sexta-feira, setembro 20, 2013

Juarez Barbosa terá nova sede a partir de segunda-feira

A Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cmac) prestará atendimento aos usuários em nova sede a partir da próxima segunda-feira, dia 23. A inauguração da nova sede será às 18h30, na Rua 16, esquina com a Rua 12, nº 97, Centro, próximo à Agência Central dos Correios, na Praça Cívica, onde passará a funcionar.

Mais conforto e segurança aos pacientes
Segundo o secretário da Saúde Antonio Faleiros, com o novo espaço, vai ser possível oferecer mais conforto e segurança para mais de 90 mil pacientes e servidores. “Isso representa humanização do atendimento e valorização do funcionário. Já descentralizamos parte do serviço no caso dos pacientes renais crônicos, que desde fevereiro deste ano recebem o medicamento na clínica onde é realizada a hemodiálise. Nossa intenção é levar o remédio para mais perto de quem dele necessita”, explica o secretário.

 Mais de R$ 2,5 milhões em investimentos
O prédio que vai abrigar a nova Cmac tem mais de 20 anos e foi completamente reformado. Segundo a Agetop, responsável pela obra, foram investidos mais de R$ 2,5 milhões. As redes elétrica e hidráulica foram inteiramente trocadas e o local vai contar com dois elevadores, central de ar-condicionado e câmara fria para acondicionamento de medicamentos termolábeis (que precisam ser mantidos em determinada temperatura).

“A CMAC Juarez Barbosa é uma unidade que propicia qualidade de vida aos usuários portadores de doenças crônicas raras. São pessoas, na maioria dos casos, que não teriam condições de comprar o medicamento em função do alto preço”, esclarece Jacireni Mello, diretora Geral da unidade. Ela garante que, com a mudança para a nova sede que breve será inaugurada, pacientes e servidores terão mais conforto e agilidade no atendimento, além da capacidade dobrada de armazenagem de medicamentos.

Direito de todos
A Cmac Juarez Barbosa é uma unidade administrada pela Secretaria da Saúde (SES-GO), com recursos dos governos federal e estadual. É referência em Goiás na dispensação de medicamentos constantes do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, de uso ambulatorial, de acordo com a Portaria GM/MS nº 2.981, de 26 de novembro de 2009 e suas atualizações. No momento, constam na lista do Ministério e estão disponíveis 143 apresentações farmacêuticas.

96.628 pacientes cadastrados
Atualmente são 96.628 pacientes cadastrados, dos quais 25.696 receberam medicamentos no último trimestre. Qualquer cidadão, independentemente da situação financeira ou classe social, tem direito ao medicamento de alto custo, desde que obedeça aos protocolos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde. O primeiro passo é abrir um processo tendo em mãos a receita ou relatório médico com o Código Internacional de Doenças (CID) e o princípio ativo do medicamento.

A pessoa já sai da Cmac com um formulário, que deve ser preenchido pelo médico e pelo paciente. Essa documentação passa pela Divisão de Avaliação e Auditoria Técnica e, se aprovada, em cinco dias a pessoa leva o medicamento para casa. O paciente também pode autorizar até três pessoas para pegar o medicamento. Para isso, basta levar duas cópias da identidade e, no caso de esposo, duas cópias da certidão de casamento para preencher a autorização.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/juarez-barbosa-tera-nova-sede-a-partir-de-segunda-feira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário