quinta-feira, setembro 19, 2013

Escolas devem minimizar efeitos da baixa umidade e calor

A Secretaria da Educação orienta as escolas da rede pública estadual a adotarem algumas medidas para minimizar os efeitos produzidos pela baixa umidade do ar em Goiás. Estimular o consumo de água, facilitando o acesso aos bebedouros, e evitar a exposição dos alunos ao sol em atividades físicas são as principais recomendações repassadas às Subsecretarias Regionais de Educação.
Para garantir o bem-estar dos estudantes durante as aulas, as escolas devem orientá-los a trazer de casa garrafinhas com água e ainda facilitar a ida deles ao banheiro. As atividades físicas das 10 às 16 horas devem se restringir a áreas cobertas, com ventilação, ou sombreadas por árvores ou, caso isso não seja possível, se limitar à sala de aula, com atividades recreativas e pedagógicas. Para aumentar a umidade do ar nas salas devem ser mantidos recipientes com água e dispostos tapetes e toalhas molhadas.
Clima seco x aprendizagem
É importante que sejam evitadas aglomerações em ambientes fechados, como auditórios que tenham pouca ventilação e umidificação. Essa e as demais medidas visam assegurar as condições de saúde dos estudantes e servidores para que não haja prejuízo no seu aprendizado nesse período de seca, comum nessa região de Cerrado e que se caracteriza por altas temperaturas e baixa umidade do ar.
Quanto à merenda oferecida aos estudantes, o ideal é que os alimentos sejam de fácil digestão. Também devem ser servidos frutas, sucos e vitaminas. A Secretaria da Educação ainda orienta as escolas para que não dispensem os alunos antes do término do horário regular das aulas, de forma que seja cumprida a carga horária preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), sem comprometer o calendário letivo de 2013. Boletins meteorológicos com a umidade relativa do ar podem ser conferidos no site do Corpo de Bombeiros de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário