sexta-feira, abril 12, 2013

Saúde adota oficinas para combater a dengue

O avanço da dengue em Goiás mobilizou a Secretaria da Saúde a instituir a criação de oficinas temáticas para realizar trabalhos pontuais em todo o Estado. Grupos foram articulados para definir estratégias para conter a proliferação da doença. A coordenação será feita em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Comitê Estadual de Combate à Dengue.
 
A proposta foi levantada pela professora doutora do Instituto de Ciências Biológicas, Ellen Fernandes de Oliveira. O projeto pretende dividir os membros do comitê em grupos para que possam realizar ações permanentes contra a doença. A UFG entrará com o planejamento estratégico das operações, baseado em estudos já desenvolvidos na instituição de ensino superior.
 
Uma das maiores barreiras a se superar é o descaso da população com relação ao combate dos focos do mosquito transmissor. Portanto, o quesito Educação em Saúde foi pautado como fundamental para fazer parte das mobilizações.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 12-04-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.
 

PM lança Operação pela Vida

A Polícia Militar lança às 14h30 desta sexta-feira, dia 12, no Parque Vaca Brava, a Operação pela Vida. A ideia é prevenir e reprimir o tráfico de drogas, apreender armas de fogo, intensificar as abordagens a pessoas em atitude suspeita, recapturar foragidos, orientar os cidadãos a não serem vítimas fáceis e a colaborar com a Segurança Pública.

Detran leva Balada Responsável aos supermercados

Clientes de supermercados recebem orientações sobre o Balada Responsável e são sensibilizados pelo Detran para os riscos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. A ação, iniciada ontem, no Pró-Brazilian, continua nesta sexta-feira, dia 12, no Pão de Açúcar, a partir das 18 horas. Durante a ação, será distribuído material educativo, com informações sobre os perigos do álcool a todas as pessoas que frequentam esses estabelecimentos comerciais e que fazem parte do trânsito, de  forma direta ou indireta. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Associação Goiana de Supermercados (Agos).

Segplan apresenta trabalhos no 6º Congresso Consad

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) vai apresentar quatro trabalhos no 6º Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), que será realizado na próxima semana, de terça à quinta-feira, dias 16, 17 e 18, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Participam do evento o secretário Giuseppe Vecci e um grupo de servidores da Pasta.

Os trabalhos da Segplan abordam os seguintes temas: Projeto Raio X da Gestão: Diagnóstico, apoio técnico e melhoria da gestão no Poder Executivo; Pactuação de resultados em Goiás: os ganhos obtidos com o modelo adotado e os desafios futuros; Processo de meritocracia: seleção de gerentes do Governo do Estado de Goiás por capacitação e mérito; e Escritório de processos: otimizando a gestão pública do Estado de Goiás. Esses projetos e ações que estão em execução pela Segplan, visam a modernização da máquina pública estadual de Goiás e já têm resultados.

O Congresso reunirá os secretários que integram o Consad, gestores, consultores, especialistas, acadêmicos e funcionários públicos das cinco regiões do País. Durante três dias, serão apresentados 240 trabalhos, divididos em 63 paineis que tratam de seis grandes temas:Gestão por resultados, monitoramento & avaliação; Novos formatos organizacionais; Orçamento, contabilidade, finanças, compras e patrimônio; Gestão de pessoas na área pública; Governo eletrônico & transparência.
Programação
A abertura do Congresso será às 14 horas de terça-feira, dia 16, com a Conferência Magna sobre o tema Modelos e Políticas de Prestação de Serviços aos Cidadãos: tendências tecnológicas e desafios, a ser proferida por Alejandro Barros, formado em Engenharia de Computação e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade do Chile.

Na quarta-feira, às 9 horas, está prevista a Conferência Anual do Governador que abordará o tema A Construção da Gestão Pública no Estado do Ceará, com o governador Cid Ferreira Gomes. Serão divulgados, às 10h30, os ganhadores do Prêmio Consad de Jornalismo.

Na quinta-feira, dia 18, às 10 horas, acontecerá a Mesa Temática: Demanda dos Servidores & Sociedade, com Cristovam Buarque, senador pelo Distrito Federal, Renata Maria Paes de Vilhena, secretária de Estado do Planejamento e Gestão de Minas Gerais e Hermílio Santos, professor de ciência política, PUC/RS.

Secretaria da Saúde promove oficina sobre alimentação saudável

A Secretaria da Saúde oferece nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 8 horas, uma Oficina de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física em Escolas. O evento é oferecido pelas coordenações de Hipertensão e Diabetes e de Vigilância Alimentar e Nutricional. A atividade marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado no dia 26 de abril.

Durante o evento, no auditório do Sest/SUS, na Rua 26, no Bairro Santo Antônio, será lançado o Manual Cantinas Escolares Saudáveis do Ministério da Saúde. Estão previstas palestras que irão abordar a hipertensão na infância; a importância da prática de exercícios físicos e alimentação saudável diariamente.

Calcula-se que em Goiás 25% das crianças de 5 a 10 anos estejam com excesso de peso. Entre adultos, a proporção aumenta para 48%, segundo dados de 2011 levantados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde. O excesso de peso e de gordura no corpo desencadeia e piora problemas de saúde que poderiam ser evitados.

“Hoje o número de crianças com problemas de peso, pressão alta, diabetes, tem aumentado por causa das mudanças de hábitos de vida. Trabalhamos para que no ambiente escolar seja feita a prevenção do excesso de peso, por meio do estímulo ao consumo de frutas, hortaliças, e ensinando os estudantes a evitarem frituras e refrigerantes”, explica a coordenadora de vigilância nutricional de Goiás, Maria Janaína Cavalcante Nunes.

Caetano Veloso se apresenta no Oscar Niemeyer

A nova turnê de Caetano Veloso com seu mais recente álbum Abraçaço chega a Goiânia  no dia 1º de junho, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).  No show a faixa que dá nome ao disco, Abraçaço, é acompanhada de uma performance de Caetano e os integrantes da Banda Cê, parceira de Caetano no espetáculo, que se reúnem para um abraço coletivo. A previsão é de que em Goiânia, onde o show acontece a partir das 21 horas no Palácio da Música Belkiss Spenciere (CCON), sejam colocados à venda três mil ingressos com preços a partir de R$ 100.

quinta-feira, abril 11, 2013

PM lança "Operação Pela Vida" nesta sexta-feira (12)

A Polícia Militar lança, às 14h30 desta sexta-feira (12), no Parque Vaca Brava, a Operação Pela Vida.

A ideia é prevenir e reprimir tráfico de drogas, apreender armas de fogo, intensificar as abordagens a pessoas em atitude suspeita, recapturar foragidos, orientar os cidadãos de bem a não serem vitimas fáceis e a colaborar com a segurança pública.


Goiânia terá céu nublado nesta sexta-feira (12)

De acordo com o Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec, a previsão para esta sexta-feira (12) é de continuidade de chuvas esparsas em grande parte do Estado de Goiás.

Na Região Norte e em parte da Região Oeste haverá sol, mas com possibilidade de algumas pancadas de chuva.

Em Goiânia o  céu continuará nublado. A umidade relativa do ar será em torno dos 50% à tarde. A temperatura mínima deverá estar por volta dos 21ºC na madrugada e a máxima em torno dos 28ºC.


Ipasgo suspende atendimento de 74 profissionais

Setenta e quatro médicos credenciados pelo Ipasgo para atendimento aos usuários do órgão estão suspensos a partir desta sexta-feira (12). A medida faz parte da série de ações para tentar disciplinar este atendimento e oferecer melhor qualidade de serviços aos usuários. Nenhum profissional de pediatria, especialidade com maior número de reclamações na Ouvidoria, está incluído neste grupo.

Com o trabalho de recadastramento dos prestadores de serviço, iniciado em outubro, o Instituto passou a ter um quadro mais preciso desta rede. Desde então, vem sendo feita uma série de levantamentos, para tentar localizar as carências e planejar as ações do Ipasgo, como, por exemplo, a abertura de novas vagas na rede, que acontece ainda neste mês.

Um grupo de 368 profissionais tem feito menos de 10 atendimentos mensais, o que dá uma média próxima de uma consulta a cada dois dias aos usuários do Ipasgo, índice considerado baixo pela área técnica. Desses, 74 médicos vêm recebendo reclamações de usuários, que vão desde falta de atenção na consulta até cobrança de complementação para a realização de serviços.

Esses profissionais estarão impedidos de continuar atendendo pelo Ipasgo, até que apresentem justificativa em relação ao baixo índice e às reclamações e só voltam a atender após firmar novo termo de compromisso junto à direção do Instituto. Já os outros 294 prestadores com baixo índice de atendimento estão recebendo correspondência, lembrando do compromisso em atender aos usuários do Ipasgo, reafirmado no recente processo de recadastramento.

