estado e R$ 10,6 milhões da Caixa. Uma cooperativa habitacional havia iniciado a obra, que ficou paralisada durante vários anos. Este ano, a Agehab assumiu a obra para construção de 626 moradias, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Já está em construção 290 unidades da primeira etapa do empreendimento. As 290 famílias assinaram no último dia 17 de agosto os contratos com a Caixa e a Agehab para a liberação dos recursos do Governo Federal e do Governo de Goiás, por meio do Cheque Mais Moradia, para a conclusão da primeira etapa da obra.

Residencial Vera CruzPor meio da Agehab, o governo prepara, até o início de 2013, o lançamento do Residencial Vera Cruz, em Goiânia (saída para Trindade), que terá 5 mil apartamentos – dos quais 1.500 serão construídos na primeira etapa. O valor do investimento é de R$ 334 milhões, dos quais R$ 270 milhões de recursos devem ser contratados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Regularização FundiáriaResgatando um compromisso de campanha, o governador Marconi Perillo estruturou e está executando o maior programa de regularização fundiária da história de Goiás, o Casa Legal - Sua Escritura na mão. O Casa Legal representa o enfrentamento de um dos maiores problemas na área habitacional, que é a legalização dos imóveis implantados em áreas de domínio do Estado e que ainda não possuem a escritura. A estimativa é de que são 90 mil imóveis para regularização em todo o Estado. Atualmente estão em processo de regularização pela Agehab 43 mil imóveis, dos quais mais de 24 mil em Goiânia, a maioria na região noroeste da Capital (18,5 mil imóveis distribuídos em 13 bairros).

As primeiras escrituras do programa foram concedidas aos moradores da Vila Mutirão, que aguardavam há 30 anos pela regularização. Até o final do programa, serão regularizados 900 imóveis no bairro. Receberam ainda as escrituras de suas casas moradores do Bairro São Domingos (400 famílias), de um total de 937 imóveis que serão regularizados.

Entre os bairros da capital que estão sendo beneficiados com o Programa Casa Legal, na Região Noroeste de Goiânia, estão: Jardim Curitiba I, II, III e IV (4.442 imóveis); Boa Vista (1.094 imóveis); Jardim Primavera (2.108 imóveis); Vitória (3.234 imóveis); Floresta (1.610 imóveis); São Domingos (937 imóveis); São Carlos (2.013 imóveis) e Vila Mutirão I, II e III (3.138 imóveis).

A Agehab conseguiu ainda aprovar projeto de urbanização para as quatro etapas do Jardim Curitiba, que terá investimento de R$ 34 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). As melhorias na urbanização incluem asfalto, rede de esgoto e de escoamento da água das chuvas e preservação ambiental. O bairro vai receber também equipamentos sociais e a construção de 315 unidades habitacionais para contemplar famílias que ocupam áreas de preservação ambiental.

SaúdeResgatando o compromisso de melhorar a qualidade do atendimento à Saúde de todos os goianos, o governador Marconi Perillo repassou a gestão dos quatro principais hospitais da Capital às organizações sociais, referenciado pelo sucesso da experiência do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer): Hospital Alberto Rassi – HGG (Idtech); Hospital de Urgências de Goiânia – Hugo (Instituto Gerir); Hospital de Doenças Tropicais – HDT (Instituto Sócrates Guanaes) e Hospital Materno Infantil – HMI (Instituto de Gestão e Humanização).

Além disso, o governo está promovendo as reformas da nova sede da Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa, no valor de R$ 2.482.780,84 e do galpão do almoxarifado onde funcionará a Central de Regulação do Estado, no valor de R$ 582.161,43.

Na área de infraestrutura, várias obras estão sendo executadas pela Agetop. Clique e confira o quadro de obras civis executadas pela Agência em Goiânia.

Safra 2012/2013 do Lavoura Comunitária será lançada dia 31

Está marcado para o dia 31 o lançamento do Programa Lavoura Comunitária – Safra 2012/2013. A solenidade será na sede da Seagro, localizada na Rua 256, no Setor Universitário, em Goiânia, e contará com a presença do secretário da Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima, além de prefeitos (inclusive os eleitos no último dia 7), parlamentares, autoridades dos setores público e privado e beneficiários do programa. O lançamento será a partir das 9 horas.

terça-feira, outubro 23, 2012

Acompanhe os assuntos que a equipe de radiojornalismo está produzindo para "O MUNDO EM SUA CASA" desta quinta-feira (25)

- Governador Marconi Perillo entrega quase 200 casas no Residencial Real Conquista, em Goiânia

- Cidade de Aparecida de Goiânia é destaque nacional em crescimento e atração de investimentos

- Congresso discute ativismo social na advocacia

- Ministério Público Federal cobra maior controle da hanseníase

- Goiânia vai sediar maior encontro de cabeleireiros do país

FONTE: Equipe de Radiojornalismo da RBC

Hemocentro precisa reforçar estoque de sangue

Neste segundo semestre, as doações de sangue no Hemocentro caíram pela metade. O estoque baixo pode prejudicar o fornecimento de bolsas de sangue para os  hospitais da rede pública e postos de saúde em Goiânia e no interior.

A preocupação é ainda maior com a chegada das festas de fim de ano, quando aumenta a demanda. Para garantir o estoque de sangue, o Hemocentro vai funcionar também em dois sábados, dias 27 de outubro e  10 de novembro.


O Mundo Em Sua Casa - 23-10-12

O MUNDO EM SUA CASA É O PROGRAMA DE RADIOJORNALISMO DE MAIOR TRADIÇÃO DO CENTRO OESTE BRASILEIRO

"Balada de Um Palhaço" será encenada hoje para detentos

Hoje (19), a peça Balada de Um Palhaço será apresentada aos detentos do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

A iniciativa é uma parceria entre a Agsep e a PUC Goiás. O objetivo da apresentação é aumentar o contato dos detentos com a produção artística e, por meio dela, promover a reflexão sobre a realidade e sobre os relacionamentos, com atenção especial ao convívio social.


Goiana conquista ouro nos "Jogos Mundiais de Bombeiros"

Única representante feminina na delegação goiana do Corpo de Bombeiros Militar nos Jogos Mundiais de Bombeiros na Austrália, a soldado Anaíse de Paula Moreira conquistou a medalha de ouro nas competições em Sydney. No geral, os bombeiros goianos  conquistaram 4 medalhas: uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. Pela primeira vez, Goiás levou seis bombeiros-atletas para a competição que reúniu bombeiros de todo o mundo.

Anaíse ficou em 1º lugar na categoria Triátlon e em 2º na classificação geral feminina. O triathlon é uma modalidade olímpica que reúne na mesma prova 1,5 quilômetros de natação, 40 km de ciclismo e outros 10 km de corrida. A prova exige muito preparo e condicionamento físico, características essenciais na atividade bombeiro militar.

No último domingo (21), foi realizada a primeira prova de caráter operacional da competição: a corrida de escada até o 60º andar. O Brasil teve dois competidores, um bombeiro de São Paulo e outro de Goiás. O cadete Higor Mendonça, ficou em 5º lugar na prova bastante disputada. Ainda faltando duas fases de competição, por testar limites físicos, alguns competidores já abandonaram a prova.

Os bombeiros goianos capitão Tiago Dias Coelho (3º colocado geral) e o cadete Higor Mendonca (4º colocado geral) trouxeram medalhas de prata para Goiás na categoria Ciclismo. Cerca de 100 ciclistas disputaram a prova. O cabo Valdinei de Moura já havia garantido medalha de bronze no Cross Country  com 12 quilômetros.  A prova testa o condicionamento físico do atleta e a capacidade de lidar com terrenos acidentados, que é o campo de trabalho em combate a incêndios em vegetação. Os jogos seguem até o dia 28 de outubro.


Sistema Brasil Central de Rádios Parabeniza Goiânia pelos seus 79 anos.


Governo oferece pós-graduação para servidores

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), por meio da Escola de Governo Henrique Santillo, lançou na tarde de ontem quatro cursos de pós-graduação destinados aos servidores públicos estaduais. São eles: Gestão de Pessoas, Qualidade e Processos, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Gerencial. Cada curso de pós-graduação disponibilizará 40 vagas e terá carga horária de 380 horas. A previsão é que os cursos comecem a ser ministrados a partir de abril de 2013.

A Escola de Governo já está licitando as instituições de ensino superior que vão ministrar os cursos. De acordo com Vecci, o propósito é que sejam selecionadas duas instituições de ensino superior, sendo que cada uma delas vai ministrar dois cursos de pós-graduação para os servidores estaduais.

Etapas
O processo seletivo dos servidores interessados nos cursos deverá ser realizado a partir de fevereiro do próximo ano. As etapas previstas são: inscrição, avaliação curricular, prova de conhecimentos gerais e entrevista. Podem se inscrever para a seleção servidores efetivos ou comissionados, com nível superior de escolaridade.

Outras exigências para os servidores: estar lotado em áreas administrativas, exercendo atividades relacionadas às áreas de tributos, contabilidade, licitações, gestão de RH, otimização de processos, patrimônio, logística e planejamento; atuar profissionalmente na elaboração, implantação e/ou gestão de políticas públicas; ter anuência da chefia imediata; ter anuência da unidade de RH do órgão, assim como do titular do órgão de origem do servidor; e não ter realizado curso de pós-graduação lato ou stricto sensu com ônus para o Estado nos últimos cinco anos, comprovado por declaração.

Segundo o secretário Giuseppe Vecci, o lançamento dos cursos de pós-graduação é uma das ações que visam aprimorar a capacitação dos servidores estaduais, com o objetivo de aumentar a produtividade no serviço público e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão goiano. Essa ação integra ainda o PAI Gestão, um dos programas aglutinadores do Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento, dentro do Programa de Excelência dos Serviços da Administração Pública.

O programa O MUNDO EM SUA CASA faz homenagem aos 79 anos de Goiânia

O programa O Mundo Em Sua Casa desta 4ª feira 24 de outubro contará com a presença de entrevistados que falaram das "Histórias e Desafios da Capital Goiana".
- O Escritor e Professor da UFG Horiestes Gomes vai falar sobre a história da criação de Goiânia;
- O Engenheiro Civil e Doutor em Transportes pela USP professor Benjamin Jorge abordará os desafios de mobilidade da região metropolitana de Goiânia;
- O Presidente do SIMEGO Leonardo Reis conversará a respeito dos desafios e contrastes da área da saúde.


VLT será discutido em audiência pública esta semana

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será discutida nesta quinta-feira, dia 25, às 8h30, no Auditório Mauro Borges, em Goiânia. Integrantes da Secretaria da Região Metropolitana comandam a apresentação do projeto do VLT e estarão à disposição para tirar dúvidas e receber as sugestões que acharem necessárias.
Conforme explica o secretário titular da pasta, Sílvio Sousa, a audiência pública é um momento importantíssimo para que a população tenha conhecimento e ofereça a sua contribuição. “Isso permite a transparência do processo e faz com que o projeto de Governo conte com efetiva participação da sociedade. O VLT é um dos maiores projetos de mobilidade urbana realizado nos últimos anos na capital goiana e vai inserir-nos entre as 58 cidades inteligentes que já utilizam esse modal de transporte no mundo”, exalta Silvio.
O projeto do VLT está disponível no site da secretaria (www.metropolitana.go.gov.br). Sua execução está orçada em R$1,3 bilhão, que será custeada por recursos públicos federais, oriundos do PAC da Mobilidade; Estaduais decorrentes de empréstimos e privados. A licitação está prevista para novembro e o início das obras em janeiro de 2013, segundo o secretário. 

Governo recomenda contenção de gastos a prefeitos eleitos

126 prefeitos eleitos foram recebidos ontem no Palácio das Esmeraldas pelo governador Marconi Perillo. A principal recomendação do governador aos chefes municipalistas foi pé no freio nos gastos e na contratação de pessoal.
Para todos eles, em reuniões separadas por partido, Marconi repetiu o mantra do controle de gastos e acenou com parcerias para 2013 e 2014. As principais demandas apresentadas pelos prefeitos foram nas áreas de habitação popular e asfalto urbano. O governador enfatizou que tem formação municipalista e sempre privilegiou esse aspecto da gestão em seus governos, afirmando que as pessoas “moram nos municípios” e que por isso mesmo sempre buscou as parcerias com os prefeitos.
Marconi disse que cada município terá pelo menos um conjunto habitacional, bastando para tanto que os prefeitos indiquem as áreas onde o Estado deverá construir as moradias. Atualmente, informou o governador, o programa habitacional do Estado está presente em 200 dos 246 municípios do Estado, mas a meta é contemplar todos.
Foram apresentados os números positivos do atual governo estadual na recuperação das rodovias, observando que em dois anos, apesar das dificuldades, a administração já construiu e reconstruiu 2.081 quilômetros e deve recuperar quase seis mil quilômetros até o final de 2014. Sobre o programa de asfaltamento urbano, Marconi disse que na primeira etapa estão sendo atendidos 136 municípios, mas que todos os 246 serão beneficiados.

Mobilização
Participaram das reuniões os secretários e presidentes de agências e outros órgãos mais diretamente ligados aos interesses dos municípios. Cada prefeito teve a oportunidade de apontar suas demandas e aspirações em relação às parcerias com o Governo do Estado. Mesmo antes de tomarem posse, os novos administradores já podem encaminhar pleitos ao Governo, informou o governador ao anunciar que toda sua equipe  está mobilizada para receber os futuros gestores municipais.
O grupo de prefeitos do PSDB foi liderado pelo deputado estadual Jardel Sebba, eleito prefeito de Catalão. Segundo ele, a palavra chave é parceria. Jardel previu, em seu discurso, que 2013 será o ano da colheita para o Governo do Estado e as prefeituras serão beneficiadas com isso.  O vice-governador José Eliton encerrou as audiências aos prefeitos.

segunda-feira, outubro 22, 2012

Ministro da Saúde visitará Goiânia para anunciar novos leitos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visita o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) nesta terça-feira (23), às 10 horas. Na oportunidade, o ministro anunciará novos leitos de retaguarda e de UTI para a unidade.

O Hugo integra o SOS Emergências, que prevê a melhoria do atendimento e ampliação do acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital é classificado de referência regional, pois possui mais de 100 leitos, tem pronto-socorro e realiza grande número diário de internações e atendimentos ambulatoriais.


Plano de Ação Integrada será apresentado no TCE

Atendendo a convite da presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, profere palestra sobre o Plano de Ação Integrada (PAI). O evento acontece às 9h desta terça-feira (23), no plenário do Tribunal.

O presidente do TCE, Edson Ferrari, além de conselheiros, auditores e servidores, prestigiará a palestra, que tem como objetivo melhor informar a categoria sobre as ações contempladas no PAI e previstas até dezembro de 2014.


Crer inicia atendimento terapêutico para pacientes com baixa visão

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) passou a oferecer atendimento terapêutico a pacientes que apresentam diagnóstico de baixa visão. A iniciativa antecipa a montagem da clínica oftalmológica, que está em processo de aquisição de equipamentos e da contratação de equipe multidisciplinar.

De acordo com a superintendente multiprofissional de reabilitação, Dvaina Alves Batista, a equipe clínica será composta por dois terapeutas ocupacionais, um oftalmologista, um psicólogo e um fisioterapeuta.

Enquanto a clínica oftalmológica não está totalmente equipada, o Crer tem oferecido atendimento a pacientes que já apresentam o diagnóstico de baixa visão. "Os atendimentos são realizados em forma de terapia, com uso de objetos de contraste, luzes e outros recursos para o estímulo visual", explica a superintendente.

CADASTRO PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
Profissionais interessados em integrar a equipe multidisciplinar devem se cadastrar no Fale Conosco do site da entidade: www.crer.org.br.


Bombeiros goianos conquistam 1ª medalha do Brasil nos "Jogos Mundiais", em Sidney

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, representado por 6 atletas, participou da corrida de cross country, dos Jogos Mundiais de Bombeiros. A competição teve início neste sábado (20), em Sidney, na Austrália.

