sexta-feira, janeiro 06, 2012

Piracema segue até 28 de fevereiro

Até 28 de fevereiro fica permitida somente a pesca para subsistência (cota de três quilos por pescador para consumo no local) e a científica devido à piracema, período em que os peixes sobem os rios em cardumes para acasalamento e reprodução. Para pescar neste período é necessária, assim como em qualquer época do ano, a licença de pesca, que pode ser obtida on-line no sítio: www.semarh.goias.gov.br. Fiscais da Semarh estão reforçando a fiscalização em postos fixos em Bandeirantes, Luiz Alves, Aruanã e Rio Verdinho e em pontos estratégicos.

Jovem é obrigado pela Justiça a limpar pichações

Emanuel Diego Vieira Leite da Silva, de 25 anos, foi obrigado a limpar a sujeira que fez em Goiânia. Neste momento, o rapaz está pintando locais que ele mesmo pichou, na companhia de um adolescente na saída para Inhumas, próximo ao Terminal Padre Pelágio. A ação é acompanhada pelo titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra Meio Ambiente (Dema), Luziano de Carvalho. Além de deixar os pontos com nova aparência, Emanuel também comprou, com dinheiro do próprio bolso, a tinta utilizada hoje. A Justiça determinou a reparação com base em inquérito realizado pela Dema no ano passado, que identificou grupos responsáveis pela pichação na capital. Na lista de depredações de Emanuel, consta ainda o prejuízo ao patrimônio público com a pichação de uma plataforma da Metrobus.

PM apreende 95 quilos de maconha em plantação em Alto Paraíso

A Polícia Militar de Goiás destruiu uma plantação de maconha em uma fazenda, no município de Alto Paraíso de Goiás, que fica a 418 quilômetros de Goiânia. O local foi descoberto através de um rastreamento que estava sendo feito há mais de 60 dias. No total, foram apreendidos 95 quilos da erva. Ninguém foi preso, mas três suspeitos de envolvimento com o crime já estão sendo investigados. Segundo a PM, os pés de maconha já estavam com cerca de 2 metros e meio de altura.

Polícia mapeia cracolândias em Goiânia

Usuários de Crack já não esperam o cair da noite para fumar em Goiânia, que já conta com vários pontos considerados críticos e potenciais cracolândias. Só esta semana a polícia mapeou 5 locais, onde foram flagrados grupos traficando e usando a droga.

Servidores da Saúde têm até segunda para se inscrever a bolsas

Segunda-feira, dia 9, é o último dia para os servidores da Saúde se inscreverem no processo de seleção de bolsas de estudo integrais. O edital e a ficha de inscrição podem ser acessados aqui. Os aprovados podem escolher entre os cursos técnicos de Enfermagem, Nutrição, Mobilização em Gesso e Instrumentação Cirúrgica. A divulgação dos contemplados está marcada para 10 de janeiro.

Goiás vai ganhar novo Complexo Prisional

A Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep) acaba de anunciar, no auditório do Ipasgo, em Goiânia, a implosão da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), antigo Cepaigo, construída na década de 60 no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Durante a solenidade, o presidente da Agsep, Edemundo Dias de Oliveira Filho, anunciou também a abertura do edital de chamamento público para a elaboração da modelagem do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), para a construção do Complexo Prisional Odenir Guimarães, em substituição ao prédio implodido.
O novo complexo terá capacidade para 1,6 mil detentos, alocados em quatro unidades penais, divididas em níveis segundo o grau de periculosidade. Haverá ainda módulos de tratamento da dependência química, seguindo o plano de ações de Execução Penal elaborado pela agência para o período 2012-2014. No local onde funcionava o antigo Cepaigo (POG) será construído o Observatório Criminológico do Sistema de Execução Penal do Estado de Goiás, com apoio de universidades da capital, além de representantes do Ministério Público, OAB, Poder Judiciário, Conselho da Comunidade e Pastoral Carcerária.
O Centro Penitenciário de Atividades Industriais do Estado de Goiás (Cepaigo), hoje Penitenciária Coronel Odenir Guimarães, foi criado como uma autarquia no governo Mauro Borges pela Lei n°. 4.191, de 22 de outubro de 1962. Entretanto, desde maio de 1961, já funcionava abrigando inicialmente os presos condenados que se encontravam na CPP e para lá foram transferidos.

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Agsep e Embrapa vão elaborar projeto agropastoril

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai elaborar o projeto de implantação de um complexo agropastoril e de entretenimento e visitação para a área rural do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. A parceria com a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep) foi acertada ontem, em Brasília, na sede da empresa, entre os presidentes das duas instituições, Edemundo Dias de Oliviera Filho (Agsep) e Pedro Arraes (Embrapa).
Segundo Edemundo Dias, o encontro de forças entre os dois órgãos resultará na execução de um projeto que será modelo nacional. “Nós vamos implantar na área rural do Complexo um polo agropastoril, com produção abundante e emprego de mão de obra de reeducandos. A Embrapa é uma empresa altamente capacitada, é uma das maiores do mundo, e por isso a procuramos para pensar em cima da ideia da Fazenda Esperança e elaborar a maneira como vamos executá-la, com a cooperação técnica necessária. Estou extremamente animado”, disse Edemundo Dias.
O presidente da Embrapa, Pedro Arraes, destacou um técnico da empresa para seja dado início ao trabalho de elaboração da implantação do projeto. A comissão técnica que trabalhará o projeto fará também uma visita à área de implantação da ação.
A Fazenda Esperança, iniciativa desenvolvida pela presidência da Agência de Execução Penal, pretende instalar na área rural do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, uma série de atividades agrícolas e pastoris, com um parque de lazer e entretenimento para visitação da sociedade. Todas as atividades serão desenvolvidas com o emprego de mão de obra de detentos. A formulação do convênio da Agsep com a Embrapa terá a participação da Emater e a Secretaria da Agricultura do Estado de Goiás.

Governador em exercício se reúne com lideranças religiosas

Eduardo Ferreira/Goiás Agora
O governador em exercício Jardel Sebba (foto) recebeu na manhã de hoje lideranças religiosas e políticas ligadas à Igreja Católica. Na pauta da reunião, foram apresentadas ao governador interino reivindicações como a importância de se criar em Goiás um grupo, junto à Assembléia Legislativa, para viabilizar a aplicação do acordo Brasil/Santa Sé que prevê medidas de proteção reliogiosa e cultura da igreja. Também discutiram o combate ao tráfico de drogas para proteção da juventude e questões relacionadas ao meio ambiente. O Bispo de Ipameri, Guilherme Antônio Werlang, disse que é importante que todas as forças políticas e da sociedade se juntem para garantir qualidade de vida a toda a sociedade. 

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica orienta mulheres que fizeram implantes de silicone

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não orienta mulheres a removerem, de forma preventiva, as próteses de seios da marca francesa PIP. O produto é alvo de um escândalo internacional por vazamento de silicone. A orientação é que as pacientes com implantes procurem seus médicos. A recomendação é contrária à da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, que defende a retirada dos implantes.

Governador em exercício, Jardel Sebba , têm intensa agenda agora à tarde

O Presidente da Assembléia Legislativa de Goiás, Jardel Sebba, no exercício da governadoria tem intensa agenda agora á tarde. Recebe a diretoria da Associação Goiana dos Municípios, anuncia a oferta de cursos de línguas, visando a qualificação de trabalhadores em cidades turísticas e reúne com membros da Associação dos Papiloscopistas do Estado de Goiás.

Governo quer Smartphone mais barato para ampliar acesso à web

O Ministério das Comunicações estaria planejando uma desoneração de impostos para smartphones produzidos no Brasil, como uma forma de ampliar o acesso da população à internet. Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira, a proposta seria incluir os telefones inteligentes na chamada Lei do Bem, que isenta produtos do PIS/Cofins e diminui o IPI. A legislação é a mesma na qual já foram incluídos computadores e tablets fabricados no País.