quinta-feira, janeiro 24, 2013

Abertura nacional da colheita de soja será em Goiás

A  fazenda Abóbora, no município de Rio Verde, vai sediar às 10 horas de amanhã a abertura oficial da colheita da soja no Brasil. O evento é uma realização do Sistema Faeg/Senar, com parceria do Sindicato Rural de Rio Verde, Canal Rural e Aprosoja, com o apoio técnico da Embrapa e contará com a presença de diversas autoridades. O evento contará com a presença do governador Marconi Perillo.
 
O País começa a temporada agrícola beneficiando-se da quebra produtiva registrada em países como os Estados Unidos – gigante da produção mundial. Preços da commodity em alta e a perspectiva de se ofertar a maior colheita de soja na história fazem os trabalhos no campo ganharem impulso.
 
A soja é o destaque da safra 2012/13 tanto no Brasil como em Goiás. Segundo estimativas do setor, a cultura é a que mais deve crescer este ano, se tornando a principal atividade agrícola do País. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve colher 82 milhões de toneladas da oleaginosa, um acréscimo de 16 milhões de toneladas em relação à safra passada.
 
O Estado de Goiás é o quarto maior produtor de soja do País e deve colher nove milhões de toneladas da oleaginosa, 10% a mais que no ciclo passado. A soja foi o grão que apresentou maior crescimento de área no Brasil. Foram semeados 27,3 milhões de hectares, uma variação de 5% acima da safra anterior, quando foram cultivados 25,04 milhões de hectares, no País.
 
Rio Verde é o terceiro maior em Valor Bruto da Produção (VBP) de Goiás e o 11º do País com a geração de R$ 917 milhões (IBGE 2011). A capital goiana do agronegócio foi o município mais rico na atividade agropecuária do País (PIB 2009). A soja tem participação significativa nestes resultados, com estimativa de produção de 907,5 mil toneladas, devendo firmar Rio Verde como o município de maior produção desta oleaginosa em Goiás e ocupando a 10ª posição no ranking brasileiro.
 
Rio Verde produzirá, segundo estimativa do IBGE 2012, 80 mil toneladas de milho na 1ª safra, 990 mil toneladas na 2ª safra, 15 mil toneladas de feijão e 75 toneladas de sorgo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário