quarta-feira, janeiro 30, 2013

Pesquisa revela alta satisfação no atendimento hospitalar

 O governador Marconi Perillo, acompanhado do secretário de Saúde, Antônio Faleiros (foto), apresentou ontem, durante reunião no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, a primeira avaliação da atuação das Organizações Sociais (OSs) em sete hospitais do Estado: Crer, Hurso, HGG, Huana, HDT, HMI e Hugo. A avaliação é resultado de uma pesquisa realizada pelo instituto Serpes em cada uma das unidades hospitalares geridas por este novo conceito de administração. O trabalho científico avaliou dez itens durante entrevista com 1,3 mil pacientes ou acompanhantes.

Na avaliação do atendimento por parte dos médicos e da efetividade dos exames feitos no hospital, por exemplo, o Crer, Hurso, HGG e Huana alcançaram mais de 90% de satisfação. No item que avaliou a limpeza do hospital, Hurso, Crer, HGG, Huana, Hugo e HDT tiveram 90% ou mais de satisfação. A satisfação com a estrutura física da unidade ficou superior a 90% no Crer, Hurso e Huana. A segurança do hospital recebeu 90% ou mais de satisfação no HGG, Huana, Hurso, Crer e Hugo. Foram avaliados ainda o atendimento por parte dos enfermeiros, por parte dos recepcionistas e a qualidade da água servida na unidade.

Marconi Perillo (foto) destacou que o resultado positivo não pode servir de acomodação para as OSs e que o Governo busca oferecer à população um atendimento que chegue bem perto de 100% de satisfação, como acontece com as unidades do Vapt Vupt. “Quando da decisão de implantação do conceito de administração hospitalar por Organizações Sociais, nós já tínhamos a experiência com o Crer e com o Hospital de Urgências de Anápolis. Agora temos experiências que vão se consolidando em outros cinco hospitais públicos do Estado. Esse resultado altamente positivo não pode servir de acomodação. Pelo contrário. Nós temos que alcançar nos hospitais os resultados que nós temos nos Vapt Vupts, ou seja, muito próximo de 100% de aprovação.”

Na avaliação de Marconi, o alto índice de satisfação identificado na pesquisa revela que o Governo acertou ao tomar a decisão de transferir a gestão dos hospitais para OSs. “O alto índice de satisfação apurado pela pesquisa Serpes nos alegra muito enquanto governo, porque é o atestado de que o conceito adotado por nós de mudança radical na gestão dos hospitais está dando certo. Muita coisa ainda precisa ser melhorada, mas, o mais importante, é que as mudanças estão em curso. Nos hospitais antigos que tinham problemas crônicos em relação ao atendimento, a melhoria é visível."

O governador afirmou que as mudanças que vieram com a gestão dos hospitais por OS são muito significativas. Como exemplo, citou que os procedimentos para reformas de infraestrutura e consertos de equipamentos agora são bem mais rápidos e ágeis; houve um barateamento em relação aos custos de vigilância, limpeza e alimentação; além de uma maior rapidez na compra de insumos, como medicamentos. “A principal mudança é a pouca burocracia que reflete numa maior agilidade dos procedimentos”, afirmou.

Marconi enumerou, entre as mudanças que estão em curso, a construção da nova UTI do Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) e a terceira ampliação do Crer. “Quando nós construímos o Crer, na década passada, ele tinha uma área construída de 11 mil m². Com esta terceira ampliação, o Crer vai chegar a 35 mil m². E é um hospital reconhecido por todos como de excelência na área de reabilitação e readaptação.”

De acordo com o governador, recursos do Estado já estão sendo assegurados para que seja feita uma ampliação do HDT e dos demais hospitais. Para diminuir a pressão que existe principalmente sobre o Hugo, Marconi esclareceu que duas providências são vitais: a solução definitiva para a administração do Huapa e a construção do Hugo II, na região noroeste da capital. “As obras do Hugo II só não começaram ainda porque há uma liminar sobre a desapropriação da área onde o hospital será construído, na GO-070. Resolvida essa parte, a gente deflagra imediatamente o processo de licitação e começa as obras. Este hospital também será gerido por OS. O Hurso já está realizando um atendimento de excelência na região Sudoeste do Estado e o Huana atende a região onde está inserido, ajudando a diminuir as pressões sobre os grandes hospitais.”

Em relação ao impasse na transferência da gestão do Huapa para Organização Social, Marconi afirmou que o Governo está tentando um entendimento entre as duas OSs que disputam a administração para que, finalmente, uma OS assuma o hospital e ele funcione plenamente. O governador aproveitou o encontro com os representantes das OSs para parabenizar pelos resultados altamente satisfatórios registrados até agora e anunciou que pretende estudar uma maneira de premiar, com dinheiro, os hospitais que alcançarem os melhores resultados. O valor do prêmio deverá ser investido no próprio hospital vitorioso do certame. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário