quarta-feira, maio 15, 2013

Agrodefesa negocia redução da idade vacinal do rebanho bovino


A Agrodefesa negocia junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento a redução da idade vacinal do rebanho bovino goiano, já para a próxima etapa de vacinação contra a febre aftosa, que acontece em novembro. “Estamos em negociação com o Governo Federal para que a gente possa, dentro do avanço normal do controle sanitário do rebanho goiano, tentar, a partir de novembro, diminuir a idade do rebanho a ser vacinado”, afirma o  dirigente da Agrodefesa, Antenor Nogueira. Atualmente o rebanho todo é vacinado em maio, e em novembro somente animais de até 24 meses.

“Nós fizemos recentemente uma proposição, com exposição de motivos ao Ministério da Agricultura, solicitando para novembro de 2013 a diminuição da idade vacinal apenas para animais de até 12 meses”,  defende Antenor Nogueira, fato que, segundo ele, vai resultar em uma economia muito grande para o produtor rural do Estado. Além disso, é  mais um passo importante para que o Estado tente chegar em 2014 como área livre de aftosa sem vacinação.

Comum acordo

Antenor Nogueira afirma que já solicitou ao secretário da Agricultura de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima, uma reunião, com todos os órgãos que têm interesse na vacinação, para debater o assunto. Segundo ele, há a necessidade de que todos os setores econômicos envolvidos estejam em comum acordo. “O Governo de Goiás quer tirar a vacinação, mas é preciso ver se o setor econômico ligado à pecuária quer também, já que vamos ter muitos ganhos, mas, por outro lado,  vamos ter algumas peculiaridades e exigências que terão que ser cumpridas; e é preciso saber se há interesse da iniciativa privada em cumprir tudo isso”, conclui o presidente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário