segunda-feira, setembro 16, 2013

Conferência das Cidades discute construção de BRTs no Entorno do DF

A Conferência Estadual das Cidades, a se realizar nos próximos dias 20 e 21 no  Centro de Convenções de Goiânia , vai discutir a construção de dois Bus Rapid Transit (BRTs) no Entorno do Distrito Federal (DF). O Governo de Goiás tenta encaixar os projetos no âmbito do PAC da Mobilidade, e na conferência as autoridades estaduais reforçarão o apelo junto ao governo federal. A abertura da Conferência será às 19 horas do dia 20. As plenárias acontecerão das 8 às 18 horas de sábado, com apoio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Detran e Saneago.
O primeiro BRT objetiva estender o alcance do Expresso DF, já incluso no pacote de obras de mobilidade para Copa do Mundo de 2014 e que será concluído em dezembro deste ano. O Expresso ligará o Plano Piloto à regional administrativa de Santa Maria. O BRT, por sua vez, levaria passageiros de Santa Maria ao município goiano de Luziânia e contemplaria 147.700 pessoas.
O segundo BRT conectaria a regional de Ceilândia à cidade de Águas Lindas e atenderia demanda de 85.600 usuários. O secretário das Cidades e anfitrião da Conferência, João Balestra, afirma que o evento será importante para reafirmar a importância das duas obras e investi-las na condição de um pedido formulado oficialmente pelos municípios do Entorno à presidente Dilma.
No fim de agosto, Balestra acompanhou o governador Marconi Perillo (PSDB) em viagem a Brasília para apresentar os projetos dos dois BRTs ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. A bancada de deputados federais do PP, mesmo partido do ministro e o vice-governador também fizeram parte da comitiva.
Conferência
Esta será a quinta edição da conferência estadual das Cidades, que cumpre o papel de reunir as demandas dos municípios,, formular diretrizes únicas de desenvolvimento urbano para o Estado e encaminhá-las ao governo federal, para que façam parte de planos nacionais de desenvolvimento.
As conferências já ajudaram o governo federal a formular programas como o Minha Casa, Minha Vida e os Programas de Aceleração do Crescimento (PACs). “O mesmo debate vai ser realizado, simultaneamente, em vários outros estados, e vai indicar as prioridades de atuação ao Ministério das Cidades”, afirma João Balestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário