quinta-feira, setembro 19, 2013

Procon orienta consumidor durante greves nos Correios e bancos

Diante da greve dos bancários, o Procon orienta os consumidores goianos sobre seus direitos. A recomendação é tomar algumas providências para evitar prejuízos financeiros. A superintendente do Procon, Darlene Araújo, avalia que o fechamento das agências bancárias gera vários transtornos, mas esclarece que os consumidores devem, antecipadamente, buscar junto às empresas credoras formas alternativas de pagamento.

“Os consumidores devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das instituições, anotar o número do protocolo de atendimento, e pedir alternativas como o envio das faturas com código de barras pela internet, para o pagamento em casas lotéricas, para que possam cumprir com suas obrigações nos caixas eletrônicos”, explica.

Caso as empresas não forneçam tais opções, o Procon orienta que é proibida a cobrança de juros e multas sobre as contas com a data de pagamento vencida. Diante dessa conduta, vale reunir documentos que comprovem as tentativas de pagamento das faturas, para registrar reclamação no órgão de defesa do consumidor ou o Procon pode ser acionado imediatamente pelo telefone 151 ou na sede,  na Rua 8, nº242, Edifício Torres, no Centro de Goiânia.

Outra paralisação que causa dor de cabeça é a dos trabalhadores dos Correios, por comprometer a entrega de correspondências. Ela também ressalta a importância do diálogo com os fornecedores para chegar a um acordo sobre a compra. Se o negócio for prejudicado em função da greve, a alternativa é recorrer a uma transportadora que possa fazer o frete, sugerida pela empresa.

“Se as encomendas foram contratadas pela internet, é bom lembrar que o consumidor tem o prazo de sete dias para fazer a devolução posterior, sem nenhuma justificativa. Ele também pode ser ressarcido”, completa. Darlene esclarece que as empresas poderão ser multadas, após as reclamações no Procon, ou responderem a processos de indenização por danos morais e materiais no Poder Judiciário.

Dicas

- É importante se prevenir de cobranças de juros e multas por atraso, buscando canais alternativos para a quitação de contas junto as empresas credoras.

- O consumidor pode fazer seus pagamentos através de opções como: caixas eletrônicos, casas lotéricas, correspondentes bancários, internet banking, dentre outras. Alguns serviços são limitados diariamente.

- Mensalidades de escolas, operadoras de planos de saúde e boletos diversos podem ser pagos diretamente no estabelecimento do emitente ou ainda por débito em conta.

- Caso não consiga efetuar o pagamento, o consumidor deve procurar o Procon ou um dos postos de atendimento Vapt Vupt para registrar a reclamação, pois é muito importante documentar o fato para apurar responsabilidades.

- É válido que, ao entrar em contato com a empresa, solicitando alternativa para pagamento, o consumidor anote o dia e hora desse contato, além de pedir o número de protocolo do atendimento e demais documentos pertinentes.

- O consumidor não deve adquirir, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.

- O consumidor não poderá ter o nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito por conta da paralisação das atividades bancárias e falta de canal de pagamento da dívida disponível. Caso isso ocorra, deverá registrar a reclamação no Procon, com opção de ingresso de ação judicial nos Juizados Especiais Cíveis.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/procon-orienta-consumidor-durante-greves-nos-correios-e-bancos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário