
Segundo José Frederico Lira Neto, o objetivo do Prêmio Escola “é criar um ambiente de incentivo para o bom desempenho. Nós acreditamos que ao premiarmos as unidades escolares que mais se esforçam, que criam alternativas criativas para que os professores se empenhem mais e os alunos aprendam mais, é porque estamos alcançando o objetivo da educação em Goiás. O Prêmio Escola faz parte das 25 iniciativas do Pacto pela Educação, das quais, 23 estão em andamento ou finalizadas, ele faz parte do pilar do sistema de reconhecimento e remuneração por mérito”.
Índices de avaliação
Com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de Goiás (Idego), foram definidos critérios e metas ousadas, que levaram em conta a realidade e o potencial de cada escola, gerando um incentivo justo e desafiador. “O Ideb e o Idego têm meta por escola, de acordo a realidade de cada escola, com o contexto específico, com metas até 2021”, explica Lira Neto. O prêmio reconhece o trabalho de excelência desenvolvido nas escolas e dá visibilidade às experiências exitosas que têm ocorrido na rede pública estadual. As escolas recebem prêmios em dinheiro que deverão ser aplicados na própria unidade.
Formação continuada
A Secretaria da Educação, além de ter criado o Prêmio Escola, ainda estruturou um programa de formação continuada, um sistema de avaliação e a completa reformulação das matrizes curriculares e das práticas pedagógicas aos gestores das escolas e aos professores. “Eu acho acertado o caminho escolhido pelo Governo de Goiás de entregar o dinheiro para a administração de cada escola. Eu acredito que por alcançarem o prêmio, elas merecem um voto de confiança. O corpo da escola, diretor, professores e até alunos podem definir como o dinheiro será aplicado”, destaca José Frederico.
Escolas premiadas
Escola Pública Estadual (Foto: Ângela Scalon)

Nenhum comentário:
Postar um comentário