sexta-feira, dezembro 28, 2012

Bombeiros reforçam atuação durante o Réveillon

As festividades da virada do ano terão reforço do Corpo de Bombeiros. No Réveillon da Praça Cívica, em Goiânia, 60 bombeiros estarão de prontidão a partir das 20h do dia 31 de dezembro com dez viaturas. Eles atuarão até o final da festa. Em outros pontos de Goiânia e no interior também haverá reforço. Os bombeiros alertam para os cuidados no trânsito, que concentram a maioria das ocorrências neste período e principalmente o uso do álcool aliado ao volante. A população também deve ser cuidadosa com o uso de fogos de artifício.
 
O primeiro passo é comprar fogos de artifício em lojas especializadas e certificadas pelo Corpo de Bombeiros. Esses produtos devem ser armazenados em local frio, seco e longe do alcance das crianças. Não exponha a sua  integridade física ou de terceiros a risco iminente de acidente com fogos de artifício, como, por exemplo, guardando-os ou transportando nos bolsos, alertam os bombeiros.
 
Os bombeiros também explicam que junto com bebida alcoólica, não se soltem fogos de artifício, pois aumenta o risco de acidentes. Solte-se foguetes somente em locais abertos e em direção oposta às pessoas. Não se deve reutilizar os fogos que tenham falhado. Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício. Em caso de show pirotécnico, contrate um profissional especializado.
 
 

Governador defende que pista do aeroporto feche por até 8 horas

O governador Marconi Perillo solicitou ao presidente da Infraero, Gustavo Vale, a diminuição do período diário em que a pista do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, ficará inativa para reformas, a partir do próximo mês de março. O pedido foi durante reunião nesta quinta-feira (27), em Brasília.
 
A previsão é de que a pista fique fechada das 21h10 às 7h10, por três meses. Marconi sugeriu que o horário seja diminuído para um tempo máximo de oito horas diárias. O presidente da Infraero afirmou que a solicitação será estudada pelo corpo técnico que define as questões da reforma.
 
Ainda ontem, o governador esteve no Ministério das Minas e Energia, acompanhado pelo presidente da Celg, Leonardo Lins, encaminhando solicitações para melhorar o atendimento de energia elétrica no Estado. O governador foi também à Valec discutir o prosseguimento das obras da ferrovia Norte-Sul em Goiás.
 
 

Sábado (29) tem show do Padre Fábio de Melo no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Neste sábado (29), o Padre Fábio de Melo se apresenta no evento Celebra Goiás, que acontece no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). O show será às 19h, na Esplanada JK.
 
A atração faz parte das atividades de 2012, que começou na quinta-feira (27). A organização é de Nasr Chaul e Carlos Peixoto, chefe de Gabinete do Governo do Estado. No dia 30, para fechar a programação, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás fará apresentação às 11h, no Palácio da Música Belkiss Spenziéri. O ingresso para os todos os dias é a doação de um quilo de alimento não perecível: arroz, feijão e óleo.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 28-12-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do centro-oeste brasileiro.

Sexta-feira com previsão de chuvas fortes

A chegada de uma nova frente subtropical no Sul do Estado de Goiás deixa o céu desta sexta-feira (28) com muitas nuvens e possibilidade de chuvas fortes, com trovoadas e rajadas de vento. A previsão dá início ao novo episódio chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deve persistir até a virada do ano.
 
Nas regiões Sul e Oeste, as chances de chuvas são maiores. Já nas demais regiões do Estado de Goiás, a sexta-feira será de sol e poucas nuvens com ocorrência de pancadas de chuva apenas no fim da tarde e inicio da noite. A umidade relativa do ar mínima é alta na maior parte do Estado e os menores valores ainda ficam acima dos 20%, inclusive na Região Norte. A temperatura máxima é de 30°C na Região Leste e de 39°C à tarde na Região Norte.
 
Goiânia
Em Goiânia, haverá sol na maior parte do dia, mas no fim da tarde a nebulosidade aumentará e ocorrerão pancadas de chuva. A umidade relativa do ar mínima fica acima dos 40% e a temperatura máxima poderá passar dos 33°C à tarde. As previsões são do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec.
 
 

quinta-feira, dezembro 27, 2012

Redução da criminalidade é meta do governo para 2013

Os investimentos na valorização do policial, infraestrutura e ações na área de Inteligência foram definidos pelo governador Marconi Perillo como os principais projetos para a área de Segurança Pública em 2013. Em entrevista coletiva, concedida na manhã desta quinta-feira (27) no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, ele também falou do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Estado nessa área.
 
Marconi pontuou que investigações relativas ao assassinato de moradores de rua e do cronista esportivo Valério Luiz estão avançadas e somente serão apresentadas quando os delegados responsáveis tiverem plena convicção da autoria. Em relação a esses inquéritos, Perillo informou que tem cobrado do secretário de Segurança Pública e Justiça e delegados da área para agilizar as investigações, mas sem comprometer a qualidade do trabalho. Segundo ele, o inquérito não pode ser concluído sem que o delegado tenha absoluta convicção, pois caso contrário ao chegar ao Poder Judiciário o processo será prejudicado.
 
O governador argumentou que a área de segurança pública é extremamente sensível e que se deve investir principalmente em ações voltadas ao setor de Inteligência. Entre as medidas implementadas pelo Governo do Estado está a instalação de bloqueadores de celulares que impedem o controle do tráfico e de assassinatos comandados de dentro dos presídios. A transferência de presos para presídios de segurança máxima de outros estados também está sendo realizada. Ele destacou que essas ações não podem ser anunciadas rotineiramente, pois essa publicidade pode prejudicar o trabalho.
 
Investimentos
Perillo lembrou ainda dos investimentos que o Estado está fazendo na valorização do profissional da Segurança Pública e na infraestrutura das unidades. Exemplo deste último é a troca de toda a frota da Polícia Militar por veículos mais modernos e mais velozes. São 1,9 mil viaturas que estão sendo trocadas por viaturas zero quilômetro.
 
Outro destaque é o pacote de projetos enviados para a Assembleia Legislativa e já aprovado. Os projetos instituem promoções, abertura de novas vagas, concurso e prêmio para os policiais que cumprirem metas estabelecidas em relação a homicídios, furtos, drogas e etc. "Nós teremos no ano que vem recursos que serão pagos diretamente aos policiais que tiverem o melhor desempenho no decorrer do ano, isso em relação a esses indicadores. É uma competição saudável pela redução da criminalidade no nosso Estado e para garantir inclusive a sensação de segurança da população", expôs o governador.
 
 

Central de Medicamentos Juarez Barbosa não abre na segunda-feira (31)

A Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa informa que não terá expediente na próxima segunda-feira, dia 31, devido ao ponto facultativo já decretado. No entanto, nesta quinta (27) e sexta-feira (28) a unidade funciona normalmente das 7 às 16h, sem interrupção para o almoço.
 
O atendimento será retomado no dia 2 de janeiro, às 7h. A unidade encerra o ano com todas as 134 apresentações farmacêuticas disponíveis. Trinta e dois mil pacientes estão aptos a retirar os medicamentos na central, em Goiânia.

O Mundo Em Sua Casa - 27-12-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do centro-oeste brasileiro.


quarta-feira, dezembro 26, 2012

Réveillon terá policiamento especial

Goiânia contará com reforço de 30% no policiamento durante a virada de ano. Um total de 190 policiais irão monitorar a festa de Réveillon na Praça Cívica.
 
Para evitar que a população se torne alvo fácil de criminosos, a Polícia faz algumas orientações. Entre elas, evitar estacionar em locais escuros e não guardar a carteira no bolso traseiro da calça. Crianças devem estar sempre acompanhadas e com um papel informando o nome e contato dos responsáveis. A estimativa da PM é que mais de 20 mil pessoas participem dos festejos na Praça Cívica.
 
 

Hemocentro abre no sábado (29) para aumentar doações

O Hemocentro de Goiás abrirá no próximo sábado (29), em plantão, com o objetivo de aumentar as doações de sangue neste período de festas de final de ano. A época é de demanda crescente, no entanto as doações tendem a diminuir cerca de 30%.
 
O horário de atendimento será das 7h30 às 12h. O Hemocentro fica na Avenida Anhanguera, nº 5.195, no Setor Coimbra (próximo ao Hospital Materno Infantil), em Goiânia.
 
 

Matrícula de novatos pode ser feita até dia 3 de janeiro

O período de matrículas para os alunos novatos nas escolas da rede pública estadual vai até o dia 3 de janeiro. As vagas devem ser solicitadas pela internet ou pelo telefone 0800-645-6556.
 
Quem optar pela realização da matrícula pela internet deve preencher o cadastro que está no site.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 26-12-12

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do centro-oeste brasileiro.
 

Réveillon na Praça terá Gustavo Lima e Guilherme e Santiago

A Secretaria Extraordinária de Eventos do Governo de Goiás divulga a programação oficial do Réveillon da Praça Cívica 2013, em Goiânia. Este ano, a tradicional festa popular será animada por dez atrações regionais e duas nacionais: o cantor Gustavo Lima e a dupla Guilherme e Santiago, que estarão juntos no palco para comandar o Show da Virada. A expectativa da organização é que 50 mil pessoas participem do evento.

Dois palcos com telões de Led serão montados na Praça para receber Pádua, Maria Eugênia, Maíra, Filé Carioca, Pedro Santos, Grace Carvalho, Banda Kalunga, Túnel do Tempo, Grupo Elas e Almir Pessoa. À meia-noite haverá, simultaneamente, queima de fogos em 14 pontos da capital durante cerca de 15 minutos. Na Praça Cívica, o público vai conferir um show piromusical, com os fogos seguindo o ritmo de música orquestrada.

Para o conforto do público, serão montados 220 banheiros químicos e a venda de bebidas e alimentos será feita no anel externo da Praça Cívica. O espaço interno, onde o público vai se concentrar para assistir aos shows, estará cercado com fechamento metálico, formando uma arena de eventos. O acesso à arena será por quatro portarias, onde haverá controle para impedir a entrada de bebidas em garrafas. Duas mil cadeiras serão colocadas em área específica para portadores de necessidades especiais, gestantes e idosos.

O esquema de segurança do Réveillon na Praça contará com 300 policiais militares; 40 bombeiros; 100 seguranças privados, sendo 20 com cães-de-guarda; 12 viaturas da PM; três viaturas do Corpo de Bombeiros; duas viaturas de ambulância de resgate dos bombeiros; e quatro ambulâncias particulares, sendo uma unidade de UTI Móvel. 

segunda-feira, dezembro 24, 2012

O Mundo Em Sua Casa - 24-12-12.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do centro-oeste brasileiro.

Prefiro a Vida de Solteiro será reprisado nesta segunda

No dia 23 de julho deste ano solteirões convictos usaram todos os argumentos para garantir que levar a vida sozinho é bem melhor do que acompanhado. A conversa foi o tema do Sobre Todas As Coisas que foi ao ar naquele dia e será reprisado nesta segunda-feira. O programa, apresentado pelas jornalistas Susete Amâncio e Sheila Alencastro Veiga, é transmitido às 20 horas, pela TBC, da Agecom, canal 13 da TV aberta.

Crer oferece nova modalidade de residência em 2013


O Crer vai oferecer em 2013 a residência médica em Medicina Intensiva. As inscrições para as duas vagas vão ser abertas dia 7 de janeiro. A residência em terapia intensiva capacita o médico para identificar e solucionar problemas do paciente gravemente enfermo. O curso também aborda conceitos práticos e reforça a liderança e os preceitos éticos e humanitários da Medicina Intensiva. O parecer favorável do Ministério da Educação foi divulgado dia 13 de dezembro.