quarta-feira, novembro 28, 2012

Campanha pretende reduzir número de quedas de idosos

Desde a última semana, a Secretaria da Saúde (SES) desenvolve uma campanha de caráter educativo e permanente, de prevenção a quedas de idosos, com mensagens educativas veiculadas em emissoras de rádio, canais de televisão, sites governamentais e redes sociais.
 
A gerente de Programas Especiais da SES, Carmencita Balestra, ressalta que as regionais de saúde estão prontas para desenvolver a campanha, que tem como principal objetivo reduzir o número de quedas de idosos. Para isso, os profissionais de saúde irão distribuir material educativo e sensibilizar a população. "Vamos investir no autocuidado, ou seja, o idoso tem que se sentir responsável pelo seu bem-estar. Ele tem que tomar, ou pedir que alguém tome, as providências necessárias para reduzir os riscos", explica a gerente.
 
Segundo Carmencita, as fraturas provocadas pelas quedas já estão se transformando em um problema de saúde pública, pois terminam num longo período de internação, com doenças oportunistas, como desnutrição, desidratação e depressão. "Em muitos casos podem até levar à morte, porque por mais cuidado que a pessoa seja, uma internação prolongada deixa o organismo debilitado", destaca Carmencita Balestra.
 
As principais orientações repassadas aos idosos são: evitar pegar peso, não encerar o piso, usar calçados fechados, usar o corrimão ao subir ou descer escadas, colocar tapetes de borracha no banheiro e barras de apoio no box, iluminar bem a casa e fazer exames oftalmológicos todos os anos.
 
Estatística
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2010, revelam que Goiás possui 561 mil pessoas com mais de 60 anos, a maioria mulheres, e a expectativa de vida no País aumenta a cada ano. Para que os anos extras sejam vividos e com qualidade, são necessários inúmeros cuidados, como alimentação correta, prática de atividade física e acompanhamento médico.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário