sexta-feira, abril 19, 2013

Concurso para delegado será neste domingo (21)

A prova objetiva, de segunda etapa do concurso público para delegado substituto da Polícia Civil, será aplicada neste domingo (21). Ao todo, 15.541 candidatos concorrem a 104 vagas, registrando concorrência de 142,58 por vaga.
 
A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), por meio da Escola de Governo Henrique Santillo, é a responsável pelo certame, enquanto a Universidade Estadual de Goiás (UEG) responde pela elaboração e aplicação da prova.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 19-04-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Saúde entrega 100 computadores para Hemocentro

O Hemocentro vai receber nesta sexta-feira, 19, 100 novos computadores da Secretaria da Saúde. A solenidade de repasse será às 11 horas, na sede da própria unidade, localizada na Av. Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra. Os equipamentos serão distribuídos para a sede em Goiânia e para as outras 23 unidades do interior do Estado. A aquisição foi feita com recursos do Fundo Estadual de Saúde, totalizando investimento de R$ 198.700 mil. 

quinta-feira, abril 18, 2013

Sexta-feira (19) com chuvas esparsas em Goiás

Áreas de instabilidade deixarão a nebulosidade variável e ocorrência de chuvas esparsas nesta sexta-feira (19) nas regiões Central, Norte e Leste de Goiás. Nas demais regiões  haverá sol, mas com ocorrência de pancadas de chuva.
 
Em Goiânia o céu estará com muitas nuvens e ocorrência de chuvas ocasionais. A umidade  do ar estará em torno dos 50% à tarde. A temperatura mínima será de 20ºC na madrugada e a máxima não deverá passar dos 28ºC. A previsão é do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec.
 
 

Alunos da rede estadual lançam livro em Goiás

A estudante Ingrid Cristina Carneiro Tomaz de 10 anos, da Escola Estadual Mestre Nhola, participa do lançamento do livro "Coisas De Gente Pequena – Umas & Outras do Erich", escrito pelo ex-aluno da unidade, Manuel de Jesus Lima. O evento acontece às 20h desta quinta-feira (18).

Ingrid é responsável pelas ilustrações. O lançamento é feito justamente no Dia Nacional do Livro Infanto-Juvenil, na própria escola, que fica na Rua Araguari, sem número, no Centro da cidade de Goiás. Manuel de Jesus também é autor de outra obra infantil, "A Guerra de Juquinha e Outras Guerras", que ganhou o Prêmio Literário Cora Coralina e está em sua terceira edição.
 
 

Governo Itinerante contempla Região Noroeste de Goiânia

O Governo Itinerante recomeça nesta quinta-feira (18) e segue até domingo (21), na Região Noroeste de Goiânia, na Avenida Mangalô, na Praça da Feira, Setor Morada do Sol, em frente à Faculdade Noroeste.
 
O horário de atendimento é das 8 às 18h. Todas as atividades são gratuitas. A ação levará serviços básicos das secretarias estaduais e órgãos públicos aos moradores das cidades goianas, como emissão de Carteira de Trabalho e de Identidade, boletos do Detran, cadastramento eleitoral, entre outros.

 

quarta-feira, abril 17, 2013

Detran vai implantar biometria e prova eletrônica em Aparecida de Goiânia

Representantes do Detran e de Centros de Formação de Condutores (CFC) de Aparecida de Goiânia se reunem na tarde desta quarta-feira (17), para discutir a implantação da captura biométrica e da prova eletrônica e também a padronização das ações dos permissionários. Esse novo modelo deve entrar em vigor a partir do dia 2 de maio.
 
Em Goiânia esse sistema informatizado já está em vigor. Dentro do processo de modernização, a distribuição equitativa é um dos mecanismos para que o órgão possa controlar todas as etapas do sistema para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
A captura biométrica e a informatização incluem foto, digitais e assinatura digital dos candidatos, prova eletrônica e a realização do pré-cadastro na internet.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 17-04-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Divulgados os locais de prova do concurso de delegado

Os locais detalhados da prova objetiva do concurso de delegado substituto da Polícia Civil já podem ser acessados pelos candidatos no site www.segplan.go.go.gov.br, Menu concurso, ou também no endereço www.nucleodeselecao.ueg.br. A data do certame é neste próximo domingo, dia 21.

As provas serão aplicadas em Goiânia, no Centro de Aulas D da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Colégio da Polícia Militar Hugo de Carvalho Ramos e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Áreas I, II, III e IV, e Campus V. Ao todo, 15.541 candidatos se inscreveram para o concurso de delegado substituto da Polícia Civil. A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), por meio da Escola de Governo Henrique Santillo, é a responsável pelo certame e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), pela elaboração e aplicação da prova.
Horários
Os portões de locais de provas serão abertos ao meio-dia deste domingo, 21, para entrada dos candidatos, e fechados às 13 horas, horário oficial de Brasília. O candidato deve comparecer ao local de prova com antecedência mínima de 30 minutos do horário de fechamento dos portões. Ele deverá estar munido de comprovante de inscrição, caneta esferográfica de corpo transparente e de tinta preta, documento oficial e original de identidade que contenha foto e, preferencialmente, impressão digital.
Não serão permitidos aparelhos eletrônicos de qualquer espécie, assim como relógios de qualquer natureza, óculos escuros, livros, calculadoras ou similares. Qualquer sinal de alerta e/ou despertar de aparelhos que permitam transmissão e/ou recepção de dados será considerado utilização dos mesmos.

terça-feira, abril 16, 2013

Vacina contra a gripe: mais de mil doses já foram aplicadas

Começou nesta segunda-feira (15), a Campanha Nacional Contra a Influenza. Até agora, 0,16% da população procurou os postos de saúde para receber a vacina contra gripe, um total de 1.465 doses. Em todo o Estado a meta é imunizar 1,1 milhão de goianos.
 
Este ano o público-alvo foi ampliado para os portadores de doenças crônicas, que precisam apresentar prescrição médica para receberem a vacina. Sábado é o Dia D, onde espera-se aumentar significativamente o número de pessoas vacinadas. Nesse dia todos os postos de vacinação da rede pública e postos volantes estarão oferecendo a vacina.
 
 

Estudantes recebem 4 mil kits escolares

A Secretaria da Educação fará nova entrega de kits escolares nesta terça (16) e quarta-feira (17). Quatro mil alunos do ensino fundamental vão receber os kits compostos por mochila, cadernos, agenda, canetas, lápis, conjunto para desenho (esquadro, régua e transferidor), caixa de lápis de cor e cola. A meta da Secretaria é contemplar os 290 mil alunos do ensino fundamental.
 
Hoje serão contemplados cerca de dois mil alunos da Escola Estadual Parque Santa Cruz, CPMG Hugo de Carvalho Ramos, Colégio Estadual Dom Abel (Setor Pedro Ludovico) e Colégio Estadual José Honorato. Os três primeiros localizam-se na região Sul e o último no Centro da Capital. A entrega oficial será às 16h, no Colégio Hugo de Carvalho Ramos.
 
Na quarta-feira será a vez dos estudantes da Escola Estadual Nhanhá do Couto receber o material, assim como os alunos do CPMG Vasco dos Reis, Colégio Polivalente Professor Goiany Prates, Colégio Dona Mariana Rassi. A entrega oficial acontece às 16h, no Colégio Polivalente. Na última semana, foram entregues cinco mil kits para escolas de Goiânia.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 16-04-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.


Secretaria das Cidades quer acabar com lixões em Goiás

A Secretaria das Cidades, através do programa Goiás Sem Lixão, quer acabar com os mais de 230 lixões do Estado. Na pasta há mais de dois meses, o secretário João Balestra trabalha para convencer os prefeitos a se adequarem a normas ambientais e garantir que a população dos seus municípios não sofra problemas de saúde decorrentes do armazenamento equivocado do lixo.

Balestra sugere aos prefeitos que se reúnam em consórcios e busquem a gestão compartilhada dos resíduos sólidos - que além de mais eficiente, é mais barata. A divisão das responsabilidades torna mais fácil a missão de administrar os aterros sanitários, gerenciar funcionários e o maquinário de coleta.

Mais importante ainda é que, reunidos em consórcios, os municípios têm facilidade maior para conseguir recursos federais para auxiliar no manejo de lixo. Em audiências que coordena no interior do Estado, Balestra lembra que o Governo Federal definiu, como prioridade, a liberação de verbas para consórcios - em detrimento das iniciativas isoladas das prefeituras.

Divisão A Secretaria das Cidades sugere uma divisão do Estado em consórcios baseado nas bacias hidrográficas que banham Goiás.   Balestra lembra que esta é apenas uma sugestão e que cabe aos prefeitos determinar o ordenamento administrativo ao qual querem se juntar, a partir de afinidades políticas e pessoais.

Goiás já tem um consórcio pronto: é o Cima (Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente), que agrega oito cidades da região de Jussara. O grupo está muito bem organizado, e os frutos já começam a ser colhidos: o Governo Federal liberou R$ 4 milhões para aquisição de caminhões e contratação de funcionários para o aterro. O presidente do consórcio é o prefeito de Santa Fé do Sul, Gilmar Batista.

Na segunda-feira passada, Balestra viajou a Morrinhos para participar da formatação do segundo consórcio intermunicipal do Estado: o consórcio de Três Rios, a ser formado por outros 20 municípios e presidido pelo prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso. "Darei minha missão por cumprida se, ao final de 2014, todos os prefeitos já tiverem pelo menos iniciado as discussões para formação dos seus consórcios", diz Balestra.

Além do drama ambiental e da preocupação com saúde pública, a extinção dos lixões converge ainda com exigências cada vez mais frequentes do Ministério Público. "O prazo para apresentação dos planos municipais de resíduos sólidos já venceu. Prefeito que não cuidar dos seus lixões vai acabar por sofrer ações de improbidade administrativa e responder por crime ambiental, que é inafiançável", finaliza o secretário.

segunda-feira, abril 15, 2013

Vapt Vupt oferece serviços gratuitos no Governo Itinerante

O serviço Vapt Vupt Itinerante, da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), disponibilizará diversos atendimentos à população goiana durante a execução do Governo Itinerante.
 
A ação inicia suas atividades em Goiânia, nesta quinta-feira (18), e se estende até o mês de novembro, visitando outros municípios. A população terá acesso gratuitamente a serviços como emissão de CPF, guia de consulta, 2ª via de contas de energia e água, licença de pesca, DARE Estadual, DARF Federal para ajuste anual de Imposto de Renda e certidões de débitos, entre outros.
 
 

Agehab elabora projeto de moradia para índios Carajás

O modo de vida da comunidade indígena Carajá, no município de Aruanã, está sendo pesquisado nesta semana, durante os dias 15 e 16, por uma equipe da Agência Goiana de Habitação. A ideia é elaborar um projeto de habitação específico para a comunidade que vive no município.
 
Experiências na região mostraram que esta comunidade precisa ser atendida de maneira diferenciada, já que não se adequa a padrões comumente usados em moradia de interesse social, explica o presidente  da Agehab, Marcos Abrão Roriz. Um dos aspectos importantes, por exemplo, é que geralmente as divisões internas entre cômodos não são aceitas, explica  Marcos.
 
A solicitação do apoio foi feito à Agehab pela prefeitura de Aruanã. O pedido é resultado de tentativas anteriores do poder público municipal com integrantes da tribo que chegaram a abandonar moradias por não terem se adequado.
 
Entre os técnicos  presentes no município, estão os arquitetos responsáveis pela elaboração dos projetos de unidades habitacionais construídas pela Agência. Eles vão estudar comportamento e características culturais para realizar o trabalho. Além do projeto das moradias de interesse social, ainda vão projetar um Centro de Convivência Indígena a ser construído pela prefeitura.
 
 

Sinfônica Jovem abre Temporada 2013 nesta terça (16)

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (grupos infantil, B e C) realizará nesta terça-feira (16), às 20h30, o Concerto de Abertura Oficial da Temporada 2013 no Teatro Escola Basileu França. Os ingressos custam R$ 3 e estarão disponíveis no dia do espetáculo a partir das 18h, na bilheteria do Teatro Escola. Sob a batuta da maestrina Katarine Araújo e do Maestro Andreiwv Batista, o concerto será dividido em três partes: Grupo Infantil, Grupo C e Grupo B. O evento é uma realização do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.
 
Com repertório diversificado, os grupos que se apresentarão possuem a missão de cativar a atenção do público, com arranjos de obras tradicionais eruditas e obras pertencentes ao folclore brasileiro. Essa mistura de diferentes estilos será a grande atração da noite, que começará com o Grupo Infantil (cordas: composto por alunos iniciantes com faixa etária de 8 a 14 anos), sucedido pelo Grupo C (cordas – formado por jovens também em fase inicial), e por último, o Grupo B (cordas, sopros e percussão – alunos jovens iniciantes que compõem um grupo maior de instrumentistas).
Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, é dividida em cinco grupos, totalizando 180 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades têm sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Realiza cerca de 40 concertos anuais em Goiânia e sua região metropolitana, além de várias cidades do interior do Estado de Goiás.
 
A Sinfônica Jovem já fez apresentações em importantes salas de espetáculos do País tais como o Teatro Levino de Alcântara em Brasília (DF), o Teatro Coliseu em Santos (SP), o Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão (SP) e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Com o apoio da Endesa Cachoeira e do Governo de Goiás realizou, em outubro e novembro de 2011, uma turnê de oito concertos na Espanha, com sucesso de público e crítica, tocando em salas importantes como o Palau de la Musica (Barcelona), Auditório Josep Carreras (Vila-Seca), Auditório Enric Granados (Lleida), Auditório de Girona e Auditório do Centro Cultural Caja Granada (Granada).
 
O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás no ano de 2005. Desde 2009 recebe o apoio da Endesa Cachoeira em vários projetos e parcerias, levando concertos didáticos a diversas cidades do interior de Goiás, e também a outras cidades do Brasil.
 
 
O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.



Secretário da Saúde concede coletiva sobre vacinação

O secretário da Saúde, Antonio Faleiros, recebe a imprensa em seu gabinete nesta segunda-feira, dia 15, às 9 horas, para apresentar as novidades da campanha de vacinação contra a gripe. Este ano, portadores de doenças crônicas terão que apresentar prescrição médica para receber a vacina. Goiás disponibilizará 854 postos fixos e outros 1,5 mil postos volantes para aplicar as doses. Em 2012 foram registrados 74 casos no Estado, evoluindo para 14 mortes. A campanha começa hoje.