sexta-feira, junho 28, 2013

Postos de Saúde vacinam contra a paralisia até o dia 5

As vacinas contra a poliomielite estarão nas unidades de saúde goianas até o próximo dia 5 de julho. A recomendação feita pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de fazer com que todos os estados e municípios atinjam a meta de 95% de cobertura vacinal de crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Balanço parcial revela que em Goiás foram aplicadas 382.384 doses, o que corresponde a 93,81% da cobertura vacinal. Os dados foram computados às 9 horas desta sexta-feira, dia 28. Até o momento, o Estado figura em sétimo lugar no ranking nacional da Campanha contra a Poliomielite.

Um dado preocupante diz respeito aos municípios que alcançaram cobertura vacinal no Estado. Apenas 64,23% das cidades goianas atingiram a meta. “Precisamos da mobilização de todos os gestores municipais para conseguirmos os 95%”, ressalta Clécia Vecci, gerente de Imunizações e Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde.

A gerente ainda explica que o engajamento dos pais e responsáveis é fundamental para o sucesso da campanha. “É muito importante que os pais tenham a consciência de que a poliomelite pode voltar se não levarem os filhos para vacinar”, diz Clécia. O último registro foi em 1989, na Paraíba. As vacinas estão disponíveis em 854 postos fixos no Estado.

Brasil
A meta brasileira, segundo o Ministério da Saúde (MS), é vacinar 12,2 milhões de crianças. Em 2012, foram vacinadas mais de 14 milhões de crianças, o que representou 99% do público-alvo. Desde 2012, o Brasil passou a realizar somente uma etapa exclusiva da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, no mês de junho.

No ano passado, todas as crianças até cinco anos incompletos participavam. Já neste ano, o público-alvo da campanha são as crianças a partir dos 6 meses, com a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas. Isso porque as menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a injetável (VIP) nos postos de vacinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário