terça-feira, julho 02, 2013

Saúde fiscaliza comércio de alimentos na Festa de Trindade

Equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria da Saúde estão desenvolvendo uma ação sistemática em Trindade com o objetivo de minimizar os riscos aos quais a população está exposta e diminuir os danos à saúde durante a Festa do Divino Pai Eterno. O evento, que teve início na última na sexta-feira, dia 28, e prossegue até  domingo, dia 7, é apontado como uma das maiores festas religiosas do País. Neste ano, são esperadas cerca de 2,5 milhões de pessoas provenientes de vários municípios goianos e de outros Estados nos dez dias de romaria.

O trabalho desenvolvido pela Suvisa está sendo feito em parceria com equipes compostas por profissionais de várias secretarias municipais de Trindade. A coordenadora de Alimentos da Suvisa, Márcia Regina de Moura Dias, explica que os servidores percorrem as ruas e avenidas e inspecionam as barracas e estabelecimentos que comercializam todo e qualquer tipo de alimento. Nestas inspeções, acentua a coordenadora, são observadas as condições de exposição dos produtos, a higienização e organização do ambiente, a disponibilidade de água e a existência de recipientes adequados para o armazenamento do lixo.

Márcia Dias destaca que as equipes também verificam nos pontos de comercialização se os alimentos estão mantidos em temperaturas de conservação adequadas. Ela informa que os alimentos frios devem ser acondicionados em refrigeradores com temperaturas abaixo de 4 graus. Já os alimentos quentes devem ser mantidos em recipientes com temperaturas acima de 60 graus. Além disso, as equipes vão fazer a coleta de amostragens de alimentos e água para a realização de análise laboratorial.

A coordenadora de Alimentos da Suvisa alerta a população a também observar as condições nas quais as refeições, lanches e sucos são preparados e expostos à venda. Ela ressalta que o consumo de alimentos acondicionados em condições inadequadas pode ocasionar doenças transmitidas por alimentos, entre as quais a intoxicação alimentar. Tais enfermidades têm como principais sintomas vômitos, diarréia, dores abdominais, cefaléia e febre.

Cartilha
Durante o trabalho na Festa de Trindade as equipes da Suvisa/SES-GO distribuem para os comerciantes e para os romeiros uma cartilha com dicas de alimentos seguros e saudáveis. A cartilha reforça que é proibido o funcionamento de comércio de alimentos e bebidas sem o alvará sanitário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário