segunda-feira, maio 20, 2013

Municipalização de trânsito é tema de seminário


Estimativas do Conselho Estadual de Trânsito apontam que os municípios goianos deixaram de receber aproximadamente R$ 60 milhões em investimentos em 2011. Por não municipalizar o trânsito, esses municípios ficaram impossibilitados de captar recursos federais. Na tentativa de reverter esse quadro, a Secretaria das Cidades, por meio do Conselho Estadual de Trânsito, realiza nesta terça-feira, dia 21, o I Seminário Goiano de Municipalização de Trânsito, no Sest/Senat. O secretário das Cidades, João Balestra, vai abrir a programação às 9 horas.

O evento busca facilitar a prefeitos, superintendentes e gestores de trânsito o acesso a informações sobre políticas, projetos e fontes de recursos. Desde 1997, ficou estabelecido por lei que a gestão do trânsito é de competência das prefeituras. Apesar disso, só 34 cidades goianas municipalizaram o trânsito.

De acordo com o presidente do Detran-GO, José Taveira Rocha, com a municipalização, ganham o poder público, que passa a ter capacidade técnica de captar recursos para investimentos, e a população, que terá um trânsito melhor e com políticas regionalizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário