segunda-feira, agosto 05, 2013

Cadastro Positivo de consumidores já está em vigor

A partir de agora, quem paga as contas em dia pode ter seu nome incluído em um banco de dados disponível para consulta do mercado: o Cadastro Positivo. O serviço nada mais é do que uma espécie de histórico das informações sobre os consumidores. A Lei foi sancionada no início deste ano, mas as instituições autorizadas tiveram até o começo de julho para se adequarem. Na última quinta-feira, dia 1º de agosto, o serviço começou a valer.
Trata-se de um serviço que é exatamente o contrário do que o consumidor já está acostumado com a consulta, por parte das empresas, de seu nome junto aos órgãos que prestam serviços de proteção ao crédito e que classifica o comprador de um produto ou contrata um serviço e não quita a dívida, como um mau pagador.
Diante da novidade, o Procon faz questão de ratificar que os dados dos consumidores são sigilosos e não poderão ser divulgados sem autorização. A inclusão dos nomes no cadastro é opcional, o consumidor que optar pela participação deve fazer um pedido formal à instituição autorizada com a qual tem ligação ou aos serviços de proteção ao crédito.
É possível aderir ao Cadastro Positivo por meio dos sites das empresas que os mantêm. Porém, daqui para frente, os bancos também poderão oferecer essa possibilidade de adesão diretamente aos clientes. As informações constarão nos bancos de dados por 15 anos. Mas vale lembrar que será possível solicitar a retirada do nome do cadastro a qualquer momento.
A expectativa do mercado é que o consumidor que tiver seu nome incluído no novo cadastro, terá mais chances de negociar menores taxas e prazos mais longos, quando for pedir empréstimo em uma instituição financeira ou fazer o financiamento de um bem. A opção é ainda mais favorável àqueles que têm dificuldade de comprovar renda. O Procon alerta sempre para os perigos das compras feitas à prestação e sem um planejamento prévio do valor mensal que foi comprometido dentro do orçamento doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário