terça-feira, julho 02, 2013

Começa nesta terça-feira a 15ª edição do Fica

A cidade de Goiás vai sediar nos próximos cinco dias o mais representativo Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) realizado em território nacional. A abertura oficial do Festival, que este ano chega à sua 15ª edição, está marcada para esta terça-feira, dia 2, às 20h30, no Palácio Conde dos Arcos. Na ocasião, o governador Marconi Perillo,acompanhado do  secretário da Cultura, Gilvane Felipe e demais autoridades, vai abrir as atividades, que envolvem quatro mostras competitivas, mostras paralelas, oficinas, mesas-redondas e demais atividades focadas na participação da comunidade local.
No entanto, as atividades do Fica terão início já na manhã da terça-feira, com o credenciamento da imprensa a partir das 8 horas no Palácio Conde dos Arcos e a Feira de Artesanato de artistas locais na praça do Chafariz. Na sequência, às 9 horas, serão abertas diversas exposições como o Circuito Cultura Viva, o Cine Magia – Sete e Cinema Vivo e o Ofício e Mostra de bonecas Karajá, no Centro de Atendimento ao Turista. Para conferir a programação completa do Festival, clique aqui.
No período da tarde, uma oficina de vídeo e animação conduzida pela professora Rosa Berardo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), será oferecida na Escola Letras de Alfenim, a partir das 13h30. Às 15 horas, a Semarh promove a abertura do seu espaço no Festival e, em seguida os estudantes de escolas públicas que participaram da oficina de transformação de materiais recicláveis em instrumentos musicais participam do lançamento do projeto Fica Limpo.
O projeto Fica Limpo, promovido em parceria com a Semarh e a Secult Goiás, tem o objetivo de garantir a qualidade e preservação ambiental da cidade de Goiás durante os cinco dias do Festival, oferecendo suporte à prefeitura para as ações de limpeza. Foram contratados 80 agentes da comunidade local para contribuir com a limpeza e manutenção dos recursos naturais como rios e cachoeiras. Às 17 horas, o Museu Memorial Indígena promove a abertura da exposição O povo Karajá, no Espaço Cultural Vila Esperança.
Após a abertura oficial marcada para as 20h30, terá início a programação musical do Festival. A Banda Pequi será a responsável por estrear o palco na Praça do Coreto. E para encerrar as atividades do primeiro dia, o público contará com o show do grupo Samba Legal a partir das 22h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário