segunda-feira, setembro 16, 2013

Governador destaca avanços na área de saneamento em Goiás

O governador Marconi Perillo participou na manhã desta segunda-feira, dia 16,  do painel de abertura do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Durante discurso destacou o progresso significativo na área de saneamento nos últimos  anos, em Goiás. Relembrou que em 1999, o Estado contava com cerca de cinco estações de efluentes e atualmente tem 61 estações de tratamento de efluentes em funcionamento, e há mais dez em construção. “Chegaremos a 71 estações até o ano que vem”.

Ele citou outras ações do Governo de Goiás e da Saneago por todo Estado. Um delas é o Complexo João Leite, que está em construção, e terá condições de abastecer a Região Metropolitana de Goiânia até 2041. Também falou sobre os projetos de Preservação de Mananciais e de Preservação do Cerrado, que  serão encaminhados em breve a Assembleia Legislativa. “Terão um impacto positivo em relação à questão ambiental”.

Ele falou também sobre a universalização do saneamento em várias cidades de grande porte, como Goiânia. “Até o final do próximo ano, com que está sendo investido em redes coletoras, em melhoria do tratamento, Goiânia deverá ter um tratamento superior a 90% de atendimento à população”. Em relação à cidades menores, disse que a solução é a melhoria do tratamento domiciliar.

Parceria

O governador ressaltou a experiência positiva que tem através das parcerias com os governos federal e municipal. Citou a construção do sistema produtor de Corumbá IV, que vai atender municípios como Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso e toda Região Sul de Brasília. O projeto é  uma parceria que conta com recursos dos governos de Goiás e Brasília, além do Governo Federal através do PAC. “Temos aqui iniciativas ousadas”. Marconi enfatizou que o avanço na área de saneamento já foi muito grande, mas ainda é necessário mais recursos.

Saneago

A Saneago participa do Congresso como parceira e patrocinadora. Segundo o diretor de Engenharia da empresa, Olegário Martins, é uma oportunidade para conhecer novas tecnologias e fazer relacionamento com outros profissionais de empresas de saneamento. “São novas ideias para viabilizar a universalização da água e esgoto. Ao final de 2014, vamos fazer a universalização de água no Estado de Goiás e, daqui cinco anos, a de esgoto”, afirma Olegário.

O evento reúne especialistas e representantes de entidades do setor de todo Brasil para um encontro propositivo que vai gerar a Carta de Goiânia – documento que será apresentado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) ao Governo Federal. A Abes  é a responsável por promover o evento, que segue até esta quinta-feira, dia 19, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário