terça-feira, outubro 01, 2013

Índice de satisfação dos pacientes atendidos no Huana é superior a 90%

O Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo de Anápolis (Huana) é mantido, exclusivamente, com verba do Tesouro Estadual (R$ 2,8 milhões por mês). No local são realizados atendimentos de traumas e emergências de Anápolis e região, totalizando cerca de 73 municípios. A equipe é formada por 610 funcionários (150 médicos e 201 enfermeiros). A estrutura física é composta por 82 leitos, sendo 24 deles de UTI. Todos os meses são realizadas, em média, 700 cirurgias  e 17 mil procedimentos e diagnósticos. A maioria das pessoas atendidas (520/mês) é vítima de acidentes de trânsito.

Pesquisa de satisfação

Segundo o diretor técnico do Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo de Anápolis (Huana), Luiz Cláudio Rezende Gonçalves, todos os pacientes respondem a uma pesquisa de satisfação. O material é utilizado para corrigir falhas e potencializar as ações que dão resultados positivos. A pesquisa mostra que 65,5% dos pacientes acham que o hospital é excelente; 22,59% acham que o hospital é bom; 5,91% acham que o hospital é razoável; e 3,99% acham que o hospital é ruim. “Pelas características do hospital, com atendimento de emergência, trauma e urgência, seria muito difícil agradar os pacientes. Isso porque eles vivem uma situação de muito stress e fragilidade. Mas, mesmo com essas características, nós temos um índice de satisfação entre excelente e bom que chega a 90%”, salienta Luiz Cláudio.

O Huana tem contribuído para a redução do fluxo de atendimentos de urgência e emergência no Hugo de Goiânia. “Nós conseguimos reduzir ao máximo o número de pacientes para o Hugo de Goiânia. Resolvemos todos os casos aqui. Nós é que somos a ponta. Há muitas cidades do interior que encaminham pacientes para cá, mas temos uma política e atendemos o que é importante e necessário e vai fazer diferença entre a vida e a morte. Agora, pacientes crônicos, pacientes que não teriam nenhuma vantagem no tratamento aqui  são encaminhados para a cidade de origem”, relata Rezende. Nesses 8,5 anos de funcionamento o Huana não passou por obras de ampliação. No período foram feitas alterações internas visando atender o aumento expressivo da demanda. Os leitos de terapia intensiva pediátrica foram trocados por leitos de terapia adultos e com adequações internas foram criados mais leitos de enfermaria.

Paciente

Ivani de Morais Bandeira, de 60 anos, mora em Corumbá e foi atendida no pronto socorro do Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo de Anápolis (Huana), depois de sofrer uma queda na qual fraturou uma das pernas (tíbia). “Eu cheguei ao hospital com uma dor insuportável e fui direto para o pronto socorro. Eu fiquei surpreendida quando cheguei ao hospital”, frisa Ivani,  relatando que a forma como foi recebida pela equipe médica e de enfermeiros foi decisiva para o resultado do tratamento. “Eles me levaram logo para a sala de radiografia e vieram outros médicos e enfermeiros para me avaliarem. Depois eu fui levada para um quarto, onde senti paz. As enfermeiras são sempre sorridentes e a comida é de boa qualidade”.

No momento, dona Ivani de Morais está na enfermaria aguardando a hora de voltar para casa. “O médico me passou tranquilidade para fazer a cirurgia. Eu estou bem e não senti nenhuma dor durante a cirurgia e durante a recuperação. Não tenho nada para reclamar. O hospital está de parabéns. A forma que eu fui tratada foi decisiva para a minha recuperação. No meu caso, que tenho pressão alta, se eu não fosse bem tratada, minha pressão poderia subir”, relata.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/indice-de-satisfacao-dos-pacientes-atendidos-no-huana-e-superior-a-90/

Nenhum comentário:

Postar um comentário