terça-feira, outubro 01, 2013

Joaquim Mesquita: SSP registra queda dos homicídios em Goiânia

A Secretaria de Segurança Pública registrou queda de 20% nos homicídios em Goiânia, quando comparados os meses setembro e agosto últimos. A redução também ocorreu no mesmo comparativo referente ao Estado, com diminuição de 7%. No Entorno do Distrito Federal a redução foi de 6%. A maior baixa ocorreu em Aparecida de Goiânia, com 33% mortes a menos. Os dados foram apresentados nesta terça-feira, dia 1°, pelo Secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, em reunião na Fundação Tiradentes. Os números, segundo ele, indicam certa estabilidade.

“A Segurança Pública e as polícias atuam em algumas das causas da criminalidade. Não atuam em todas. Aquelas que nós compreendemos que a Segurança Pública pode atuar, nós temos buscado aperfeiçoar, através do modelo de atuação integrada com os Planos de Atuação Integrados feitos pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, com a saturação das manchas criminais, com a identificação da casuística criminal por região, buscando colocar mais policiamento e atuar preventivamente nesses locais. Além, evidentemente, da Polícia Civil priorizar a investigação dos casos de ameaça, de tentativa de homicídios e de homicídios. Eu penso que os resultados que podem ser imputados à atuação das forças policiais, certamente, estão associados ao modelo das Regiões Integradas de Segurança Pública”, explica o secretário (ouça o áudio).

Uma das ferramentas usada pela SSP para conter as mortes violentas é a tecnologia para mapear as regiões com maior incidência de crimes, além dos horários com maior ocorrência. A partir desse mapeamento, estão sendo designados mais policiais para esses pontos de maior risco. Além disso, a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública auxiliam nessa integração, planejamento e otimização das ações policiais.

Dados

Em todo o Estado os crimes de morte caíram 7%, comparados os últimos meses de agosto e setembro, de 237 para 220. Quando confrontados os dados do último mês e do mesmo período de 2012, houve redução de 4%. O acumulado do ano teve acréscimo de 11%, de 1.708 para 1.898. Apesar desse crescimento, o dado reflete redução quando considerada a projeção anual de que os homicídios aumentariam 20%. A SSP conseguiu frear essa tendência.

Em Goiânia, houve 44 assassinatos em setembro deste ano. No último mês de agosto foram 55. Em setembro de 2012 foram 51, o que mostra redução de 14%, comparados os meses períodos de 2012 e 2013. Em relação ao acumulado do ano, houve crescimento de 4%, de 404 para 421. O total é considerado estável.

Em Aparecida de Goiânia, os homicídios diminuíram de 30 para 20, em agosto e setembro, queda de 33%. No comparativo entre  setembro deste ano e de 2013, a redução foi de 30%, de 29 para 20 mortes do tipo. O acumulado do ano se manteve estável, com crescimento em 3%, de 229 homicídios em 2012, para 235 em 2013.

No Entorno os homicídios caíram 6%, comparados os meses de setembro de 2012 e 2013, com 78 e 73 registros. De agosto para setembro deste ano, houve acréscimo de 16%, subindo de 63 para 73. No acumulado do ano houve queda de 4%, de 554 mortes do tipo para 32.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/ssp-registra-queda-nos-homicidios-em-goiania/

Nenhum comentário:

Postar um comentário