terça-feira, janeiro 29, 2013

Governo vai investir R$ 25 mi no atendimento a menores infratores


Ângela Scalon/Goiás
Agora O atendimento ao menor infrator em Goiás vai ganhar reforço com o investimento de R$ 25 milhões na construção e reforma de unidades sócio-educativas. O anúncio foi feito pelo secretário de Cidadania e Trabalho, Henrique Arantes, durante uma reunião na tarde de ontem, realizada na sede da pasta. Além disso, os servidores que atuam diretamente com o adolescente privado de liberdade vão receber, junto ao salário, uma gratificação pelo trabalho de risco.
Segundo o secretário, as cidades que vão receber essas novas unidades, além de Goiânia, são: Caldas Novas, São Luís de Montes Belos e Rio Verde. Para Arantes, o objetivo do Estado é ser referência no tratamento do menor infrator. “Apesar de Goiás ser um dos estados com melhor atuação em medidas sócio-educativas, o atendimento ainda deixa a desejar por conta da própria legislação. Não podemos ficar atrás e devemos fazer  tudo para sermos o melhor do País nesse sentido”.
A exemplo da gratificação paga aos agentes prisionais, que desempenham um trabalho de risco nas penitenciárias, o secretário afirmou que é também necessário conceder o benefício aos servidores que atuam nas unidades sócio-educativas. O valor será pago junto ao salário e cerca de 700 funcionários da pasta serão contemplados.
Outro ponto citado na reunião foi a ampliação do Programa Jovem Cidadão, de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, destinado a jovens de 16 e 17 anos. Segundo Arantes, neste ano haverá o dobro de vagas – de 2.3 mil para 4.6 adolescentes assistidos. “Se antes conseguíamos chegar a 180 municípios atendidos, poderemos agora oferecer o programa em todo o Estado. Além disso, nos locais onde já é realizado, teremos condições de aprimorar o atendimento”.
Melhorias
Além dos anúncios destinados ao setor de cuidado com menores infratores, Arantes listou o que será colocado em prática na secretaria para melhorar as condições gerais de trabalho. Entre as novidades, estão a aquisição de novos móveis, equipamentos de informática e sinal de internet mais veloz. Para o secretário, as melhorias demonstram o reconhecimento pelo bom trabalho desempenhado pela pasta, com número recorde de atendimentos a cada ano. “A Secretaria é de extrema importância. Atendemos justamente pessoas que necessitam de ajuda, carentes, em vulnerabilidade, risco ou desempregadas. São trabalhos de grande relevância social”. Confira o balanço das ações da Secretaria de Cidadania e Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário