sexta-feira, agosto 17, 2012

Hospital de Urgência orientou sobre câncer de próstata em Santa Helena


O Hospital de Urgência da Região Sudoeste (HURSO) promoveu hoje em Santa Helena de Goiás uma ação denominada "Saúde do Homem", com orientações relacionadas ao câncer de próstata. 

Foram entregues materiais explicativos a mais de 500 homens, entre pedestres e motoristas que passaram pelo Centro Comercial de Santa Helena. Todos eles foram orientados a fazer exames anuais, principalmente os que têm mais de 50 anos.

O câncer de próstata é incomum em homens com menos de 50 anos, mas a partir dessa idade, ele se manifesta com maior frequência, alcançando maior incidência no grupo acima de 75 anos. 

Entre esses homens, 60 a 75% têm essa doença de uma forma ou outra, mas em geral manifestada de forma bem suave, com baixo grau de malignidade. A incidência  é maior em membros da mesma linhagem sanguínea, como pais e filhos. Nesse caso, a doença pode incidir mais cedo, a partir dos 40 anos.


Coisa Nossa deste sábado (18) recebe convidados especiais


O programa Coisa Nossa deste sábado (18), na Rádio Brasil Central AM, recebe duas duplas muito especiais. O apresentador Ulisses Jr. conversa ao vivo nos estúdios com Edson e Roberta e Mattão e Matheus. No encontro, além de boas histórias das carreiras dos artistas, rola muita informação e músicas do universo sertanejo. Não perca. Neste sábado, das 13h às 14h30 na Rádio Brasil Central AM 1270 Khz.

O Mundo Em Sua Casa - 17-08-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Obras da Saneago atendem 25 bairros de Goiânia

Obras da rede de esgoto em andamento na Região Sudoeste de Goiânia vão atender até o final de 2014 mais de 25 bairros da capital, beneficiando 62 mil famílias. Os investimentos são na ordem de R$ 12 milhões. A Região Sudoeste é a terceira mais populosa de Goiânia, e conta somente com o fornecimento regular de água. Com a conclusão das redes de esgoto a Saneago terá condições de atender a uma demanda superior a 250 mil pessoas, estimativa da população para os próximos anos.

Experiment Motors terá atendimento do Detran-GO

Os visitantes do evento automobilístico Experiment Motors, que será realizado neste sábado e domingo em Goiânia, vão contar com atendimento especializado do Detran no local. O posto vai oferecer serviços variados, como consulta de informações gerais do veículo e CNH, emissão de boletos para pagamento de multas e licenciamento. A presença do órgão também deve auxiliar a comercialização de carros e motos durante a feira. De acordo com o presidente do Detran, José Taveira Rocha, a intenção é melhorar o contato com o público.  Para ele o Experiment Motors propicia uma aproximação, levando o visitante a ver o Detran-GO como um parceiro.

O Experiment Motors é uma feira do setor automotivo, que está em sua quarta edição. O evento será realizado na área externa do Shopping Flamboyant neste fim de semana, dias 18 e 19, das 9 às 18 horas. No local serão expostas novidades do setor e também serão comercializados carros e motos. Além do Detran, o Governo de Goiás apoia a iniciativa por meio da Secretaria de Indústria e Comércio.

Projeto do novo aeroporto de Goiânia deve ficar pronto em até 120 dias

Acompanhados pelo secretário estadual de Infraestrutura, Danilo de Freitas, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o consórcio formado pelas construtoras Via Engenharia e Odebrecht assinaram termo aditivo que determina prazo de 120 dias para conclusão e atualização dos projetos do terminal de passageiros e redes externas do novo aeroporto de Goiânia. Segundo Danilo de Freitas, determinação do governo federal é de que as  obras sejam retomadas no menor tempo possível.

quinta-feira, agosto 16, 2012

Fala Goiás desta sexta-feira (17) celebra aniversário de Zezé di Camargo


O programa Fala Goiás desta sexta-feira (17) na Rádio Brasil Central AM rende homenagens a um aniversariante ilustre do dia: Zezé di Camargo, da dupla com Luciano. O cantor e compositor completa 50 anos. Nascido Mirosmar José de Camargo, em Pirenópolis, o artista adotou o codinome Zezé Di Camargo e tornou-se, ao lado do irmão Luciano, um dos principais artistas da música sertaneja no Brasil. Confira informações sobre a vida e a carreira de Zezé Di Camargo, a partir das 08h, na Rádio Brasil Central AM 1270 Khz.

Vacinação contra raiva na zona rural em Goiás começa neste sábado (18)


A Secretaria da Saúde, em parceria com as secretarias municipais da Saúde, realiza a partir deste sábado (18) a vacinação contra a raiva animal na zona rural. A previsão é de vacinar 335 mil cães e gatos criados em casas e em estabelecimentos comerciais. O encerramento da campanha está previsto para o dia  29 de setembro, quando começa a vacinação na zona urbana.

Na maioria dos municípios, a vacinação será feita de casa em casa, nos povoados, fazendas e chácaras. Em outros, serão instaladas bancas para que a população dirija-se ao local. Os técnicos de cada localidade vão definir a melhor estratégia a ser utilizada para que a vacinação obtenha êxito. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que no mínimo 80% dos animais domésticos sejam imunizados contra a raiva.

Aos 90, rádio tem público diferente conforme local de acesso


Implantado no Brasil em 1922, o rádio completa 90 anos este ano com uma trajetória repleta de desafios e superações. Na década de 50, cogitou-se o seu fim pelo advento da televisão, mas o meio demonstrou força e capacidade de adaptação. 

Na atualidade, com o desenvolvimento e popularização da internet, o rádio continua a comprovar como pode coexistir pacificamente e até se beneficiar das demais mídias. Pois o crescimento na sua base de ouvintes não mais acontece de forma vertical, como o rádio tradicional, e sim horizontal, por meio de outras plataformas como a internet.
  
O acesso multiplataforma e, principalmente, a mobilidade podem ser destacados como fatores fundamentais para manter e fidelizar o universo dos ouvintes. Tamanha tem sido a importância da mobilidade para o rádio, que o perfil do ouvinte se altera quando comparados os locais de acesso ao meio.

De acordo com dados do Target Group Index, do Ibope, em casa, a predominância de ouvintes está entre as mulheres das classes CDE (36%). Já nos automóveis, são os homens das classes AB, entre 25 e 54 anos, os mais assíduos em sintonizar o meio (32%). Por outro lado, nos transportes públicos, os jovens entre 20 e 34 anos se destacam entre os ouvintes (63%). 

Aliás, a idade é outro fator importante que influencia na penetração do rádio entre a população, sendo maior entre os jovens de 12 a 24 anos (78%), seguida por um segmento mais adulto, com pessoas entre 25 e 49 anos (76%). Já entre as faixas etárias dos 50 a 75 anos, o percentual cai para 69%.


As entrevistas da pesquisa foram realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste. Universo pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos. Representatividade: 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos, equivalente a 71 milhões de pessoas.




Região metropolitana passa a ter previsão de meteorologia por setores

Goiás inaugurou hoje uma nova fase da previsão do tempo e reafirma a condição de possuir o melhor sistema regional de meteorologia do Brasil com a inauguração da Sala de Situação para Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais, instalada na sede da Sectec, 2º andar do Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia. O Estado passa a ser o primeiro do País a oferecer a previsão de meteorologia da região metropolitana por setores. Outra novidade é o Mapa de Probabilidade de Ocorrência de Secas Meteorológicas. Os novos serviços vão monitorar, por exemplo, a ocorrência de enchentes e rajadas de ventos com antecedência de até cinco dias, possibilitando, em caso de necessidade, a adoção de medidas preventivas. Os dados processados pelo Sistema de Meteorolgia e Hidrologia da Sectec (Simehgo) estarão disponíveis em tempo real para qualquer pessoa da sociedade na internet.

Goiás Turismo participa do Encontro de Agentes de Viagens em SP

Com intenção de divulgar as potencialidades turísticas do Estado para o Brasil, a Goiás Turismo participará do 16° Encontro Nacional das Agências de Viagens (AVIRRP), amanhã e sábado, dia 18, em Ribeirão Preto. O evento contará com mais de 200 representantes de empresas nacionais e internacionais e terá como tema principal A Copa do Mundo de 2014.

O órgão fretou um ônibus para levar 50 agentes de viagens e cinco empresários do ramo hoteleiro. Os organizadores do Encontro ofereceram hospedagem gratuita e palestras de capacitação para os profissionais. O encontro mobiliza todo o segmento do turismo e possibilita oportunidades de negócios entre os expositores, agentes de viagens e profissionais do setor. O aperfeiçoamento das condições do trade turístico também será debatido na ocasião.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Aparecido Sparapani, a participação de Goiás está em “consonância com a política estadual do Turismo e o objetivo é aumentar a captação de turistas”. O secretário de turismo de Pirenópolis, Sergio Rady, também integra a comitiva goiana.

O Mundo Em Sua Casa - 16-08-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Bombeiros controlam incêndio em fábrica de colchões

Os bombeiros fazem neste momento o trabalho de rescaldo em uma fábrica de colchões de aproximadamente 800 m² localizada na GO-070, no Setor Jardins Verdes, em Goianira. O incêndio começou por volta das 22 horas de ontem e consumiu grande quantidade de colchões e de matéria-prima. Toda a estrutura do prédio está comprometida. O fogo foi controlado no início da madrugada. Os bombeiros utilizaram seis viaturas e cerca de  40 mil litros de água. Ainda há muitos produtos inflamáveis no local. A causa do incêndio ainda é desconhecida. 

Orquestra de Violeiros anima festa em Abadia de Goiás

 A Orquestra de Violeiros de Goiás, unidade da Secult Goiás, estará em Abadia de Goiás amanhã, às 21 horas, animando a tradicional festa religiosa de Nossa Senhora da Abadia. A apresentação é gratuita e terá como palco a Igreja Nossa Senhora da Abadia (praça central da cidade), sob o comando do regente da Orquestra, Geraldo Alves. O repertório dos músicos inclui melodias conhecidas do público, como Chalana (Mário Zan), Arapuca (Solevante e Itamaracá), Amargurado (Tião Carreiro), Coração da Pátria (Norival dos Santos) e outros sucessos.

Reflexos do ambiente na saúde humana é tema de palestra

O jornalista e educador ambiental Wagner Oliveira profere, às 14h30 de hoje,  uma palestra sobre os reflexos do ambiente na saúde humana e as possibilidades de intervenções pessoais que resultem em melhorias contínuas do espaço em que vivemos.  Aberta a usuários e colaboradores do Ipasgo, que promove o evento, a palestra conta com  parceria da  Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. O encontro será no auditório do edifício sede do Ipasgo, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. 

quarta-feira, agosto 15, 2012

Campanha de Multivacinação Infantil começa no sábado (18)

A Secretaria Estadual da Saúde divulga as novidades da  Campanha de Multivacinação Infantil, que começa no próximo sábado (18). Com o "Dia D da Vacinação", a campanha prossegue até dia 24 (sexta-feira), das 8 às 17 horas,  em 830 postos em Goiás. A meta é imunizar  mais de 440 mil crianças de até cinco anos de idade. A campanha também é uma oportunidade para os pais atualizarem o cartão de vacinação dos filhos. Entre as novidades na imunização está a implantação da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) e a Pentavalente no Calendário Básico de Vacinação.

Agsep divulga perfil inédito dos presidiários em Goiás

A Agência Goiana do Sistema de Execução Penal realizou levantamento inédito que revela o perfil detalhado da população carcerária abrigada nas oito regionais de Goiás. Os resultados mostram que a maioria dos 11.861 presos, o equivalente a 60%, é formada por jovens de 18 a 29 anos. Ao todo, 7.178 presidiários pertencem a essa faixa etária. 

Outra constatação é que cada vez mais tem aumentado o índice de presos que cometem crimes considerados graves, como roubo seguido de morte e roubo qualificado. Os dados foram divulgados hoje pelo presidente da Agsep, Edemundo Dias, no auditório do Ipasgo.

Atlético Goianiense X Atlético Mineiro transmissão a partir 20:00hs

Líder isolado do Brasileirão, com 38 pontos, o Atlético-MG enfrenta o lanterna do campeonato, o Atlético-GO, no Serra Dourada, às 20h30 desta quarta-feira. O duelo é visto como a chance do Galo de dar um grande passo rumo à conquista do título simbólico do primeiro turno. Já o Dragão, que vem de dois empates fora de casa, espera contar com o apoio da torcida para crescer sobre o xará e engrenar uma reabilitação.

DRAGÃO ANIMADO

Mesmo sendo o último colocado da competição, o Atlético-GO se anima com a possibilidade de frear a boa campanha do Galo. Mas apesar da confiança o Dragão terá vários desfalques para a partida.

O atacante Ricardo Bueno, que pertencia ao Galo, não poderá jogar devido a um acordo realizado entre os clubes. Eron e Wesley, que pertencem ao clube mineiro, também não jogam. Além deles, o lateral-direito Marcos segue fora com uma lesão no joelho direito.

CUCA NÃO ESPERA MOLEZA

Sabendo que uma vitória diante do Dragão pode assegurar, matematicamente, o título simbólico de campeão do primeiro turno, o técnico Cuca pede que sua equipe tenha cuidado.

- Engana-se quem pensa que será fácil vencer o Atlético-GO. Estes jogos são mais perigosos do que aqueles contra times das primeiras posições. Na quarta-feira, teremos uma dificuldade tão grande ou maior do que tivemos contra o Vasco - disse o treinador

A principal ausência que o líder do Brasileirão terá em Goiás será a do zagueiro Leonardo Silva. O xerife do Galo levou o terceiro amarelo e cumprirá suspensão. Em seu lugar, deverá entrar Rafael Marques.

FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-GO X ATLÉTICO-MG

Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data/Hora: 15/8/2012 - 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Cesar Augusto de Oliveira Vaz (TO)

ATLÉTICO-GO: Márcio, Marino, Gustavo, Reniê e Giaretta; Dodó, Ernandes, Joílson e Rayllan; Felipe e Patric - Técnico: Jairo Araújo.

ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha, Rafael Marques, Réver e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Guilherme, Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Jô - Técnico: Cuca.

O Mundo Em Sua Casa - 15-08-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Transplante é tema de simpósio hoje

A Central de Transplantes de Goiás realiza hoje de manhã  o 1º Simpósio sobre Transplantes para Assistentes Sociais. A palestra de abertura foi ministrada pelo gerente da Central de Transplantes, Luciano Leão Bernadino da Costa, sobre a Situação dos Transplantes no Estado. As outras duas palestras são sobre o Diagnóstico de Morte Encefálica, com o médico Marco Túlio Pedatella, e Entrevista aos Familiares, abordada pela psicóloga Stefânia Carla Pereira Gomes. O simpósio, aberto ao público,  é realizado na PUC Goiás, na 5ª Avenida com a Rua 235, Setor Universitário, em Goiânia. 

Multivacinação é tema de coletiva daqui a pouco

O superintendente executivo da Secretaria da Saúde, Halim Antônio Girade, e a gerente de Imunização e Rede de Frio, Clécia Vecci, concedem entrevista coletiva logo mais às 8 horas,  no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-Sus), no Bairro Santo Antônio, em Goiânia. Na ocasião eles falam sobre a implantação de novas vacinas e também sobre a Campanha de Multivacinação que começa no próximo sábado, dia 18. Neste dia, a situação vacinal de todas as crianças menores de 5 anos de idade  deverá ser avaliada para atualização da caderneta de saúde. A estratégia visa diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e ainda reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. Em Goiás, a meta é imunizar aproximadamente 440.856 crianças. 

Licitação da Agetop recebe 227 propostas

A Gerência do Grupo Executivo de Licitações da Agência Goiana de Transportes e Obras recebeu hoje 227 propostas de 39 empresas, sendo 18 de outros Estados e 21 de Goiás, para o trabalho de reconstrução das rodovias estaduais do grupo 2 do Programa Rodovida Reconstrução. São 25 lotes que englobam os trechos incluídos, com uma média de nove empresas por lote, o que demonstra a grande disputa entre os licitantes.
A licitação é para a reconstrução de 2.119,4 quilômetros de 59 trechos rodoviários. O Grupo I do Rodovida Reconstrução já concluiu 72% das obras de reconstrução. Ou seja, dos 2.081 quilômetros previstos para serem reconstruídos este ano, já foram executados 1.532 quilômetros de rodovias. E até o final de setembro a Agetop conclui as obras do Grupo I. Somados aos 2.119.4 quilômetros em licitação, ao final de 2013 serão reconstruídos mais de quatro mil quilômetros de rodovias.

terça-feira, agosto 14, 2012

Vinicius e Drummond são tema de encontro de professores


A Secretaria da Educação de Goiás realiza amanhã (15), em parceria com a editora Companhia das Letras, evento de formação para professores com o  tema  "A Literatura Poética de Vinicius e Drummond". A iniciativa está relacionada à Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e ocorre também em outras capitais do país. 

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e Vinícius de Moraes (1913-1980) foram escolhidos para esta formação pelo valor literário e pela produção poética disposta no país. Décadas depois de lançados, seus livros continuam atuais.

Destinada a professores de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Literatura e Artes, esta formação será realizada, durante toda a manhã, no auditório da Superintendência de Ensino Fundamental, na Vila Nova. À tarde os participantes serão divididos em diferentes salas, onde acontecerão as oficinas temáticas. 

Os participantes ainda receberão um kit com os livros “Antologia Poética”, de Vinícius de Moraes, e “Sentimento do Mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, além de cadernos de leitura e DVDs, entre outros itens.

Seminário antecede lançamento do Plano Safra em Goiás

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro) realiza nesta quarta (15) e quinta-feira (16), o Seminário sobre Mudanças no Crédito Rural. Durante o evento técnicos e agricultores familiares conhecerão detalhes do Plano Safra 2012-2013, lançado no início de julho pelo governo federal com recursos de R$ 22 bilhões para todo o país. O objetivo é atualizar informações sobre as Normas de Crédito Rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), bem como o Seguro da Agricultura Familiar (Seaf) e dos programas de Garantia de Preços (PGPAF) e de Safra (GS). 

Serão debatidos, entre outros temas,  Seaf para custeio e investimento; zoneamento agrícola e cuidados necessários para obter a cobertura do seguro. Também serão discutidos a garantia de safra; critérios de participação; abrangência e fluxograma. A programação inclui ainda mudanças no critério de enquadramento no Pronaf e a conquista de crédito. "É importante fazer com que  todas essas informações cheguem prontamente ao agricultor familiar", afirma o gerente de Agricultura Familiar da Seagro, Joaquim Lair. 

O seminário começa amanhã, às 8 horas e segue até quinta-feira, quando acontece às 14h30, também na Seagro, o lançamento do Plano Safra 2012-2013 em Goiás. Para a realização dos trabalhos, atuam conjuntamente a Seagro, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) e a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFDA/MDA).



O Mundo Em Sua Casa - 14-08-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Acompanhe hoje a Grêmio Barueri X Goiás apartir das 20:00hs

Vivendo um ótimo momento na competição o Goiás enfrenta hoje, a partir das 21:50hs, o último colocado do campeonato brasileiro da série B, O Grêmio Barueri. O jogo acontecerá na Arena Barueri em Barueri em São Paulo.

Acompanhe esse jogo com a equipe do Escrete de Ouro aqui na Rádio Brasil Central Am1270Khz, ou pelo site www.radiobrasilcentral.com.br

Nova unidade dos bombeiros vai garantir agilidade no atendimento

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) inaugura hoje uma nova unidade, na Avenida Consolação, Cidade Jardim, em Goiânia. A solenidade será às 15 horas, com a presença do governador Marconi Perillo. O prédio, doado ao Corpo de Bombeiros sob cessão de uso, estava abandonado há mais de uma década e servia de esconderijo para vândalos, trazendo desconforto aos moradores e comerciantes da região. Com o apoio do Governo de Goiás, o local foi reformado e recebeu R$ 2,3 milhões de investimentos.
A nova unidade de 3,5 mil m² vai abrigar o Comando de Apoio Logístico, o 1º e 2º Comando Regional Bombeiro Militar, além da uma unidade operacional do CBMGO.  Para a população e para os empresários locais, a chegada do Corpo de Bombeiros atende a um desejo antigo e representa maior segurança na área.  Para a corporação, a nova unidade, localizada em uma região estratégica, representa um ganho importante e vai diminuir o tempo-resposta das ocorrências de resgate, incêndio e busca e salvamento nas regiões Sudoeste e Noroeste da capital.
 

Agetop faz licitação para reconstrução de rodovias

A Agência Goiana de Transportes e Obras realiza às 9 horas de hoje, em seu auditório, licitação para dar continuidade às obras de reconstrução das rodovias estaduais do grupo 2 do Programa Rodovida Reconstrução. Serão reconstruídos 2.119,4 quilômetros, num total de 59 trechos. Orçado em R$ 627 milhões, o Grupo 2 do Rodovida Reconstrução contemplará rodovias estaduais que estão com o pavimento deteriorado, e que vêm recebendo obras rotineiras de manutenção. Somados os grupo 1 e 2 do programa, Goiás terá até 2013, com a conclusão do grupo 2, mais de 4 mil quilômetros de rodovias reconstruídas.

Governo promove quarto leilão de veículos

A Superintendência de Suprimentos e Logística da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) promove o quarto leilão de carros, motocicletas, utilitários, sucatas, máquinas e equipamentos no próximo dia 25, às 9h30, no pátio da Leilões Brasil, em Goiânia, para a renovação da frota oficial. Serão leiloados 233 veículos recuperáveis (171 lotes de carros e utilitários, 62 de motocicletas e nove de máquinas e equipamentos, além de seis lotes de sucatas).

segunda-feira, agosto 13, 2012

PM e Asban lançam campanha de combate a roubo em banco

Representantes da Polícia Militar e da Associação de Bancos (Asban) vão dar início a mais uma campanha de conscientização e orientação aos clientes bancários, na quarta-feira (15), a partir das 09 horas, na Praça do Bandeirante, em Goiânia. Os trabalhos de prevenção e repressão de crimes contra correntistas têm resultado na redução significativa de estelionato e roubos conhecidos como "saidinha de banco", "chupa cabra", "pescador" e outros.

Centro Cultural Martim Cererê será reformado

O Governo de Goiás vai reformar o Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia. A licitação, na modalidade tomada de preço e tipo menor preço, será realizada no próximo dia 27, às 10 horas, na sala da Comissão Permanente de Licitações da Secretaria Estadual da Cultura, na Praça Cívica, centro da capital. A contratação dos serviços será em regime de empreitada por preço global. As obras serão coordenadas pela Superintendência de Obras e Recuperação do Patrimônio da Secult.

O Mundo Em Sua Casa - 13-08-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Preso dono da arma que matou adolescente em Anápolis

A Polícia Civil de Anápolis prendeu nesta madrugada um homem identificado como Ítalo, suspeito de ter emprestado a arma de fogo para o assaltante que assassinou um menor dentro de uma lan house em Anápolis, no mês passado. A ação foi flagrada pela câmera de segurança do estabelecimento. Ítalo estava sendo procurado e acabou preso pelo delegado Vinícius Teles, do 7º Distrito Policial de Anápolis. 

SSPJ vai enviar caixa-preta de helicóptero aos Estados Unidos

Uma comissão da Secretaria da Segurança Pública e Justiça levará aos Estados Unidos a caixa-preta do helicóptero da Polícia Civil que caiu no dia 8 de maio úlitmo. A caixa-preta, chamada tecnicamente de Control and Display Unit, vai passar por uma análise que permitirá a constituição do primeiro laudo sobre as causas da tragédia que matou sete pessoas, entre elas cinco delegados da Polícia Civil. Para dar mais detalhes, a superintendente de Planejamento da SSPJ, Luciana Daher, e o piloto major Ricardo Mendes mostrarão o equipamento explicando o funcionamento e como será a inspeção. A entrevista será logo mais às 9 horas, no quartel da PM, em frente ao Parque Areião, em Goiânia.

Goiás terá Centro de Monitoramento de Desastres Naturais

O Serviço de Meteorologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia inaugura às 8 horas de quinta-feira, dia 16, o Centro Estadual de Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais. O Núcleo, denominado Sala de Situação, será responsável por gerenciar informações emitidas por radares, pluviômetros e previsões climáticas e disponibilizá-las à Defesa Civil e à sociedade de um modo geral. Ele foi criado por meio de parceria entre o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Agência Nacional das Águas (ANA) e a Sectec.
Segundo a superintendente de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento da Sectec, Rosidalva Lopes da Paz, esse monitoramento vai servir a segmentos como pesquisa científica, pecuária, agricultura, energia, esporte e lazer além da sociedade que irá dispor de informações ainda mais precisas sobre clima e temperatura. “São, principalmente, informações que podem evitar catástrofes em decorrência de acidentes como enchentes, secas e, principalmente, queimadas, que é o caso do nosso Estado”,  diz.
No Brasil, já existem Salas de Situação em Alagoas, Pernambuco e São Paulo. Na região Centro-Oeste, o primeiro Estado a ser contemplado será Goiás. Rosidalva destaca que o Estado de Goiás também sai na frente pelo fato de já ter sua própria Central, graças a convênio com a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) dos EUA.  Pelo contrato o Estado tem acesso às informações emitidas pelo satélite Geostationary Operational Environmental (GOES) a primeira antena de alta velocidade no Brasil.


Aberta inscrição ao Prêmio de Educação Fiscal

Escolas estaduais, municipais, universidades e demais instituições que desenvolvam projetos voltados para a Educação Fiscal têm até o próximo dia 15 para se inscreverem ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal. As três melhores iniciativas receberão prêmios de até R$ 15 mil. As inscrições devem ser feitas pelo site www.premioeducacaofiscal.com.br. O regulamento também pode ser visto no mesmo site. A informação é da Secretaria da Educação, adiantando que dados adicionais podem ser solicitados pelo telefone (61) 3328.1486.