quinta-feira, janeiro 24, 2013

Bolsa Universitária pretende chegar a 150 mil até final de 2014

De acordo com a meta do Governo de Goiás,  é contemplar pelo menos 150 mil alunos com o Programa Bolsa Universitária até o final de 2014, desde a criação do programa. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (24), pelo governador Marconi Perillo, durante a solenidade de assinatura de contratos, quando quase 8 mil novos estudantes foram contemplados pelo programa, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.
 
"A nossa meta é chegarmos até o final do ano que vem com pelo menos 150 mil alunos bolsistas, formados ou cursando o ensino superior, desde o lançamento do programa em 1999. Também anunciamos hoje a abertura de inscrições a partir de primeiro de março, para mais cinco mil alunos; e a partir de agosto para mais 10 mil alunos", completou o governador. Segundo ele, somente nesse governo serão cerca de 50 mil alunos beneficiados com o Bolsa Universitária.
 
Desde o ano passado, o programa apresenta como novidades a possibilidade de obtenção de bolsa integral, e adota como critério, para o repasse do benefício, o desempenho apresentado do aluno contemplado. O valor do benefício parcial no primeiro semestre correspondente a 80% da mensalidade, sendo limitado a R$ 300; e a partir do segundo semestre, esse valor poderá chegar a R$ 500,  de acordo com o desempenho acadêmico do aluno.
 
A melhor ação preventiva
"Em um momento em que todo mundo fala de ações preventivas contra a criminalidade, a violência, as drogas e o crack, somente instrumentos como a informação, a qualificação das pessoas e instrumentos educacionais podem nos ajudar a transformar nossa sociedade e melhorar essa situação", reforça. Segundo o governador, com os alunos contemplados hoje, somam-se 126 mil atendidos pelo Bolsa Universitária,  desde o seu lançamento em maio de 1999. "Hoje 7952 pessoas, jovens carentes que não teriam condições econômicas de cursarem uma faculdade, recebem esse benefício".
 
"Esse programa é um verdadeiro instrumento de garantia de oportunidades para as pessoas mais pobres de alcançarem o mercado de trabalho, de serem competitivas, de crescerem na vida. Isso significa promoção social, cidadania, ajudar as pessoas a crescerem e a serem pessoas bem sucedidas na vida", completou.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário