sexta-feira, novembro 11, 2011

Sol abre em parte do Estado na sexta-feira

O sol abre amanhã, mas as nuvens aumentam no decorrer do dia, provocando pancadas de chuva em quase todo o Estado. Apenas para as regiões norte e leste o Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec prevê sol entre nuvens no início do dia. A umidade do ar registra queda, podendo atingir valores em torno dos 30% em algumas áreas. A temperatura mínima será de 16ºC no norte e a máxima aponta para 36ºC no oeste goiano. Na capital o dia será de sol entre nuvens e pancadas de chuva, principalmente à tarde. A temperatura vai ficar entre 19ºC e 31ºC. 

quinta-feira, novembro 10, 2011

Hospitais públicos serão administrados por Organizações Sociais

O governador Marconi Perillo, juntamente com secretários de Estado e diretores de hospitais, está discutindo medidas para oferecer serviços de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as novidades está a administração dos hospitais públicos por Organizações Sociais (O.S.). O processo já está em andamento no Hospital Geral de Goiânia (HGG) e no Hospital Materno Infantil. A principal vantagem das Organizações Sociais à frente dos hospitais públicos, segundo estudos feitos pela Secretaria da Saúde,  é o atendimento eficiente prestado à população.

Campeonato de Marcas e Pilotos neste final de semana em Goiânia

O Campeonato Goiano e Centro-Oeste de Marcas e Pilotos vai ser realizado neste final de semana no Autódromo Internacional de Goiânia. São esperadas as participações de mais de 20 pilotos de Goiás, Distrito Federal e Tocantins. No sábado, os treinos livres começam às nove horas da manhã e a entrada é gratuita. Já no domingo, o evento começa às oito horas da manhã e o ingresso, que vai custar 10 reais, vai ser vendido na portaria do autódromo.

Governo apoia produtores de leite

O secretário em exercício da Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Manoel Caixeta Haun, disse que o Governo de Goiás vai apoiar totalmente o produtor de leite do Estado. A afirmação foi feita durante visita à 1ª Tecnoleite Complem, em Morrinhos, que termina amanhã. O evento tem como objetivos promover o diálogo entre técnicos, produtores rurais, empresários e representantes de toda cadeia produtiva do leite, e ainda difundir informações, produtos, tecnologias e aperfeiçoamento de métodos voltados ao aumento de produção e da produtividade do rebanho leiteiro em Goiás. 

Procon divulga amanhã pesquisa de tarifas bancárias

O Procon divulga amanhã, a partir das 9 horas, pesquisa de preço das tarifas bancárias. Os pesquisadores do levantaram os valores cobrados em 20 tarifas consideradas prioritárias em nove bancos, no período de 7 a 10 de novembro. Segundo o gerente de Pesquisa e Cálculo, Gleidson Tomaz, a padronização da nomenclatura das tarifas bancárias cobradas pelos bancos, de acordo com Resolução do Banco Central, facilitou o entendimento de cada tarifa cobrada, como na comparação dos preços. A divulgação será no terceiro andar da sede do Procon, que fica na Rua 2, nº 24, Centro, em Goiânia.

Agrodefesa recebe 10 mil doses de vacina contra aftosa

A Agrodefesa recebeu esta manhã do presidente da Faeg, José Mario Schreiner, 10 mil doses de vacinas contra a febre aftosa. Elas vão ser distribuídas para entidades e comunidades carentes, como a Colônia Santa Marta, a comunidade Kalunga e a Associação dos Carreiros de Boi. A intenção da Faeg com a doação das vacinas a cada campanha é ajudar a fazer com que a imunização chegue a todo o rebanho goiano.


Fonte: http://www.noticias.goias.gov.br/index.php?idMateria=118389

Rodovida Urbano vai recuperar ruas e avenidas em 133 cidades

A primeira etapa do Programa Rodovida Urbano  será lançada pelo governador Marconi Perillo, às 10 horas de amanhã, no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, e vai contemplar 133 municípios em diversas regiões do Estado. O Governo Estadual investirá cerca de R$ 123 milhões para recuperar 13,8 milhões de m² de ruas e avenidas nestes municípios. Os serviços devem ser concluídos em até seis meses, após a assinatura dos contratos.

Por meio de convênio com as prefeituras, o Rodovida Urbano vai restabelecer as condições de tráfego nas ruas e avenidas em más condições das cidades do interior. Os projetos do programa determinam quatro tipos de intervenções básicas de engenharia, em função do estado de deterioração do pavimento asfáltico. São eles: a reconstrução total da via,  recapeamento com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), com PMF (Pré-misturado à Frio) e aplicação de lama asfáltica.



Fonte: http://www.noticias.goias.gov.br/index.php?idMateria=118386&tp=positivo

A maioria dos brasileiros aprovam a Lei da Ficha Limpa.

Pesquisa Fundação Getulio Vargas mostra que mais da metade da população brasileira concorda com a decisão do Supremo Tribunal Federal de não aplicar a Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. De acordo com a pesquisa, 52% dos entrevistados disseram concordar com a posição adotada pelo Supremo em março deste ano. Outros 11% afirmaram não concordar ou concordar pouco com a decisão. Os dados fazem parte do relatório do Índice de Confiança na Justiça no Brasil, elaborado trimestralmente pela faculdade.

Senado aprovou projeto que torna crime dirigir com qualquer quantidade de álcool

O Senado aprovou projeto que torna crime dirigir após consumir qualquer quantidade de álcool, mesmo mínima, e aumenta penas de motoristas que beberem e se envolverem em acidentes. Pelo projeto, que segue para a Câmara, relatos de testemunhas e vídeos, além do bafômetro, podem atestar uso de álcool.

Medicamentos chegam à Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa

A Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa  acaba de receber  o  medicamento Ciclosporina Microemulsão, indicado para o tratamento de pacientes portadores de lúpus, transplantados e psoríase grave. 501pacientes estão cadastrados para receber essa medicação, que estava em falta nos últimos 3 meses. A unidade também recebeu o medicamento Leflunomida 20mg, indicado para  artrite reumatóide, em falta nos últimos 6 meses. A dispensação será  liberada a partir de amanhã. A Central observa que a distribuição de senhas vai só até as 16 horas.

O Sobre Todas As Coisas da próxima 2ª feira reprisa programa Traição

O Sobre Todas As Coisas reprisa nesta segunda-feira, dia 14, véspera do feriado da Proclamação da República, o episódio Traição. O programa que vai ao ar às 20 horas na Televisão Brasil Central teve a participação do ex-BBB Dhomini, que falou sobre sua relação durante o reality show com a apresentadora Sabrina Sato; a jornalista Lúcia Helena Vieira, que viveu situação constrangedora com a traição do então marido; e o psicólogo  Fábio Pereira Alves. O Sobre Todas As Coisas é apresentado pelas jornalistas Susete Amâncio e Sheila Alencastro Veiga .

quarta-feira, novembro 09, 2011

Abastecer etanol em Goiás é vantajoso

Goiás é o único Estado brasileiro onde é vantajoso abastecer com etanol. O preço do combustível, no último dia 5, era de um real e noventa e quatro centavos e o da gasolina, dois reais e oitenta e cinco centavos. Com esses valores, a proporção etanol/gasolina fica em 68 %, apresentando vantagem para os usuários do derivado da cana-de-açúcar.

Exportações goianas em alta

As exportações goianas atingiram mais de 400 milhões de dólares no mês passado, registrando valor recorde para o mês e com crescimento de 25,5 % sobre o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, as vendas externas do Estado somaram 4 bilhões de dólares. Os dados da balança comercial foram divulgados hoje pelo secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy. Segundo ele, a meta  de fechar o ano com 5 bilhões de dólares em exportações deve ser atingida e até mesmo superada.

Equipe cirúrgica do HGG realiza mutirão

Um mutirão da equipe cirúrgica do Hospital Geral de Goiânia pretende operar 40 pacientes até amanhã, em uma ação emergencial. Os pacientes que passaram pela triagem têm em comum o histórico de espera prolongada pela cirurgia. Casos de alta complexidade, como reconstrução cirúrgica de queimados e de mama em pacientes que sofreram com câncer estão contemplados.

Programa Bolsa Família vai pagar adcional às mulheres em fase de amamentação.

O governo deve começar a pagar neste mês um adicional de R$32 ,00 para as gestantes e mulheres em fase de amamentação beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. A única exigência é que as gestantes façam os exames pré-natais. O governo está terminando de fazer o cruzamento de dados do programa de distribuição de renda com informações do Sistema de Saúde para identificar as gestantes e mulheres em fase de amamentação que serão atendidas. A previsão é de que o benefício seja pago no dia 21.

INSS enviará cartas aos segurados urbanos que tiverem idade para se aposentar

O INSS já enviou cartas aos segurados urbanos que completam as condições para se aposentar por idade em novembro. A correspondência avisa ao cidadão que ele pode requerer o benefício a partir da data de seu aniversário. O lote liberado pelo INSS contém 1.769 cartas-aviso. Recebem o documento os homens que a partir de 1º de novembro completarem 65 anos e as mulheres que completarem 60. Em ambos os casos é preciso ter 180 contribuições.

COE é acionada para verificar suspeita de bomba no Lyceu.


A Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima de ameaça de bomba no Colégio Lyceu, no Centro de Goiânia. Policiais do Batalhão Escolar foram até a escola e localizaram um objeto estranho dentro de uma das lixeiras do banheiro masculino. O objeto, ainda não-identificado, está envolto em fita isolante preta. Equipes do Batalhão Escolar isolaram o local, evacuaram o prédio e acionaram a equipe da Companhia de Operações Especiais (COE) para verificar o material.

Caixa Econômica assume gestão da folha e receita do Estado

O governador Marconi Perillo assinou hoje, em Brasília, o contrato com a Caixa Econômica Federal que prevê a gestão da folha de pagamento do Estado e a centralização da receita estadual. No valor de R$ 470 milhões, o contrato tem duração de cinco anos, permitindo a assunção definitiva de toda movimentação financeira do Estado.
O contrato prevê isenção de tarifas dos serviços prestados pelo banco aos funcionários públicos pelo período de 12 meses. E ainda: isenção da primeira anuidade dos cartões de crédito Pessoa Física; ampla rede de atendimento na capital e interior do Estado, inclusive em nível nacional, com suas agências, postos de atendimento bancários, terminais de caixas eletrônicos, correspondentes bancários e agentes lotéricos; disponibilização de empréstimos consignados ao servidor público estadual com taxa competitiva; celebração de convênio com o Governo do Estado para acesso aos financiamentos habitacionais com taxas de juros diferenciadas aos servidores públicos estaduais; atendimento e serviços aos servidores estaduais em condições, no mínimo, iguais às ofertadas aos demais clientes da Caixa e qualidade compatível com o mercado.
Além do pagamento dos servidores, a Caixa Econômica Federal também será responsável pelo pagamento de fornecedores do Estado, a guarda da gestão bancária, em regime de conta-corrente, dos recursos necessários para pagamento/recebimento do Sistema da Conta Única, o atendimento de Serviços Integrados ao Cidadão – Vapt Vupt, o pagamento aos beneficiários de programas sociais e dos presidiários que trabalham dentro dos presídios, além da centralização da arrecadação das receitas estaduais no âmbito do Poder Executivo, incluídas as autarquias, fundações e fundos especiais e ainda a arrecadação de receitas do  Detran, Ipasgo e GoiásPrev.
Na presença do alto comando da Caixa Econômica Federal, logo após a assinatura do contrato no gabinete da presidência, o governador Marconi Perillo disse que ficou muito satisfeito pelo fato de ter um banco público cuidando da folha de pagamento do Estado. O governador enfatizou que Goiás é um Estado que cresce acima da média nacional e que a chegada da Caixa é prova de que o Estado desenvolve hoje sólidas parcerias. “Queremos crescer, mas também queremos o crescimento da Caixa”, disse Marconi, lembrando que a Caixa Econômica Federal, mesmo sabendo da portabilidade de contas que começa no Brasil em janeiro, assinou o contrato por “confiar no taco” dela.
O presidente em exercício da Caixa Econômica Federal, Marcos Roberto Vasconcelos, que substitui o presidente Jorge Fontes Hedera, que está de férias, disse que a Caixa e o Estado de Goiás ganham com a assinatura do contrato, visto que começa a se formar uma “grande parceria”, principalmente levando em conta que trata-se de um Estado em franco crescimento econômico.
Acompanharam o governador na assinatura do contrato o secretário da Fazenda, Simão Cirineu, o presidente da Agehab, Marcos Roriz, e a superintendente regional da Caixa Econômica Federal em Goiás, Marise Araújo.

Segplan anuncia plano diretor de tecnologia da informação

Implantar um sistema de gestão de informação que possibilite a comunicação entre todos os órgãos, transformando a tecnologia da informação em instrumento de promoção da eficiência da gestão pública estadual, tornando-a mais ágil e menos burocrática e privilegiando os investimentos em tecnologia direcionados para a melhoria do atendimento ao cidadão - além de ampliar e democratizar os serviços oferecidos pelo Estado com qualidade, alcance e transparência. Estes são alguns dos temas discutidos hoje na posse do novo superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Gustavo de Pina Dias Adorno.
O secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, enfatizou a importância da implantação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que norteará as normas e as diretrizes para a TI, de acordo com o Plano de Governo do Estado de Goiás para os próximos anos. “O PDTI dotará o Estado de infraestrutura de informática moderna, segura, consolidada e disponível, de forma a valorizar os investimentos em todos os setores, reduzindo custos para a administração e ampliando o acesso à coletividade”, afirmou.
Outro ponto abordado pelo secretário foi a criação e ampliação de parcerias com os fornecedores para o desenvolvimento da tecnologia da informação estadual. “Nosso objetivo é resgatar todos os projetos que foram planejados durante a campanha de Governo e eliminar os gargalos em relação à TI, inserindo-a num contexto maior dentro do Estado. Apesar das dificuldades que estamos enfrentando, nosso espírito é de renovação e otimismo para que possamos avançar em infraestrutura tecnológica e democratizar o acesso da informação a todos os goianos”, enfatizou Vecci.
Para o superintendente de Tecnologia da Informação, Gustavo Adorno, é fundamental nesse primeiro momento elaborar o plano de TI.” Nossas decisões serão norteadas pela transparência, eficiência, eficácia e produtividade, com foco nos resultados e no cidadão”. O superintendente enfatizou ainda a importância da união dos gerentes de TI de todos os órgãos para que a política de TI estadual tenha resultados positivos e possa servir bem a coletividade. “Não medirei esforços para alinhar a TI em prol do interesse público e do Governo Marconi Perillo”, ressaltou.

terça-feira, novembro 08, 2011

Cai a venda de veículos novos

As vendas de veículos novos no mercado interno brasileiro recuaram 10% no período de setembro a outubro deste ano. Foram licenciadas 280.567 unidades, enquanto no mês anterior houve 311.648 licenciamentos. Na comparação com outubro de 2010, houve queda de 7,5% e no acumulado do ano, o desempenho das vendas permaneceu em alta de 5%. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.