segunda-feira, março 11, 2013

Goiás e China comemoram parceria na agricultura

O embaixador da China, Li Jinzhang, visitará o Estado de Goiás nos próximos dias. A intenção é acompanhar o início da colheita do arroz híbrido chinês cultivado em 2012 na área que integra o "Projeto de Irrigação Luís Alves do Araguaia", que entrará na segunda etapa. Dez cultivares foram fornecidos pela empresa Longping High-Tech e plantados inicialmente em uma área de 2 hectares, com o apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO) e da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa).
 
De acordo com o secretário para Assuntos Internacionais, Elie Chidiac, a colheita é resultado de um intercâmbio tecnológico entre o Estado de Goiás e a Província de Hebei, na China, no campo da agricultura. Os primeiros contatos foram estabelecidos no ano de 2003. Desde então, a parceria vem se consolidando ano após ano, até resultar no plantio do grão híbrido, fruto do cruzamento genético de duas espécies vegetais. A cultura de arroz é milenar na China, maior produtora mundial.
 
Uma das principais vantagens em relação às sementes brasileiras é o aumento da produtividade. Enquanto a semente nacional rende cinco toneladas de arroz por hectare, o híbrido chinês chega a atingir a marca de nove sacas por hectare, compara Elie. Além de abastecer o mercado interno, a produção de arroz pode ser ampliada com vistas ao mercado internacional.
 
"Os resultados dessa primeira colheita são frutos das incursões e das relações internacionais com a China, em especial a Província de Hebei, desde o ano de 2003. Nós podemos ver que as relações internacionais são relações a longo prazo e de continuidade e assim, estamos colhendo grandes frutos dessa parceria entre a China e o Governo de Goiás. Certamente, Goiás poderá se destacar em nível nacional, bem como em nível internacional na produção de arroz e vai exportar o excedente para países asiáticos e para o Oriente Médio", vislumbra. Elie avalia ainda que o uso dos cultivares representa, ainda, o incremento da renda na região Norte do Estado, onde o projeto é desenvolvido.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário