quarta-feira, maio 15, 2013

Implantação de organizações de procura de órgãos é tema de curso


Profissionais de saúde dos hospitais públicos de Goiás participam de 17 a 19 próximos do curso para implantação de Organizações de Procura de Órgãos (OPO). Disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o evento conta com o apoio da Central de Transplantes, órgão da Secretaria da Saúde e será realizado no auditório do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo.

O gerente da Central de Transplantes, Luciano Leão, informa que o curso será ministrado por professores da Life’s Donor, empresa especializada na qualificação para a operacionalização de transplantes e terá aulas práticas e teóricas. “Em Goiás, está sendo implantada a OPO no Hugo e já foram pactuadas mais duas para os hospitais de Urgências de Aparecida de Goiânia e de Anápolis, seguindo normas do Ministério da Saúde”, diz.

Durante os três dias serão apresentados temas como: legislação em doação e transplante, entraves éticos e jurídicos, diagnóstico de morte encefálica, manutenção de potenciais doadores e entrevista familiar, entre outros. Para as aulas práticas será disponibilizada uma UTI com bonecos, simulando situações reais do passo a passo da doação de órgãos.

A Organização de Procura de Órgãos (OPO) funciona com o objetivo de apoiar e executar as atividades relacionadas à doação de órgãos e tecidos, para identificar potenciais doadores e acompanhar todo o processo da doação. “A OPO se soma à Central de Transplantes, contribuindo com o nosso objetivo de ampliar cada dia mais a captação de órgãos no Estado de Goiás”, ressalta Luciano Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário