sexta-feira, julho 06, 2012

Sefaz quer agilizar cobranças de ICMS

Reunião de delegados realizada hoje pela Gerência de Arrecadação e Fiscalização (Geaf), na sede da Secretaria da Fazenda, teve como tema em destaque as cobranças sistemáticas feitas em relação ao recolhimento de ICMS declarado pelo contribuinte em sua Escrituração Fiscal Digital (EFD). Trata-se de uma questão que vem preocupando a fiscalização, uma vez que o imposto declarado e não recolhido, além de gerar débito, o contribuinte também estará sujeito às penalidades previstas em lei. Ao todo, cerca de 4.500 contribuintes encontram-se nessas condições. Desta forma, os que não cumpriram os prazos estabelecidos em lei poderão ser autuados.

Sai lista dos aprovados no concurso da Polícia Técnico-Científica

A Secretaria de Gestão e Planejamento divulga a lista dos aprovados do concurso da Superintendência de Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública e Justiça. A relação está na Secretaria da Casa Civil para assinatura do governador Marconi Perillo e publicação no Diário Oficial do Estado. A lista pode ser acessada no site www.segplan.go.gov.br. Ao todo são 32 aprovados no último concurso para os cargos de auxiliar de laboratório criminalístico, médico legista, auxiliar de autópsia, papiloscopista policial e perito criminal. Os convocados vão ser lotados em Goiânia, Luziânia, Goiás, Iporá, Ceres, Goiás, Uruaçu, Formosa, Jataí, Morrinhos e Catalão.

Rodovia de acesso ao Araguaia será entregue amanhã

A Rodovia GO-530 que dá acesso à região do Araguaia foi reconstruída e será entregue neste sábado,7, em cerimônia às 9 horas em Araguapaz e às 10 horas em Aruanã. As obras no trecho de 56,4 quilômetros de extensão foram realizadas dentro do programa Rodovida Reconstrução,  que está em andamento em outras várias estradas estaduais. Entre os trabalhos realizados estão a instalação de dispositivos de drenagem, para evitar alagamentos e a colocação de sinalização horizontal e vertical.

Agrodefesa bloqueia trânsito de animais não vacinados

A entrada e a saída de bovinos e bubalinos das propriedades rurais  goianas estão bloqueadas para os produtores que não vacinaram o rebanho contra a febre aftosa. A medida vale desde a última segunda-feira, dia 2. Os criadores  não conseguem emitir a Guia de Trânsito Animal e nem receber animais de outras propriedades. De acordo com o gerente de Sanidade Animal da Agência, Antônio do Amaral, o sistema, que até o ano passado era bloqueado apenas para a saída de animais da propriedade, foi ampliado para forçar o produtor inadimplente a regularizar a situação. Apenas 0,8% dos pecuaristas goianos estão inadimplentes com a vacina.

Unidades da CGE passam a funcionar na Praça Tamandaré


A partir de terça-feira, dia 10, a Superintendência de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégias e a Corregedoria Geral do Estado, unidades da Controladoria Geral do Estado, passam a atender no Edifício Palácio de Prata (prédio da Papelaria Tributária), no 7º andar, na Praça Tamandaré, em Goiânia. O horário de atendimento não sofrerá alteração: das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Os números dos telefones vão de (62) 3201-4180 até (62) 3201-4189, totalizando 10 linhas.
 

NOTA DE PESAR

O Sistema de Rádios Brasil Central lamenta o falecimento do cronista esportivo, Valério Luiz de Oliveira.
É com grande pesar que manifestamos nossos sinceros sentimentos à família.
Lamentamos profundamente a perda desse profissional e amigo.

O Mundo Em Sua Casa - 06-07-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.


Último dia da Campanha contra a Poliomielite

Hoje é o último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, até o fim do dia, 95% das 14,1 milhões de crianças menores de 5 anos no País. Em Goiás, 830 salas de vacinação da rede pública estão disponibilizando as doses da vacina, das 8 às 17 horas. Mais de 400 mil crianças goianas já foram imunizadas. Encerrada a campanha, continua valendo o calendário básico de doses e reforços nos postos de saúde de todo o Brasil. Os pais, portanto, devem ficar atentos à carteira de vacinação dos filhos.
 

UEG divulga aprovados no vestibular

O Núcleo de seleção da UEG divulga os nomes dos 453 candidatos no Processo Seletivo do meio de ano. O resultado final com a lista dos aprovados na primeira chamada já está disponível no endereço eletrônico da UEG (www.vestibular.ueg.br). Neste vestibular foram ofertadas 460 vagas em 13 cursos, disponíveis nas Unidades Universitárias de Anápolis, Goiânia, Ipameri, Itumbiara, Minaçu e São Luís de Montes Belos. A UEG recebeu 3.136 inscrições, para este Processo Seletivo.
 

Procon orienta cobrança de cartão de crédito

O Procon orienta os consumidores com problemas na fatura mínima do cartão de crédito consignado que procurem o órgão de defesa do consumidor ou qualquer uma das unidades de atendimento do Vapt Vupt. 

A medida é a propósito do grande número de titulares de cartão de crédito consignados, que tem procurado o Procon, com desconto indevido no valor mínimo da fatura no mês de junho último e também com o registro de mudanças sem consentimento. 

O consumidor deve levar toda a documentação relacionada ao problema, para que cada caso seja analisado e, se necessário, seja feita a abertura de um procedimento administrativo. A reclamação do consumidor é fundamental para as ações na resolução do problema, esclarece o Procon.
 Fonte: Rádio Brasil Central AM 1270Khz

Juarez Barbosa fechado para balanço

A Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa, em Goiânia, está fechada hoje para balanço. Com isso, o atendimento ao público está temporariamente suspenso. O atendimento volta ao normal na próxima segunda-feira, dia 9, com a distribuição de senha das 7h30 às 16 horas.
 

Começa a Operação Férias do Detran


O Detran começa neste momento à Operação Férias. A ação consiste na atuação da Balada Responsável nos principais destinos turísticos do Estado, além da Região Metropolitana de Goiânia. Cerca de 350 profissionais, entre Policiais Militares e educadores de trânsito, saem do Detran rumo ao interior para conscientizar os condutores sobre os perigos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas, e com o objetivo de inibir práticas que coloquem vidas em risco. 
 

quinta-feira, julho 05, 2012

Governo anuncia concurso público para este ano


Mantovani Fernandes-GoiasAgora

Governo do Estado anunciou em entrevista coletiva, nesta tarde, a realização de concurso público para as polícias Militar e Civil, e para o recém-criado Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). De acordo com o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, o Estado deverá concluir a formatação dos editais em até 60 dias. Ao todo, serão disponibilizadas 1.180 vagas para a Polícia Militar, 753 para a Polícia Civil e 20 para o Instituto Mauro Borges.

LDO foi aprovada pela Assembleia

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as diretrizes orçamentárias do Governo Estadual para 2013, foi aprovado em segunda e definitiva votação ontem. O relatório do deputado Talles Barreto (PTB) contemplou as 20 emendas de iniciativa parlamentar. O deputado chegou à conclusão de que o governador Marconi Perillo contemplou, na confecção da LDO, os temas legalmente determinados, bem como os demais dispositivos constitucionais. A propositura da LDO demonstra a disposição da Governadoria em manter o equilíbrio das finanças públicas e a formação de poupança interna para a realização de programas previstos no Plano Plurianual (PPA) para o período 2012-2015. Para tanto, o projeto de lei busca estimular o aumento real da arrecadação tributária, o recebimento de dívida ativa, a recuperação de créditos junto à União e a geração de recursos por meio da prestação de serviços públicos, entre outros objetivos.

Educação alerta para isenção da taxa do vestibular

Os estudantes que cursaram os últimos cinco anos em escolas públicas podem se inscrever para a isenção da taxa do vestibular da Universidade Federal de Goiás até o próximo dia 10.  O alerta é da Secretaria da Educação,  esclarecendo ainda que os interessados devem acessar o endereço eletrônico da UFG ( www.vestibular.ufg.br ) para a  inscrição,  informando o número do CPF e renda,  que não pode ultrapassar o valor do salário mínimo, que é de R$ 622. Os alunos do EJA também podem se beneficiar com a medida. Para o benefício, serão selecionados cinco mil candidatos, quatro mil de Goiânia, 450 de Catalão, 400 de Jataí e 150 na cidade de Goiás. O edital completo pode ser acessado aqui.

Operação Férias do Detran começa amanhã

O Detran  começa  amanhã às 7 horas, a   Operação Férias,  que  levará a   Balada Responsável   aos   principais     destinos turísticos de Goiás, além da Região Metropolitana de Goiânia. Serão utilizados 100 bafômetros. De outubro do ano passado  a 4 de julho último, a  Balada Responsável  abordou 68.055 pessoas e realizou 26.060 testes do bafômetro.

Procon orienta cobrança em cartão de crédito

O Procon orienta os consumidores com problemas na fatura mínima do cartão de crédito consignado que procurem o órgão de defesa do consumidor ou qualquer uma das unidades de atendimento do Vapt Vupt.  A medida é a propósito do grande número de titulares de cartão de crédito consignados, que tem procurado o Procon, com desconto indevido no valor mínimo da fatura no mês de junho último e também com o registro de mudanças sem consentimento.  O consumidor deve levar toda a documentação relacionada ao problema, para que cada caso seja analisado e, se necessário, seja feita a abertura de um procedimento administrativo. A reclamação do consumidor é fundamental para as ações na resolução do problema, esclarece o Procon.

Julho em Paz começa hoje em Goiânia

A Polícia Militar lança hoje, às 13 horas, a Operação Julho em Paz. O objetivo é reduzir os índices de homicídios nas áreas de bares e motéis de Goiânia. A força tarefa vai atuar em bairros das regiões Noroeste e Norte, consideradas zonas quentes de criminalidade. O lançamento será no 22º Ciops, no Jardim Curitiba. Além da PM, estão envolvidas na ação a Polícia Civil, Polícia Técnico Científica, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Amma, Sedem, Bombeiro Militar, Vigilância Sanitária e Juizado da Infância e Juventude.

Agsep inaugura Núcleo de Assistência Psicológica ao servidor penitenciário


Os servidores da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep) passam a contar a partir de agora com atendimento psicológico para assistência à saúde mental. Para isso, o órgão inaugurou hoje o Núcleo de Atenção à Saúde Mental do Servidor (Nasam), instalado no Centro de Excelência do Sistema de Execução Penal (Cesepe), instalado à Rua 94-A, número 12, ao lado do Teatro Martim Cererê. O Núcleo foi aparelhado para o atendimento psicológico integral do profissional da execução penal. Além das novas instalações, o Nasam possui autorização dos órgãos competentes para funcionamento: Conselho Regional de Psicologia, Vigilância Sanitária e município.

De acordo com o coordenador do Núcleo, o psicólogo Denisard Diniz, o serviço é indicado para servidores com dificuldades em relacionar-se com colegas e familiares, que apresentam sinais de stress e ansiedade, com atitudes e sintomas depressivos, problemas de sono e alimentação. “No ambiente hostil em que estamos imersos e dedicados 24h por dia, esse é um cuidado necessário e merecido para a manutenção de uma administração prisional eficiente e profissional”, explica o gerente do Cesepe, Anderson Brasil Silva. 
Fonte: Rádio Brasil Central AM 1270Khz

Servidor pode fazer portabilidade no consignado


O servidor público que tem empréstimo consignado pode adotar a portabilidade bancária que é a possibilidade de trocar uma instituição financeira por outra que ofereça prazos maiores e juros menores. Na prática, a portabilidade é a troca do credor da dívida. Ao contrair um empréstimo consignado, e depois de pagar determinado número de parcelas, o servidor pode fazer a portabilidade do empréstimo, transferindo-o para outro banco. De acordo com a Resolução do Banco Central, quando solicitadas, as instituições financeiras devem fornecer as informações cadastrais a seus clientes no prazo máximo de 15 dias após o pedido, e relativos aos 12 meses imediatamente anteriores àquela data. Outra obrigatoriedade é, também quando solicitado, apresentar o histórico do empréstimo, com data de contratação, valor transacionado, as datas de vencimento e os pagamentos.

A Segplan alerta que o banco de onde será retirada a dívida não pode exigir do cliente o pagamento de qualquer valor relacionado à transferência, pois essa cobrança é considerada ilegal. Também não é obrigatória a exigência de abertura de conta corrente no novo banco credor, exceto quando for necessário realizar depósitos diretos em conta corrente.A Segplan informa que se o banco dificultar o procedimento, o servidor deve recorrer ao Banco Central (fone 0800-979-2345 ou pelo site www.bc.gov.br ). Caso o problema não seja solucionado, deve procurar o Procon. 
 
Fonte: Rádio Brasil Central AM 1270Khz