segunda-feira, novembro 26, 2012

Detran promete agilizar vistoria no final de ano

O Detran-GO vai adotar, a partir desta segunda-feira, dia 26, uma série de medidas que visam o melhor atendimento do condutor que procurar o serviço de vistoria veicular neste final de ano. Entre elas está a ampliação do horário de atendimento, a melhor sinalização de orientação e a criação de espaço alternativo para vistoria de veículos pesados e utilitários. As alterações buscam evitar filas, comuns nesta época do ano, quando a procura pelo serviço cresce aproximadamente 30%.

Em dias comuns, em média mil veículos são vistoriados na sede do Detran, das 7 às 17 horas e o serviço só é realizado de segunda a sexta-feira. De 26 de novembro a 29 de dezembro deste ano, o horário de funcionamento será das 7 às 19 horas durante a semana e das 8 às 12 horas aos sábados. O objetivo é evitar a formação de longas filas.

O presidente do Detran, José Taveira Rocha, explica que no final do ano, além das novas inclusões, cresce o número de condutores que querem regularizar a situação para pegar a estrada e, principalmente, de revendas interessadas em efetuar a transferência dos veículos de outros estados para Goiás antes do início do próximo ano tributário.

De janeiro a outubro, o Detran já realizou 578 mil vistorias. Dessas, 198 mil foram referentes a inclusão de veículos. A frota do Estado triplicou nos últimos 12 anos, saltando de um milhão para quase três milhões de veículos. “Esse aumento tem impacto significativo no setor de vistoria”, destaca Taveira.

Outra mudança significativa no setor, neste fim de ano, é a criação de um espaço alternativo para realização de vistoria em ônibus, caminhões e utilitários. O Detran está montando a estrutura para, nos próximos dias, fazer a vistoria nesses veículos em espaço cedido ao Detran, no Hipódromo da Lagoinha, na Avenida Altamiro de Moura Pacheco, Cidade Jardim.

A ideia é descentralizar o atendimento para reduzir as filas e minimizar o impacto no trânsito nas imediações da sede do Detran, na Cidade Jardim. Também estão sendo produzidas placas com orientações sobre o serviço de vistoria e as mudanças, visando a melhoria no atendimento ao usuário.

O presidente do Detran reconhece que a realização de vistorias em horários alternativos é uma medida paliativa. A solução definitiva para a questão já está em andamento. Ainda neste ano, será lançado um edital de licitação para a concessão do serviço de vistoria veicular e óptica a Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs), como determina o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Além de Goiânia, a licitação prevê a instalação de postos de vistorias em 90 cidades que cobrirão os 246 municípios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário