sexta-feira, junho 29, 2012

UEG seleciona profissionais de Assistência Social

A Universidade Estadual de Goiás abre hoje o período de inscrições para o edital de seleção pública para prestação de serviço de assistência social, para avaliação de isenção da taxa de inscrição no Processo Seletivo UEG 2013/1 e Sistema de Avaliação Seriado 2012/1, 2011/2 e 2010/3. Os interessados devem se cadastrar até 9 de julho no endereço eletrônico.

Hurso comemora 1 ano de funcionamento na segunda-feira

O Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), localizado em Santa Helena, comemora 1 ano de pleno funcionamento na próxima segunda-feira, dia 2. A data será comemorada a partir das 15 horas, com uma ampla programação que inclui culto ecumênico, apresentação da Orquestra Sinfônica de Sanfoneiros e Violeiros, parabéns e bolo de aniversário. Nos últimos 12 meses o hospital registrou 5.466 atendimentos no pronto socorro, 1.831 internações, 1.978 procedimentos cirúrgicos, 59.371 serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento e 72.326 atos não médicos, ou seja, de fisioterapia, nutrição, psicologia e fonoaudiologia, entre outros.

Saúde alerta para vacinação contra a febre amarela

A população que vai viajar para áreas de pesca, caça e ecoturismo deve se imunizar contra a febre amarela. A recomendação é da Secretaria de Saúde. A doença é infecciosa febril aguda, transmitida por vetores, principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. A imunização pode ser feita em qualquer sala de vacina da rede pública.

quinta-feira, junho 28, 2012

Saúde combate o vírus H1N1 em Goiás

A circulação do vírus H1N1, causador da gripe A, aumentou em Goiás em relação ao ano passado. Já são 139 casos suspeitos, 20 confirmados e sete mortes até a semana 23. A Secretaria da Saúde tem tomado todas as ações que visam o controle da doença. O protocolo de tratamento da Influenza está sendo divulgado em todos os 246 municípios goianos e a Secretaria da Saúde tem medicamentos disponíveis para o tratamento da doença.

Reportagens do Programa O Mundo Em Sua Casa

Confira algumas reportagens que a equipe de radiojornalismo das Rádios Brasil Central AM e FM estão preparando para o Programa O Mundo Em Sua Casa:
  • Governador Marconi Perillo inaugura Vapt-Vupt de Catalão e Fórum em Ipameri.
  • Polícia Militar lança operação férias seguras.
  • Seagro lança programa de aquisição de alimentos.
  • Agetop garante que maioria absoluta das rodovias estaduais estão em boas condições para as férias de julho.
  • Mesmo no período de seca, focos de dengue em Goiânia preocupam
  • Acompanhe também todos os detalhes da 14ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental com nossa equipe de radiojornalismo. 
Mais detalhes, você acompanha durante a programação desta sexta-feira e na edição do OMESC deste sábado, 30 de junho. O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado às 7 da manhã na Rádio Brasil Central e RBC FM.

Assinatura de protocolo acelera trem Goiânia-Brasília

Hoje, na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi assinado o Protocolo de Intenções que tem por objetivo unificar ações e definir as regras para os estudos iniciais e a modelagem para concessão e operação da linha de trem Brasília-Anápolis-Goiânia. O documento foi assinado pelo governador Marconi Perillo, pelo vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filipeli, pelo secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro Garcia e outras autoridades. A obra está estimada em R$ 700 milhões.

Goiás supera estimativa de vacinação contra aftosa

Goiás supera estimativa de vacinação contra febre aftosa. O índice de 99,23% alcançado nesta primeira etapa da campanha superou a expectativa da Agrodefesa que era de 98% de cobertura vacinal do rebanho goiano. Das 126.371 propriedades rurais que o Estado possui, 123.205 fizeram a vacinação. O presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira, afirmou em entrevista coletiva que a partir de hoje todas as propriedades rurais inadimplentes serão vistoriadas, sofrerão as penalidades que constam em lei, e realizarão a vacinação assistida por fiscais agropecuários da agência.

quarta-feira, junho 27, 2012

Reportagens do Programa O Mundo Em Sua Casa

Confira algumas reportagens que a equipe de radiojornalismo das Rádios Brasil Central AM e FM estão preparando para o Programa O Mundo Em Sua Casa:
  • Governador Marconi Perillo participa de reunião em Brasília para discutir implantação do trem de passageiros entre Goiânia e Brasília.
  • Secretaria de Segurança Pública reativa Disque-Denúncia para população ajudar a esclarecer crimes de homicídios.
  • Catalão, no sudeste goiano, terá agencia do Vapt-Vupt a partir desta sexta-feira.
  • Prefeitura de Goiânia oferece 4 mil vagas de cursos profissionalizantes por meio do Pro jovem Urbano.
  • Convenções partidárias definem as ultimas candidaturas a prefeito de Goiânia.
  • Governador Marconi Perillo inaugura trecho de recuperação da GO-174, entre Rio Verde e Aparecida do Rio Doce.
  • Agrodefesa apresenta balanço positivo da campanha de vacinação contra febre aftosa.
Mais detalhes, você acompanha durante a programação desta quinta-feira e na edição do OMESC desta sexta-feira, 29 de junho. O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado às 7 da manhã na Rádio Brasil Central e RBC FM.

Amanhã tem coletiva sobre vacinação contra aftosa

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária divulga às 8h30 de amanhã os resultados finais da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Goiás. Os números revelam recorde histórico de índice vacinal de todos os tempos no Estado. A superação das expectativas deve ajudar de maneira importante na conquista do status de zona livre da doença sem vacinação até 2015, que é meta do Ministério da Agricultura. Durante a coletiva, o presidente Antenor Nogueira vai repassar todos os dados referentes à campanha, punições a quem não tiver imunizado e as estratégias para as próximas vacinações.

Governo e Agos lançam campanha De Olho na Validade


O Governo do Estado e Associação Goiana de Supermercados lançam na próxima segunda-feira, dia 2, a campanha de De Olho na Validade. A cerimônia de assinatura do acordo será às 9 horas, no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A campanha garante ao consumidor que encontrar um produto fora do prazo de validade o direito de receber outro de graça.

Sefaz alerta empresários sobre omissão da EFD

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) alerta que das 19.800 empresas incluídas este ano na obrigatoriedade da Escrituração Fiscal Digital (EFD), pelo menos 50% não geraram o arquivo para fisco estadual. A maioria é de pequeno porte. O gerente de Informações Econômico-Fiscais, Marcelo Mesquita, alerta que a empresa que entregar a escrituração com dados inconsistentes poderá ser autuada. Segundo ele, algumas empresas entregam o arquivo zerado, sem qualquer movimentação para não pagar a multa da omissão. Marcelo explica que as empresas que estão irregulares podem fazer a retificação espontânea até o início da ação fiscal, sem pagamento de multa.

Ouça hoje às 21hs a transmissão do jogo BOCA JUNIORS x CORINTHIANS

Acompanhe hoje, aqui no Sistema de Rádios Brasil Central, a transmissão do 1º jogo da finais da Copa Libertadores da América 2012 entre BOCA JUNIORS e CORINTHIANS, apartir das 21:00 horas com a equipe ESCRETE DE OURO, a melhor equipe de comunicação esportiva da Rádio Brasil Central AM 1230Mhz e RBC FM 90,1Khz em Goiânia.

Fica oferece oficina sobre sustentabilidade para o terceiro setor

Oficina de Conhecimento sobre Gestão e Sustentabilidade para o Terceiro Setor será ministrada hoje e amanhã durante a 14ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade de Goiás. A capacitação é voltada para gestores dos Pontos de Cultura de Goiás e de organizações que desenvolvem projetos sociais com foco em atividades artísticas, além de produtores culturais e profissionais do setor. O mini-curso será sediado no Colégio Lyceu, das 13 às 18 horas. Para conferir a programação completa do Festival, clique aqui.


Sefaz libera folha de junho

Recursos para quitar a folha salarial de junho do funcionalismo estadual serão liberados pela Secretaria da Fazenda aos órgãos e Poderes na quinta-feira (28) diretamente para os bancos. Na sexta-feira (29) os vencimentos estarão nas contas bancárias dos servidores.

Aprovada lei que autoriza Defensoria a pagar dativos

A Assembleia Legislativa aprovou,  em segunda votação, o Projeto de Lei que autoriza a Defensoria Pública de Goiás  a pagar os honorários dos advogados dativos. Os recursos previstos para o pagamento dos honorários já foram disponibilizados pelo Governo do Estado. Antes da criação da Defensoria, a remuneração dos dativos era feita via Procuradoria Geral do Estado, que mantinha o Serviço de Assistência Judiciária.  O projeto altera a Lei nº 9.785, de 7 de outubro de 1985, que regula o prestação do serviço. Assim que a alteração for publicada, a Defensoria iniciará os pagamentos.

 

Goiásprev participa de Conferência Internacional dos Servidores Públicos

A presidente da Goiasprev, Marlene Alves de Carvalho e Vieira, participa hoje e amanhã, dia 28, em Brasília, da Conferência Internacional A Previdência Complementar dos Servidores Públicos. Marlene Alves Vieira representa o governador Marconi Perillo na solenidade, que será aberta pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho e terá como foco a recente criação de fundos de pensão para servidores no Brasil, além da experiência internacional na administração de fundações de previdência voltadas para trabalhadores do setor público. Nos dois dias da Conferência, serão apresentadas as experiências da entidade de previdência complementar dos servidores públicos dos Estados Unidos, dos empregados municipais de Ontario (Canadá), dos professores universitários norte-americanos e do sistema de previdência sueco.

O Mundo Em Sua Casa 2706/12

O MUNDO EM SUA CASA É O PROGRMA DE RADIOJORNALISMO DE MAIOR TRADIÇÃO DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO.

terça-feira, junho 26, 2012

Reportagens do Programa O Mundo Em Sua Casa

Confira algumas reportagens que a equipe de radiojornalismo das Rádios Brasil Central AM e FM estão preparando para o Programa O Mundo Em Sua Casa: 
  • Goiás Turismo está finalizando obras da vila cultural, novo espaço de lazer e eventos ao lado do Teatro Goiânia, construído pelo Governo do Estado.
  • Reitor do Santuário Basílica faz coletiva para explicar como vai gastar dinheiro liberado pelo Governo do Estado.
  • Candidato da base aliada será anunciado entre quarta-feira e quinta-feira desta semana.
  • Número de infartos cresce até 30% durante o inverno.
  • Feira do empreendedor começa nesta quinta-feira, em Goiânia.
  • Estado define parâmetro para pagamento de advogados dativos.
Mais detalhes, você acompanha durante a programação desta quarta-feira e na edição do OMESC desta quinta-feira, 28 de junho. O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado às 7 da manhã na Rádio Brasil Central e RBC FM.

IFG abre inscrições para cursos de formação

Continuam abertas as inscrições para a segunda etapa do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego. Os estudantes interessados devem procurar, até o próximo dia 28, as secretarias de suas escolas portando documentação para se candidatar a uma das 1.730 vagas em diversos cursos de Formação Inicial e Continuada oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Para este ano serão oferecidas mais de 14 mil novas vagas, contando com outras instituições parceiras. A oferta dos cursos é resultado da adesão da Seduc ao Pronatec, um programa do Governo Federal.

Governo repassa R$ 850 mil à Festa do Divino Pai Eterno

O Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), acaba de repassar R$ 850 mil à Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade. O arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, abençoou o Centro de Apoio do Romeiro, na GO-060. Durante entrevista, após a solenidade de repasse dos recursos, o governador anunciou a conclusão da reconstrução da rodovia que liga Trindade a Campestre e garantiu a  conclusão da estrada que liga Trindade a Abadia. O governador anunciou ainda obras para estruturar melhor o acesso a Trindade por meio da construção de uma ciclovia que, segundo ele, ficará pronta ainda este ano.

Agrodefesa fiscaliza alimentação de bovinos

A  Agrodefesa intensifica a fiscalização da alimentação irregular de bovinos e ruminantes neste período de pastos escassos e secos. A popular cama de frango -  mistura de casca de arroz ou serragem com  fezes, restos de ração e penas de aves usada para alimentar o gado -  é frequentemente combatida pelos fiscais da agência. Desde março último, as operações realizadas pela Agrodefesa identificaram um caso de uso da cama de frango em Goiás. Legislação federal proíbe a prática que expõe o animal a doenças como o mal da vaca louca e o botulismo. A alimentação correta de ruminantes em período de estiagem é a ração apropriada para o animal, alerta da Agrodefesa.

O Mundo Em Sua Casa - 26-06-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Abertura oficial do Fica será esta noite

O governador Marconi Perillo e o secretário da Cultura, Gilvane Felipe, abrem esta noite a 14ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. A solenidade será às 20h30, no Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás. Na abertura, show com a cantora Sabah Moraes interpretando a francesa Édith Piaf. O Fica segue até o domingo, dia 1º de julho, com show de encerramento com Caetano Veloso.
 

Reunião discute capacitação dos servidores públicos

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) coordena hoje, às 15 horas, reunião para discutir a formação da Rede Estadual de Capacitação dos Servidores Públicos. A intenção é desenvolver um trabalho de colaboração entre os órgãos do Governo que atuam com qualificação profissional para que sejam compartilhados recursos físicos, materiais e humanos; além de se promover a socialização de informações e experiências de sucesso. São esperados na reunião de hoje representantes das Polícias Militar, Civil, Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Secretarias da Saúde e Educação, Emater, entre outros. O evento será realizado na sede da Escola de Governo, localizada no Jardim América, em Goiânia. 

Governo avalia Lei de Acesso à Informação

Representantes de órgãos, autarquias, fundações e empresas do governo estadual se reúnem amanhã para avaliação da implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) desde que entrou em vigor, dia 16 de maio. O encontro está marcado para as 9 horas, no auditório Jaime Câmara do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia e deve reunir 120 pessoas.
A Ouvidoria vai apresentar aos participantes um balanço referente às demandas relativas aos Requerimentos de Informação de que trata a Lei Federal 12.527/2011 desde a sua vigência, as providências adotadas e como está o atendimento nas diversas unidades administrativas.
 Também durante a reunião, a Ouvidoria Geral vai apresentar e explicar as novas funcionalidades no Sistema de Gestão de Ouvidoria. Com as melhorias introduzidas, os trabalhos serão facilitados, culminando com maior rapidez no atendimento das demandas da população.

Nando Reis será a primeira atração nacional do 14º Fica

O cantor e compositor Nando Reis será a primeira atração nacional a se apresentar no 14º Fica, que acontece na cidade de Goiás, de 26 a 1º de julho. A partir da meia noite de sexta-feira, dia 29, canções como Por Onde Andei, Sou Dela, Relicário, All Star e Bichos Escrotos embalam o show que acontece na Praça de Evento Beira Rio. Além dessas consideradas pontos fortes da apresentação, o ruivo adianta aos fãs que algumas faixas do álbum MTV Ao Vivo Bailão do Ruivão – Nando Reis e os Infernais também deverão fazer parte do repertório preparado para a noite na cidade de Goiás.

segunda-feira, junho 25, 2012

Reportagens do Programa O Mundo Em Sua Casa

Confira algumas reportagens que a equipe de radiojornalismo das Rádios Brasil Central AM e FM estão preparando para o Programa O Mundo Em Sua Casa: 
  • Governador Marconi Perillo visita centro de apoio aos romeiros, na GO-060 e entrega cartões do Bolsa Futuro, em Trindade.
  • Fundação de Amparo a Pesquisa lança campanha de combate a drogas.
  • Seminário discute mobilidade e mortes no trânsito.
  • Câmara Municipal muda regras para criação de Comissão Especial de Inquérito.
  • AMMA já retirou 50 outdoors irregulares, em Goiânia.
  • Polícia Federal incinera grande quantidade de drogas.
  • Sindicato dos Médicos explicam motivos que impedem ou dificultam a ida de médicos para o interior do Estado.
  • Polícia Rodoviária Federal multa estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas na beira de estradas federais que cortam o Estado. 
Mais detalhes, você acompanha durante a programação desta terça-feira e na edição do OMESC desta quarta-feira, 27 de junho. O Mundo Em Sua Casa, o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. De Segunda à Sábado às 7 da manhã na Rádio Brasil Central e RBC FM

Prazo para publicação de emendas à LDO vai até quarta-feira

Termina na quarta-feira, dia 27, o prazo para publicação de emendas apresentadas pelos deputados estaduais à proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do Governo do Estado. A propositura demonstra a disposição do Governo em manter o equilíbrio das finanças públicas e a formação de poupança interna para a realização de programas previstos no Plano Plurianual (PPA) para o período 2012-2015. A proposta de LDO também traz alguns benefícios tributários para o exercício de 2013, entre os quais a redução de 50% nos valores do IPVA para motocicletas de até mil cilindradas e automóveis populares. O relator do processo, deputado Talles Barreto (PTB), confirmou a disposição para entregar o relatório final até o dia 30 para ser votado na Comissão de Finanças.

Fica 2012 começa amanhã

A cidade de Goiás recebe de amanhã a domingo, dia 1º de julho, a 14ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Fica. A abertura oficial será às 20h30, no Palácio Conde dos Arcos. Na programação estão mostras de filmes, fóruns e oficinas de cinema e meio ambiente. Na cena musical, 24 bandas goianas recheiam a programação durante todos os dias do Fica. As atrações nacionais Nando Reis, Orquestra Imperial e Caetano Veloso fecham as noites de sexta, sábado e domingo.

O Mundo Em Sua Casa - 25-06-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro. 



Governo assina protocolo de intenções com a Foton

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, assina nesta terça-feira, às 14 horas, protocolo de intenções com a empresa Foton Lovol Bramax, de importação, industrialização e distribuição de veículos, máquinas e equipamentos rodoviários e agrícolas automotores. A assinatura possibilitará a implantação de uma unidade da montadora no Distrito Agroindustrial de Anápolis.
De acordo com o protocolo de intenções, o investimento total da empresa será de R$ 50 milhões –, compreendendo investimento fixo, de capital de giro, em pesquisa e desenvolvimento. A perspectiva é que sejam gerados 100 empregos diretos e outros 300 indiretos. A Foton estima montar em Goiás 600 unidades anualmente, a partir do terceiro ano de produção industrial, entre veículos, máquinas e equipamentos rodoviários e agrícolas automotores. Outra contrapartida da empresa é utilizar, preferencialmente, fornecedores locais. A Assinatura do protocolo será no décimo andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. 

Goiás cria Instituto Mauro Borges

O governador Marconi Perillo sanciona hoje a lei de criação do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, no Salão Verde do Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O IMB, ligado à Segplan, vai ser o responsável pelas informações para a administração social, econômica e territorial do Estado, além de atuar como centro de excelência na gestão de redes de informação, subsidiando políticas públicas e o desenvolvimento de Goiás. A solenidade começa às 10 horas.

Segplan forma Rede Estadual de Capacitação do Servidor

Nesta terça-feira, dia 26, às 15 horas, os responsáveis pela capacitação de servidores no Estado participam de reunião para discutirem a formação da Rede Estadual de Capacitação dos Servidores Públicos. A reunião será realizada na Escola de Governo, localizada no Jardim América, em Goiânia. O evento é promovido pela Secretaria de Gestão e Planejamento, por meio da Superintendência Escola de Governo.

O objetivo da Rede é desenvolver um trabalho de colaboração entre os órgãos do Governo que atuam na capacitação profissional dos servidores, compartilhando recursos (físicos, humanos, materiais), bem como a socialização de informações e experiências de sucesso. Para a superintendente da Escola de Governo, Liliane Moraes, o trabalho será fortalecido com as adesões dos órgãos governamentais à proposta. Devem participar da reunião os representantes das polícias Militar, Civil, Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, secretarias da Saúde e Educação, Emater, entre outros.

Servidores serão orientados sobre portarias e processos

A Controladoria Geral do Estado  realiza palestra técnica na próxima terça-feira, dia 26, para capacitar servidores dos órgãos da administração estadual que trabalham na elaboração de Portarias de Sindicância e de Processos Administrativos Disciplinares. As inscrições podem ser feitas até amanhã, pelo telefone (62) 3201-5301. O objetivo é aprimorar o trabalho e propor a utilização de uma linguagem mais uniforme e coerente com observância dos aspectos técnicos que as portarias exigem. O treinamento, que leva em conta a necessidade de capacitação dos serivores,  é indicado aos gerentes de secretarias-gerais e às pessoas responsáveis pela elaboração das portarias nas unidades administrativas. O evento será no auditório Jaime Câmara do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.