segunda-feira, julho 01, 2013

Operação Férias reforça prevenção em balneários

Começa nesta segunda-feira, dia 1º de julho, a 39ª Operação Férias Turista Seguro 2013, do Corpo de Bombeiros. Cerca de 300 bombeiros participam da ação que tem como objetivo prevenir acidentes de trânsito e afogamentos. Além dos veículos de salvamento do Corpo de Bombeiros, haverá o apoio do helicóptero. Com o grande fluxo de visitantes, a corporação fica em alerta para atender ocorrências. Somente Aruanã, por exemplo, cidade com cerca de 7 mil habitantes, recebe 50 mil turistas no ponto alto da temporada. A operação segue até dia 29 de julho.
Tenente-coronel Mauro Queiroz comanda a Operação Férias (Foto: Bombeiros)
O comandante da Operação Férias Turista Seguro, tenente-coronel Mauro Queiroz, explica que serão sete postos fixos: Aragarças, dois em Britânia, Aruanã, Nova Crixás, São Miguel do Araguaia e Cocalinho, que embora seja em Mato Grosso, a praia fica em território goiano. Os bombeiros vão manter um posto móvel em Faina. Confira algumas orientações de segurança do comandante da Operação.
Cuidados no trânsito
A imprudência é a principal causa de acidentes de trânsito e mortes nas rodovias goianas. O excesso de velocidade e a ultrapassagem em local proibido se destacam nas ocorrências deste tipo. Uma das preocupações dos bombeiros é relativa a rodovia próxima à cidade de Goiás. O local passou por recente restauração e o asfalto está muito liso e ainda não foi concluída a sinalização. “Vamos fazer uma campanha de prevenção no intuito do pessoal não abusar da velocidade”, comenta Queiroz.
Cuidados na água
No ano passado houve 11 princípios de afogamento. Nos últimos dois anos não houve vítima de afogamento com morte. O dado é comemorado pelos bombeiros. O objetivo é manter essa estatística zerada. Para isso, o comandante orienta os banhistas a não ingerirem bebida alcoólica antes de entrar na água, além de evitar entrar sozinho em rios, lagos ou afins.
Outra orientação para os banhistas é ter cuidado com arraias. O Corpo de Bombeiros tem atendido anualmente, na Operação Férias, muitas pessoas que ao entrarem em rios pisam em arraias e são ferroadas. O peixe chamado de raia ou arraia pode ser encontrado em rios, lagoas e lagos. Sua forma arredondada é inconfundível. Ela pode facilmente se camuflar na areia ou na lama. Caso seja pisada, reage com uma ferroada que causa grande dor. Seu ferrão tem formato de serra invertida e possui uma substância venenosa. Os bombeiros recomendam aos turistas que, ao entrar na água, principalmente em locais com muito barro, é necessário caminhar arrastando os pés para espantar a arraia.
Anjos mirins
Outra iniciativa consolidada e que volta a ser promovida este ano é a da formação de turmas do projeto Bombeiros Mirins – Anjos do Araguaia. Britânia, Aruanã, Cocalinho e Luís Alves (distrito de São Miguel do Araguaia) serão sede do projeto que aposta nas ações educativas e de prevenção. Os grupos, formados por crianças de ambos os sexos, recebem instruções de cidadania, ordem unida, educação física, técnicas de bombeiro, além de normas de segurança no Rio Araguaia e preservação do meio ambiente.
A ideia é que os Anjos do Araguaia atuem como agentes multiplicadores da doutrina do Corpo de Bombeiros Militar, focada na prevenção dos acidentes, e auxilie na promoção de boas práticas ambientais. Os Bombeiros Mirins – Anjos do Araguaia atuam percorrendo os acampamentos mais próximos, levando aos turistas e à comunidade local orientações e informações sobre a preservação ambiental e normas de segurança.
Histórico
Mais de 111 mil pessoas foram atendidas pela Operação Férias Turista Seguro 2012 do Corpo de Bombeiros. Foram registradas 111.234 ações preventivas, 175 resgates, 12 combates a incêndio e 77 ocorrências de busca e salvamento. Sete pessoas que estavam se afogando foram resgatadas pelos bombeiros. Na área de prevenção, foram registrados 582 reconhecimentos de áreas de risco e três inspeções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário