A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vai intensificar o trabalho de fiscalização de carnaval, no período de 7 a 14 de fevereiro. Segundo a gerente de Combate à Degradação Ambiental da Semarh, Tatiane Santiago, o objetivo é coibir a captura, armazenamento, o transporte e o comércio irregular da pesca no Vale do Araguaia e seus afluentes.
Ela ressalta que serão realizadas blitzen terrestres e aquáticas. Haverá fiscais em cinco postos fixos: Santa Fé, Aruanã, Rio Tesoura, Bandeirantes e Rio Verdinho e também em pontos estratégicos, em que os fiscais sairão dos postos e se deslocarão pelo rio. Uma equipe da Semarh vai trabalhar também na Serra da Mesa. A operação de carnaval contará com, aproximadamente, 25 fiscais ambientais.
Tatiane lembra que o período de Carnaval está coincidindo neste ano com a época da piracema, período em que os cardumes sobem até as cabeceiras dos rios para desova e reprodução. Há a restrição da pesca, ficando permitida somente as pescas científica e para subsistência, com cota de três quilos por pescador para consumo no local. A piracema segue até 28 de fevereiro.
Durante a piracema fica proibido também o uso de qualquer tipo de material predatório, limitadas as quantidades de peixes embarcados, assim como obediência rigorosa ao tamanho mínimo de captura. O descumprimento destas condições sujeita o infrator à multa, apreensão do material de pesca, embarcação e processo administrativo. Segundo Tatiane, todo pescado irregular apreendido é doado para instituições como asilos, creches, hospitais, no município onde foi apreendido. Ela enfatiza que a população também pode ajudar e denunciar qualquer crime ambiental pelo telefone: 0800-646-2112.
Nenhum comentário:
Postar um comentário