A primeira medalha do Brasil foi conquistada pelo goiano Cabo Valdinei de Moura, bronze no cross country com 12 quilômetros.  O Subtenente Marques ficou em 4º lugar e a Soldado Anaise em 5º, na categoria feminina.

A modalidade cross country é uma corrida em trilha, que testa o condicionamento físico do Bombeiro Militar e a capacidade de lidar com terrenos acidentados, que é o campo de trabalho dos Bombeiros na atividade de combate a incêndios em vegetação.


Segplan lança cursos de pós-graduação destinados aos servidores

No final da tarde de hoje (22), a Secretaria de Gestão e Planejamento (Sepglan) lança quatro cursos de pós-graduação.

Os cursos são destinados aos servidores públicos estaduais. O evento será realizado no auditório da Escola de Governo Henrique Santillo, localizada na Rua C-135, esquina com C-149, Quadra 291, Lote 3, Jardim América.

O lançamento acontece às 18 horas. Os cursos são: Gestão de Pessoas, Qualidade e Processos, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Gerencial. Os critérios de seleção e outras informações serão divulgados durante o evento.


Abertas inscrições para "Mostra de Talentos" da Seduc

As inscrições para a 5ª Mostra de Talentos da Secretaria da Educação podem ser feitas até a próxima sexta-feira (26).

Os interessados devem comparecer, das 8 às 11 horas, na sala do Departamento de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) ou entrar em contato pelos telefones: (62) 3201-4155 / (62) 3201-4153.

O evento visa valorizar a autoestima do profissional da educação e proporcionar a interação entre os colegas de trabalho, além de buscar talentos da música, dança, teatro e trabalhos manuais.


Violência contra idosos é tema de seminário nesta terça-feira (23)

Amanhã (23) será realizado o Seminário Estadual: violência contra a pessoa idosa, saúde e direitos humanos. O evento, coordenado pela Secretaria de Cidadania e Trabalho em parceria com a Secretaria da Saúde, será no auditório do Biss Inn Hotel, em Goiânia, das 8 às 16h30.

O objetivo é sensibilizar os participantes para a formulação de ações que possam contribuir para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, como forma de minimizar os agravos sobre a saúde e difundir o uso do formulário de notificação de violência.

O Biss Inn Hotel fica na Avenida Anhanguera, nº 2.913, no Setor Leste Universitário.


Ação da Defensoria Pública garante cirurgia vascular a pensionista

Em ação proposta pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), a pensionista Josefa Alves de Souza, de 75 anos, foi beneficiada com a concessão de tutela antecipada, que lhe garantiu a realização de uma cirurgia para tratar problemas vasculares graves.

Usuária da Unimed, ela teve o pedido do procedimento negado pelo plano de saúde. Com uma renda mensal abaixo de três salários mínimos, Josefa Alves foi à Defensoria no último dia 17, em busca de ajuda jurídica para obrigar o plano de saúde a realizar a cirurgia. Ela teve o pedido concedido em dois dias. Atendida pelo advogado Alessandro Gonçalves de Castro, a DPE-GO protocolou uma ação cominatória de obrigação, com pedido de antecipação de tutela.

No pedido, por meio de documentos médicos apresentados pela pensionista, o advogado sustentou a gravidade da doença e a necessidade do tratamento específico solicitado pelo médico. A antecipação de tutela foi concedida pelo juiz substituto Abílio Wolney Aires Neto, da 9ª Vara Cível de Goiânia.


UEG divulga gabarito das provas de línguas estrangeiras

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) divulgou o gabarito das provas de inglês e espanhol realizadas neste fim de semana. As avaliações são referentes ao processo seletivo 2013/1.

Para conferir as respostas, acesse o site: www.vestibular.ueg.br.

O resultado da primeira fase e a convocação para a segunda fase serão divulgados no dia 14 de novembro, no mesmo endereço eletrônico.


Governo faz licitação para a compra de equipamentos de informática

O edital de licitação de registro de preço para eventual aquisição de equipamentos de tecnologia da informação está disponível para consulta de empresas interessadas em participar do processo no site www.segplan.go.gov.br , menu Licitações e Contratações ou no www.comprasnet.go.gov.br . A licitação visa atender às demandas dos órgãos da administração pública do Estado de Goiás.

O pregão eletrônico será realizado no dia 13 de novembro, a partir das 9 horas. A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), por meio da Superintendência de Suprimentos e Logística, é a responsável pela licitação. O registro de preços faz parte da política de modernização do parque tecnológico do Estado de Goiás, que tem o objetivo ampliar e melhorar a oferta de serviços de informática do Estado para os seus cidadãos.

Para este processo foi estabelecido o valor máximo de R$ 54 milhões para aquisição de 16.919 microcomputadores e notebooks que deverão atender às necessidades de 30 órgãos que aderiram ao processo. A licitação, tipo menor preço, foi dividida em quatro lotes, sendo três referentes a microcomputadores e um para notebooks.

Conforme informações da Superintendência de Tecnologia da Informação da Segplan, a meta é organizar, realizar e executar processos de aquisições centralizadas de todo tipo de software, hardware e serviço para os órgãos da administração direta do Poder Executivo, buscando obter através dos ganhos de escala melhores preços e equipamentos de qualidade. As especificações técnicas dos equipamentos e demais condições podem ser conferidas no edital de licitação, disponível nos sites www.comprasnet.go.gov.br e www.segplan.go.gov.br , menu licitações e contratações.

O Mundo Em Sua Casa - 22-10-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Renovação de matrícula dos alunos da SEDUC pode ser feita até dia 29

A Secretaria da Educação alerta que antecipou o período de renovação de matrícula dos alunos que já integram a rede, e o  Termo de Renovação de Matrícula deve ser assinado e entregue até o próximo dia 29.  A renovação é exclusivamente a estudantes veteranos na rede pública estadual. Para os novatos, será aberto outro prazo. O processo é bastante simples, basta que aos pais respondam o formulário enviado pela escola e encaminhá-lo juntamente com uma cópia do comprovante de residência. 

Detran moderniza processo da CNH

A partir desta semana o Detran começa a modernizar o processo da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, para a  primeira via, revalidação, renovação, mudança ou adição de categoria. Os candidatos a habilitação ou motoristas de Goiânia devem procurar uma das oito unidades do Vapt Vupt ou a sede do Detran, na Cidade Jardim, para a captura da impressão digital biométrica. Também no dia 1º de novembro, começa o agendamento da prova eletrônica aos candidatos à renovação da CNH. O exame de Legislação de Trânsito passa a ser aplicado online a partir do dia 5 de novembro, para os candidatos em Goiânia. Saiba mais

Produção de carne goiana é apresentada em Paris

A produção de carne em Goiás está sendo apresentada durante o Salão Internacional de Agroalimentos (Sial) realizado em Paris desde o último sábado, dia 20, até quinta-feira, dia 25. Representantes da Seagro, Faeg e Agrodefesa participam do evento para divulgar o Congresso Internacional da Carne, que será realizado em Goiânia de 25 a 27 de junho de 2013, com promoção e organização do governo estadual. Goiás é destaque no cenário nacional e internacional da produção de carne, com 21 milhões de cabeças de gado. O Estado é o quarto maior produtor do Brasil e um dos maiores exportadores do mundo. Somente no ano passado, foram exportados mais de U$ 1 bilhão em carne, ultrapassando 2,5 milhões de cabeças de gado e 1,8 milhões de suínos abatidos.

Lei das Cotas é assunto do Sobre Todas As Coisas

O tema do programa Sobre Todas As Coisas de hoje será a Lei das Cotas, que garante a reserva de 50% das vagas nas universidades públicas para estudantes oriundos de escolas públicas. O programa vai ao ar hoje às 19h50. Convidados que são contra e a favor da medida estarão no estúdio do programa, comandado pelas jornalistas Susete Amâncio e Sheila Alencastro Veiga. O Sobre Todas As Coisas é transmitido pela TBC News, canal 13 na rede aberta de televisão. Internautas podem participar do programa pelos endereços: e-mail, sobretodasascoisastv@hotmail.com; twitter,  @sobretodas. Também com postagens no sobretodasascoisastv.blogspot.com .