segunda-feira, março 11, 2013

Segplan lança projeto de combate ao tabagismo

Auxiliar os servidores tabagistas do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT) a cessarem ou reduzirem o hábito de fumar, através da conscientização dos males que o tabagismo causa à saúde. Esse é o objetivo principal do Programa de Combate ao Tabagismo entre os servidores do PPLT, que será lançado nesta segunda-feira, dia 11, às 9h30, no auditório Jaime Câmara, no 9º andar. O projeto é realizado pela Gerência de Saúde e Prevenção da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) em parceria com o Gabinete Militar da Governadoria/Administração do Palácio.

Durante o mês de fevereiro o Núcleo de Controle do Tabagismo cadastrou os servidores que são fumantes e têm vontade de parar de fumar. No dia 18 de março tem início as sessões em grupo para incentivar e apoiar as mudanças na vida do tabagista que deseja parar de fumar.

A proposta é que as sessões sejam semanais, com previsão para toda quarta-feira, das 10 às 11h30, em local a ser definido. Durante as sessões em grupo, os servidores poderão compartilhar dificuldades e conquistas que encontrarem durante o processo de se livrar do tabagismo. As sessões vão contar com a orientação de um médico do trabalho e um psicólogo. Em abril serão promovidas reuniões quinzenais, e de maio a dezembro, encontros mensais.

Tabagismo
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolverem esta doença. Por outro lado, o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, logo atrás do tabagismo ativo e do consumo excessivo de álcool.

Com esse projeto, a Segplan e o Gabinete Militar pretendem reduzir a quantidade de servidores tabagistas, através da prevenção; diminuir a aceitação do hábito de fumar, eliminar os fumódromos, proteger os servidores e visitantes do PPLT contra a exposição ambiental à fumaça do cigarro, entre outros objetivos.
FONTE: http://www.noticiasdegoias.go.gov.br/index.php?idMateria=157537&tp=positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário