sexta-feira, novembro 08, 2013

Hemocentro abre neste sábado para reforçar estoque

Foto: Ministério da Saúde
O Hemocentro abre no sábado, dia 9, das 7h ao meio-dia com a finalidade de reforçar e normalizar os estoques.  A unidade está com estoque de cem bolsas de sangue, quando o ideal seriam quinhentas. O estoque baixo é motivo de preocupação, uma vez que a unidade é responsável pelo abastecimento de sangue de todos os hospitais públicos do Estado.
RH Negativo
A Coordenadora de Captação,  Ludmila Ferreira, explica que a estratégia de abrir aos sábados costuma atrair pessoas que não têm tempo de doar durante a semana. “Precisamos de doadores com qualquer tipo de sangue, mas fazemos um apelo especial aos doadores com fator RH negativo, pois são mais raros”, diz. Além do dia 9, a unidade estará aberta também no dia 23, o penúltimo sábado do mês.
Para doar, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 67 anos, não estar em jejum, não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos por 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar sem fumar há pelo menos duas horas.
Antes da coleta, o doador passa por uma entrevista, de caráter confidencial. “Não queremos invadir a privacidade de ninguém, mas precisamos saber se a pessoa já teve hepatite, se toma remédios controlados ou se fez tatuagem recentemente”, exemplifica a coordenadora.  “Nossa intenção é proporcionar uma doação e uma recepção seguras”, acrescenta Ludmila Ferreira. O Hemocentro funciona normalmente de segunda a sexta, das 7h às 17h30 e fica na Avenida Anhanguera nº 5.195, no Setor Coimbra, em Goiânia.

quinta-feira, novembro 07, 2013

Canto da Primavera tem atrações variadas no segundo dia do festival

O Canto da Primavera leva a Pirenópolis apresentações de vários gêneros musicais nesta quinta-feira, dia 7. O destaque fica por conta da Quinta da Viola, com ritmos regionais, das 17 às 21 horas, na Praça do Coreto. No Teatro Sebastião Pompeu de Pina e no Cine Teatro Pireneus vários artistas goianos sobem aos palcos, como Bruno Rejan Quinteto, Valter Mustafé e Relatos da Leste. Todos os shows têm entrada franca.  A programação completa está disponível em http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2013-11/programacao-geral-canto-2013.jpg.

O festival foi aberto nessa quarta-feira,dia 6, com a cantora baiana Virgínia Rodrigues. Além de apresentações musicais, o evento leva à cidade oficinas de música, mostra artística e um estúdio itinerante para gravação de músicas de artistas locais.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/canto-da-primavera-tem-atracoes-variadas-no-segundo-dia-do-festival/

quarta-feira, novembro 06, 2013

Aldeia do Papai Noel terá o dobro do tamanho do ano passado

A Aldeia do Papai Noel da Campanha Show de Natal, realizada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Governo do Estado, será maior que as edições anteriores. A tenda, um dos pontos de referência do projeto, terá este ano 4,2 mil m², o dobro do tamanho da cobertura utilizada no ano passado. O visitante terá a oportunidade de apreciar cenários temáticos, como a Casa do Papai Noel, presépios com bonecos ilustrando o nascimento de Jesus Cristo, a praça de alimentação e outras atrações preparadas especialmente para as crianças.

O projeto natalino da OVG se estenderá por toda a Praça Cívica, com iluminação em led imitando neve nas árvores da praça. Milhares de micro lâmpadas espalhadas nos prédios públicos vão compor um cenário festivo e alegre no local, que será palco de apresentações teatrais, musicais e de dança. A iluminação será inaugurada no dia 6 de dezembro e a programação se estenderá até o dia 25. Todas as atrações serão gratuitas.

Histórico
Desde 1999, no mês de dezembro, a Praça Cívica, no Centro de Goiânia, recebe uma decoração natalina especial e a Aldeia do Papai Noel se torna uma atração para as famílias goianas. Todos os detalhes são preparados com muito carinho para emocionar e manter viva a magia do Natal. Ao longo do mês também são distribuídos brinquedos para crianças de todos os municípios goianos.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/aldeia-do-papai-noel-na-praca-civica-sera-ampliada/

SSP vai reforçar segurança nas unidades de saúde de Goiânia

O secretário de saúde de Goiânia, Fernando Machado, foi recebido no final da tarde desta terça, dia 5, pelo secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita. Machado pediu audiência em caráter de urgência para saber de que forma o governo estadual pode reforçar a segurança nas unidades de saúde da capital.
O secretário municipal relatou que as unidades de saúde, sobretudo as que trabalham em regime de 24 horas, vem sofrendo com a escalada da violência urbana. Ele explicou que não só os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas principalmente  os servidores estão sendo vítimas de agressões, roubos, assaltos, tentativa de sequestro e outros crimes.
Joaquim Mesquita reafirmou a parceria da segurança pública com Goiânia e como medida imediata vai determinar uma ronda ostensiva da Polícia Militar nas 19 unidades de urgência, que são os maiores alvos da violência. “A viatura não vai apenas passar na porta, mas será feita uma visita comunitária dos policiais a essas unidades”, afirmou.
Além da visita, Joaquim Mesquita propôs uma série de ações  em parceria com a SMS, sendo uma das primeiras a capacitação para um procedimento operacional padrão, que consiste em preparar os servidores para agir em situações de risco. Outro ponto é incluir a SMS no Centro Integrado de Segurança para concentrar as chamadas das unidades de saúde com o Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar.
O secretário de Segurança Pública também convidou Fernando Machado e seus gestores a aderirem ao aplicativo Agentto, central de segurança 24 horas nos smartphones, disponível na internet e que a SSP já vem utilizando. Ele também sugeriu outros dispositivos para que o usuário chame a polícia mais rápido nas situações de risco. A ideia é criar culturas preventivas dentro das unidades de saúde.
Uma maior integração das estruturas do Estado e município, por meio da Secretaria de Defesa Social, também foi  um dos pontos lembrados entre os dois secretários. “A Guarda Municipal é nossa parceira.”, reiterou Joaquim. De acordo com ele, o Comando de Policiamento da Capital ficará responsável em ouvir as principais reivindicações dos servidores da Secretaria de Saúde de Goiânia. Mesquita se dispôs inclusive a participar de reuniões para falar sobre as medidas a serem tomadas.
O secretário Fernando Machado agradeceu ao titular da SSP e disse que vai acatar todas as sugestões e oferecer a contra-partida necessária para que a parceria seja concretizada e reforçada. “Viemos procurar quem é responsável pela área e quem de fato entende de segurança pública. Foi um encontro muito proveitoso para nós da saúde”, avaliou.

terça-feira, novembro 05, 2013

Tendas do Saber incentivam leitura nas Escolas de Tempo Integral

As Escolas de Tempo Integral da Rede Estadual, que receberam em julho deste ano as Tendas do Saber, vêm fortalecendo as atividades de apoio ao letramento dos estudantes e estimulando o gosto pela leitura entre seus alunos com criatividade. Cada escola instala as tendas conforme a disponibilidade de espaço, nos pátios ou em auditórios, e depois de catalogar o acervo literário e de pesquisa, organiza os livros para consulta, leitura e empréstimo, conforme a demanda das turmas que participam dos diferentes projetos definidos pelos professores.
Até o momento, a Secretaria da Educação (Seduc) distribuiu 178 Tendas do Saber às Escolas de Tempo Integral. Aquelas com número maior de alunos receberam duas tendas. Também foram contempladas as unidades indígenas e quilombolas e algumas escolas do campo. A Tenda do Saber mede 18 metros quadrados e tem mesas e cadeiras para alunos, acervo de dois mil livros, DVDs educativos, filmes, materiais adaptados para alunos com necessidades especiais, jogos pedagógicos e caixas organizadoras para todo esse material.
Cultura e diversão
No Colégio Estadual Donato Coutinho, em Aparecida de Goiânia, as Tendas chegaram numa boa hora. De acordo com a coordenadora pedagógica Eurípia Lima Pires, além de possibilitar a exposição do acervo literário aos estudantes, as duas tendas recebidas pela escola abrigam os jogos de pebolim e tênis de mesa durante o recreio. A escola desenvolve projetos literários com os estudantes em diferentes turmas e séries. Entre os 560 alunos, grande parte já utilizou a Tenda para desenvolver pesquisas e projetos literários. Atendendo turmas de 6º ao 9º ano, a escola tinha apenas um pequeno acervo de livros didáticos e enciclopédias.
Segundo a professora Alexandrina Barreiro da Silva Ribeiro, de Língua Portuguesa, as três turmas do 9º ano estão se preparando para uma gincana literária neste mês de novembro. Eles estão lendo contos de Machado de Assis. “Será muito bom contar com esse acervo quando formos definir a lista de livros literários para o próximo ano letivo”, afirma Alexandrina.
A professora Solange Gomes de Oliveira, que faz o apoio ao letramento para turmas do 7º ano, desenvolveu um projeto de poesia com seus alunos. Eles leram o livro O Solar da Mariquinha e depois produziram seus próprios poemas. Aos poucos, Amanda da Silva Souza, de 14 anos, vem descobrindo o gosto pela leitura. O mesmo vem acontecendo com Jenyfer das Graças Oliveira Santos, 12 anos, do 6º ano que, este ano, leu O Peixe Nino, O Químico K, Tosco, e O Solar da Mariquinha. Da mesma turma de Jenyfer, Jhonantan da Silva Almeida, 12 anos, disse que o livro que mais gostou foi Como ser jovem, mas que lê todo dia.
Colégio Darcy Ribeiro
No Colégio Estadual CAIC Darcy Ribeiro, também de Aparecida de Goiânia, a Tenda do Saber foi instalada no auditório da escola, um espaço amplo que ganhou colorido e o entusiasmo das crianças de 1º a 5º ano. O acervo foi organizado por faixa etária e separado nas caixas.
Para que todas as turmas possam usar o espaço no mínimo duas vezes na semana, foi organizado um horário para a utilização da Tenda. As professoras Quézia de Lima e Jeany Marques Régis juntaram os alunos de duas turmas de 1º ano em processo de alfabetização para o momento de leitura. “Primeiro desenvolvo um processo de contação de história coletiva em sala, com debate, e só então venho com eles para a Tenda, para que escolham um ou mais livros e possam ler de forma prazerosa”, diz Quézia. Dos seus 18 alunos, apenas quatro ainda não leem com facilidade.  Segundo ela, nessa idade de 6 a 7 anos, as crianças fantasiam muito e gostam da leitura de imagens. “A leitura aguça a curiosidade deles e eles ficam mais participativos nas aulas e expõem com mais desenvoltura o querem dizer”, explica.
Com o livro Meu amigo leitão à mão, a pequena Tábita Isabela, de 7 anos, já passava da primeira página da história, alegre por ter aprendido a ler. Na mesma mesa, Luana Gabriela, de 6, disse com orgulho que em casa já havia conseguido ler algumas palavras. Eduarda Lopes, também de 6 anos, contou ter lido um livro de uma princesa e outro do Cebolinha. Maria Eduarda, de 6 anos, estava animada com o livro que havia escolhido naquele dia.
A Tenda do Saber no CAIC Darcy Ribeiro é coordenada pela vice-diretora Cleunice Alves Batista. Segundo afirmou, quando as turmas chegam, os livros específicos para aquela idade são retirados da caixa e expostos no balcão para que os estudantes escolham o que vão ler durante o tempo na Tenda. Em caso de pesquisa ou de leitura mais demorada, a escola utiliza um sistema de controle para que os alunos usem o livro em casa e devolvam quando terminarem.
Segundo o diretor Arildo dos Santos Nascimento, a escola tem 545 alunos de 1 º ao 5º ano e uma turma do programa Acelera. “A Tenda do Saber veio ajudar muito a despertar nossos estudantes para a leitura”, garante o gestor.

segunda-feira, novembro 04, 2013

Canto da Primavera começa nesta quarta

A 14ª edição do Canto da Primavera começa nesta quarta-feira, dia 6, e vai até domingo, 10, em Pirenópolis, com seis atrações nacionais, uma internacional e 30 artistas goianos. O grande destaque do festival neste ano é o cantor e compositor Gilberto Gil, que se apresentará na sexta-feira, dia 8, após o show do rapper Emicida.
No domingo, dia 10, a cantora Céu sobe ao palco, trazendo a nova MPB, para fechar o festival. No sábado, dia 9, as apresentações principais ficarão por conta da atração internacional The Legendary Tigerman e da cantora e compositora carioca Fernanda Abreu. Já o violonista Gilvan de Oliveira se apresenta na quinta-feira, dia 7, e a musicista Virgínia Rodrigues abre o evento na quarta-feira, dia 6.
O Canto da Primavera tem como tema A música no coração do Brasil em conexão com o mundo. Confira abaixo a programação musical completa e os horários dos shows.
Programação:
Quarta-feira, 6 de novembro: Teatro Sebastião Pompeu de Pina
19 horas Bebel Roriz
20h30 Virgínia Rodrigues (BA)
Cine Pirineus
19h45 Dani França
21h30 Arawaks
Quinta-feira, 7 de novembro: Teatro Sebastião Pompeu de Pina
19 horas Bruno Rejan Quinteto
20h30 Valter Mustafé
22 horas Gilvan de Oliveira (MG)
Cine Pirineus
19h45 A Tropa H2
21h15 Relatos da Leste
23 horas Sã-Consciência
Sexta-feira, 8 de novembro: Teatro Sebastião Pompeu de Pina
17 horas Regional do Ciranda
18h30 Manassés Aragão
20 horas Laércio Correntina e Banda. Participação: Chico Chagas
Cine Pirineus
17h45 Tonzêra
19h15 Débora Di Sá
20h45 Emídio Queiroz e Banda Excalibir
Campo das Cavalhadas
20 horas Mc Murcego
21h30 Gilberto Gil (BA)
23 horas Emicida (SP)
Intervalos: DJ Daniel de Melo
Sábado, 9 de novembro: Teatro Sebastião Pompeu de Pina
18 horas Geraldo Pessoa e Banda Maracangaia
19h30 Com a Corda Toda
21 horas Chico Aafa
Cine Pirineus
18h45 Girlie Hell
20h15 Mad Matters
21h45 Disaffection
Campo das Cavalhadas
21 horas Favela S/A
22 horas Nila Branco
23 horas The Legendary Tigerman (Portugal)
00h00 Fernanda Abreu (RJ)
Intervalos: DJ Gummy de Juicerman
Domingo, 10 de novembro: Cine Pirineus
16 horas Vish Maria
17 horas Dom Casamata e a Comunidade
18 horas Cherry Devil
19 horas Lust for Sexxx
Largo da Rua do Rosário
17 horas Niela
18 horas Passarinhos do Cerrado
19 horas Cristiane Perné
20 horas Céu (SP)

Inflação de outubro será divulgada nesta terça

O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan) divulga para a imprensa nesta terça-feira, dia 5, a inflação apurada em Goiânia no mês de outubro. A divulgação será às 14h30, na sala de videoconferência da Segplan, no 7º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Praça Cívica, em Goiânia.
Na mesma data será apresentado também o custo da Cesta Básica referente ao mesmo período. Técnicos do IMB adiantam que, na pesquisa de preços realizada em Goiânia em outubro, foi verificado que a alta de preços de alguns alimentos e combustíveis terá pressão positiva na formação do índice inflacionário do mês.