sábado, novembro 10, 2012

Plano da pesca e aquicultura é apresentado na Seagro

O Plano Safra da Pesca e Aquicultura do Governo Federal será apresentado na Seagro na próxima terça-feira, dia 13, às 14 horas, durante audiência com o superintendente federal da área, Domício Vieira. O objetivo do plano é contribuir para o desenvolvimento dos setores de pesca e aquicultura, baseado no incentivo financeiro para aplicação de práticas sustentáveis. 

OVG repassa recurso à entidade

Assessoria
A Comunidade Terapêutica Maria de Nazaré, unidade de internação para dependentes químicos da Associação Servos de Deus, recebeu ontem a visita da presidente da Organização das Voluntárias de Goiás, Valéria Perillo. O local passa por reforma com apoio financeiro da OVG. Durante a visita, Valéria repassou R$ 50 mil à Associação para a aquisição de um veículo utilitário.

Operação Saturação termina com 83 abordagens e recaptura de foragido

A 36ª edição da Operação Saturação da Polícia Militar nos terminais do transporte coletivo da capital foi encerrada na noite de ontem. Foram efetuadas ao todo 83 abordagens, com a prisão de um foragido da Justiça. Também foram apreendidas duas armas de fogo, (uma de calibre 32 e uma pistola 380); simulação de um revólver calibre 38 e um facão.

A Operação teve início na manhã de ontem nos terminais do Dergo, da Praça A e das Bandeiras, e no período da tarde percorreu os terminais Isidória, Goiânia Viva e Praça da Bíblia. Segundo o tenente-coronel e subcomandante do Policiamento da Capital, Wesley Siqueira Borges, a Operação Saturação tem dois objetivos: um repressivo, que é identificar pessoas em atitudes suspeitas dentro dos ônibus do transporte coletivo; e a outra é orientar os usuários do transporte coletivo para que não sejam vítimas fáceis de criminosos.

A Operação Saturação teve início em 18 de fevereiro e acontece uma vez por semana em dias esporádicos na capital. “Além dessa operação pontual nos horários de maior movimentação de pessoas nos terminais, nós temos também abordagens a ônibus no período noturno, entre 20 horas e zero hora, que é o período de maior número registrado de furtos e roubos aos usuários do transporte coletivo em Goiânia,” explica.

Entre as dicas de segurança, o subcomandante cita: evitar ostentar celulares e carteiras dentro dos ônibus; manter bolsas sempre na parte da frente do corpo; e quando o ônibus estiver vazio, procurar se manter sempre mais próximo ao motorista. Segundo ele, é importante sempre  observar pessoas em atitudes suspeitas, e ao percebê-lo, o usuário deverá entrar em contato com a PM pelos celulares das viaturas (que também estão disponíveis no site da PMGO ou pelo 190). 

sexta-feira, novembro 09, 2012

Menores infratores concluem cursos profissionalizantes e recebem certificados

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Apuração de Atos Infracionais (DEPAI) de Aparecida de Goiânia, juntamente com o Instituto Crescer Cidadão, fará a entrega de certificado de conclusão do curso de garçom e garçonete, ministrado aos jovens do Projeto Crescer e da Associação Assistencial Madre Germana II (Assismag).
 
A equipe da DEPAI acredita na profissionalização como uma forma de inserção social que dá aos menores infratores a oportunidade de buscar uma ocupação no mercado de trabalho, para evitar que voltem a cometer atos infracionais. O curso já foi ministrado outras 3 vezes e vem atingindo resultados positivos.
 
Jovens infratores, em situação de risco, ao se profissionalizaram, viram nova realidade e tomam novos caminhos para o convívio com a família, a sociedade e inclusão no mercado de trabalho. O último curso ministrado capacitou 50 menores, dos quais  25 estarão presentes para entrega dos certificados. O restante receberá em data ainda a ser definida.
 
O evento acontecerá às 10 h deste sábado (10), na sede da Assismag. localizada na Rua São Bernardo, Quadra 25, Lote 32, Conjunto Madre Germana II.
 
 

Confirmado: "Teatro Mágico" abre o TeNpo 2012

O show "A Sociedade do Espetáculo" é o mais recente espetáculo do Teatro Mágico. E é exatamente o escolhido para abrir a 11ª edição da Mostra Nacional de Teatro de Porangatu -  TeNpo 2012, que será realizada de 5 a 9 de dezembro naquele município.

O Teatro Mágico existe há 8 anos, com uma bagagem de 400 mil CDs e 120 mil cópias de DVD vendidos, entre outros feitos. O TeNpo é uma realização do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult Goiás).
 
 

Acompanhe os assuntos que a equipe de radiojornalismo está produzindo para "O MUNDO EM SUA CASA" desta segunda-feira (12)

- Secretaria Estadual de Saúde lança plano de combate à dengue no período chuvoso em todo o Estado
 
- Governador Marconi Perillo faz abertura da Conferência de Desenvolvimento Macroregional
 
- TRE abre prazo para eleitores fazerem cadastramento biométrico
 
- Seguro Desemprego será pago apenas mediante identificação digital
 
- Justiça promove conciliação para pagamento do seguro DPVAT
 
- Seagro cria Conselhos Rurais Sustentáveis em vários municípios goianos
 
FONTE: Equipe de Radiojornalismo da RBC
 

Irrigação no Estado é pauta de reunião em Brasília

O secretário da Agricultura,  Antônio Flávio Camilo de Lima, se reúne segunda-feira (12) com o secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Idaílson José Vilas Boas. O encontro é para discutir projetos e recursos na área da irrigação em Goiás. A reunião será às 14h30, no Palácio do Planalto, em Brasília.
 
"Temos vários investimentos em irrigação através do PAC e, nessa reunião com assessores da Presidência da República, vamos demonstrar as ações já desenvolvidas do Estado. Trata-se de um entendimento por meio de uma demonstração dos resultados, que já estamos atingindo através da Seagro e do estreitamento de relações com o Governo Federal para que mais recursos venham para Goiás", afirma Antônio Flávio.
 
Dentre os principais projetos de irrigação  em andamento estão: a Barragem do Extremo, em Flores de Goiás, com possibilidade de irrigar mais de 10 mil hectares; e a Barragem do Sul, em Campo Alegre, com possibilidade de irrigar mais de 5 mil hectares. O projeto em execução da Barragem Luís Alves, em São Miguel do Araguaia, vai irrigar mais 4 mil hectares. Há ainda  planos de construção de 80 barragens em Cristalina, que poderão irrigar 50 mil hectares e mais 30 barragens em Rio Verde e Santa Helena, que deverão irrigar outros 30 mil hectares.
 
 

Final de semana com chuva em Goiás

Em Goiás, o céu estará encoberto neste sábado. Na capital o será dia chuvoso e a umidade relativa do ar atingirá valores acima dos 40% à tarde. A temperatura mínima deve ser de 19ºC na madrugada e a máxima em torno dos 28ºC à tarde.
 
O domingo (11) também terá o dia chuvoso na maior parte do Estado. Para Goiânia, o Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec prevê chuvas com intensidade no decorrer do dia. A umidade relativa do ar estará acima dos 50%. A temperatura mínima ficará em torno dos 19ºC na madrugada e a máxima não deverá passar dos 28ºC à tarde.
 
 

Coletiva alerta sobre dengue no período chuvoso

A Secretaria da Saúde (SES-GO) realiza entrevista coletiva à imprensa, na próxima segunda-feira (12), às 9 h, no gabinete do secretário Antonio Faleiros. A pauta abordará informações sobre os números de casos da dengue no Estado, com foco nas ações propostas para combate aos vetores no período chuvoso e fazer alerta à população. A coletiva será na sede da Secretaria, na Rua SC1, nº 299, no Parque Santa Cruz, em Goiânia.

Apesar do número de casos e de óbitos de 2012 ser inferior ao registrado no ano passado, a SES-GO considera o risco envolvido para a saúde  pública e inaceitáveis os 26 óbitos registrados.  A SES disponibiliza números atualizados da dengue, semana a semana. A consulta pode ser feita pelo endereço eletrônico: http://www.saude.go.gov.br/index.php?idEditoria=4208.


Hemocentro abre neste sábado (10)

Com o intuito de aumentar o estoque de sangue, por causa da proximidade das festas de final de ano, o Hemocentro de Goiás funcionará neste sábado (10), das 7h30 às 12h.

Na sua última abertura durante um final de semana, 77 doadores contribuiram para a coleta de 61 bolsas de sangue. A capacidade do Hemocentro é de até 200 doadores por dia. A expectativa é coletar três mil bolsas por mês.

A unidade fica na Avenida Anhanguera, nº 5.195, no Setor Coimbra, próximo ao Hospital Materno Infantil, em Goiânia.


O Mundo Em Sua Casa - 09-11-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Governador autoriza concurso para PGE

Ângela Scalon/Goiás Agora
Foi comemorado hoje de manhã o 48º aniversário da Procuradoria-Geral do Estado, a PGE. Durante a solenidade no Palácio das Esmeraldas, o governador Marconi Perillo autorizou oficialmente a realização de um concurso público com 25 vagas de procurador do Estado de 3ª classe. Na ocasião o procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantinsavaliou as conquistas da instituição.

Alimentos e habitação pressionam inflação de outubro

A inflação no mês de outubro ficou em de 0,97% em Goiânia. A apuração, feita pelo Instituto Mauro Borges, indicou alta nos preços dos alimentos e itens de habitação foram os principais responsáveis pela inflação. Os dois grupos de despesas responderam por 79% da taxa inflacionária do período e voltaram a pressionar o IPC Goiânia, pelo segundo mês consecutivo. Em outubro, o custo da cesta básica  subiu 1,27% em Goiânia e alcançou o valor de R$ 226,80.

PM encerra buscas em hotéis da região central de Goiânia

A Polícia Militar, em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar, AMMA, SEDEM, Juizado de Menores e com a ciência do Ministério Público, encerrou, no início da noite de ontem, uma operação iniciada no começo da manhã, em hotéis e pensões na região central de Goiânia. Durante a operação desenvolvida nesses locais foram apreendidos usuários de drogas portando  as mesmas, materiais furtados, dinheiro, celulares e roupas. Novas edições desta operação  vão acontecer ao longo do período das festas natalinas, época que normalmente delitos desse tipo tendem a aumentar.  

quinta-feira, novembro 08, 2012

Inscrições abertas para cursos técnicos à distância

O Centro de Educação Profissional Sebastião Junqueira, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, oferece vagas para cursos técnicos à distância.
 
São 630 vagas detinadas à Goiânia, Anápolis e Catalão para os cursos em multimeios didáticos, administração, logística, informática, secretariado, contabilidade e hospedagem.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de dezembro no site www.ead.go.gov.br.
 
 

Acompanhe os assuntos que a equipe de radiojornalismo está produzindo para "O MUNDO EM SUA CASA" deste sábado (10)

- Governador Marconi Perillo doa áreas para construção de novas sedes do poder judiciário
 
- Ministério Público lança campanha para combater homicídios por motivo fútil
 
- Agrodefesa terá nova sede para atender melhor seu público-alvo
 
- Prefeitura de Aparecida e DNIT entregam revitalização da iluminação pública na BR-153
 
- Período chuvoso faz aumentar quantidade de acidentes com animais peçonhentos, como cobras e escorpiões
 
- Governador Marconi Perillo participa de homenagem ao Dia do Procurador do Estado
 
- OVG faz doações, em dinheiro, para entidade filantrópica ligada à Igreja Católica
 
- Secretarias de Saúde ampliam ações de combate à dengue no período chuvoso

FONTE: Equipe de Radiojornalismo da RBC
 

Novo reitor da UEG toma posse no dia 20

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) receberá seu novo reitor, professor Haroldo Reimer, e a nova vice-reitora, professora Valcemia Gonçalves de Sousa Novaes, no próximo dia 20 de novembro.
 
O quadro foi eleito para o quadriênio 2012-2016. A solenidade de posse será às 10h, no Teatro Escola Basileu França, na Av. Universitária, nº 1750, no Setor Universitário, em Goiânia.
 
 

PGE comemora 48 anos no "Dia do Procurador" e faz balanço de ações

O aniversário de 48 anos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o Dia do Procurador serão comemorados amanhã, dia 9 de novembro.
 
Para lembrar a data, haverá café da manhã no Palácio das Esmeraldas. Na oportunidade, o procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantins, vai apresentar o balanço da atuação da PGE nos últimos dois anos.
 
Entre os avanços conquistados, estão: a economia de R$ 6 milhões do Governo de Goiás com acordo de precatórios; garantia de posse de concursados; conquista judicial do pagamento de dívidas de mais de 800 empresas que não pagaram as multas aplicadas pelo Procon decorrentes do descumprimento do Código de Defesa do Consumidor; atuação que impediu que Abadia de Goiás se tornasse depósito para o lixo radioativo.
 
 

Semarh intensifica fiscalização durante piracema

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vai reforçar a fiscalização durante a piracema (período de reprodução dos peixes), que começou no último dia 1º e termina no dia 28 de fevereiro.
 
Oito fiscais serão responsáveis por percorrer, tanto por terra quanto por água, toda a extensão do Vale do Araguaia, de Santa Rita do Araguaia a Luís Alves. Neste ano, a Semarh contará novamente com a parceria do Ibama para a realização das operações.
 
 

Sede da Agrodefesa será transferida para o Setor Pedro Ludovico

A partir do próximo dia 19, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária vai funcionar em novo endereço. O prédio que vai abrigar a administração, inspeção e fiscalização da agência fica na Avenida Circular, nº 466, Quadra 87, Lote 2, Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.
 
De acordo com o assessor da presidência da Agrodefesa, José Antônio Jorge, que está à frente dos preparativos para a mudança, a transferência vai oferecer melhores condições de trabalho e acomodação aos servidores. A atual sede fica na Avenida Portugal, no Setor Oeste, na capital.
 
 

PGE abre inscrições para seleção de estagiários

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) abre inscrições para seu programa de estágio. O certame é endereçado a acadêmicos do curso de Direito.

São ofertadas 70 vagas para atuação em Goiânia ou nas Procuradorias Regionais, caso haja interesse, e 70 vagas para cadastro de reserva.

A jornada de estágio é de 4 horas diárias, em um total de 20 horas semanais, com auxílio-financeiro de R$ 550, auxílio-transporte de R$ 55 e seguro contra acidentes pessoais.

As inscrições são online e poderão ser feitas das 9h desta quinta-feira (8) até às 9h do dia 30 de novembro. Em seguida, entre os dias 3 e 7 de dezembro, é obrigatório que o candidato confirme a inscrição na sede da PGE.

O Mundo Em Sua Casa - 08-11-12


 O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Saneago envia projetos ao Ministério das Cidades

A Saneago encaminhou ao Ministério das Cidades projetos que totalizam R$ 1,18 bilhão em verbas para obras de água e esgoto em Goiás. A apreciação desses pedidos vai acontecer na segunda quinzena deste mês. A proximidade da data motivou hoje reunião do Grupo de Trabalho que vai fazer a apresentação da defesa dos projetos ao MCid, órgão responsável pela análise e aprovação dos pleitos.

Reciclagem é tema de palestras no Palácio Pedro Ludovico

Ângela Scalon/Goiás Agora
O projeto Seguir Reciclando é Ser Cidadão desenvolvido pelo Gabinete de Gestão de Interlocução com os Movimentos Sociais (GGIMS), ligado à Casa Civil, promoveu na tarde de ontem três palestras sobre reciclagem e as demandas e necessidades das cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis. O evento reuniu cooperantes e catadores autônomos de materiais reutilizáveis, no auditório Jaime Câmara, no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. 

quarta-feira, novembro 07, 2012

Começa o credenciamento para o "Domicílio Tributário Eletrônico"

A Secretaria da Fazenda inicia hoje (7) o credenciamento dos contribuintes do ICMS para que obtenham o Domicílio Tributário Eletrônico (DTe), uma caixa postal no sistema eletrônico das secretarias por onde receberão as comunicações oficiais enviadas pela Sefaz. A caixa postal pode ser formalizada até 1º de março de 2013. Estão obrigados a fazer o credenciamento 160 mil contribuintes do ICMS, inclusive os optantes do Simples Nacional.

O Domicílio Tributário Eletrônico foi criado para tornar mais ágil a comunicação entre o fisco e a empresa. O sistema permitirá ao contribuinte ter acesso às informações gerais de sua empresa contidas no banco de dados da Secretaria. A ideia também é disponibilizar, pela internet, todos os serviços oferecidos pela Sefaz para os contribuintes que têm o Domicílio Eletrônico.

Com o credenciamento, o contribuinte fica habilitado a receber, por meio eletrônico, qualquer comunicação oficial a ele referente, encaminhada pela Sefaz. Para se credenciar, o contribuinte deve acessar o site www.sefaz.go.gov.br e seguir os procedimentos necessários.

O credenciamento é irrevogável e tem prazo de validade indeterminado. É facultativo para o produtor agropecuário, o extrator de substância mineral ou fóssil; o microempreendedor individual, com débitos apurados no Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional; e a pessoa que, possuindo inscrição no Cadastro de Contribuintes do Estado não seja contribuinte do ICMS.

Após a obtenção do DTe, a comunicação oficial da Sefaz será feita por meio da caixa postal eletrônica, dispensando-se a publicação no Diário Oficial ou o envio pelos Correios.

Prazos Previstos na Legislação
Em relação aos prazos previstos na legislação tributária estadual, se ela não fizer referência à data de expedição de comunicação por via eletrônica, considera-se a data de postagem da comunicação na CPE como a de expedição.

Se a legislação tributária definir como termo inicial para contagem de prazo a data de tomada de ciência pelo destinatário, considera-se dada a ciência a data de abertura da comunicação pelo destinatário ou dez dias após a data da postagem da comunicação na CPE, se a comunicação não for acessada nesse período.


Goiânia terá dia chuvoso amanhã (8)

Para esta quinta-feira (8) está prevista a chegada de uma baixa pressão, o que favorecerá a intensificação das áreas de instabilidade e deixará o dia chuvoso em todo o Estado.

Existe a possibilidade de ocorrência de chuvas fortes com raios e rajadas de vento. Na capital, o dia será chuvoso, podendo ocorrer chuvas fortes em algumas partes da cidade com acumulados significativos.

A umidade relativa mínima do ar estará acima dos 50%. A temperatura mínima será em torno dos 18ºC na madrugada e a máxima não deverá passar dos 27ºC à tarde. A previsão é do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec.


Governo investe R$ 3,8 milhões no HGG

Amanhã (8), às 9h, o governador Marconi Perillo e o secretário da Saúde, Antônio Faleiros, cumprem agenda no Hospital Alberto Rassi (HGG), onde será feito o lançamento da obra do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), com 29 leitos e previsão de inauguração para março de 2013.

Na ocasião, o Governo do Estado assinará a liberação de R$ 3,8 milhões ao Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora do hospital.


Profissionais do HDT têm trabalhos selecionados para Congresso em SP

Cinco trabalhos científicos produzidos por profissionais do Serviço Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) foram selecionados para o XVIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. O evento acontece de 7 a 10 de novembro, em Santos/SP, e deve reunir mais de 2 mil participantes de todo o Brasil e de outros países. A intenção é oferecer uma visão ampla sobre o melhor conhecimento disponível na área de infecção relacionada à assistência à saúde.

É a primeira vez que todos os trabalhos enviados por profissionais do SCIH do HDT são selecionados para o congresso. Os trabalhos científicos serão apresentados e, além disso, exibidos em banners que ficarão expostos no local do evento. Todos os estudos foram realizados entre os anos de 2006 e 2011 no próprio hospital, que é referência para o tratamento de doenças infecto-contagiosas em Goiás e na Região Centro-Oeste.

Pelo SCIH do HDT, participam do congresso as médicas infectologistas Luciana Simões e Cássia Godoy, além das enfermeiras Thais Yoshida e Tatiana Lemes.


Goiânia sedia "2° Encontro Internacional de Comércio Exterior"

A Secretaria da Indústria e Comércio, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o Sebrae/GO e o Conselho Temático de Comércio Exterior (CTCOMEX), promove o 2° Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE).

O evento será realizado no dia 27 de novembro, das 8h às 17h, na sede da Fieg (Auditório João Bennio). O encontro contará com a presença de especialistas na área de Comércio Exterior, entre eles o italiano Nicola Minervini, autor do livro O Exportador. Também haverá rodadas de negócios com compradores estrangeiros nas áreas de alimentos, bebidas e cosméticos, além de estar previsto um Seminário de Atração de Investimentos com embaixadas convidadas.

A seguir, confira o endereço da Fieg: Avenida Araguaia, n° 1.544, Edifício Albano Franco, Setor Leste Vila Nova.


Goiás x Barueri: ingressos já podem ser trocados por alimentos

Começou hoje (7), a partir das 14 horas, a troca de alimentos não perecíveis por ingressos para o jogo entre Goiás e Grêmio Barueri/SP. A partida é pelo Campeonato Brasileiro da Série B e será realizada no próximo sábado (10), no Estádio Serra Dourada. A troca pode ser feita no posto de atendimento localizado na Serrinha (estádio do Goiás).

Foram colocados 38 mil ingressos à disposição do público, sendo 30 mil para arquibancadas e 8 mil para cadeiras. O torcedor poderá trocar os alimentos, exceto sal e fubá, por ingressos até o sábado, ou enquanto durarem os bilhetes disponibilizados para a campanha.

Na Serrinha, durante quinta (8) e sexta-feira (9), o posto vai funcionar das 8h às 18h. Durante o sábado, o funcionamento será das 8h às 11h. Já no Serra Dourada, o posto estará aberto a partir das 13h do sábado.

Dois quilos de alimentos darão direito a ver a partida na arquibancada e cinco quilos garantem ao torcedor um lugar no setor de cadeiras.

A iniciativa é do Goiás Esporte Clube em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A previsão é arrecadar 100 toneladas de alimentos, que serão entregues à OVG para distribuição às entidades sociais cadastradas na organização.

Luta Pelo Título
Neste jogo, o Goiás pode garantir matematicamente o acesso à 1ª divisão do Campeonato Brasileiro. Além disso, o clube esmeraldino também disputa o título da competição.


Saneago dá oportunidade para clientes pagarem dívidas

Na expectativa de receber as dívidas de quase 600 grandes devedores, a Saneago participa da 7ª Semana Nacional de Conciliação. O intuito é receber valor que supera R$ 7 milhões.

O evento é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Goiás, que acontece a partir de hoje (7) em Goiânia, Caldas Novas e Rio Verde. A Semana Nacional de Conciliação se estende até a próxima quarta-feira (14) e funcionará inclusive no fim de semana.

Segundo o Diretor Comercial e de Marketing da empresa, Luiz Humberto Gonçalves Gomes,  a Saneago prevê o comparecimento de 80% dos clientes em débito. "Para pagamentos à vista, estamos oferecendo um desconto de 99% sobre juros e correção monetária, o que é uma forte motivação para quem pretende quitar suas contas. Já para os parcelamentos, o desconto sobre juros e atualização é de 50% e o acordo pode ser feito em até 60 meses. É uma ótima oportunidade para quem não quer problemas futuros", avalia o diretor.

Locais e Horários de Funcionamento
Na capital, a Semana de Conciliação é realizada na Estação Goiânia, que fica na Avenida Goiás Norte, no Setor Central, ao lado do Terminal Rodoviário e Araguaia Shopping. O horário de funcionamento é das 8h ao meio-dia e de 14h às 18h, inclusive sábado e domingo. Em Caldas Novas e Rio Verde os trabalhos são nos fóruns locais, durante os mesmos períodos.


O Mundo Em Sua Casa - 07-11-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Parceria entre governo de Goiás e UFG garante qualidade de obras rodoviárias

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), firmaram o primeiro termo aditivo ao convênio de cooperação técnica para avaliação da qualidade das obras de reabilitação de rodovias goianas. A atuação conjunta, por meio da Escola de Engenharia da UFG, começou no ano passado e gerou resultados positivos para o Estado, como correção de obras com problemas e rigor na execução de outras etapas.

O termo aditivo firmado agora terá validade até outubro de 2013, com valor global de R$ R$ 478.390,34, a serem pagos em parcelas mensais. Na primeira etapa, após constatação de defeitos, as empreiteiras refizeram trechos ou corrigiram falhas na GO-050 (Trindade-Campestre); GO-536 (entroncamento da GO-020 até Senador Canedo) e na GO-222 (Anápolis-Nerópolis). Quanto a problemas encontrados na obra da GO-112 (Simolândia-Iaciara), onde houve pagamento por serviços medidos em duplicidade, os valores serão compensados nas medições seguintes da mesma obra.

BenefíciosO secretário-chefe da CGE, José Carlos Siqueira, ressalta que a parceria com a UFG tem preço justo e apresenta resultados relevantes para o Estado. Além das inspeções técnicas realizadas pelos auditores da CGE e por mestrandos da universidade, a Escola de Engenharia disponibiliza sua estrutura e equipamentos para avaliação dos materiais utilizados e inspeção nas próprias obras. Outra vantagem é o caráter preventivo. Ao tomarem conhecimento de que o serviço é avaliado cientificamente por uma instituição conceituada como a UFG, as próprias empreiteiras cuidam de melhorar a qualidade das obras.

A Agetop intensificou a fiscalização por meio de ensaios de campo para melhor averiguação da qualidade dos serviços executados e contratou consultorias para adequação e melhoria de projetos. Outra iniciativa foi instruir com maior número de documentos todos os processos relativos aos pagamentos, dentre eles memoriais de cálculo e ensaios laboratoriais, além de exigir a assinatura do responsável técnico e do fiscal da obra. 

Governo vai apoiar prefeitos no fechamento de contas

O governador Marconi Perillo se comprometeu ontem, durante almoço com prefeitos aliados que não conseguiram se reeleger, não foram candidatos ou não fizeram seus sucessores, em ajudar as administrações municipais a viabilizarem as contas de fim de ano.

Marconi garantiu que o governo vai empenhar para que seja antecipada a terceira 3ª tranche da operação Celg/Eletrobras e ainda repassar, antes da virada do ano, os créditos de ICMS para os municípios, previstos para o dia 2 de janeiro.

O governador agradeceu aos prefeitos aliados pelas parcerias firmadas com a administração estadual e garantiu a eles que “as portas do Palácio das Esmeraldas continuarão abertas”. Marconi sugeriu aos prefeitos que estruturem Organizações Não Governamentais (ONGs) para dar continuidade às ações de atendimento às demandas sociais nos municípios que representam.

Participaram do almoço de confraternização com o governador o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Luiz Stival; a prefeita de Valparaíso de Goiás, Leda Borges; os prefeitos de São Miguel do Passa Quatro, Márcio Cecílio; de Bom Jesus, Adair Henrique e de Porangatu, José Osvaldo, entre outros. 

Rodovida Reconstrução revigora economia goiana

Para o secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, o Programa Rodovida Reconstrução tem um impacto direto na economia do Estado, no crescimento da indústria, do comércio e dos serviços; bem como no crescimento das exportações e em todos os aspectos do setor produtivo. Isto porque, segundo ele, a melhoria da infraestrutura das estradas resulta diretamente na melhoria da competitividade e da mobilidade nos mais diversos setores econômicos e faz com que os produtos goianos possam se tornar vada vez mais competitivos, “e o tão falado ‘Custo Brasil’ torna-se assim cada vez mais eficiente,” explica.  Segundo ele por meio do Programa Rodovida, o Governo de Goiás, cumpre seu papel de investimento massivo e forte em infraestrutura, para que o custo dos produtos goianos diminua e para que eles se tornem cada vez mais competitivos no mercado.

Balança Comercial
“Tivemos ontem a divulgação do resultado da balança comercial de outubro, na qual obtivemos números recordes e também a expectativa é de que tenhamos cada vez mais boas notícias para o fechamento de 2012,” acredita.  Segundo Baldy os resultados conquistados e apontados na balança comercial vão ter um reflexo direto na vida da população, porque todas as riquezas criadas e exportadas vão ser beneficiadas em termos de consumo interno, na melhora e ampliação da produção e na conquista de novos mercados. “Todos esses aspectos melhoram o consumo do setor do comércio, da indústria  e dos serviços e, de um modo geral, impõem à economia goiana um ciclo cada vez mais vigoroso”, conclui. 

terça-feira, novembro 06, 2012

Acompanhe os assuntos que a equipe de radiojornalismo está produzindo para "O MUNDO EM SUA CASA" desta quinta-feira (8)

- Governador Marconi Perillo entrega novas instalações de clínica da Associação dos Deficientes Físicos e entrega veículos para a entidade

- Começa a Semana Nacional de Conciliação Judicial

- Sefaz realiza Semana de Orientação Fiscal

- Começa greve dos juízes federais e trabalhistas

- TRE faz balanço da prestação de contas dos ex-candidatos a prefeito e vereador, em Goiás

- HMI recebe certificação internacional

- Começa em Goiânia Congresso Nacional de Endocrinologia

- Secretaria de Saúde de Aparecida realiza Semana de Prevenção ao Diabetes

FONTE: Equipe de Radiojornalismo da RBC

Abastecimento de água comprometido em alguns bairros de Goiânia e Trindade

Bairros das regiões Sudoeste e Noroeste de Goiânia, além de Trindade, abastecidos pelo Sistema Meia Ponte, ficarão sem água amanhã (7). O corte no abastecimento é devido à manutenção de adutora na Avenida Perimetral Norte com a Rua Raposo Tavares, na Vila João Vaz.

A previsão é de que 18 bairros da Capital serão afetados com a falta de água. O abastecimento será normalizado na noite do mesmo dia. A Saneago  solicita a compreensão de todos, já que a manutenção dará garantia de melhor funcionamento do sistema e evitará problemas futuros.

Os principais bairros que serão afetados são: Ipiranga, João Vaz, Cidade Jardim, Campinas, Vila Canaã, Goiânia Viva, Setor Sudoeste (parcial), Mendanha, Vera Cruz, Petrópolis, São José, Eldorado Oeste, Lírios dos Campos, Jardins Cerrado, Buena Vista, Solarville, Tempo Novo, Santos Dumont e região. A Saneago também solicita aos usuários que evitem gastos desnecessários de água e façam uso comedido de suas reservas domiciliares.


Abertas as inscrições para o concurso da Polícia Militar

Após avaliar os recursos interpostos ao edital publicado no dia 17 de outubro e as publicações das adequações julgadas necessárias, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) abriram as inscrições ao concurso da Polícia Militar.

São ofertadas 80 vagas para oficiais e 1.100 para soldados. Dos cargos disponíveis para oficial, 60 vagas são para combatente/cadete, das quais 54 oportunidades são para homens e 6 para mulheres.

As outras vagas são: 10 para oficial de saúde médico; 8 para odontólogo; e 2 para oficial psicólogo. Os requisitos exigidos são diploma de bacharel em direito para oficial combatente/cadete, e curso superior completo na respectiva área de formação para oficial da saúde.

A remuneração varia entre R$ 1.841,11 e R$ 6.503,07. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de novembro nos sites: www.segplan.go.gov.br ou www.nucleodeselecao.ueg.br.

A taxa de inscrição varia de R$ 80 e R$ 120, de acordo com o cargo.


"Rodovida Reconstrução" vai atender 2.119 quilômetros

A segunda etapa do programa Rodovida Reconstrução foi anunciada hoje, dia 6, pelo Governo do Estado na presença de vários prefeitos.

Até o final de 2013, o segundo grupo do programa vai atender 2.119 quilômetros em 59 trechos de estradas goianas. O anúncio aconteceu nesta manhã, em solenidade no Centro Cultural Oscar Niemeyer.


Concurso premia professores da Educação Básica

O 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais vai premiar professores da Educação Básica que apresentarem as melhores iniciativas com o  uso de tecnologias sociais na educação. Os vencedores participarão do Fórum Social Mundial, que será realizado em março do ano que vem, na Tunísia.

O concurso irá escolher um profissional de cada região do País. Além deles, 64 professores finalistas (sendo dois de cada Estado e dez de institutos federais) ganharão um tablet. Os finalistas também participarão de um seminário sobre Tecnologia Social na Educação, em Brasília, e passarão a integrar a Rede de Educadores – Aprender e Ensinar. A iniciativa é da Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil.


Agronegócio é o assunto do "Roda de Entrevista" desta terça-feira (6)

O programa Roda de Entrevista desta terça-feira (7) vai receber o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio Camilo de Lima, para debater os programas que estão sendo desenvolvidos pela Seagro.

Serão abordados assuntos como: o empenho em incluir Goiás na zona livre de aftosa; os resultados alcançados; e as estimativas para o futuro do agronegócio no Estado. Participam da entrevista, ao lado de Reynaldo Rocha, os convidados Antônio Pereira (TV Serra Dourada), Carla Guimarães (Jornal Tribuna do Planalto), Patrícia Santana (imprensa Cecaf) e Francila Calica (imprensa da Faeg).

O Roda de Entrevista vai ao ar às 22 horas, na TV Brasil Central, e será reprisado no domingo, às 21 horas.


Encontro reunirá 22 embaixadores árabes em Goiás

A Secretaria de Assuntos Internacionais finaliza os preparativos para a visita que 22 embaixadores árabes farão a Goiás. De acordo com o titular da Pasta, Elie Chidiac, autoridades goianas e árabes vão discutir possibilidade de intercâmbio, atração de investimento e fortalecimento do comércio exterior. Esta é a primeira vez que um bloco de embaixadores da região visitam Goiás.

Atualmente, os países árabes são os maiores compradores de produtos agropecuários do Estado. Também estão entre os mais ricos do mundo, com maior liquidez financeira, o que pode facilitar investimentos em obras de infraestrutura e novos empreendimentos industriais e tecnológicos no Estado. O encontro acontece este ano, porém a data ainda não foi definida.


OMESC 06 11 12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

IPVA de veículos com placa final 9 vence hoje

Hoje é o último dia para efetuar o pagamento da cota única ou terceira e última parcela do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, de veículo com placa final 9. Também vence hoje o prazo de pagamento da segunda parcela do IPVA para veículo com placa final 0.

Governo assina ordens de serviço para rodovias

O governador Marconi Perillo, o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón e o secretário de Infraestrutura, Danilo Santos de Freitas, assinam neste momento,  ordens de serviço para a construção, reconstrução e manutenção de rodovias goianas.  Ao todo, serão quase três mil quilômetros de rodovias pavimentadas ou reconstruídas, totalizando 168 obras em todas as regiões do Estado. A solenidade é realizada no no Palácio da Música, no Centro de Cultura Oscar Niemeyer, em Goiânia.

As ordens de serviços darão início às obras dos programas Rodovida Conservação, Rodovida Reconstrução – Grupo 2 e Rodovida Construção/BNDES. Nos próximos dois anos, serão investidos mais de R$ 2,6 bilhões. Os trabalhos em alguns trechos terão início imediato, em outros serão feitas licitações de obras e nos demais a imediata elaboração dos projetos executivos.

Através do Rodovida Construção/BNDES serão construídos 1,7 mil quilômetros de rodovias estaduais asfaltadas. O investimento será de R$ 1,5 bilhão e atingirá 63 trechos de estradas. Já o Rodovida Reconstrução – Grupo 2 será responsável por atender 2.119 km em 59 trechos de estradas goianas até o final de 2013.

O Rodovida Conservação tem como objetivo a manutenção preventiva e corretiva de toda a malha rodoviária pavimentada e não pavimentada de Goiás. Até o fim de 2014, os investimentos em manutenção ultrapassarão a marca de R$ 587 milhões.

Escolas públicas estaduais têm até dia 23 para indicar mudanças no próximo ano letivo

As escolas da rede pública estadual têm até o dia 23 de novembro para enviar às Subsecretarias Regionais de Educação a pré-modulação dos seus servidores para o ano letivo de 2013. Com o reordenamento, as escolas já fizeram a previsão de quantidade de turmas por turno e podem definir quantos professores e funcionários serão necessários para o bom funcionamento da unidade educacional no próximo ano. A pré-modulação permite à Secretaria da Educação iniciar o ano letivo de 2013 com praticamente toda a rede funcionando normalmente. 

segunda-feira, novembro 05, 2012

Balança comercial goiana tem o melhor outubro da história

A balança comercial goiana registrou variação positiva de 32% em outubro/2012 na comparação com o mesmo período do ano passado.

As exportações do estado, pelo quinto mês consecutivo, registraram resultado positivo, com saldo de US$ 197.567.448 milhões. O milho, pelo segundo mês consecutivo, ocupa o primeiro lugar na pauta de exportações.

Em 2012, o saldo da balança comercial goiana foi de quase US$ 5,5 bilhões. No acumulado deste ano o saldo já atingiu os US$ 6 bilhões. Os números foram apresentados na tarde desta segnda-feira (5) pelo secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy.


Entrega do "2º Prêmio Detran de Jornalismo" será dia 13

No próximo dia 13, o Detran realiza a cerimônia de entrega do 2º Prêmio Detran de Jornalismo. Os nomes dos três primeiros colocados de cada categoria serão anunciados durante jantar que terá início às 20 horas no Salão Dona Gercina Borges, do Palácio das Esmeraldas.

Serão entregues certificados, troféus e a premiação no valor de R$ 9 mil, R$ 5 mil e R$ 3 mil para 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. O tema escolhido neste ano foi "Motociclista e a Mobilidade Urbana", com a proposta de discutir o impacto social do uso da moto e suas consequências para o trânsito no Estado de Goiás.

Ao todo, 57 trabalhos foram inscritos para concorrer ao prêmio nas modalidades: fotografia, impresso, TV, rádio e webjornalismo.


Acompanhe os assuntos que a equipe de radiojornalismo está produzindo para "O MUNDO EM SUA CASA" desta quarta-feira (7)

- Governador Marconi Perillo lança nova etapa de programas de construção e recuperação de rodovias goianas. O investimento será de R$ 1,5 bilhão

- AGEHAB começa a entregar casas constuídas com Cheque Moradia em seis municípios goianos

- Hospital das Clínicas realiza campanha de prevenção à osteoporose

- Secretaria Estadual da Saúde comemora o aumento do número de leitos em hospitais públicos e conveniados

- Secovi alerta população sobre os cuidados na hora de comprar imóveis

- Clientes já podem usar cartão de crédito na modalidade pré-pago

- Começa a Semana Nacional da Conciliação Judicial

FONTE: Equipe de Radiojornalismo da RBC

Amanhã (6) começa a "Conferência Nacional do Leite"

Amanhã (6) será realizada a 1ª Conferência Nacional do Leite, em Brasília. O evento tem apoio da Seagro (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação) e se estende até quinta-feira (8).

A conferência busca acompanhar, avaliar e propor medidas para a produção de leite no mercado nacional, além de fomentar a criação de um marco regulatório para o setor (o Conselho Nacional do Leite), de caráter permanente, para atuar em parceria com todos os elos da  cadeia produtiva da bovinocultura de leite.


Publicada lei que amplia benefícios dos servidores do Vapt Vupt

Os cerca de 2 mil servidores das unidades do Vapt Vupt de Goiânia e de cidades do interior do Estado têm garantido agora o pagamento da Gratificação pelo Desempenho em Atividade do Vapt Vupt (GDVV) também sobre os dias em que estiveram afastados do trabalho por motivos de férias, atestado médico, licença para tratamento da própria saúde, licenças maternidade, paternidade, de gala e de luto. A Lei 17.830/2012, que garante este benefício, foi publicada no suplemento do Diário Oficial do Estado do último dia 30 de outubro.

SSPJ realiza Operação Martelo e Bigorna

Vai até o dia 1° de dezembro a Operação Martelo e Bigorna executada às margens da BR-040 e DF-290, nos municípios de Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental e Novo Gama, sempre das 16 horas às 24 horas. Uma ação integrada do Ministério da Justiça, secretarias da Segurança Pública de Goiás, por meio do Gabinete de Gestão do Entorno de Brasília, e do Distrito Federal. Todos os veículos são  abordados com o objetivo de encontrar armas, drogas, capturar de foragidos e cumprir mandados de prisão. Estão envolvidos no processo  policiais militares e a Força Nacional, com o apoio da Polícia Civil e Polícia-Técnico Científica. Cento e vinte homens participam da operação. 

O Mundo Em Sua Casa - 05-11-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Servidores participam de oficina sobre redes sociais e TV

Até as 18 horas de hoje os servidores da Secretaria da Saúde participam da oficina Redes Sociais e TV - Um curso prático de comunicação, promovido pela Comunicação Setorial. O evento tem como objetivo atualizar os servidores sobre o uso das redes sociais como Twitter e Facebook e em entrevistas para televisão.  A iniciativa tem o apoio da Superintendência de Educação, Trabalho e Saúde para o SUS, e é realizado no Bristol Hotel, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.

Agetop lança novas obras para recuperar rodovias dia 6

O presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras, Jaime Rincón, assina na próxima terça-feira, dia 6, ordem de serviço para a realização de novas obras de recuperação de rodovias estaduais . A solenidade está marcada para as 10 horas, no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
As ordens de serviço darão início às obras dos programas Rodovida Conservação, Rodovida Reconstruçãogrupo II e Rodovida Construção/BNDES. Ao todo, serão investidos mais de R$ 2,2 bilhões em construção, reconstrução e conservação. Através do Rodovida Construção/BNDES serão construídos 1,7 mil quilômetros de rodovias estaduais asfaltadas.  O investimento será de R$1,5 bilhão.
Já o Rodovida Reconstruçãogrupo II será responsável por atender  2.120 quilômetros em 59 trechos de estradas goianas até o final do próximo ano. Ao fim do programa Rodovida Reconstrução (grupos I e II), serão 4.196 quilômetros de rodovias estaduais reconstruídas. O Rodovida Reconstrução I foi iniciado em setembro do ano passado e já reconstruiu quase dois mil quilômetros de rodovias, dos 2.081 quilômetros previstos.  A expectativa é que até o final deste mês sejam finalizados os restantes dos quilômetros dos 42 trechos desta etapa. A prioridade foi atender os trechos que apresentavam piores condições de tráfego.

OMESC - 01-11-12