Recuperação
No começo de 2011, o Ipasgo passava por uma grave crise financeira, acumulando uma dívida de cerca de R$ 400 milhões, principalmente com a rede prestadora, que tinha, em média, sete faturas a receber. Desde então, um amplo trabalho de reestruturação foi feito. A dívida foi zerada, restando apenas para quitação aquelas que têm algum impedimento jurídico.

Foi elaborado o Programa de Otimização ao Atendimento, que reclassificou os hospitais, que tiveram reajuste nas tabelas de acordo com a sua capacidade de atendimento. Da mesma forma, todos os profissionais liberais receberam reajuste. Os médicos tiveram a tabela reajustada em junho de 2012 e os demais profissionais no início de 2013. Foi criada uma nova rotina administrativa para o pagamento das faturas, que tem sido feito com um prazo médio de 42 dias após a apresentação, tempo necessário hoje para o trabalho de auditoria.


O Mundo Em Sua Casa - 11-04-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.


Vacinação contra gripe começa no dia 15

A Campanha de Vacinação contra a Influenza  começa no próximo dia 15 e vai até o dia 26. O público-alvo deste ano foi ampliado beneficiando também os doentes crônicos, que devem apresentar prescrição médica para tomar a vacina. A campanha é destinada a crianças menores de dois anos, adultos a partir dos 60 anos, gestantes, mulheres em resguardo e profissionais da saúde e os portadores de doenças crônicas de natureza respiratória, cardíaca, imunodepressivos, transplantados e obesos mórbidos. A expectativa é vacinar 1,3 milhão goianos nos 854 postos fixos e 1,5 mil volantes distribuídos pelo Estado. A dose deste ano previne contra três tipos de vírus. O Dia D da campanha será  20 de abril.
Mais informações: (62) 3201-3811

Crescimento do número de menores de rua é objeto de operação da PM

Para conter o índice de crescimento da população de crianças e adolescentes em situação de rua em Goiânia, em especial na Rua 10, próximo à Catedral, na Rua 72 esquina com Avenida Independência e nas proximidades do Shopping Araguaia, a Polícia Militar e o SOS Criança lançam às 8 horas nesta feira, dia 11, no 1º Batalhão da Polícia Militar, a Operação Proteção Integral.
 A operação realizará abordagens, triagens e condução de crianças e adolescentes ao SOS Criança, mantendo assim a preservação da dignidade da pessoa humana, retirando-as de situação degradante e de risco. Os menores e adolescentes poderão ser recolhidos e colocados em instituições destinadas à proteção e manutenção da integridade física e psicológica desses grupos.

quarta-feira, abril 10, 2013

GO-403 será duplicada

As obras para a duplicação da GO-403, entre Goiânia e Senador Canedo, foram licitadas nesta semana, segundo informação da Agência Goiana de Transportes e Obras. Os 13 quilômetros a serem duplicados estão incluídos no programa Rodovida Construção, que investirá R$1,5 bilhão na construção de novas vias rodoviárias. A previsão é de que os serviços de duplicação sejam realizados em até 12 meses, após iniciadas as obras.
 
Na GO-403 serão realizados os serviços de terraplenagem, pavimentação, construção de bueiro celular e construção de duas pontes sobre o Rio Meia Ponte. Também serão construídos passagem inferior e viaduto. Além disto, está prevista toda a iluminação da rodovia, com instalação de postes e luminárias de alto rendimento e eficiência energética.
 
 

Procon Goiás apreende 3 toneladas de alimentos vencidos

Os fiscais do Procon Goiás apreenderam cerca de 3 toneladas de alimentos vencidos durante operação realizada de 1º a 6 de abril. A ação foi realizada nos municípios de Rubiataba, Ipiranga, Nova Glória e Nova América, interior do Estado.
 
Os alimentos vencidos foram devidamente descartados no aterro sanitário. Os supermercados foram autuados e serão multados. Vale lembrar que o órgão, por meio de sua gerência de fiscalização, continua a visitar supermercados em todo o Estado.
 
Os próprios consumidores podem contribuir com a fiscalização. Basta fazer denúncias através do telefone 151.
 
 

Unidade da OVG abre vagas para hidroginástica

O Complexo Gerontológico Sagrada Família da OVG está com 50 vagas para homens e mulheres em hidroginástica. Para se inscrever o candidato precisa ter idade a partir de 60 anos, aposentadoria de até um salário mínimo e indicação médica para exercícios físicos. Os interessados podem ligar nos telefones: (62) 3201-9603 / 3201-9616 / 3201-9617 / 3201-9608. O Complexo Gerontológico Sagrada Família é referência no tratamento de pessoas com mais de 60 anos, com atendimento conforme determina a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso.
 
A unidade possui uma equipe diversificada formada por profissionais de Nutrição, Terapia Ocupacional, Educação Física, Assistência Social, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Clínica Geral e residência em Geriatria. O Complexo é constituído pela Instituição de Longa Permanência, Casas Lares, Centro Dia, Centro de Convivência (Comunidade) e Telecentro (Informática para Idosos). O  Complexo fica na Alameda do Contorno, nº 3.083, Jardim Bela Vista, na capital.
 

Detran discute participação da PC no Balada Responsável

Representantes do Detran-GO, Polícia Militar e Polícia Civil estão reunidos neste momento na Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito, em Goiânia, para discutir a participação da Polícia Civil no programa Balada Responsável. A ideia é contar com a participação de policiais civis nas operações, o que irá agilizar os trabalhos nos casos de autuações em flagrante e prisões de condutores embriagados. A DICT fica na Rua 1012 Nº 416, Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.

Filarmônica lança Temporada 2013 esta noite

A Temporada 2013 da Orquestra Filarmônica de Goiás será lançada oficialmente hoje, dia 10, às 19h30, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, para convidados. A festa terá um miniconcerto sob a regência dos maestros Eliseu Ferreira e Alessandro Borgomanero, com algumas obras do extenso repertório que a Orquestra irá oferecer ao público este ano. Estão previstas 42 apresentações para a temporada 2013 em todo o Estado de Goiás, inclusive em bairros de Goiânia. Com novo quadro de músicos, a Orquestra Filarmônica inaugura a temporada 2013 sob a coordenação geral da pianista Ana Elisa Santos.

O Mundo Em Sua Casa - 10-04-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

O Mundo em sua Casa 09/04/13


terça-feira, abril 09, 2013

Alunos do Gustav Ritter embarcam nesta quarta (10) para os EUA

Alunos do Balé Jovem do Centro Cultural Gustav Ritter, unidade da Secult Goiás, embarcam nesta quarta-feira (10) rumo a Nova Iorque, nos Estados Unidos, para participar do festival Youth America Grande Prix. O evento é a maior competição do mundo para alunos de dança que disputam bolsas de estudo nas melhores escolas de Nova Iorque e de fora dos EUA. O festival, que atrai cerca de cinco mil estudantes por ano, será realizado de 11 a 18 de abril. Os goianos viajam acompanhados da professora e diretora da Escola de Dança do Ritter, Simone Malta.
 
Na comitiva estão 18 bailarinos que foram selecionados no 30º Festival de Dança de Joinville (SC), em 2012, garantindo indicação para a competição internacional. São alunos premiados em grandes festivais nacionais e internacionais, como Adhonai Soares, uma das referências da dança em Goiás que já está com passaporte para seguir carreira internacional, além de outras promessas que vêm se destacando nos palcos.

segunda-feira, abril 08, 2013

Vapt-Vupt Empresarial registra empresas em até 24 horas

Vapt-Vupt Empresarial é referência nacional em atendimento para registro de empresas em até 24 horas. A afirmação foi feita pelo secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy. O Vapt-Vupt obteve, em fevereiro deste ano, índice de 99,78% de satisfação dos clientes. "Todo esse processo de virtualização e provocação da tecnologia no meio público tem tornado nossa gestão cada vez mais eficiente, atraindo novas empresas e novos investimentos tanto do micro, do pequeno, do médio e do grande investidor", salienta Baldy.
 
Vapt Vupt Empresarial
O Vapt-Vupt Empresarial foi inaugurado no dia 19 de novembro de 2012. Desde a data, foram realizados 53 mil atendimentos. "Hoje Goiás é referencia nacional. Goiás tem aberto empresas em 24 horas, e o Vapt-Vupt Empresarial é referencia nacional, onde são atendidas cerca de mil pessoas todos os dias", destaca Alexandre Baldy.
 
A unidade acolhe os seguintes órgãos: Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Prefeitura de Goiânia, Corpo de Bombeiros, Sebrae, Conselho Regional de Contabilidade, Caixa Econômica Federal, Câmara de Dirigentes Lojistas e o Cadastro de Fornecedores do Governo de Goiás (Cadfor), além da Secretaria da Fazenda. O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta.
 
O Vapt-Vupt Empresarial tem área de 611 m², com estacionamento subterrâneo rotativo para 18 carros. A unidade conta ainda com uma câmera que envia imagens em tempo real para o site da Juceg. Dessa forma, é possível ao usuário, de casa ou de qualquer lugar, com dispositivo conectado à internet, ver a movimentação no local e escolher o melhor momento para se deslocar até a unidade.