sexta-feira, janeiro 11, 2013

Edital de licitação do VLT será publicado dia 18

O secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia, Sílvio Sousa, prevê, para o dia 18, lançamento do edital de licitação da obra do Veículo Leve Sobre trilhos, o VLT Anhanguera. O projeto básico já está pronto, e em suas 350 páginas estão todos os detalhes da construção do novo transporte público de Goiânia com capacidade três vezes maior do que a suportada atualmente pelo Eixo Anhanguera.
 
Segundo Silvio (foto), o edital foi concluído no dia 24 de dezembro. Já no dia 27 a secretaria protocolou o documento no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e na Controladoria Geral do Estado (CGE), seguindo os trâmites legais previstos na Resolução N° 11079. Nela está previsto que toda licitação, antes de ser lançada, deve ser protolocada na CGE.
 
Ainda de acordo com o secretário, o Estado já cumpriu todas as etapas que cabia a ele. "Nós já concluímos as fases legais. O Estado, até aqui, já cumpriu o seu papel. Agora, para a liberação do edital, ficamos no aguardo do parecer do TCE e da CGE, além da convocação da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC)", disse. A implantação do VLT vai contar com a consultoria de empresas especializadas da França, Inglaterra e Alemanha, todas referência em suas áreas de atuação.
 
O projeto
O VLT Goiânia terá 13,6 km de extensão, 12 estações de embarque (contra 17 hoje existentes), cinco terminais de integração com outras linhas e ônibus e contará com 30 trens de transporte de passageiros, cada um com dois vagões acoplados.
 
O projeto também prevê rampas de acesso de máximo 7% de inclinação, facilitando o acesso de quem tem mobilidade reduzida. Os trens terão velocidade de 23,5 km/hora, diminuindo o tempo de espera para três minutos entre as viagens e contará com no máximo seis passageiros por metro quadrado.
 
Hoje, o Eixo tem 53 cruzamentos. No futuro, serão somente 35. Isso porque, segundo o secretário, o excesso de cruzamentos dificulta o fluxo do trânsito. Serão 259 linhas, sendo 91% delas integradas, e um total de 20 milhões de passageiros. "Um dos fatores intrínsecos ao projeto é a preservação do poder atual, do modelo de concessão, de tarifa e de integração. Hoje, o modelo de integração da Região Metropolitana de Goiânia é um dos mais copiados e eficientes do País", explicou Sílvio Sousa.
 
O novo modelo vai aumentar a velocidade comercial para 23,5 km/h; ampliar a capacidade de cada composição de 200 para 600 passageiros; reduzir de 53 para 35 os cruzamentos no percurso e headway operacional, que é o tempo de espera do veículo, de três minutos.
 
O projeto também inclui a reforma da Praça Cívica de Goiânia. Essa parte foi entregue à Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) para que seja feito o orçamento das obras. A principal mudança nessa área é sobre o paisagismo, como melhoria da iluminação, troca de piso (serão colocados antiderrapantes); área com espaço para lazer e convivência no lugar dos estacionamentos; construção de quiosques e de uma pista de ciclismo, dando continuidade à ciclovia da Avenida Universitária.
 
Orçamento
Em relação ao orçamento da obra, o secretário destacou que a execução está orçada em R$ 1,3 bilhão e será custeada por recursos públicos federais do PAC Mobilidade, e estaduais, através de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Explicou que o setor privado terá concessão de 35 anos e que não haverá o aumento da tarifa, que será a mesma dos ônibus em circulação na capital. "Não vamos fazer nada que a sociedade não queira. Buscamos os melhores profissionais para o desenvolvimento desse projeto e acreditamos que seja a solução ideal", declarou Sílvio aos deputados.
 
Comerciantes
Uma das dúvidas apresentadas ao secretário foi em relação à situação dos comerciantes locais no período de obras. De acordo com Sílvio Sousa, "haverá um plano para minimizar os danos junto aos comerciantes locais. Projetos também vão mitigar os possíveis prejuízos decorrentes da implantação da obra. Em cidades como Reims, na França, houve um aumento da atividade comercial em função do VLT", respondeu.
 
 

Provas do concurso do IMB serão neste domingo

Os 667 candidatos inscritos no concurso do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), unidade da Segplan, farão as provas objetivas e discursivas no próximo domingo, dia 13.
 
As provas serão aplicadas no Colégio Militar Hugo de Carvalho Ramos, localizado na Avenida E, número 600, Jardim Goiás, em Goiânia. Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. As provas terão início às 13h10, com término às 17h10. São ofertadas 20 vagas para pesquisadores com formação em Economia, Estatística, Ciências Sociais ou Sociologia, Geografia, Geoprocessamento e Cartografia ou Engenharia Cartográfica. A remuneração do cargo é de R$ 6 mil.
 
 

Taxas estaduais serão reajustadas em fevereiro

Os valores da Taxa de Serviço Estadual e da Taxa Judiciária serão reajustados em 8,10%, de acordo com a variação anual do IGP-DI, da Fundação Getúlio Vargas. As mudanças acontecerão a partir do dia 1º de fevereiro.
 
As duas taxas são reajustadas uma vez por ano, em fevereiro, como estabelece lei estadual de 1991. O mesmo reajuste é aplicado em 1º de fevereiro às multas previstas na legislação tributária e ao valor do limite de dedução e restituição de tributos. O comunicado do reajuste foi assinado hoje  pelo secretário da Fazenda em exercício, Pedro Luiz Bezerra, e encaminhado para publicação no Diário Oficial do Estado.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 11-01-13.


Balança Comercial será divulgada esta manhã

A Secretaria de Indústria e Comércio divulga esta manhã, às 9 horas, o novo resultado da balança comercial de Goiás. O anúncio vai ser feito pelo titular da pasta, Alexandre Baldy, no 5º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, que fica na Praça Cívica, no Centro de Goiânia. A última, divulgada em dezembro, apontou crescimento das exportações de 18,3% em relação ao mês anterior.

Secretário da Saúde vai fazer um alerta sobre a prevenção da dengue

O secretário de Saúde, Antônio Faleiros, convoca a imprensa para fazer um alerta à sociedade, hoje, às 9 horas da manhã, na sede da Secretaria da Saúde (SES), sobre a necessidade de intensificação das ações de prevenção e combate à dengue. Neste início de ano a preocupação é com a chegada do vírus tipo 4 ao Estado. Até agora, os levantamentos feitos pela SES apontam que este tipo de vírus foi isolado em nove municípios: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Niquelândia, Uruaçu, Baliza, Campos Verdes, Jataí, Porangatu e Trindade.

O sorotipo 4, pelo fato de nunca ter se apresentado no Estado,  coloca toda a população em risco. Em tese, todas as pessoas estão sujeitas a contrair a dengue por este tipo de vírus. A doença pode se manifestar de forma mais severa nas pessoas que já tiveram dengue devido ao cruzamento de diferentes tipos de vírus.

Os registros da Secretaria da Saúde apontam que em 2012, em comparação a 2011, houve redução de 27% no número de casos, e de 29% na quantidade de mortes provocadas pela dengue. Até o último dia 29 de dezembro (semana 52), foram notificados cerca de 32 mil casos da doença. Em 2011, no mesmo período, foi feito o registro de 44.009 casos. A quantidade de óbitos motivados pela dengue diminuiu de 51 para 36, havendo ainda 29 óbitos em investigação esperando resultados de exame.

A conclusão é de que as ações de prevenção e combate à dengue melhoraram em 2012, mas precisam ser aperfeiçoadas em 2013, principalmente na capital que, por ser a cidade mais populosa do Estado, também é a que registra o maior número de casos. 

Decreto prorroga benefícios fiscais

Decreto do governador Marconi Perillo publicado no final de 2012 e divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou nesta semana (Decreto nº 7.786) prorroga uma série de isenções e reduções de base de cálculo de impostos sobre a circulação de mercadorias e serviços (ICMS) que venceriam em 31 de dezembro. Os benefícios valem por mais um ano.

Foram prorrogados os benefícios para material escolar, como giz de cera, massa de modelar, tinta guache, cola escolar e pintura a dedo. Estes produtos terão a base de cálculo de ICMS reduzida até 31 de dezembro de 2013. Também foram prorrogados os benefícios que vigoraram em 2012 para o óleo diesel, álcool etílico, querosene e gás natural liquefeito. As alíquotas atuais foram mantidas. Os benefícios foram firmados na última reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

quinta-feira, janeiro 10, 2013

Saneago garante abastecimento mesmo com chuvas abaixo da média

O diretor de Produção da Saneago, Eduardo do Carmo Afiúne, garante que o baixo índice pluviométrico, registrado por chuvas abaixo da média, no último mês de dezembro e agora em janeiro, não vai comprometer abastecimento de água em Goiânia e no interior do Estado. Segundo Afiúne, tanto em Goiânia quanto no interior os reservatórios operam atualmente com 95% de sua capacidade total. Somente em Goiânia 125 reservatórios operam ininterruptamente, totalizando uma capacidade de 219 mil metros cúbicos de fornecimento de água.
 
Segundo ele, o que poderá ocorrer, dentro do esperado, são problemas operacionais do sistema de abastecimento, como panes, quebras de equipamento ou cortes de energia elétrica, ocasionando apenas a suspensão temporária do abastecimento, de forma pontual e apenas em algumas localidades do Estado.
 
"A Saneago fez investimentos em todos os sistemas de abastecimento do Estado nos últimos dois anos, principalmente em Goiânia e Aparecida, com a entrada em operação do Sistema Vila Adélia.  E tem feito ainda um trabalho intensivo para a diminuição de perdas físicas por meio da instalação de válvulas, automatização de reservatórios, trocas de redes antigas e ramais, e o combate a irregularidades na área comercial  e assim  conseguimos obter neste período uma diminuição de perdas de 36% para 29%", afirma Afiúne.
 
Metas para 2013
Para este ano a meta da Saneago é finalizar as obras em andamento financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Estão sendo executadas 28 obras com recursos do PAC 1, sendo que 17 delas ainda estão em andamento. Outra prioridade é a execução de projetos que aumentem os índices de coleta e tratamento de esgoto e da distribuição de água tratada no Estado, reduzindo o impacto dos cortes de fornecimento de água, comuns durante o período da seca.
 
 

Cine Cultura abre Mostra Leos Carax nesta sexta-feira (11)

A partir desta sexta-feira (11), o Cine Cultura realiza a Mostra Leos Carax, já exibida em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. A mostra exibirá, até o dia 16, os três primeiros longas-metragens da expressiva carreira de um dos cineastas mais relevantes do cinema contemporâneo.
 
A Mostra Leos Carax é realizada pelo Cine Cultura, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), com o apoio da Embaixada da França no Brasil, Cinemateca da Embaixada da França, Institut Français e Cinemateca Brasileira.
 
Fazem parte da programação os filmes Boys Meet Girls (1984), Sangue Ruim (1986) e Os Amantes da Ponte Neuf (1991). As sessões serão de segunda a sexta-feira, às 18h30 e 20h30. No sábado e no domingo, os filmes podem ser vistos às 17 e 19 horas. Todas as exibições da Mostra Leos Carax têm entrada franca.
 
 

Mais de 316 mil veículos terão desconto de 50% no IPVA

Os proprietários de veículos populares em Goiás, carros com motor 1.0 e motocicletas até 125 cc, têm direito à redução de 50% do valor do IPVA neste ano, se não tiverem cometido infração de trânsito em 2012 e quitado o imposto em dia.
 
A Secretaria da Fazenda informa que a redução atingirá 156.344 motociclistas e 160.075 proprietários de carros em 2013, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). No total serão beneficiados 316.419 veículos durante o ano.
 
No Estado existem 335.633 motocicletas de até 125 cc. Os motociclistas que terão desconto representam 46,58% do total. Eles vão pagar R$ 7,2 milhões em IPVA enquanto os que não terão desconto pagarão R$ 14,9 milhões. Com os proprietários de carros mil, a situação é semelhante. Os que terão desconto representam 44,46% em frota que inclui 360.050 carros. A previsão é que eles paguem R$ 35 milhões. Os que perderam o desconto representam 55% dos motoristas. Eles vão pagar R$ 88 milhões.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 10-01-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Goiás busca recursos federais para incentivar aquicultura

O secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, participa neste momento de reunião com o ministro interino da Pesca e Aquicultura, brigadeiro Átila Maia, em Brasília. Em pauta, um convênio entre o Governo de Goiás e o ministério para implantação do projeto Jovem Empreendedor Aquicultor. A intenção do governo estadual é buscar recursos do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, lançado pelo Governo Federal e orçado em R$ 4,1 bilhões para expandir a aquicultura, modernizar a pesca e fortalecer a indústria e o comércio pesqueiro. O plano inclui a concessão de linhas de créditos especiais para jovens empreendedores, cooperativas e associações, entre outros públicos.

Dica para as férias escolares, a Gibiteca Jorge Braga oferece nove mil títulos

Com nove mil títulos, sendo cinco mil obras literárias dirigidas aos públicos infantil e infantojuvenil e quatro mil gibis a Gibiteca Jorge Braga – unidade da Secult Goiás – guarda boa parte da história dos super-heróis e de personagens que povoaram o imaginário de gerações e continuam a encantar crianças e adultos. Super-Homem, Homem-Aranha, Batman. Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Pato Donald e Mafalda são alguns desses, presentes e disponíveis a quem visitar a Gibiteca de segunda a sexta-feira, das 8 as 17 horas. A Gibiteca Jorge Braga fica no Centro Cultural Marieta Teles, na Praça Cívica nº 3.

Para além das prateleiras repletas de gibis e livros, um espaço lúdico coloca à disposição da imaginação das crianças desenhos para colorir, papel em branco, pincéis, canetinhas, giz cera e outros. A bibliotecária Helenir Machado toma conta do lugar batizado de Biblioteca Jorge Braga em 2009 – o espaço foi fundado em 1994 - em homenagem ao cartunista goiano que doou nessa época três mil volumes de tirinhas e gibis de seu acervo particular.

O exemplo de Jorge Braga permanece: 80% dos volumes que chegam à Gibiteca são por meio de doações, contabiliza Helenir Machado. A maioria vem pelas mãos de frequentadores e usuários. A bibliotecária observa que apesar de o acervo ser dirigido principalmente para o público infantil e infantojuvenil é grande o número de jovens e adultos que frequentam o local. “A preferência desses é para edições antigas dos gibis dos super-heróis”, conta Helenir.

Durante o período das férias escolares a frequência cai bastante. A explicação é que boa parte da frequência é de escolas que levam os alunos para conhecer o espaço. Nesse período, de março a novembro, o livro de assinaturas registra uma média de 80 a cem visitas mensais. “O número ainda é pequeno, mas esperamos que cada vez mais pessoas descubram o valor da leitura em nossas vidas”, sonha Helenir.

quarta-feira, janeiro 09, 2013

Pancadas de chuvas isoladas nesta quinta-feira (10)

A presença de umidade ainda forma áreas de instabilidade e provoca algumas pancadas de chuvas em parte das regiões Sul, Central, Oeste e Leste durante todo o dia desta quinta-feira (10).
 
A umidade relativa do ar é alta em grande parte do Estado, em torno dos 30% à tarde na Região Norte. Já a temperatura máxima fica entre 26°C na Região Leste e 34°C à tarde na Região Norte.
 
Em Goiânia, a quinta-feira começa com pouca nebulosidade, mas à tarde ela aumenta e traz pancadas de chuvas isoladas. A temperatura máxima pode atingir os 32°C à tarde. A previsão é do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec.
 
 

Procon divulga pesquisa de materiais escolares

O Procon Goiás está visitando, desde a última segunda-feira, 15 papelarias, pesquisando os preços de 71 principais itens da lista de material escolar. O intuito é auxiliar pais e alunos a economizarem na compra dos materiais escolares.
 
A pesquisa completa será divulgada nesta quinta-feira (10), no site do órgão: www.procon.go.gov.br. O responsável pela pesquisa é o gerente de "Pesquisa e Cálculo" do Procon Goiás, Gleidson Tomaz.
 
 

Alunos da UEG concorrem a prêmio do Canal Futura

Um vídeo educativo produzido por alunos do curso de Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) está concorrendo ao prêmio do projeto Geração Futura – Universidades Parceiras. Para vencer, o trabalho precisa ser o mais visualizado no YouTube (http://youtu.be/0h_GPnn-9dk) até o dia 14 de janeiro.
 
O vídeo mostra um personagem, apelidado de "Cabeção", circulando em pontos diversos da capital de Goiás para promover ações sustentáveis e comunitárias junto à população. Exibido nos intervalos da programação do Canal Futura, o material poderá receber um Macbook Pro como prêmio.
 
A equipe que produziu o interprograma é composta pelos alunos Aristótelis Cardoso (direção), Larry Sullivan (edição), Getúlio Ribeiro, Ricardo Nogueira (câmera), Yasmim Lopes, Lidiane Porto, Lana Rodrigues (produção) e Érica Mariano (making of).
 
Desde 2009 a UEG participa do projeto Geração Futura – Universidades Parceiras, que visa fortalecer o laço entre o canal de televisão e as instituições de ensino superior. Todos os anos, universitários dos cursos de Comunicação Social de todo o Brasil se reúnem no Rio de Janeiro para participar de uma Oficina de Produção de Vídeo, na sede do canal. Durante duas semanas, os alunos assistem a seminários, palestras e workshops sobre produção para TV. Ao retornarem à sua universidade, os alunos produzem e finalizam o vídeo que foi pensado durante a oficina, para que seja exibido na programação do Futura.
 
 

Programa Renda Cidadã é ampliado

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cidadania e Trabalho, ampliou o número de famílias atendidas pelo Programa Renda Cidadã em 2012. A secretaria, após a realização de um recadastramento das famílias e entidades que recebiam o benefício, detectou falhas que foram sanadas, o que permitiu o aumento de pessoas atendidas. Em 2010, o auxílio alcançava 64,4 mil famílias. Atualmente, o repasse chega a 65,6 mil famílias em todo o Estado. "Com o saneamento de todo o Programa Renda Cidadã conseguimos ampliar os beneficiários, atingindo quem realmente necessita", explicou a superintendente de Programas Especiais da secretaria, Patrícia Guimarães.
 
O recadastramento do Renda Cidadã permitiu ainda reajustar em 100% o Auxílio Nutricional do Programa Pão e Leite, que atende 416 entidades cadastradas. O valor passou de R$ 0,40 para R$ 0,80 por pessoa. Além disso, 543 entidades são atendidas através do pagamento feito pelo Governo das contas de água e energia elétrica.
 
O Renda Cidadã é um benefício de transferência de renda do Governo. Por meio do auxílio financeiro mensal, que varia de R$ 80 a R$ 160, o programa atende em caráter temporário famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de reduzir o ciclo da pobreza. Para receber o benefício, o requisito é que a família receba um valor máximo de R$ 697 por mês ou tenha renda per capita de até R$ 150 e mantenha os filhos matriculados na escola.
 
Desde junho passado, a secretaria oferece maior transparência e disponibiliza em seu site a lista atualizada com todos os beneficiários do programa. Em parceria com a Conab, a secretaria entregou em novembro 294 toneladas de feijão a entidades beneficentes com cadastro regular no programa Renda CidadãPão e Leite. Foram realizadas campanhas sócio-educativas em 15 municípios com participação de mais de 8 mil pessoas. Mais de 230 secretários executivos do Renda Cidadã foram capacitados nos 246 municípios goianos. E 1.265 pessoas responsáveis pelo Programa Bolsa Família participaram de capacitação em todo o Estado.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 09-01-13

Segplan reforça atendimento nos Vapt Vupt

A Segplan está tomando providências para garantir a manutenção do padrão de qualidade nas unidades do Vapt Vupt devido ao aumento da demanda da população pelos serviços públicos, fato comum nos primeiros dias de cada ano. Entre as providências tomadas estão a adequação de servidores para reforçar os pontos de atendimento onde há maior movimento e a criação do balcão multisserviço para desafogar a prestação dos serviços. De acordo com levantamento realizado pela Segplan, no início do ano a demanda aumenta principalmente nas áreas atendidas pelo Detran, Secretaria de Segurança Pública e Sine. As pessoas buscam regularizar a documentação de seus veículos, fazer novos documentos e também se cadastrar no Sine em busca de nova vaga de emprego.

Procon Goiás constata aumento de venda casada

O Procon Goiás constatou um aumento no número de atendimentos e denúncias referentes a venda casada. Por isso, o órgão orienta os consumidores a ficarem atentos na hora de fazer suas compras ou contratar serviços. A venda casada é uma prática onde um produto é vendido condicionado a outro. Isso vale também para serviço e para os momentos em que há uma limitação de quantidade sem justa causa.

Na semana passada, por exemplo, o Procon Goiás autuou uma empresa de móveis e utilidades de Goiânia por venda casada no quesito "garantia estendida". A garantia estendida é a modalidade de seguro que paga a manutenção do produto adquirido após o vencimento da garantia legal ou garantia contratual.
A reclamação foi feita por um consumidor que comprava um depurador, cujo valor anunciado era de R$ 263,00. No momento do pagamento, a nota da garantia trazia a cobrança individualizada: o valor unitário do produto era de R$ 206,00 e da garantia estendida de R$ 63,00, totalizando R$ 269,00.
Quando o consumidor pediu ao vendedor que retirasse o valor da garantia, foi informado que o produto custaria R$ 263,00. O consumidor cancelou a compra e entrou em contato com o Procon Goiás. A empresa foi autuada e deve receber a notificação nos próximos dias. A partir da data de recebimento da notificação, terá dez dias úteis para apresentar defesa, só então a multa será calculada e aplicada.

O que é garantia legal?
Garantia legal é o prazo que o consumidor dispõe para reclamar dos vícios (defeitos) constatados em produtos adquiridos ou na contratação/realização de serviços. O direito de reclamar independe do certificado de garantia, bastando a apresentação de um documento que comprove a compra.

Quanto aos prazos, está  previsto no Artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor que o direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação expira em 30 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não-duráveis; e 90 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. Os vícios aparentes ou de fácil constatação são aqueles facilmente identificáveis, tais como alimentos com sujidades, produtos que não funcionam, com mau funcionamento ou riscados, entre outros.

Por vício oculto entende-se aqueles não evidenciados de início, só aparecendo após determinado tempo ou consumo do produto. Constatado o vício oculto, inicia-se a contagem dos prazos, que serão os mesmos acima citados, para o registro da reclamação. Vale destacar que, em algumas situações, será preciso um laudo técnico detalhando os indícios de que o problema teve origem em um vício (defeito) de fabricação.

E a garantia contratual?
Garantia contratual é o prazo concedido, por liberalidade, pelo fornecedor ao consumidor, após o vencimento da garantia legal para reclamar dos vícios (defeitos). Em conformidade com o Artigo 50 do Código de Defesa do Consumidor, deverá ser conferida mediante termo escrito, padronizado, que esclarecerá de maneira adequada em que consiste a garantia, a forma, o prazo, o lugar em que poderá ser exercitada, bem como as despesas que ficarão a cargo do consumidor. Ao adquirir o produto, a sugestão é que verifique a entrega do termo da garantia contratual e se o prazo de cobertura previsto no termo confere com aquele informado pelo fornecedor.

terça-feira, janeiro 08, 2013

OVG tem programação especial para idosos neste mês

Os idosos do Complexo Gerontológico Sagrada Família da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) vão participar de uma série de atividades culturais e recreativas neste mês. Dentro da programação especial, preparada pela direção da unidade,está a Semana da Fotografia, que começa nesta terça-feira (8) e segue até dia 11. Neste período, fotos de moradores e funcionários serão expostas em um mural.
 
No dia 16 de janeiro, os idosos irão passar a tarde em uma pamonharia, no Setor Pedro Ludovico. O passeio foi uma sugestão dos próprios moradores. No dia 17, também no período da tarde, eles vão visitar o Memorial do Cerrado, complexo científico que funciona no Campus 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás).
 
No dia 21 de janeiro, os idosos irão participar de um Culto Ecumênico que será reaizado na capela do Complexo para comemorar o Dia Mundial da Religião. No dia 24, haverá uma palestra com técnico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre aposentadoria e benefícios.
 
De 25 a 31 de janeiro, a unidade vai celebrar a Semana do Carteiro. Para isso, será montado um mural com cartas escritas pelos próprios idosos sobre suas experiências de vida. A programação se encerrará no dia 31, Dia do Mágico. Na data, haverá um show com os palhaços Carlinhos e Nenê e serão comemorados os aniversários do mês. As atividades têm o objetivo de trabalhar a memória e o aspecto cognitivo dos idosos.
 
 

Atraso no ICMS causa exclusão do Recuperar II

Os contribuintes que parcelaram débitos de ICMS no programa Recuperar II, encerrado no dia 20 de dezembro, devem ficar atentos ao prazo de pagamento.
 
Atrasos no pagamento do ICMS normal e do parcelamento provocam a exclusão do programa, que deu desconto de até 100% nos juros e multas e 50% na correção monetária para pagamento à vista. O alerta é da Secretaria da Fazenda.
 
O programa Recuperar II terminou no dia 20 de dezembro com a adesão de 31.452 contribuintes de ICMS, que pagaram à vista um total de R$ 358 milhões.
 
 

Agel oferece cursos em sete modalidades esportivas

A partir do mês de março, a Agência Goiana de Esporte e Lazer oferece cursos de Aperfeiçoamento Técnico dos Esportes. São sete modalidades esportivas: Atletismo, Natação, Basquetebol, Voleibol, Handebol, Futsal e Capacitação para o Paradesporto.
 
O objetivo é capacitar professores e técnicos que atuam na área, desenvolvendo seus conhecimentos para melhor rendimento no treinamento de equipes, iniciação esportiva e na formação de equipes. Os cursos serão realizados em Goiânia, com duração de três dias.
 
 

Roda de Entrevista recebe governador em exercício hoje

O programa Roda de Entrevista conversa hoje com o vice-governador do Estado e governador em exercício, José Eliton de Figuerêdo Júnior. Entre os assuntos, o balanço do desenvolvimento de Goiás nos últimos dois anos, a implantação e os primeiros resultados do Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI) e a prestação de contas apresentada pelo Governo à população. O Roda de Entrevista será exibido ao vivo hoje, às 22 horas, pela TBC News, canal 13 da televisão aberta, com reprise no domingo às 21 horas.

O Mundo Em Sua Casa - 08-01-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Segplan inscreve servidores para pós-graduações até dia 18

Estão abertas até o dia 18 as incrições para pós-graduações oferecidas gratuitamente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento. As inscrições só podem ser feitas pelo site da Segplan, menu Escola de Governo, link Pós-graduação. São 160 vagas em quatro pós-graduações, nas áreas de Planejamento Estratégico, Formação de Gerentes, Gestão de Pessoas e Qualidade e Processos. A seleção tem quatro fases: inscrição, prova objetiva e exposição de motivos, análise curricular e entrevista.

Publicado pacote de leis para redução da criminalidade

Um pacote de leis para a redução da criminalidade foi publicado no Diário Oficial do Estado de ontem. A meta principal é reduzir os crimes por meio do estímulo aos servidores da área da segurança pública, entre eles o agente de segurança prisional. A Lei 18.867/12, por exemplo, institui o modelo de gestão para resultados no âmbito do poder público com a criação do bônus por mérito. A recompensa por resultados também está prevista na Lei 17.881/12, que institui o Programa Cidadão Seguro, de acordo com a qual os servidores receberão por uma série de ações. Para o agente prisional, por exemplo, está prevista bonificação para apreensões realizadas dentro de unidades prisionais como armas, materiais ilícitos e entorpecentes.

Já a Lei 18.880/12, que institui o Programa Pro-Segurança, tem o objetivo de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às unidades de segurança pública existentes em Goiás por meio de repasses para manutenção, construção, reforma e ampliação de imóveis. De acordo com o presidente da Agsep, Edemundo Dias, a medida vai gerar maior eficiência na gestão prisional. “Isso para os gerentes regionais da Agsep é um marco para maior eficiência na gestão prisional. Significa descentralizar e dar autonomia de administração a esses gestores que conhecem bem suas realidades e necessidades e, a partir de agora, terão condições financeiras de executar gastos necessários com agilidade”, explicou Edemundo Dias. “O gerente poderá, inclusive, abrir vagas com esses recursos diretos”, completou.

A Lei 17.919/12, que introduz alterações e acréscimos na Lei 14.132 de abril de 2002, aumentou o teto limite de número de vagas para unidades prisionais no Estado, passando de 300 para, no máximo, 800. “Essa lei abriu para a administração penitenciária a possibilidade de construções de maior porte. A limitação era um impedimento que dificultava, inclusive, a captação de recursos do governo federal, que já indicava obras com número de vagas acima de 300”, explicou Edemundo. Com a nova lei, a distribuição de vagas ficou assim: penitenciária de segurança máxima: 300 vagas; penitenciária de segurança média: 800 vagas; colônia agrícola, industrial ou similar: 120; casa do albergado ou similar: 120; centro de observação criminológica: 300; cadeia pública: 800.
Na opinião do presidente Edemundo Dias, o pacote de leis do Governo para a área da segurança pública representa um avanço em termos de estímulo ao servidor público. “As leis configuram uma atenção especial do Governo ao servidor da Segurança Pública, tendo atendido também o nosso servidor da segurança penitenciária, o agente prisional. Isso é revolucionário”, avaliou Edemundo. As leis ainda dependem de regulamentação por parte do Governo e serão especificadas por meio de decretos assinados pelo governador Marconi Perillo.

O Mundo Em Sua Casa - 07-01-13

segunda-feira, janeiro 07, 2013

O medo do vestibular é pauta no "Sobre Todas As Coisas"

O "Medo de Vestibular" é pauta no programa Sobre Todas As Coisas, que vai ao ar logo mais às 20h, em transmissão ao vivo pela TBC News.
 
O assunto vai contar com os depoimentos de Vânia Gebran, mãe de uma vestibulanda; da psicóloga Fábia Fernandes, que assiste estudantes do Colégio Visão, pretendentes a uma vaga na Universidade; e de Rodolfo Santos, aprovado em sete vestibulares, incluindo o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA- SP), um dos mais concorridos do País, onde cursa engenharia e dá aula como voluntário a pré-vestibulandos interessados em ingressar no ITA.
 
O Sobre Todas As Coisas é ancorado pelas jornalistas Susete Amâncio e Sheila Alencastro Veiga. Internautas podem participar através do e-mail (sobretodasascoisastv@hotmail.com), Twitter (@sobretodas) ou Blog (sobretodasascoisastv.blogspot.com) do programa.
 
 

Educação amplia acesso ao Programa Jovens Empreendedores

Este ano, a Secretaria da Educação e o Sebrae vão ampliar o acesso ao Programa Jovens Empreendedores, que em 2012 foi responsável pela formação complementar de seis mil estudantes da rede estadual. O programa busca despertar no estudante de 7 a 14 anos o interesse pelo empreendedorismo.
 
Uma reunião marcada para o próximo dia 4 com os subsecretários de 12 Regionais de Ensino e gestores de 59 escolas estaduais de tempo integral vai marcar o início dos trabalhos. O encontro será a partir das 13h, no auditório de Ensino Fundamental, na 5ª avenida, Vila Nova em Goiânia. Este ano estão incluídos 31 municípios goianos e mais de 12 mil alunos serão beneficiados.
 
Sobre o Programa Jovens Empreendedores
Os alunos participantes desenvolvem atividades com foco na cooperação, ecossustentabilidade, inovação, ética e cidadania, conhecimento em rede e empreendedorismo. Os conhecimentos são repassados em oficinas desenvolvidas nas horas ampliadas das escolas de tempo integral. Ao final, professores e alunos apresentam o resultado do projeto desenvolvido pelas diferentes turmas. Estão inscritas no programa neste primeiro semestre escolas de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Ceres, Inhumas, Itaberaí, Itapuranga, Itumbiara, Goiânia, Palmeiras, Piracanjuba, Quirinópolis e Trindade.
 
 

Começou a confirmação de matrículas na Rede Estadual de Ensino

O período de confirmação de matrículas na rede estadual de ensino começou nesta segunda-feira (7). Os candidatos devem conferir a alocação pelo telefone 0800-645-6556 e comparecer à escola portando os documentos pessoais, comprovante de endereço e de escolaridade para efetivar a confirmação, que pode ser feita até o próximo dia 15. A Secretaria da Educação trabalha com a expectativa de ter recebido, até o dia 3 de janeiro, 110 mil solicitação de vagas de novos estudantes.
 
A Seduc informa que oferecerá vagas a todos os inscritos na rede estadual. Conforme estatísticas da própria Secretaria, cerca de 90% dos estudantes foram alocados em escolas de sua primeira opção. As unidades de tempo integral e de ensino especial não participam da matrícula informatizada. As matrículas são feitas diretamente na unidade, limitando-se ao número de vagas e às diretrizes da instituição.
 
 

Seguro DPVAT pode ser parcelado

Publicada no último dia 14, a Resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) 266 estipula as condições para o parcelamento do Seguro DPVAT, que cobre danos pessoais a vítimas de acidentes de trânsito. O parcelamento já havia sido anunciado em outubro pelo decreto presidencial nº 7.833 e aguardava regulamentação detalhada.
 
Conforme acordo entre a Seguradora Líder DPVAT, administradora do seguro DPVAT no Brasil, e os Departamentos de Trânsito (Detrans), o parcelamento será possível em todos os Estados já a partir de janeiro de 2013. As datas de vencimento variam por Estado, seguindo os calendários locais e a numeração final da placa do veículo. O parcelamento está disponível no endereço eletrônico: www.parcelamento.dpvatsegurodotransito.com.br.
 
Segundo a norma, os proprietários poderão dividir o pagamento em três parcelas iguais, mensais e consecutivas, desde que o valor mínimo seja de R$ 70 por parcela. O objetivo é alcançar os veículos em que o custo do seguro é mais alto, como motocicletas, vans e ônibus. A medida deve atingir cerca de 20 milhões de veículos destas categorias, com exceção aos veículos com primeiro licenciamento em 2013, os zero quilômetro, que somente poderão efetuar a quitação do seguro em parcela única.
 
O parcelamento também não vale para os vencimentos anteriores, ou seja, os seguros atrasados devem ser pagos à vista. A opção de dividir o valor será facultativa, porém os proprietários de veículos que decidirem pelo parcelamento e não cumprirem com o prazo estabelecido pelo calendário de vencimentos, perdem o direito e deverão pagar o valor devido em uma única parcela, na data de vencimento da parcela seguinte.
 
No Brasil, todo cidadão que sofre um acidente de trânsito, seja pedestre, motorista ou passageiro, tem direito ao Seguro DPVAT nos casos de morte (R$ 13,5 mil), invalidez permanente (até R$ 13,5 mil) e reembolso de despesas médicas e hospitalares (até R$ 2,7 mil). A atual responsável pela administração do Seguro DPVAT é a Seguradora Líder DPVAT, que tem o objetivo de assegurar à população, em todo o território nacional, o acesso aos benefícios do Seguro DPVAT. O processo para recebimento do seguro pelas vítimas de trânsito dispensa o auxílio de intermediários.  Basta apresentar os documentos em um ponto de atendimento oficial no prazo de três anos a contar da data da ocorrência do acidente. O pagamento da indenização é feito em conta corrente ou poupança da vítima ou de seus beneficiários, em até 30 dias após a apresentação da documentação necessária.
 
Os endereços, telefones e mais informações sobre o Seguro DPVAT podem ser conferidos no site oficial (www.dpvatsegurodotransito.com.br) ou no telefone 0800 022 12 04.
 
 

MAC reabre amanhã com três exposições de arte

O Museu de Arte Contemporânea, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, será reaberto amanhã, depois do recesso de final de ano. Quem for até lá terá a oportunidade de ver obras de DJ Oliveira, na exposição A Arte e os Ofícios de DJ Oliveira; A Cidade é o Lugar, coletiva de vários artistas contemporâneos e a exposição Olhar Orgânico, de Cléber Gouvêa. Na parede do Acervo do Museu estão expostas duas obras e um livro de Amaury Menezes. O MAC é aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas e nos sábados, domingos e feriados.

Bombeiros resgatam turista presa em caverna

FOTO DE: http://migre.me/cHrU1

A 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar (foto) resgatou, na tarde deste domingo, uma jovem de 25 anos que fazia incursão ao Buraco das Andorinhas, uma caverna a 70 quilômetros de Formosa. Ao chegar à caverna, uma área de difícil acesso, a equipe constatou que a jovem estava sob uma grande rocha, que teria desmoronado após uma chuva forte. A vítima estava consciente e apresentava fraturas severas nas duas pernas, suspeita de fratura na pelve, escoriações na cabeça e na região lombar. O resgate começou por volta das 14h30 e durou até 20h30, com o apoio de guarnições do Corpo de Bombeiros do DF, Samu e Espeleogrupo de Brasília. A jovem foi levada de helicóptero para o Hospital de Base de Brasília.