quinta-feira, julho 11, 2013

Goiás adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar

Goiás aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O termo enviado à Secretaria da Agricultura estabelece a formulação de políticas e planos de segurança alimentar com estímulo à integração de esforços entre o governo e a sociedade civil, na busca por soluções voltadas à alimentação adequada.

Promover o acompanhamento, monitoramento e avaliação, além de assegurar a realização do direito humano à alimentação saudável são outras prerrogativas. O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro), Antônio Flávio Camilo de Lima, assinou o documento, que elenca, como obrigações do Estado, assegurar que a Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional tenha atribuições similares à Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

O Estado tem, ainda, a incumbência de apoiar o funcionamento do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, com formato e atribuições similares às do Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Agora, cabe também elaborar, implementar, monitorar e avaliar o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, no prazo de um ano, com base no decreto nº 7.272, de 2010, e também nas diretrizes da Conferência e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário